O Portal do Estudante de Computação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
Advertisements

Componentes de Um Computador
Redes Windows.
A Informática.
INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Prof. Diogo Souza.
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS CONTÁBEIS
Conceitos Básicos de Computação
Conceitos Básicos de Computação O ABC da Computação.
Informática Industrial
TEMA 3 SISTEMAS OPERACIONAIS
Sistemas Operacionais
Componentes do Computador e noções de Arquitetura de Computadores
Professor Paulo Najar Exercícios IPED
Aula 6 – Sistema Operacional
Programação I Caderno de Exercícios Nome.
Professor Robson Campos
Arquitetura de Computadores
Profª Amita Muralikrishna
Professor Felipe Monteiro Lima
Computadores Tipos e estrutura interna
Introdução ao Processamento de Dados
Estrutura e Funcionamento de um Sistema Informático
Introdução a Computação e Cálculo Numérico
INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA
PCI- Introdução à Computação
INICIAÇÃO À INFORMÁTICA. O que são as Tecnologias de Informação ?... As Tecnologias de Informação dizem respeito a processos de tratamento, controlo e.
Ana Duarte e Ana Marques 8ºB Nº1 e Nº2
Bem vindos as aulas de informática
Sistemas Operacionais I
Montagem e Manutenção de Computador I
Estrutura e funcionamento de um computador
Estrutura e Funcionamento de um Computador
Introdução à Informática
Professor: Márcio Amador
O que são, para que servem e onde podem ser utilizadas?
Informática Aplicada Conceitos de Hardware e Software
Introdução à Informática Profa. Regiane Klidzio
SISTEMAS OPERACIONAIS I
Projeto de Linguagens de Programação
Introdução à INFORMÁTICA
i TIC 7/8 Funcionamento de um computador Informação 7
Workshop de Informática
11/04/2017 MODULO: Sistemas Operacional Aula 02 –Comprei o computador
Conceitos Básicos de Informática
Introdução O que se espera de um sistema de computação?
Sistemas de Informação: Estrutura básica dos Sistemas Empresariais.
Introdução à Informática
Fundamentos de Sistemas Operacionais
INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS OPERACIONAIS
(Sistema de Processamento de Dados)
Escola Tecnológica e Profissional do Sicó
 O que são ‘drivers do computador’ ? (no sentido de arquivos que permitem que o sistema operacional acesse os recursos de hardware)  Drivers são arquivos.
Algoritmos e Programação MC102
CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL INFORMÁTICA COMERCIAL
Versão Professor Emerson Felipe Elementos de informática
Introdução à Informática
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Fundamentos de Hardware
Sistemas operacionais Prof. Dr. Francisco Prosdocimi.
BIOS (Aula Extra) Prof. Rafael S. Ribeiro
Exercícios – Questão 01 Alguns dispositivos de armazenamento permitem ler e gravar dados, outros são apenas de leitura. Assinale a alternativa que apresenta.
Jackson Eduardo da Silva
Introdução a Informática
O que é Hardware ? Conjunto de unidades físicas, componentes, circuitos integrados, discos e mecanismos que compõem um computador ou seus periféricos.
Memória RAM (Random Access Memory - memória de acesso aleatório) é um componente responsável por acessar e armazenar temporariamente arquivos que estão.
COMPILADORES 02 Prof. Marcos. COMPILADORES Do Programa à Execução Computadores das mais variadas arquiteturas têm funcionamento:
INFORMÁTICA APLICADA À ELETROTÉCNICA Prof:Felipe Lira.
CESAC Prof.: Jadiel Mestre. Introdução à Informática.
Pearson Education Sistemas Operacionais Modernos – 2ª Edição 1 Sistemas Operacionais Prof.: Gustavo Wagner
Introdução Programação (PG) Pedro Alexandre Pereira Centro de Cálculo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa.
Transcrição da apresentação:

O Portal do Estudante de Computação Computação Depressão O Portal do Estudante de Computação www.facebook.com/ComputacaoDepressao www.ComputacaoDepressao.com.br Linguagem C Pascal Lógica de Programação

O que é um programa? Olá! Como você está? Estou bem, e você? Um programa de computador, que também pode ser chamado de aplicação, aplicativo, rotina, solução, software, etc., é um conjunto de operações predefinidas através de uma linguagem onde o computador entende e responde, resolvendo o que foi pedido.

O computador é burro Sim! O computador é burro! Ele depende de nós para funcionar Nós precisamos dizer o que queremos Se não dissermos, ele não fará absolutamente nada Porém, nem tudo é trevas... Mais rápido para efetuar operações Maior capacidade para armazenar informações Maior segurança nas operações realizadas Ele é burro, porém obediente!

O que há num computador? Fonte de alimentação Placa-mãe Processador Disco rígido (HD) Memória RAM Entre outros componentes...

E como tudo funciona? A fonte de alimentação fornece energia elétrica para os componentes. A placa-mãe interliga todos os componentes nela. O processador, cérebro do computador, realiza as operações. O disco rígido (HD) armazena as informações do computador. A memória RAM armazena as informações do uso do computador do momento em que ele é ligado até ser desligado.

Tipos de componentes Para o estudo de programação precisaremos apenas nos aprofundar nestes três tipos de componentes: CPU (Central Processor Unity) ou UCP (Unidade Central de Processamento): Processador. Memória principal: Memória RAM. Memória secundária: Disco rígido (HD).

