As Sociedades Orientais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Navegadores fenícios e conquistadores persas
Advertisements

Trabalho de História Geral
Fenícios Localização: Atual Líbano Economia: Comércio
OS FENÍCIOS: Atual Líbano; Descentralização política;
Fenícios e Persas.
Os Fenícios.
Persas Ciro, O Grande.
Os maiores comerciantes marítimos da Antiguidade
Fenícios /Hebreus / Persas
Hebreus (Monoteísmo e judaísmo) Aulas 6 e 7. I- Local: região da Palestina (“Canaã” ou “terra prometida”). Atualmente: Israel. II- Fontes: Bíblia (Antigo.
Persas e Fenícios Um pouco de seus modos de trabalho e cultura Bolsistas PIBID: Monique R Marcelly I.
Capítulo 3. Formação dos Grandes Impérios do Oriente Próximo (Oriente Médio) ∆Egito ∆ Egito ∆ Mesopotâmia ∆Persas – Hebreus - Fenícios ∆ Persas – Hebreus.
Profª - Giovanna Ribas.  A civilização grega surgiu entre os mares Egeu, Jônico e Mediterrâneo, por volta de 2000 AC.  Formou-se após a migração de.
África: unidade e diversidade 608 á 619 África: unidade e diversidade 608 á 619  Prof.º Fylipe Alves Minikovski.
Períodos Históricos.  Períodos históricos:  1-Períodos Pré-Homérico (Pré-histórico)  2-Período Homérico.  3-Período Arcaico.  4-Período Clássico.
Fenícios, Persas e Hebreus Professor Menezes. OS FENÍCIOS: Atual Líbano; Descentralização política; Cidades-Estado(Ugarit, Biblos, Sidon, Tiro); Comércio,
AULA DE HISTÓRIA. OS PERSAS. PROFESSOR RIBAMAR SANTOS. “ “Duas coisas indicam fraqueza: calar-se quando é preciso falar, e falar quando é preciso calar-se.
Mais de 50 países. A África tem 1 bilhão de habitantes, cerca de 15% da Humanidade, que aliás foi nela que teve a sua origem. Nos países africanos mais.
As Civilizações dos Grandes Rios
Pérsia.
AULÃO DE HISTÓRIA 6 ANOS – 2 TRIMESTRE
Hebreus, Fenícios e Persas
Grandes Civilizações do mundo antigo
As Grandes Civilizações
REVOLUÇÃO RUSSA 1917.
GEOGRAFIA ÁFRICA Prof. Jhonny.
Mesopotâmia Etimologia: Grego: Meso = meio / entre + Pótamos = rio
A formação das monarquias nacionais Cap. 3/p.77-80
FENÍCIA Localização e características geográficas - situada na região da Ásia correspondente ao Oriente Médio e atual Líbano caracteriza-se por ser uma.
América Espanhola Independência do Haiti
Paula Graciele carneiro
PERSAS, HEBREUS E FENÍCIOS
Da Monarquia à República (753a.C. – 509 a.C.)
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
Roma Antiga Monarquia e República.
Revisão TSE 8 ano geografia
O SEGUNDO REINADO NO BRASIL
EGITO.
Civilizações Orientais
COLÉGIO DOS SANTOS ANJOS
EGITO.
Questão Palestina Radiografia de um conflito interminável.
Idade Média: “Bárbaros”, Império Carolíngio e Império Bizantino
A liberdade guiando o povo
Conflitos entre árabes e israelenses 29 de setembro de 2016
EXPANSÃO MARÍTIMA E ENCONTRO CULTURAL
MESOPOTÂMIA.
Grécia Antiga.
FORMAÇÃO TERRITORIAL DOS EUA
O mundo árabe A formação do Islã
EGITO OBJETIVOS: -O conhecimento do Egito Antigo permite analisar algumas ideias preconceituosas em relação à África, baseadas no etnocentrismo. forte.
O domínio português do comércio marítimo do Oriente
Revisão Federação Russa
O Império Árabe Localização
FORMAÇÃO TERRITORIAL DOS EUA
Hebreus.
ROMA E GRÉCIA ANTIGA Civilizações Clássicas.
A NÚBIA E O REINO DE KUSH Professora: Janaína Vargas 6° ano CAESP.
OS REINOS AFRICANOS.
Preparatório EsPCEx História Geral
História/6ºA Profª Tatiane
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
Egito Antigo.
Fenícios Egito.
Introdução à História.
O Império Macedônico
A Civilização grega.
As Civilizações Hidráulicas
GRÉCIA CAPÍTULO 4.
Povos Indígenas da América
Transcrição da apresentação:

As Sociedades Orientais Fenícios

Os Fenícios Localizado atualmente na região da República do Líbano. Geografia e Conjuntura Atual. Localizado atualmente na região da República do Líbano. Sendo uma estreita faixa de terra de 40km de largura entre o mar Mediterrâneo e as montanhas do Líbano. Hoje o Líbano é uma República parlamentarista de língua Árabe. Religiosamente tem maioria islâmica xiita e como segunda religião a cristã de proeminência católica. Economicamente tem como maior força o turismo, o comercio e transações econômicas internacionais.

