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ESTRUTURAS DE ORIENTAÇÃO EDUCATIVA

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Apresentação em tema: "ESTRUTURAS DE ORIENTAÇÃO EDUCATIVA"— Transcrição da apresentação:

1 ESTRUTURAS DE ORIENTAÇÃO EDUCATIVA
Agrupamento de escolas de góis ESTRUTURAS DE ORIENTAÇÃO EDUCATIVA PLANO DE MELHORIA 2018/2019

2 PLANO DE MELHORIA – A IMPLEMENTAR NO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS
Este relatório tem como objetivo apoiar os órgãos de gestão do Agrupamento na implementação de um conjunto de medidas que permitam num curto/médio prazo, melhorar o desempenho organizacional do Agrupamento, contribuindo assim para uma maior qualidade, eficiência e eficácia do mesmo, com vista à obtenção do “Committed to Excelence in Europe”. De seguida, apresenta-se uma análise comparativa entre os resultados obtidos, nos nove critérios do modelo do CAF, nos anos letivos de, 2014/2015, 2015/2016, 2016/2017 e 2017/ 2018.

3 ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS RESULTADOS OBTIDOS NOS
ANOS LETIVOS 2014/2015 a 2017/2018 CRITÉRIOS MÉDIA 2014/2015 MÉDIA 2015/2016 MÉDIA 2016/2017 MÉDIA 2017/2018 1 Liderança 4,0 2 Planeamento e Estratégia 3,9 3 Gestão das Pessoas 4,2 4,1 4 Parcerias e recursos 5 Gestão dos Processos de Mudança 6 Satisfação do cidadão/cliente 7 Satisfação das Pessoas 4,5 8 Impacto na Sociedade 3,8 9 Resultados do desempenho chave

4 ASPETOS A MELHORAR POR CRITÉRIO

5 ASPETOS A MELHORAR POR CRITÉRIO
Os pontos fortes e as áreas de melhoria foram selecionados em função da média obtida nos nove critérios a avaliar sendo que, os pontos fortes foram considerados todos aqueles que estão acima da média global por critério e as áreas de melhoria, aquelas que se situam em valor inferior a três vírgula quatro (3,4). Os critérios seguintes não apresentam aspetos a melhorar, uma vez que não se verificam médias inferiores a três vírgula quatro (3,4), a saber: 3 – Gestão das Pessoas 6 – Satisfação do Cidadão/ Cliente 7 - Satisfação das Pessoas (Pessoal Docente e Pessoal Não Docente)

6 ASPETOS A MELHORAR POR CRITÉRIO
Apresentam aspetos a melhorar os seguintes critérios: Critério 1 – Liderança Os Representantes dos Encarregados de Educação participam na elaboração do Projeto Educativo do Agrupamento e do Regulamento Interno. Fui ouvido, através do Representante dos Encarregados de Educação, na revisão do Regulamento Interno. O Conselho Geral representa os interesses e opiniões de todos os membros da Comunidade Escolar. Posso fazer críticas e sugestões para melhorar os Serviços. Critério 2 – Planeamento e Estratégia O Agrupamento fomenta a participação das famílias em atividades organizadas pela Escola. Critério 4 – Parcerias e Recursos As atividades desenvolvidas pela Associação de Pais correspondem aos interesses da Comunidade. Participo nas atividades do Agrupamento.

7 ASPETOS A MELHORAR POR CRITÉRIO
Apresentam aspetos a melhorar os seguintes critérios: Critério 5 – Gestão dos Processos e da Mudança Como Encarregado de Educação sou motivado pela Associação de Pais a participar na vida Escolar. Critério 8 – Impacto na Sociedade O Agrupamento promove iniciativas de ordem cultural/lúdico dirigido à Comunidade A Escola empenha-se para que o nível educativo e formativo da Comunidade melhore. Critério 9 – Resultados do Desempenho Chave A Escola tem conseguido diminuir os casos de indisciplina.

8 PLANO DE MELHORIA – A IMPLEMENTAR NO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS
A tabela que se segue contempla medidas de melhoria para toda a Comunidade Educativa a desenvolver no decorrer do próximo ano letivo.

