2009/2010 Programa Eco-Escolas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Jogo do Ambiente.
Advertisements

EB1/JI de Lameiras 7 de novembro de 2013
Nível I – Jardins-de-infância e 1º ciclo
Escola E. B. 2,3 c/ Sec. José Falcão de Miranda do Corvo
AUDITORIA E ATIVIDADES Dia Internacional Eco-Escolas - 7 de Novembro Eco-Borboletas Auditoria Informal Lançámos um desafio em todas as turmas: Sugerir.
Programa Eco- Escolas  Programa direccionado para a Educação Ambiental e para a cidadania, implementado pela Fundação para a Educação Ambiental (FEE),
OS 10 MANDAMENTOS DO MEIO AMBIENTE DA ESCOLA PRESIDENTE VARGAS
ESCOLA ES/3 DE ADOLFO PORTELA Ano lectivo 2009/2010 Reunião com os alunos do 7º ano 14 de Setembro 2009 TurmaMais.
Educação Pré- Escolar Ensino BásicoEnsino Secundário Ensino Superior Politécnico Universidade 1.º Ciclo 2.º Ciclo 3.º Ciclo E D U C. P R É - E S C O L.
Manual de Eficiência Energética - Sector Cerâmico - INFLUÊNCIA COMPORTAMENTAL NO CONSUMO DE ENERGIA ELÉCTRICA.
S. O. S. ENERGIA. S. O. S. ENERGIA. APRESENTA A CORRENTE PELA VIDA.
+ Semana dos Afetos A conversar é que a gente se entende Pela boca morre o peixe A luz dos afetos Uma música para ti De 9 a 13 de fevereiro Participa!
Bem-vindos, Estudantes! Nome do Professor. Horário da Turma 8:20 - 8:45Início das aulas, registo de presenças 8:45 - 9:30Leitura e escrita 9: :15Ortografia.
P EGADA E COLÓGICA, O QUE É ISSO ? Nossa caminhada pela Terra deixa “rastros”, “pegadas”, que podem ser maiores ou menores, dependendo de como caminhamos.
Como contribuir com a reciclagem na sua própria casa.
TRABALHO REALIZADO POR: HEYDER LUAN IVANILDA MORAES MARINALDO PEREIRA ROBSON LOBATO SHIRLENE SANTOS Principio dos 3Rs: REDUZIR REUTILIZAR E RECICLAR.
Clique para iniciar....
6ºC.
LIXEIRA PET: Buscando a conscientização da sustentabilidade
Barcos Reciclados.
Nome do Professor – X Série
Programa de Modernização do Parque Escolar destinado ao Ensino Secundário Lisboa, 15 de Dezembro 2009.
Projeto Ambiente/Eco-Escolas
1.4. Economia atómica e química verde
Base Nacional Comum Curricular
Quiz Verão
PPE - PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA
“Eco-ponto: Como separar corretamente as embalagens…”
DIA MUNDIAL DA CONSCIENCIALIZAÇÃO DO AUTISMO 2 DE ABRIL 2017
Preservar o ambiente é uma questão de atitude
CONFERÊNCIA PARLAMENTAR
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO
Reciclar no presente para no futuro termos um mundo diferente.
Agrupamento de Escolas Marquesa de Alorna Lisboa
Código estabelecimento
REUNIÃO COM ALUNOS – MAIO DE 2011
Equipa Multidisciplinar de Apoio ao Aluno EMAA
Gripe A (H1N1) ACTUALIZAÇÃO
1ª REUNIÃO DE PAIS 2017.
LdC Lugar da Ciência 2008 Clube Ciência Viva Aurélia de Sousa
Monitorização do equipamento relacionado com a água
REPÚBLICA DE ANGOLA MINISTÉRIO DA ENERGIA E ÁGUAS DIRECÇÃO NACIONAL DE ENERGIAS RENOVÁVEIS ESTRATÉGIA NACIONAL SOBRE ENERGIAS RENOVÁVEIS Livro Azul.
Planeta sustentável. A produção de grandes quantidades de resíduos provoca a poluição da água, do ar e do solo.
Diretor de Turma: Rui Teixeira Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque Ano Letivo: 2015 / de outubro de 2015.
Carlos Ribeiro, Evanilton Pires e Margarida Ventura ISP Tundavala
NO CO2 Pedro Jorge Cruz Carneiro Fernandes EBS de Velas Velas - Açores
A Política Dos 3R`s (Reduzir, Reciclar, Reutilizar).
Recursos Naturais: podemos usá-los para sempre?
Grande e espectacular concurso Físico-químico do 8º Ano!
Administração de Energia
PERFIL DO ALUNO IDEAL. TEM FOME DE AULA CRIA VÍNCULOS COM PROFESSORES.
PLANO DE AULA ANO DE ESCOLARIDADE: 2º ANO TEMA: MEU MUNDO MERECE CUIDADOS COMPONENTES CURRICULARES: LÍNGUA PORTUGUESA, CIÊNCIAS E ARTES. Angélica dos Santos.
Consumo- Sustentável Alunas:Maria Gabryella,Flávia Souza Turma:23:10.
Bem-vindos Estudantes!
Bem-vindos, alunos! Nome do professor.
O ar.
2017/18 “ minha Turma é ECO” P rticip
RECICLAGEM Maria Fialho.
CAMPANHA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
ANEXO IV Segurança e qualidadE da Vida nocturna o Papel dos psicólogos Raquel raimundo Lisboa│Dezembro 2017.
ESTRUTURAS DE ORIENTAÇÃO EDUCATIVA
Nome do(a) Professor(a)
Trabalhador em transporte amigo do meio ambiente
AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE Consumo e Eficácia Energética
Mecaléctricos Maria Margarida Carvalho
Programa Ecovalor.
CAMPANHA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
A BNCC e a Saúde.
CUIDADOS COM O RN Enfermeira Obstetra e Doula Morgana Teles.
REGRAS GERAIS DA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL FORTUNATO TARNOWSKI 2008.
Transcrição da apresentação:

