Universidade Federal de Pelotas – UFPel Programa de Pós-graduação em

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal de Pelotas – UFPEL Universidade Aberta do SUS- UNASUS Especialização em Saúde da Família Prevenção dos Cânceres do Colo do Útero.
Advertisements

Universidade Federal de Pelotas
Aluna: Mayumi Arantes Yoshino Orientadora: Denise Bermudez Pereira
Orientadora Lenise Cecilio
Universidade Aberta do Sus Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9   Melhoria no rastreio do.
Melhoria da detecção de câncer de colo do útero e de mama na Estratégia Saúde da Família 02, Poço Branco – RN Especializanda: Ana Carolina Fernandes de.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Enfermeira Tatiane Crippa Orientadora Andressa Andrade
Universidade Federal de Pelotas – UFPel Programa de Pós-graduação em
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Curso de Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 4 Qualificação.
Especializanda: Mabel De La Caridad Rivero Salina
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - EaD Prevenção do Câncer.
Tallys Dantas Orientadora: Ângela Wilma 2015
Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica - PROVAB
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Melhoria da atenção à saúde da mulher: ações integrais promovendo a prevenção do câncer de colo uterino e de mamas na UBS 04 do município de Piripiri -
Elen Débora Brinker Siqueira Orientador Marcos Fábio Turra
Especializanda:Ormedy Grimon Ulloa
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Orientadora: Christiane Lacerda Franco Rocha
Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família
MARIA SULENIR FERREIRA DE OLIVEIRA
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Maria Teresa Rodriguez Santos Orientador: Mariana Gonzalez Cademartori
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Intervenção no rastreamento do Câncer de.
Lázara Aymee Zas de Armas Orientadora: Luciane Soares Seixas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Modalidade à Distância Orientadora: Francieli Cristina Sponchiado
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA TURMA.
Qualificação do programa de saúde da mulher com ênfase à detecção precoce de cânceres do colo do útero e de mama da unidade de Saúde Jorge Heine em Itambé.
Igor Bezerra de Sousa Leal Orientadora: Gisela Cataldi Flores
Trabalho de Conclusão de Curso
Especializando: Yamilka Chacon Perez
INTRODUÇÃO Santa Cruz do Sul
  Melhoria da prevenção e da detecção precoce do Câncer de Colo de Útero e de Mama na Unidade de Saúde da Família Vista Verde– Natal/RN Aluna: Dynara Mabel.
. Aluna: Lisane Cardoso Mendes Orientadora: Helen Pereira Rocha
Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Título: Melhoria da atenção.
Universidade Federal de Pelotas
Aluno: Alexey Romero Terrero Orientadora: Alexandra Martins
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Qualificação do Programa de Rastreamento do Câncer de Mama e do Câncer de Colo do Útero na Estratégia da Saúde da Família Rural do Município de Dona Francisca.
Aluna: Luana C. de Andrade Orientadora: Camila Dallazen
PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO E MAMA DAS MULHERES CADASTRADAS NA UBS ACLIMAÇÃO DO MUNICÍPIO DE CASCAVEL - PR Lúcia Gomes da Silva.
Especialização em Saúde da Família Universidade Federal de Pelotas
Surbhi Tyagi Bianchessi Orientadora: Marina Sousa Azevedo
Aluno: Ismara Grandales Hernandez Orientadora: Ana Paula Belini
Yaneisy Guerra González
Débora Mânica Rockenbach Orientadora: Helen Pereira Rocha
Simone Carvalho Hipólito Orientadora: Woneska R. Pinheiro
  Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 6 Qualificação do.
Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Orientador: Cristiano Pinto dos Santos
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FESERAL DE PELOTAS – UFPEL ESPECIALIZAÇÃO.
Autora: Lorena Vanni Reali Orientadora: Simone Damásio Ramos
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 2 Atenção à Saúde da.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da prevenção do.
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Turma 6 Trabalho.
LEANDRO MAGNO COSTA FREIRE ORIENTADORA: ANGELA WILMA ROCHA
Aluna: Danielle Carvalho Monteiro Orientadora: Claudiane Mahl
Autora: Ilsiane Bastiani Orientadora: Simone Damásio Ramos
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância MELHORIA NA DETECÇÃO DE CÂNCER DE.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da Atenção à Saúde.
Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno
Aluna: Manuela da Silva Orientadora: Alexandra da Rosa Martins
NOME: LETICIA JOANA CORSO ORIENTADORA: DANIELI BLUHM DA SILVA
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria da atenção à detecção.
Transcrição da apresentação:

