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Visão Cognitiva e Informação
Peter Ingwersen
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Visão cognitiva da informação
A visão cognitiva apresenta as seguintes características: Trata computadores e dispositivos de processamentos como se fossem seres humanos, em que as limitações em relação ao processamento de informação e cognição são estimados (informação e cognição - processos). Visão individual em que cada dispositivo do processo é independente, consistindo em um sistema próprio de categorias e conceitos (o modo como cada pessoa vê o mundo). Atual estado de conhecimento (estruturas atuais de conhecimento, expectativas, metas). O sistema de categorias e conceitos dos usuários e seu modelo de mundo é gerado e determinado por uma cognição individual em um contexto social (indivíduos em sociedade).
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Ponto central da visão cognitiva da informação
Para a Ciência da Informação o ponto central da visão cognitiva resume-se, dentre outros, à: Variedade de diferenças individuais de estruturas do conhecimento (particularidades). Mecanismos cognitivos coletivos que influenciam a estruturação dos sistemas de classificação e indexação, e suas implicações em relação aos tópicos/conceitos (tipo hierarquia, equivalência, associação).
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Ponto central da visão cognitiva da informação
A etapa cognitiva requer informações externas, produzidas pelo próprio dispositivo de processamento, e são expectativas auto-geradas. Sou capaz de gerar um conhecimento por meio de outros já “acumulados”.
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Entendendo informação em CI
Sistema de comunicação da CI (Belkin, 1978) Geradores Nível linguístico do sistema Textos Beneficiários (usuários) Interação Transformação Estados de conhecimento Nível cognitivo do sistema Informação Perguntas
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Entendendo informação em CI
Equação Fundamental da CI (Brookes, 1980) Estado anômalo do conhecimento
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Conceito de informação
O conceito de informação, sob o ponto de vista da CI, deve satisfazer a dois requisitos: 1. Ser resultado de transformação de estruturas geradoras de conhecimento (pela intencionalidade, modelo de estado de conhecimentos dos receptores, e uma forma de sinal). 2. Quando percebida, afetar e transformar o estado de conhecimento dos receptores.
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Ciência cognitiva Estudo do conteúdo, estrutura, função e desenvolvimento de representações mentais.
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Considerações O ponto de vista cognitivo torna o estudo do homem o ponto de partida e tenta implantar um modelo de processamento de informação em termos de categorias e conceitos a um nível de estados mentais que implica a propriedade de sentido, e não simplesmente manipulação de símbolos. Nos dá uma dimensão mais “humana” (mental / psique) da informação.
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Considerações Informação em nível cognitivo é a que transforma o atual estado de conhecimento de um indivíduo em um novo estado (dependente da recepção). Linguagens e contextos sociais são instrumentos chave neste processo. Linguagem é fundamental para a assimilação da informação (pois é veículo) , assim como o contexto em que os indivíduos se encontram.
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Considerações Os conceitos de representação, significado, entendimento e informação são fundamentais para o ponto de vista cognitivo. O conceito de interpretação (hermenêutica) pode ser considerado como premissa para a representação mental no sentido cognitivo, incluindo situações baseadas em eventos, representações de práticas relatadas, não estando limitados apenas a resultados de contemplação distantes. (Lembrar que a visão cognitiva está centrada no indivíduo. Não aborda o indivíduo como ser social).
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