2009/2010 Programa Eco-Escolas

TEMAS DE TRABALHO DA NOSSA ESCOLA Temas obrigatórios: Água, Resíduos e Energia; Temas do ano: Floresta e/ou Biodiversidade e/ou Alterações Climáticas; Temas complementares: Ruído, Agricultura Biológica e Boa Gestão dos Recursos Naturais do Concelho Programa Eco-Escolas

Comportamento a adoptar “Política dos 3 R`s”: Reduzir, Reutilizar, Reciclar. Programa Eco-Escolas

Para termos uma escola mais sustentável temos que implementar: Medidas que diminuam o consumo de água e energia no recinto escolar; Medidas que diminuam o consumo excessivo de papel; Medidas que promovam a separação de resíduos no recinto escolar.. Programa Eco-Escolas

O QUE PODEMOS FAZER PARA ECONOMIZAR LUZ? Programa Eco-Escolas

Substituir as lâmpadas de elevado consumo por lâmpadas economizadoras. Objectivo: Diminuir o consumo energético na escola Substituir as lâmpadas de elevado consumo por lâmpadas economizadoras. Instalar energias renováveis no edifício da escola (previsto) Verificar e corrigir a calafetagem das janelas. Colocar sensores de movimento nas lâmpadas das casas de banho. Monitorizar sistematicamente o consumo de energia da escola (está a ser feito – Concurso escola da energia). Programa Eco-Escolas

Não deixar o equipamento eléctrico em stand by. E TU, QUE PODES FAZER? Não deixar o equipamento eléctrico em stand by. Utilizar o mais possível a luz natural e desligar a luz quando esta não está a ser necessária. Desligar as luzes antes de sair das salas. Programa Eco-Escolas

Vamos economizar energia na nossa escola: - ajudamos o planeta - a escola pode gastar a verba da energia, em equipamento que todos podemos usar. Programa Eco-Escolas

O QUE PODEMOS FAZER PARA ECONOMIZAR ÁGUA? Programa Eco-Escolas

Onde for possível, regular os autoclismos para consumo mínimo. Objectivo: Diminuir o consumo de água na escola Monitorizar sistematicamente o consumo de água da escola (está a ser feito); Verificar e regular periodicamente o caudal e temporização da água das torneiras (está a ser feito); Verificar, arranjar ou substituir as torneiras que se encontrem a pingar ou encravadas; Onde for possível, regular os autoclismos para consumo mínimo. Verificar se todos os autoclismos deixam de verter quando o depósito está cheio. Programa Eco-Escolas

Não deitar lixo para a sanita. Evita descargas desnecessárias; E TU, QUE PODES FAZER? Não deitar lixo para a sanita. Evita descargas desnecessárias; No balneário tomar um duche rápido; As avarias em torneiras e autoclismos ou o caudal exagerado, devem ser comunicadas ao funcionário do bloco respectivo. Programa Eco-Escolas

Vamos economizar água na nossa escola ajudar o planeta. Programa Eco-Escolas

O QUE PODEMOS FAZER PARA DIMINUIR OS RESÍDUOS? Programa Eco-Escolas

desenvolver, nomeadamente em exposições. Objectivo: Diminuir a quantidade de resíduos no lixo comum na nossa escola. Aumentar o número de caixotes existente na escola para separação do lixo (já existem no interior da escola); Reforçar a informação e a motivação da comunidade para a separação de resíduos. Utilizar sempre que possível, resíduos diversos como materiais a integrar as actividades a desenvolver, nomeadamente em exposições. Programa Eco-Escolas

Solicitar sempre que possível, fotocópias frente e verso. O QUE PODEMOS FAZER PARA REDUZIR O CONSUMO DE RECURSOS? Solicitar sempre que possível, fotocópias frente e verso. Utilizar com mais frequência papel reciclado. Evitar impressões desnecessárias. Usar os papelões das salas de aula. Usar sempre os recipientes de separação, tendo o cuidado de verificar se o resíduo está a ser colocado no recipiente correcto. Programa Eco-Escolas

Poupamos recursos naturais. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Vamos separar o lixo: Ajudamos o planeta. Poupamos recursos naturais. Contribuímos para um DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Programa Eco-Escolas