Formação Política Formada por um conjunto de cidades-estados autônomas. Principais cidades Biblos, Sidon, Tiro, Arad e Ugarit. Cada cidade tinha um rei que era controlado por um conselho de comerciantes e armadores – Sufetas. As organizações Talassocráticas. As cidades estados acreditavam que não deveriam se unificar e sim criar alianças com estado maiores para gerar supremacias comerciais. A grande organização de Tiro e a montagem de colônias: Mênfis no Egito; Sicília na Itália e Cartago (Tunísia hoje). A aliança de Tiro com os expansionistas persas e posteriormente dominados pelas tropas macedônicas de Alexandre Magno. Castelo do Mar - Sidon

Formação Social Ricos comerciantes Funcionários e sacerdotes Trabalhadores livres Pequenos proprietários Escravos domésticos e marinheiros pobres Como eram controlados por comerciantes,havia uma maior mobilidade social, sendo formada por uma elite de empresários, funcionários do governo , sacerdotes e altos produtores agrários.

Economia, Religião e Cultura Basicamente comercial, porém tinham áreas de latifúndios, formando inclusive uma oligarquia influente na sociedade e na política fenícia. Comercializavam de tudo, vidro, marfim, joias e em especial, seus bordados e tecidos de púrpura. Em alguns momentos fizeram ataques piratas, saqueando, pilhando e escravizando outros povos. Religião e Cultura. Politeísta. Cultos violentos e sacrifícios humanos – Baal (Senhor/protetor)e a deusa da fecundidade Astarde. Desenvolvimento do alfabeto fonético de 22 letras para facilitar as negociações comerciais. Posteriormente esse alfabeto foi modificado e foi se adaptando até os dias de hoje. Devido as necessidades de comércio os fenícios desenvolveram os estudos de astronomia e de matemática.

As Sociedades Orientais Persas

Os Persas Geografia e Conjuntura Atual. Localizado atualmente na região do Irã. Desenvolveram-se ao sul do planalto do Irã, em uma terra sem muita fertilidade. O Irã hoje é uma República Islâmica (desde 1979 com a revolução islâmica empreendida por Aiatola Khomeini). Economicamente vive basicamente dos poços de petróleo em segundo plano estão as vendas de tapetes, frutos secos e especiarias em geral.

Formação Política Unificação dos Medos e dos Persas. Ciro II – Norte agrícola e sul comercial. Em 550 a.C. Projeto expansionista de Ciro (dinastia dos Aquemênidas) Dominação dos mesopotâmicos e libertação dos Hebreus do cativeiro babilônico, levando o ideal unificador por mais de 20 anos. Ciro morreu em 530 a.C em batalha contra os Massagetas (prox. Cazaquistão) Domínio do Egito com Cambises – filho de Ciro Batalha de Pelusa – 525 a.C Inúmeros problemas administrativos fizeram Cambises deixar o Egito e ao retornar a Pérsia foi assassinado. Os movimentos separatistas ganharam força e foram abafados pelo general Dario.

Formação Política Administração de Dário I – Apogeu – 521 – 486 a.C. Divisão do Império em satrapias. Não existia uma cidade administrativa – Susa era a preferida. Construção das estradas – 2400 km Criação da moeda (dárico) e dos correios. Adoção da língua aramaica para manter a unidade do império. Refez o canal artificial entre o Nilo e o Mar Vermelho Batalhas dos Persas contra os Gregos. Guerras Médicas – Dario I e Xerxes. Dario I - Batalha de Maratona Xerxes – Batalha de Termópilas e Salamina. Domínio pelas tropas de Alexandre Magno e fim da hegemonia persa com a morte de Dario III. Mapa mostrando, em marrom, a localização do Wadi Tumilat, importante canal artificial construído pelos egípcios ligando o rio Nilo ao mar Vermelho, por volta de 1870 a.C

Economia e Religião Economia Religião, Sociedade e Cultura. Solo pouco fértil ao sul e amplo desenvolvimento militar e comercial. Com a expansão passa a cobrar tributos e fazer uso de escravos. Com o domínio dos territórios fenícios eles passaram a dominar o comércio no mar mediterrâneo. Religião, Sociedade e Cultura. Zoroastro ou Zaratrusta. Livro Sagrado de Zend-Avesta. Deuses Dualistas – Ahura-Mazda x Arimã. Acreditavam em um messias, vida após a morte, paraíso e sofrimento. A religião persa influenciou o Judaismo, o Cristianismo e o Islamismo.