Universidade Federal de Pelotas – UFPel Programa de Pós-graduação em Especialização em Saúde da Família MELHORIA DA ATENÇÃO A Prevenção do Câncer de Colo de Útero e Controle do Câncer de Mama, NA UBS Décio vignoli das neves, RIO GRANDE/RS. Aluno: Vinicius Alexandre Maschio Herrmann Orientadora: Danieli Bluhm da Silva

Introdução “Com a alta incidência de câncer de colo de útero e mama no Brasil, e também, sendo elevado o número de mortes por estas patologias, torna-se necessário o investimento em políticas públicas de rastreio e controle destas doenças onde sejam envolvidas ações de detecção precoce, tratamento e cuidados paliativos (INCA, 2014). ”

Importância da ação programática É fundamental que a Atenção Básica dê atenção total à saúde da mulher, sendo uma porta de acesso principalmente à prevenção e rastreio, e quando necessário encaminhando-as a centros especializados. Através da mamografia e do exame citopatológico, podemos rastrear e identificar mais facilmente as mulheres que apresentam lesões suspeitas de malignidade, sendo assim, fazendo o tratamento do câncer em sua fase inicial, aumentando os índices de cura e sobrevida destas mulheres.

Caracterização do município Possui uma população estimada pelo IBGE em 207.036 habitantes (dados de 2014). A cidade construiu sua riqueza ao longo de sua história devido à forte movimentação industrial. Uma das cidades mais ricas do Rio Grande do Sul, e a mais rica da região sul do estado, principalmente devido ao seu porto e à sua refinaria. O Município de Rio Grande tem: 27 postos de saúde 5 unidades mistas 32 UBS (total) 19 UBS com ESF 13 UBS Tradicionais

Caracterização do município UBS

Caracterização da UBS UBS mista que abrange 8.000 pessoas, sendo divididas em duas equipes. A equipe 19- 1 médico clínico, 1 enfermeira, 1 técnico de enfermagem e 2 ACS A Equipe 18- 1 médico clínico, 1 enfermeira, 2 técnicos de enfermagem, 5 ACS, 1 dentista e 1 auxiliar de dentista A área física é de porte médio composta por: dois consultórios sala de medicamentos sala de reuniões cozinha banheiro dos funcionários dois dormitórios uma sala de dentista uma sala da enfermeira duas salas de procedimentos a recepção uma sala de vacinas

Caracterização da UBS

Situação da ação programática na Unidade antes da intervenção 68% das mulheres na faixa etária de rastreio apresentam o exame citopatológico em dia 47% das mulheres de 50 a 69 anos, apresentam a mamografia em dia. Não é utilizado nenhum protocolo de atendimento, apenas um registro em prontuário do resultado dos exames.

Objetivo Geral Melhorar a detecção de câncer de colo do útero e de mama na Unidade Décio Vignoli das Neves - Vila da Quinta em Rio Grande, RS.

Metodologia-ações Capacitação da equipe  Monitoramento das atividades semanalmente- ficha espelho e planilha de coleta de dados  Acolhimento a todas as mulheres.  Sala de espera Identificação das mulheres de maior risco Esclarecimento das mulheres sobre riscos e métodos de prevenção e rastreio.

 Organização do arquivo de registro Adequabilidade da amostra aferida pela enfermeira e nova coleta em caso de inadequada  Busca ativa  Organização do arquivo de registro  Incentivo à comunidade para o uso de preservativos e hábitos saudáveis de vida. Monitoramento do resultado dos exames. Qualificação da equipe para o registro correto das informações. Acolhimento das mulheres na entrega dos resultados dos exames.

Objetivos, Metas e Resultados Objetivo de ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo. Meta: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo de útero das mulheres na faixa etária entre 25 e 64 anos de idade para 80% (960 mulheres).

