CICLONE?? OU FURACÃO! ULBRA SÃO JOÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ATMOSFERA.
Advertisements

Climas do Continente Americano
Climas brasileiros e domínios climáticos
El Niño e La Niña Aquecimento Resfriamento.
Correntes Oceânicas e sua influência no clima
ELEMENTOS QUE INFLUENCIAM O CLIMA
Vamos conhecer O clima.
Complexo convectivo de Mesoescala (CCM) no Brasil
Ventos Regionais Especiais
PROF: EDUARDO ELIAS DE OLIVEIRA SOBRINHO
Alterações Climáticas
SISTEMA ATMOSFÉRICO GLOBAL: Prof. Jackson Bitencourt
O CLIMA DA TERRA.
CLIMA NO BRASIL.
MASSAS de AR FRENTES CICLONES EXTRA-TROPICAIS
CLIMA DAS AMÉRICAS.
CICLONES TROPICAIS.
ZCIT.
CLIMA O clima compreende os diversos fenômenos climáticos que ocorrem na atmosfera da Terra. Fenômenos como frente frias, tempestades, furacões etc estão.
Prof. Jeferson C. de Souza
Prof. Jeferson C. de Souza
CLIMATOLOGIA.
FURACÃO.
Mudança GLOBAL 8º ano.
Furacões.
CORRENTES OCEÂNICAS E MASSAS DE ÁGUA
Climas!!! Fatores do Clima Tipos de chuva Tipos de clima G. 10
Ciclones e Tornados Tiago Santos Nº 15 T- IOSI.
Climas!!! Fatores do Clima Tipos de chuva Tipos de clima G. 10
Frentes e Frontogênese
Hidrografia e Clima.
Ciências da Natureza I Prof. M.Sc. Mauricio F. Magalhães
Fenômenos Meteorológicos
CIRCULAÇÃO TERMOHALINA
ELEMENTOS QUE COMPÕEM O CLIMA
Trabalho elaborado por:
Clima.
DINÂMICA CLIMÁTICA.
Cinemática Caps 1 a 3 do Bluestein (1992)
Fatores que influenciam nos Climas da América
ATMOSFERA COMPOSIÇÃO: 78% Nitrogênio 21% Oxigênio 1% Outros gases
Massas de ar no Brasil: Constante deslocamento das massas de ar, explica os fenômenos climáticos. Uma massa de ar seca pode se tornar úmida ao passar pelo.
Climas do Brasil conceitos básicos fatores elementos classificação.
climatologia Fatores climáticos: o que interfere no clima de um lugar
Prof. Jefferson O Clima.
Correcção da 5.ª ficha de avaliação
Ciclone: é o nome genérico para ventos circulares como tufão, furacão, tornado e willy-willy. Caracteriza-se por uma tempestade violenta que ocorre em.
5ª SÉRIE REVISÃO PARA A P2 DO SEGUNDO TRIMESTRE! BONS ESTUDOS!!!!
CLIMATOLOGIA II.
Atmosfera Terrestre Camadas da atmosfera Tempo e Clima
A Atmosfera e sua Dinâmica – O Tempo e o Clima
ACA Meteorologia Sinótica e Aplicações à Oceanografia
Dinâmica climática Radiação solar: É a principal fonte de energia e a base da vida vegetal e animal na Terra. Quanto maior é a temperatura, mais emitem.
PRESSÃO ATMOSFÉRICA O ar exerce uma força sobre as superfícies que possui contato. Isso ocorre devido ao contínuo bombardeamento das moléculas que compõem.
FATORES CLIMÁTICOS.
FURACÕES, TUFÕES, CICLONES, TEMPESTADES E ENCHENTES
Clima polar ANTÁRTIDA Curso Técnico em Meio Ambiente Professor: Vandeir Robson Turma: 1º NA Subsequente Componentes: Camila Rodrigues, Fernanda Faria,
Aventuras no Baú Mágico Geografia Correntes marítimas.
TIPOS DE CHUVAS 1- Massa de Ar Equatorial Amazônica: superúmida e quente: mais atuante no Brasil 2- Massa de Ar Equatorial Atlântica: úmida.
CIRCULAÇÃO DA ATMOSFERA
Escola do Viso CEF IOSI Bruno Soares.
Geografia Revisão.
Causas das Alterações Climáticas. Emissões de CO2 por sectores e por países, em osphere/atmosphere02-16.html.
FATORES CLIMÁTICOS.
Pressão Atmosférica “Com uma espessura de cerca de 1000 km, a atmosfera exerce uma forte pressão sobre os corpos da superfície terrestre. Contudo devido.
O TEMPO E O CLIMA AULAS 11 E 12 DATA: 28/05 PERÍODO: MANHÃ.
Atmosfera.
Clima Diferença entre tempo e clima Massas de ar
MASSAS de AR Definição: Um grande volume de ar, cobrindo uma superfície de centenas de km 2, que tem temperatura e umidade relativamente constante na horizontal.
Transcrição da apresentação:

CICLONE?? OU FURACÃO! ULBRA SÃO JOÃO

Todos os ventos, de brisas suaves a violentos furacões, são causados por diferenças de temperatura, pela rotação (ação de coriólis) da Terra e pela diferença de calor entre os continentes e oceanos.

Ciclone extratropical CICLONE s.m. Centro de baixas pressões atmosféricas em volta do qual a pressão aumenta mais ou menos regularmente, e que se caracteriza nas bordas por ventos convergentes para o centro, e no centro, por ventos ascendentes. / Furacão, na terra ou no mar, que faz redemoinho. // Ciclone tropical, furacão que se forma nos mares tropicais. Fonte: Enciclopédia Educacional, 2004

Imagem do ciclone Catarina feita pelo satélite METEOSAT-8

O Catarina foi um Ciclone ou Furacão?? O Catarina, como foi batizado o fenômeno, não apresentou as mesmas características de formação de um furacão. O furacão ocorre em águas com temperaturas elevadas — mais de 27ºC — e apresenta um olho, região central, também com temperaturas elevadas. O Catarina se formou em uma região de águas frias sobre o Oceano Atlântico, a cerca de 1.000 km da costa. Dessa forma, o fenômeno que ocorreu na costa sul brasileira parecia ser um ciclone por causa de suas características de formação. O grande problema é que, depois do processo de formação, o Catarina passou a apresentar um núcleo quente, ou seja, passou a ter características mais parecidas com a de um furacão.

Imagem do ciclone Catarina feita pelo satélite GOES-12 Ventos de 150 km/h atingem a costa brasileira e causam diversos estragos. Especialistas divergem em relação à classificação do fenômeno e sobre a possibilidade de ele se tornar freqüente no país.

A diferença de Ciclone Extratropical e Furacão? Um furacão tem características diferentes de um ciclone extratropical. A principal diferença é que o centro do furacão é quente e o do ciclone extratropical é frio. Um furacão forma-se sobre águas quentes e o ciclone extratropical pode-se formar sobre águas bem mais frias. As nuvens nas proximidades do centro do furacão são nuvens cumulonimbus, ou seja, nuvens de tempestade que chegam a atingir 15 ou mais km de altura. No centro do ciclone extratropical as nuvens são mais baixas, com apenas algumas nuvens chegando a 10 km de altura.

Ciclone Catarina 2004

“Ventos de 150 km/h atingem a costa brasileira e causam diversos estragos. Especialistas divergem em relação à classificação do fenômeno e sobre a possibilidade de ele se tornar freqüente no país.” Fonte: Portal Educacional,2004

Imagens do litoral sul de Santa Catarina 2004 Torres, RS 2004 A freqüência da ocorrência de ciclones vem aumentando no planeta. Será que o Catarina, tido como o primeiro ciclone registrado na América do Sul (em função da velocidade do vento), é uma raríssima exceção que não ocorrerá novamente neste século, ou o início de uma tendência?

Alguns mais alarmistas já falam que a culpa é da sociedade, que vem alterando as características naturais do planeta, sem perceber os prejuízos que isso pode causar. Mas ainda é muito cedo para se chegar a qualquer conclusão a respeito de nossa influência sobre a origem do Catarina. O importante é lembrar que o cuidado com o nosso meio ambiente nunca é demais, e todas as ações que objetivem preservar o equilíbrio ambiental são bem-vindas.