Características dos componentes Processador: realiza todas as operações matemáticas e lógicas. Memória secundária: armazena as informações de forma persistente, ou seja, caso o computador seja desligado, essas informações não são perdidas. É nela que ficam os arquivos do Sistema Operacional e programas que podem ser executados, além dos seus arquivos pessoais: textos, músicas, fotos, vídeos, etc. Memória principal: armazena as informações da utilização atual do computador. Quando o computador é ligado, o Sistema Operacional (Windows, Linux, Mac OS, etc.) é carregado da memória secundária para a memória principal. Então ele é executado da memória principal, assim como os programas que são abertos nele.

Características dos componentes Memória principal Memória secundária Velocidade de leitura/escrita  Volatilidade Preço Capacidade Fragilidade A memória principal possui uma velocidade de leitura e escrita superior à da memória secundária, porém é mais cara e tem menor capacidade. E a memória secundária não é volátil, ou seja, caso o computador seja desligado e pare de passar energia elétrica no componente, ele não perde os dados armazenados. E possui uma resistência maior a choques físicos, como quedas e pancadas.

Sistema Operacional Um Sistema Operacional funciona como uma camada intermediária entre o usuário e o computador, afinal não podemos operar diretamente os componentes do computador. Ele gerencia os recursos do computador, os programas em execução, a entrada e saída de informações, entre muitas outras coisas. USUÁRIO PROGRAMAS SISTEMA OPERACIONAL COMPUTADOR

Reprodutor de multimídia Execução do programa Todos os arquivos do computador encontram-se na memória secundária. Ao ser ligado, eles vão sendo, na medida em que são solicitados, copiados para a memória principal. Memória secundária: Sistema Operacional Editor de textos Calculadora Navegador da Internet Reprodutor de multimídia Memória principal : Sistema Operacional Processador:

Reprodutor de multimídia Execução do programa Digamos que eu precise utilizar a calculadora. Então uma cópia da calculadora que está na memória secundária é feita na memória principal. Memória secundária: Sistema Operacional Calculadora Editor de textos Navegador da Internet Reprodutor de multimídia Memória principal : Sistema Operacional Calculadora Processador:

Reprodutor de multimídia Execução do programa Se eu precisar efetuar uma soma, eu insiro os valores a serem somados, além de escolher a opção de soma, e tudo isto fica armazenado na memória principal. Então são passados ao processador os valores a serem calculados e ele retorna o resultado. Memória secundária: Sistema Operacional Calculadora Editor de textos Navegador da Internet Reprodutor de multimídia Memória principal: Sistema Operacional Calculadora Processador: Realizar operação 1 + 1 = ? 2

Reprodutor de multimídia Execução do programa Ao se encerrar um programa, ele simplesmente é desalocado da memória principal. Ele não é “devolvido” à memória secundária afinal uma cópia dele foi feita na memória principal na hora em que foi solicitado, estando ele intacto na memória secundária. Memória secundária: Sistema Operacional Calculadora Editor de textos Navegador da Internet Reprodutor de multimídia Memória principal: Sistema Operacional Calculadora Processador:

Client-side ou server-side? Client-side (do lado do cliente): o programa encontra-se no seu computador, então você o executa no seu computador, e os resultados são mostrados nele. Exemplo: um programa qualquer no seu computador, como um editor de textos ou uma calculadora. Server-side (do lado do servidor): o programa encontra-se em outro computador, então você passa as informações para serem processados no servidor, e somente os resultados são mostrados no seu computador. Exemplo: o back-end (parte funcional) de um site é executado em um servidor geograficamente distante e somente o front-end (design, textos, imagens, etc.) é exibido em seu computador.

Compilado ou interpretado? Um programa compilado, onde foi gerado um arquivo executável, pode ser executado em qualquer computador que o suporte. Porém um programa desenvolvido no Windows não será executado diretamente no Linux. Assim como um programa desenvolvido numa versão mais antiga do Windows pode não ser executado numa versão mais nova do mesmo. USUÁRIO PROGRAMAS SISTEMA OPERACIONAL COMPUTADOR

Compilado ou interpretado? Surgiram os programas interpretados. Em cada Sistema Operacional é instalada uma máquina virtual, e em vez de compilarmos nossos códigos para serem transformados em programas executáveis, eles são interpretados pela máquina virtual, que adapta o código para ser executado naquele Sistema Operacional. USUÁRIOS CÓDIGOS MÁQUINA VIRTUAL SISTEMA OPERACIONAL COMPUTADOR

Compilado ou interpretado? Compilado: maior desempenho ao ser executado, pois não há uma camada a mais entre ele e o Sistema Operacional. Exemplos: C, C++, C#, Pascal, Delphi... Interpretado: maior portabilidade, pois o mesmo código poderá servir para diversas plataformas com uma máquina virtual. Exemplos: Java, PHP, ASP...

Primeiro programador...A! A primeira pessoa a desenvolver uma aplicação para uma máquina foi Ada Lovelace, filha do escritor Lord Byron, em 1843. A Máquina de Babbage, desenvolvida por Charles Babbage, utilizava um sistema que, ao indicar as operações a serem realizadas e os valores iniciais, funcionava autonomamente e retornava apenas o resultado, deixando o operador livre.