PESO E BALACEAMENTO DE AERONAVES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Representação de Números
Advertisements

I. DESCRIÇÃO DO ESCOAMENTO DOS FLUIDOS:
CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS 9ºANO Tema: As forças e a rotação dos corpos
Resistência dos Materiais – Apostila 01
O CAMPO ELÉTRICO Conceito de Carga de Prova: Muitas vezes é conveniente fazer o uso de uma carga elétrica fictícia chamada carga de prova ou de teste.
ROTAÇÃO DE UM CORPO RÍGIDO O eixo fixo é denominado eixo de rotação
PLANILHA DE CALCULO.
GERADOR SÍNCRONO Geradores síncronos ou alternadores são máquinas síncronas usadas para converter potência mecânica em potência elétrica ASPECTOS CONSTRUTIVOS.
Elementos Básicos de Elétro-Hidráulica
Aldilene Silva Célia Regina Daniela Alencar Maria do Socorro
Qual das vazões se usa no dimensionamento da tubulação
EMBREAGENS E FREIOS 1 Universidade Federal de Goiás
Medida do Tempo de Execução de um Programa
Medida do Tempo de Execução de um Programa
Física I Mecânica Alberto Tannús II 2010.
Motores de Passo: descrição, operação e acionamento.
Procedimentos de Segurança
O que somos? Empresa de Consultoria Organizacional, Processos e Sistemas de Informação Representante Comercial de Computador de Bordo, Coletor e PALM.
Leveling and Weighing.
Segurança com serra clipper
SELEÇÃO DA BOMBA HIDRÁULICA DE FLUXO
Intact Stability Leonardo Hoss.
ESTÁTICA IVAN SANTOS. O que é Estática? É a parte da MECÂNICA que estuda o EQUILÍBRIO das partículas e dos sólidos. O estudo da ESTÁTICA inicia-se pelo.
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Prof. Jorge Marques
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Prof. Jorge Marques
Material de Apoio Interacção Gravítica.
Aula 03 – BCC202 Análise de Algoritmos (Parte 1) Túlio Toffolo www
Universidade Federal Fluminense
Vibração Livre de Sistemas de Sistemas Torcionais
Universidade Católica de Pelotas Mestrado em Ciência da Computação
Introdução à cinética dos fluidos
Aula 8 By: Abraham Ortega Paredes
Centro de Distribuição Expedição
Máquinas Simples Arquimedes: “Dai-me um ponto de apoio e levantarei o mundo”  Arquimedes de Siracusa, Siracusa, 287 a.C. – 212 a.C.
SOLVER – EXCEL Prof. Antonio Carlos Coelho
Cinemática Professor PH.
Microsoft Office Excel 2010
Peso & balanceamento Exercícios Caderno de Exercícios:
TREINAMENTO Pós-Vendas John Deere Brasil – Todos os direitos reservados. Material elaborado em Outubro/2008. A John Deere Brasil reserva-se ao direito.
Aula 1 PESO & BALANCEAMENTO Introdução
Colhedora de Cana John Deere 3520
Peso & balanceamento Exercícios Caderno de Exercícios:
Condições de Equilíbrio
Aula 3 PESO & BALANCEAMENTO Introdução
Peso & balanceamento Exercícios Caderno de Exercícios:
Peso & balanceamento Exercícios Caderno de Exercícios:
Peso & balanceamento Exercícios Caderno de Exercícios:
Aula 4 PESO & BALANCEAMENTO Introdução
ROTAÇÃO DE UM CORPO RÍGIDO O eixo fixo é denominado eixo de rotação
Segurança e Prevenção Unidade 1 – EM TRÂNSITO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Laboratório de Biomecânica
ROTAÇÃO DE UM CORPO RÍGIDO O eixo fixo é denominado eixo de rotação
Curso de Ventos Estelares Marcelo Borges Fernandes.
Exemplo: tubulação 1, bifurcando-se em duas outras que transportam 4 e 5 m3/s, respectivamente. Qual a velocidade na tubulação 1?
Professor: Marivaldo Mendonça
GESTÃO DE CUSTOS II.
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I
Gerenciamento de Controle de Combustível
O que o aluno poderá aprender com esta aula
CINEMÁTICA – CONCEITOS BÁSICOS
Eletromagnetismo – Aula 4
Massa e Peso Massa Segundo a 2ª lei de Newton, a massa é igual à razão entre a força aplicada num corpo e a respectiva aceleração, podendo ser determinada.
Coordenação de Ensino - Duque de Caxias OpenOffice Calc Fórmulas e Funções.
Gestão de Custos Ponto de Equilíbrio.
MATEMÁTICA 8º ANO DE ESCOLARIDADE Escola E. B. 2, 3 de Carregosa Ano Letivo 2012/2013 Professora Ana Paula Bastos.
Bombas.
Equilíbrio de Corpo Rígido ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Técnicas de Previsão de Consumo
Filtração Tipos de filtros de pressão: Filtro prensa
MEDIÇÃO, CALIBRAÇÃO E VERIFICAÇÃO EM BALANÇAS
Transcrição da apresentação:

PESO E BALACEAMENTO DE AERONAVES

INTRODUÇÃO Segurança, Maior eficiência durante o vôo, DISTRIBUIÇÃO DE CARGA INADEQUADO - reduzir o teto, manobrabilidade, razão de subida, velocidade, consumo de combustível, cancelamento do vôo, perda de vida, destruição de equipamento e etc... Peso vazio e Centro de Gravidade (homologação), Tendência de ganho de peso (acúmulo de sujeira, graxa ,horas de vôo, condições atmosféricas, tipo de aeroporto) – pesagem periodica se faz necessária, Limites máximos de peso e C.G.

TEORIA DO PESO E BALANCEAMENTO A teoria da alavanca simples foi formulada por Arquimedes e ele dizia – Daí-me um ponto de apoio e levantarei a Terra. Teoria da alavanca , que está em equilíbrio ou balanceada quando está em repouso sobre o fulcro (ponto de apoio), em posição nivelada. Peso – distância do fulcro(ponto de apoio). Balanceamento da alavanca - peso igual em ambos os lados para efeito de rotação. De modo geral, o peso menor distante do fulcro tem o mesmo efeito do maior próximo do fulcro. O efeito de rotação é chamado de momento. O balanceamento é apenas uma questão de se colocar as cargas , de modo que, o braço médio da aeronave carregada fique dentro da faixa do C.G. A comprovação matemática é feita através do controle do peso , balanceamento e carregamento corretos dos limites especificados de cada aeronave, Dados de peso e balanceamento – fontes – especificações da aeronave, limitações operacionais da aeronave, manual de voo e registro de peso e balanceamento. Perda de registro.

TERMINOLOGIA SIGNIFICADO DE ALGUNS TERMOS Plano de referência ou Linha de Referência a) - Plano vertical imaginário – todas as medidas horizontalmente fins balanceamento com a aeronave em atitude vôo nivelado. b) - Em relação ao Plano de Referência todas as localizações de equipamentos, tanques , compartimento de bagagem , motores, hélices, etc..., estão incluídas nas especificações técnicas da aeronave, folhas de dados de certificação de tipo, com respectivas distância. c) – Não existe regra fixa para a localização do plano de referência. Na maioria dos casos ele está localizado no nariz da aeronave. d) – O fabricante pode localizar o plano de referência onde for melhor conveniente para a localização de equipamentos, medição e computação do peso e balanceamento .

BRAÇO É a distância horizontal entre um equipamento e o plano de referência. É precedido do sinal positivo ou negativo.

MOMENTO É o resultado da multiplicação de um peso pelo seu braço. (M-pxb). O momento de um item em torno do plano de referência é obtido pela multiplicação do peso deste item , pela distância horizontal, entre item e o plano de referência. Qualquer peso adicionado à aeronave, em qualquer lado do plano de referência será positivo, e qualquer peso removido será negativo.

CENTRO DE GRAVIDADE-C.G. É o ponto sobre o qual os momentos de nariz pesado, ou de cauda pesada, são exatamente iguais em magnitude. Este ponto não deve ter tendência de rotação. E o ponto no qual o peso da aeronave ou de qualquer objeto está concentrado.

PESO MÁXIMO É o permitido de uma aeronave e seu conteúdo. Há variações no peso máximo permissível, dependendo da finalidade e condições em que deve ser operada.

PESO VAZIO Todos os equipamentos operacionais que possuem localização fixa instalados na aeronave. Ex. Célula, motores, equipamentos necessários, fluído hidráulico, óleo e combustível residuais. Residuais – os fluidos que não são drenados, devido à sua localização nas linhas ou nos tanques e reservatórios.

CARGA ÚTIL Subtração do peso vazio do peso bruto máximo permissível. A carga útil consiste do máximo de óleo, combustível, bagagem, piloto, co-piloto e membros da tripulação. A redução no peso de um item, quando possível, poderá ser necessário para que a aeronave permaneça dentro do peso máximo permitido para a categoria em que estiver operando. A determinação destes pesos é chamada de verificação do peso.