Objetivos, Metas e Resultados Objetivo de aumentar ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de mama. Meta: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de mama das mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos de idade para 70%.

Objetivos, Metas e Resultados Objetivo de melhorar a qualidade do atendimento . Meta: Obter 100% de coleta de amostras satisfatórias do exame citopatológico de colo de útero.

Objetivos, Metas e Resultados Objetivo de melhorar a adesão das mulheres à realização de exame citopatológico de colo de útero. Meta: Realizar busca ativa em 100% de mulheres com exame citopatológico alterado sem acompanhamento pela unidade de saúde. 100%

Objetivos, Metas e Resultados Objetivo de melhorar a adesão das mulheres à realização da mamografia. Meta: Realizar busca ativa em 100% de mulheres com mamografia alterada sem acompanhamento pela unidade de saúde. 100%

Objetivos, Metas e Resultados Objetivo melhorar o registro das informações sobre a coleta do exame citopatológico de colo de útero. Meta: Manter registro da coleta de exame citopatológico de colo de útero em registro específico em 100% das mulheres cadastradas.

Objetivos, Metas e Resultados Objetivo de melhorar o registro das informações da mamografia. Meta: Manter registro da realização da mamografia em registro específico em 100% das mulheres cadastradas.

Objetivos, Metas e Resultados Objetivo de mapear as mulheres de risco para câncer de colo de útero. Meta: Pesquisar sinais de alerta para câncer de colo de útero em 100% das mulheres entre 25 e 64 anos .

Objetivos, Metas e Resultados Objetivo de mapear as mulheres de risco para câncer de mama . Meta: Realizar avaliação de risco para câncer de mama em 100% das mulheres entre 50 e 69 anos.

Objetivos, Metas e Resultados Objetivo de Promover a saúde Meta: Orientar 100% das mulheres cadastradas sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) e fatores de risco para câncer de colo de útero

Objetivos, Metas e Resultados Objetivo de promover a saúde Meta: Orientar 100% das mulheres cadastradas sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) e fatores de risco para câncer de mama.

DISCUSSÃO Importância para o serviço: A intervenção propiciou a ampliação da cobertura e atualização dos exames de rastreio para o câncer de colo de útero e câncer de mama, a melhoria dos registros, a qualificação da atenção e a promoção de saúde com orientações quanto as DSTs e o auto-exame.

DISCUSSÃO Organização do registro melhor monitoramento facilidade na identificação dos exames em atraso ou acompanhamento nos casos de alteração.

DISCUSSÃO Importância da intervenção para equipe: Na equipe, a intervenção exigiu que ela se capacitasse para seguir as recomendações do Ministério da Saúde .

DISCUSSÃO Ao médico e a enfermeira couberam: Coleta dos CPs, Solicitação de mamografias Realização dos exames físicos voltados à identificação de nódulos suspeitos nas mamas das pacientes. Realização de salas de espera, Orientações sobre as DSTs, Registro e orientações para as mulheres de acordo com os resultados dos exames.

DISCUSSÃO Importância para comunidade: Com a correta orientação e estímulo para que as mulheres atualizassem seus exames de rastreio, este número aumentou significativamente. Durante as consultas médicas as mulheres tiravam mais dúvidas e demonstravam maior interesse na prevenção de DSTs e nos cuidados com seu corpo.

DISCUSSÃO Rotina do serviço: A atenção ao rastreio de Ca de colo de útero e mama está totalmente incorporada a rotina do serviço e com isso a população só tem a se beneficiar. Todos da unidade sabem o papel que devem desempenhar e está tudo ocorrendo conforme o planejado no início da intervenção. A facilitação dos registros e o monitoramento dos indicadores foi uma das coisas que mais melhoraram com a aplicação da intervenção.

DISCUSSÃO Mudanças necessárias: Para dar continuidade, mais ACSs devem ser contratados para que as microáreas descobertas tenham um maior incentivo na procura pela unidade e melhor monitoramento da população que lá vive.

Reflexão crítica sobre processo pessoal de aprendizagem Expectativas iniciais Significado do curso para prática profissional

Obrigado!