AJUDAR O AMBIENTE E GANHAR PRÉMIOS Programa Eco-Escolas

Concurso inter-turmas Recolha de óleos para reciclar Concurso inter-turmas Entrega o óleo usado à funcionária do PBX, às sextas-feiras das 10.00 às 10.20 horas. A turma que recolher mais óleo por aluno, ganha um prémio que será entregue na festa de final de ano. (Área de Projecto do 6º C) Programa Eco-Escolas

Concurso Geração Depositrão: Recolha de mini Electrodomésticos - a depositar junto à Associação de Estudantes em recipiente próprio - Actividade criativa (professor Sérgio Pais) Programa Eco-Escolas

Escola da Energia: Equipa da Energia BD da energia Protótipos (professora Elsa Duarte) BD da energia (professora Marília Abreu) Protótipos (professores Paulo Santos e Sérgio Pais) Programa Eco-Escolas

escola ou na nossa biblioteca. Recolha de pilhas Vamos colaborar com uma escola do nosso agrupamento que concorreu ao Pilhas de Livros Coloca as pilhas usadas nos pilhões que se encontram em vários pontos da nossa escola ou na nossa biblioteca. Programa Eco-Escolas

Coloca nas caixas que se encontram no corredor do 1º Piso do Bloco A: VAMOS AJUDAR O AMBIENTE E AJUDAR A AMI Coloca nas caixas que se encontram no corredor do 1º Piso do Bloco A: Telemóveis usados; Tinteiros Toners Estes materiais serão entregues à AMI (Assistência Médica Internacional) Programa Eco-Escolas

Concurso Pergunta do mês Actividade para os alunos do 2ª Ciclo, dinamizada em parceria com a biblioteca Manuel Alegre ( a nossa biblioteca). Participa e recebe prémios Programa Eco-Escolas

EXPOSIÇÃO BIODIVERSIDADE BIODIVERSIDADE E ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS Exposição nos espaços escolares durante as duas últimas semanas de aulas. Participa com os teus trabalhos Informa-te com os teus professores Programa Eco-Escolas

Cria o teu poster Concurso Poster Eco-Código Concurso para os alunos do 2º Ciclo (Professora Graça Silva) Cria o teu poster com o Eco-Código da tua escola. Programa Eco-Escolas

A nossa escola tem um código de conduta: ECO-CÓDIGO Programa Eco-Escolas

ECO-CÓDIGO da nossa escola 2009/2010 -Mais papel... Menos árvores... Frente e verso vou usar. -Faz o teu papel: Recicla-o. -É um jogo divertido, um dever atribuído, reciclar o lixo perdido. -É fácil, é barato, há soluções, se reciclarmos aos milhões. -Proteja o ambiente, proteja-se a si. -Recicle o seu conhecimento, do lixo, Faça Arte! -Não polua o mar para um banho de lixo não ter de dar! -Quer continuar a respirar? Comece a preservar. -Amarelo, verde e azul Reciclar... é cool! -Para o programa Eco-Escolas resultar, as luzes não esquecer de apagar. -Reduzir, Reutilizar e Reciclar os 3R’s é o que está a dar! - Óleo no óleão, é a solução! Propõe frases mais objectivas e que impliquem alteração de comportamentos na nossa escola, para substituir as que se encontram a negrito. As tuas sugestões são bem-vindas. Entrega a tua sugestão aos elementos do Clube Ambiente e Saúde, na Biblioteca ou directamente à professora Dulce Dias Programa Eco-Escolas

Colabora com a escola e com o planeta cumprindo e fazendo cumprir o Eco-Código Programa Eco-Escolas

Dia ECO-ESCOLAS na nossa escola 15 de Junho de 2010 Dia ECO-ESCOLAS na nossa escola Programa Eco-Escolas

Programa (Em actualização) Manhã de actividades de ar livre Durante a manhã Manhã de actividades de ar livre Tai Chi, Dança, Step, … (Actividades dinamizadas pelos professores de Educação Física e Clube Ambiente e Saúde, envolvendo todos os interessados) Campeonato de OURI (Actividades dinamizadas pelos professores Matemática) Exposição: Ano Internacional da Biodiversidade, (últimas duas semanas de aulas - actividade que pode envolver todas as disciplinas) Teatro: Pé de Vento na Lixeira (Dinamizado pela disciplina de Português e 8º B, destinado aos 5ºAnos) Pedy-paper: Biodiversidade e alterações climáticas (Dinamizado pela Associação de Estudantes e Clube Ambiente e Saúde) Durante a tarde 14. 00 Horas – 2º Grande Prémio de Carros Solares AEMC (Actividade dinamizada pelas Professoras de C.F.Q.) Passagem de modelos – 8ºD 15.30 Horas – Feira: Usado não é lixo - Dinamizado pelo Clube Ambiente e Saúde (Actividade que envolve toda a comunidade escolar) Programa Eco-Escolas

Participa nas actividades Eco-Escolas Todos ficamos a ganhar! Programa Eco-Escolas A Equipa Eco-Escolas