O Príncipe Nicolau Maquiavel.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Unidade 5 Fenícios e Hebreus.
Advertisements

Profº Paulo Henrique Matos de Jesus
Immanuel Kant O que é o Iluminismo.
ELETRICIDADE É o ramo da Física que estuda os fenômenos relacionados às Cargas Elétricas. a) Eletrostática - estuda as Cargas Elétricas em repouso. b)
O surgimento do Estado Nacional
IDENTIDADE & ESTADO NACIONAL MONARQUIA ABSOLUTISTA
Interpretado por Giliard Melo da Silveira
*Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
DEMOCRACIA.
Teoria do Estado Contemporâneo
Nasceu em 05/04/1588 – Inglaterra Morreu em 04/12/ Inglaterra
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Maquiavel e “O Príncipe”
RENASCIMENTO.
Unidade 1 O feudalismo na Europa.
Ciência Política Aula 3:
Características Gerais
MAX WEBER ( ).
NICOLAU MAQUIAVEL O filósofo viveu entre 1469 a Natural de Florença, na época um Estado separado da Itália, Maquiavel desenvolveu diversos aspectos.
OS ESTADOS NACIONAIS MODERNOS
MONARQUIAS ABSOLUTISTAS
O Livro “Teoria da Contabilidade”
N. MAQUIAVEL ( ) Prof. Cleber Pessoa.
Estado, Nação e Política
ABSOLUTISMO CONCEITO E TEÓRICOS.
Absolutismo Adailton Figueiredo
A ÉTICA MODERNA.
Governança corporativa, a ética e a sustentabilidade
ABSOLUTISMO MONÁRQUICO
FORMAÇÃO DO ESTADO MODERNO
SOCIEDADES SECRETAS.
Nicolau Maquiavel e o Nascimento do Realismo Político
Integrantes : Mayane Maria Fernanda Castro Valéria Karine
NICOLAU MAQUIAVEL O filósofo viveu entre 1469 a 1527.
Filosofia do Direito Capítulo 4
Para Refletir... “Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar.
Como se FORMA e se MANTÉM um IMPÉRIO?
O estado moderno Capítulo 17.
O Estado Moderno.
Absolutismo Prof. Lucas Villar.
COLÉGIO SALESIANO Prof. Éder Américo
TRANSIÇÃO DA IDADE MÉDIA PARA A IDADE MODERNA
ABSOLUTISMO.
aula 1 - Niccolò Machiavelli – uma análise do PRÍNCIPE
Império Bizantino Império Carolíngeo.
A Política: Nicolau Maquiavel
CONGO: UM GRANDE REINO BANTO
Maquiavel: notas de aula
Teoria de Estado e de Governo
MAQUIAVEL: ( ) Em Florença, onde Maquiavel nasceu em 1469, também reina a confusão. Ali, quem governa de fato são os Médici, que, no entanto,
Unidade Poços de Caldas
Mandeville e Constant: vício, virtude e liberdades Notas de aula Introdução à Ciência Política – RI Agosto 2014.
EVANGELISMO PÚBLICO.
O ESTADO NÃO SOMENTE TEM PODER MAS ELE É UM PODER.
Maquiavel – aula 2 Maquiavel não admite um fundamento anterior e exterior à política (Deus, natureza, razão).Toda cidade está dividida em dois desejos.
TEÓRICOS DO ABSOLUTISMO
Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com Estado Moderno, Cidadania e Direitos Humanos.
ABSOLUTISMO.
Política Moderna Modernidade ( ) Fim do feudalismo
Afinal, o que é política? Definição geral Pode ser pensada como negociação para compatibilizar interesses; Pode estar relacionado com o que diz.
Europa no século XIX História Atualizado em 14 de dezembro de 2011
FILOSOFIA.
A crise do Feudalismo. Relação da Crise do Feudalismo com a Formação dos Estados Nacionais Absolutistas.
A filosofia política na Idade Moderna
Filosofia e Política.
Antigo Regime – parte I.
ESTADO E POLÍTICAS PÚBLICAS
Positivismo.
A FORMAÇÃO DO ESTADO NACIONAL MODERNO
Urcamp – Universidade da Região da Campanha Facos- Faculdade de Comunicação Social Pós Graduação em Comunicação e Política Filosofia da Comunicação e Pensamento.
Transcrição da apresentação:

O Príncipe Nicolau Maquiavel

Desde os tempos de Maquiavel, a Itália consistia em um aglomerado de pequenos reinos ou repúblicas isoladas que, após tantos problemas, se organiza tardiamente como um Estado moderno. Somente em fins do século XIX é que a Itália consegue a unificação.

O Príncipe Escrito em 1513; Maquiavel está no exílio; Publicado postumamente em 1532. Em 1513, depois da dissolução do governo da cidade e do retorno da família Médici ao poder, Maquiavel foi preso, acusado de conspiração.

O Príncipe O contexto histórico em que Maquiavel escrevia era de grande instabilidade política. O exercício do poder e sua manutenção já não dependiam apenas da hereditariedade e dos laços de sangue.

O Príncipe Por isso, o autor escreve um tratado sobre a conduta do príncipe, sobre as melhores formas de o soberano tomar o poder e conservá-lo.

Maquiavel recomenda ao soberano cultivar O Príncipe Maquiavel recomenda ao soberano cultivar certas qualidades (ou fingir possuí-las): Ser piedoso Fiel Humano Íntegro Religioso.

O Príncipe Ainda assim, reconhece Maquiavel, para preservar o Estado muitas vezes é necessário operar contra a fé, contra a caridade, contra a humanidade, contra a religião.

Reunificar a Itália, enfraquecida: O Príncipe Objetivo da obra: Reunificar a Itália, enfraquecida: pela divisão em Cidades-Estado; pela fuga de capital (descoberta de uma nova rota de comércio que não a mediterrânea) e; impedida de se libertar de seus padrões medievais pela Igreja centralizadora.

O Príncipe Principados adquiridos pela virtude: “Aqueles que, por suas virtudes, conquistam o principado, o fazem com dificuldade, mas mantêm-se facilmente” (p. 30). As dificuldades que encontram são referentes à nova ordem legal que são obrigados a introduzir.

O Príncipe Principados Adquiridos pela Fortuna: Por fortuna, deve-se entender o curso dos acontecimentos que não dependem da vontade humana, apenas da sorte. “Aqueles que somente por fortuna se tornam Príncipes, pouco trabalho têm para isso, mas se mantêm penosamente” (p. 35).

O Príncipe Segundo o autor, um bom príncipe é aquele que sabe aproveitar os momentos de fortuna, isto é, a sorte e os momentos propícios à ação. Não se trata, porém, unicamente de acaso ou de oportunidade. É necessário também virtude, ou seja, caráter e habilidade.

O Príncipe Ser Amado ou ser Temido? Maquiavel ocupa-se deste tema basicamente no capítulo XVII - “Da Crueldade e da Piedade - se é melhor ser amado ou temido” Pode um príncipe ser amado ou temido, mas nunca, de forma alguma, odiado. Um príncipe não deve importar-se com as conspirações se é amado pelo povo.

O Príncipe Ser Amado ou ser Temido? Sendo difícil ao mesmo tempo reunir ambas as qualidades, é muito mais seguro ser temido que amado, pois “Os homens hesitam menos em ofender aos que se fazem amar do que aos que se fazem temer” (p. 84).

O Príncipe Os Fins Justificam os Meios? Nas ações de todos os homens , o que importa é o êxito. O príncipe deve conquistar e conservar o Estado; os meios que empregar serão louvados por todos. Note-se que os meios são os empregados com a finalidade de manter o poder, não se trata de uma finalidade qualquer.