Computação Gráfica Professora: Janaide Nogueira

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Transcrição da apresentação:

Computação Gráfica Professora: Janaide Nogueira E-mail: nogueirajanaide@gmail.com Materiais: https://janaide.wordpress.com

Bibliografia CONCI, Aura. Computação gráfica: teoria e prática. Vol. 2. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2008 AZEVEDO, E. CONCI, Aura. Computação Gráfica: Teoria e Prática. Editora CAMPUS, 2003. COHEN, M; MANSSOUR, I. H. OpenGL: Uma abordagem prática e objetiva. São Paulo: Novatec, 2006. HETEM J., A. Fundamentos de Informática: Computação Gráfica. Rio de Janeiro: LTC,2006. HEARN, D.; BAKER, P. Computer Graphics in C. Prentice-Hall, 1994; GOMES, Jonas; VELHO, Luiz. Fundamentos da computação gráfica. Rio de Janeiro: IMPA, 2008. BOULOS, Paulo; CAMARGO, Ivan de. Geometria analítica: um tratamento vetorial. 3. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

Ementa Conceitos sobre Computação Gráfica. Computação Gráfica Bidimensional: primitivas 2D, atributos, transformações geométricas e animação. Computação Gráfica Tridimensional primitivas 3D, transformações espaciais, iluminação e animação. Introdução às subáreas da computação gráfica: síntese de imagens; processamento de imagens e análise de imagens.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO AV1 + AV2 = Média

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO AV1 + AV2 = Média AV1 = (Exercícios + Prova)/2;

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO AV1 + AV2 = Média AV1 = (Exercícios + Prova)/2; AV2 = (Exercícios + Trabalhos + Prova)/3;

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO AV1 + AV2 = Média AV1 = (Exercícios + Prova)/2; AV2 = (Exercícios + Trabalhos + Prova)/3; AV3 = AV1 ou AV2

Agenda Conceitos iniciais de Computação Gráfica; Custos: consumo de memória.

Computação Gráfica

Computação Gráfica

Computação Gráfica É a área da Ciência da Computação que estuda a geração, manipulação e interpretação de imagens por meio de computadores.

Computação Gráfica Sub Áreas: Processamento de Imagens; Análise de Imagens; Síntese de imagens;

Processamento de Imagens Computação Gráfica Processamento de Imagens Envolve as técnicas de transformação de imagens em que tanto a imagem de partida quanto a imagem resultado apresentam-se sob uma representação visual; As transformações visam, em geral, melhorar as características visuais da imagem, como aumentar o contraste, foco, reduzir ruídos e distorções.

Computação Gráfica Análise de Imagens Busca obter a especificação dos componentes de uma imagem a partir de sua representação visual. Extração de características para Visão de Robôs, por exemplo.

Computação Gráfica Síntese de Imagens Ocupa-se da produção de representações visuais a partir das especificações geométrica e visual de seus componentes; É uma das sub áreas mais difundidas e geralmente confundida com a própria computação gráfica.

Computação Gráfica: Desafios Construir imagens sintéticas que sejam realísticas; Fazer isso de modo que seja coerente tanto cientificamente e quanto na prática.

Interação com outras áreas Computação Gráfica: Interação com outras áreas

Breve Histórico da Computação Gráfica

Computação Gráfica A computação gráfica surgiu em 1950, com a utilização pela primeira vez de um display, para a geração de imagens gráficas simples.

Computação Gráfica Em 1960, foram comercializados os primeiros monitores vetoriais e a partir dessa data, vários softwares e hardwares foram feitos, possibilitando a popularização da computação gráfica como instrumento de trabalho.

Computação Gráfica Em 1970, surgiram os primeiros monitores de varredura; Ainda na década de 70, ocorreram os primeiros pacotes gráficos e as primeiras conferências sobre computação gráfica.

Computação Gráfica A partir dos anos 80, com a chegada dos micros e seus aperfeiçoamentos constantes, as aplicações da computação gráfica deixaram de ser reservadas aos especialistas e se difundiu aos leigos.

Computação Gráfica A partir dos anos 80, com a chegada dos micros e seus aperfeiçoamentos constantes, as aplicações da computação gráfica deixaram de ser reservadas aos especialistas e se difundiu aos leigos.

Evolução da Computação Gráfica

Computação Gráfica O campo não começou com coisas tremendamente difíceis; Os primeiros objetos eram em wireframes, então objetos poligonais facetados, então superfícies suaves. Ideias avançadas como fractais e animação baseada em física vieram depois.

Computação Gráfica

Computação Gráfica Os modelos e métodos mais simples ainda são muito usados por serem bem entendidos, rápidos e simples de implementação em hardware. Nos concentraremos em métodos simples, mas também nos difíceis.

Dispositivos físicos de exibição gráfica Dispositivos de cópia (traçadores, impressoras); Dispositivos Vetoriais de exibição: (deixaram de ser usados); Dispositivos Matriciais: tela do monitor.