9 PLANO DE MELHORIA – A IMPLEMENTAR NO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS
Aspeto a melhorar Ações a desenvolver Responsáveis Recursos Calendari-zação Avaliação interna Critério 1 – Liderança Os Representantes dos Encarregados de Educação participam na elaboração do Projeto Educativo do Agrupamento e do Regulamento Interno. Fui ouvido, através do Representante dos Encarregados de Educação, na revisão do Regulamento Interno. O Conselho Geral representa os interesses e opiniões de todos os membros da Comunidade Escolar. Posso fazer críticas e sugestões para melhorar os Serviços. Solicitar aos Representantes dos Encarregados de Educação sugestões de alteração/melhoria do Projeto Educativo do Agrupamento e do Regulamento Interno. Continuar a solicitar propostas para a elaboração dos documentos; O Conselho Geral continua a ouvir as propostas e opiniões de todos os seus representantes. Incrementar o número de reuniões entre Representantes dos Encarregados de Educação (uma por período). Continuar com a “Caixa de críticas e sugestões “, no hall da escola. Diretores de Turma, Conselho Geral e Representantes dos Enc. de Educação Direção / Pessoal Não Docente / Representantes do Município Direção Materiais e Humanos Final do primeiro período A longo do ano letivo Todos os intervenientes da Equipa

10 PLANO DE MELHORIA – A IMPLEMENTAR NO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS
Aspeto a melhorar Ações a desenvolver Responsáveis Recursos Calendari-zação Avaliação interna Critério 2 – Planeamento e Estratégia O Agrupamento fomenta a participação das famílias em atividades organizadas pela Escola. Critério 4 – Parcerias e Recursos As atividades desenvolvidas pela Associação de Pais correspondem aos interesses da Comunidade. Reiterar a publicação e divulgação das atividades organizadas pela escola, nos meios disponíveis pelo agrupamento. Auscultar os Encarregados de Educação/Pais, sobre as atividades que querem ver dinamizadas. Incentivar a Associação de Pais a promover atividades que venham a integrar o PAA Direção do Agrupamento Diretores de Turma Associação de Pais / Direção/ Representantes dos Encarregados de Educação Docentes e Diretores de Turma Materiais e humanos Ao longo do ano letivo Todos os intervenientes da Equipa

11 PLANO DE MELHORIA – A IMPLEMENTAR NO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS
Aspeto a melhorar Ações a desenvolver Responsáveis Recursos Calendari-zação Avaliação interna Critério 4 – Parcerias e Recursos ( cont.) Participo nas atividades do Agrupamento. Critério 5 – Gestão dos Processos e da Mudança Como Encarregado de Educação sou motivado pela Associação de Pais a participar na vida Escolar. Critério 8 – Impacto na Sociedade O Agrupamento promove iniciativas de ordem cultural/lúdico dirigido à Comunidade A Escola empenha-se para que o nível educativo e formativo da Comunidade melhore. Promover atividades que envolvam a participação dos Encarregados de Educação/Pais, de modo a utilizar os seus saberes no processo de ensino/aprendizagem Realizar, com maior regularidade, reuniões entre a Associação de Pais e restantes Representantes dos Encarregados de Educação. Realizar iniciativas culturais, dirigidas à comunidade escolar, nomeadamente em épocas festivas, datas comemorativas (feiras, festas, espetáculos…). Continuar a realizar ações de formação/ sensibilização que envolvam os alunos e a restante comunidade educativa. Direção Entidades Parceiras Município Docentes e Diretores de Turma Materiais e humanos Ao longo do ano letivo Todos os intervenientes da Equipa

12 PLANO DE MELHORIA – A IMPLEMENTAR NO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS
Aspeto a melhorar Ações a desenvolver Responsáveis Recursos Calendari-zação Avaliação interna Critério 9 – Desempenho Chave A Escola tem conseguido diminuir os casos de indisciplina. Criar um núcleo de resolução de conflitos, formado por docentes e alunos mediadores, nomeadamente os alunos de 9ºano e psicóloga escolar (coordenadora). Sensibilizar o Pessoal Não Docente para a tomada de atitudes assertivas com os alunos, que promovam o respeito mútuo. Valorizar o Projeto “TNT”, junto dos alunos, de modo a que estes se envolvam no cumprimento dos deveres do aluno , inscritos no Regulamento Interno. Direção Alunos Diretores de Turma / Pessoal não Docente Pais / EE Diretores de Turma Materiais e humanos Ao longo do ano letivo Todos os intervenientes da Equipa


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