Pesquisar e usar a informação da Internet

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Como pesquisar na internet
Advertisements

Porque optar por ReadyGo?
1º ciclo do Ensino Básico Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro
Módulo II – Domine a Internet Introdução a Informática DCC - UFMG.
Unidades de Ensino da Microsoft
Internet Introdução à Internet Navegação na WWW (Web)
Pesquisar na Web e Avaliar a informação encontrada
Técnicas de pesquisa no Google
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
Agrupamento Vertical de Escolas de Salir Escola Básica Integrada de Salir 2008/2009 Literacia Da Informação Guião de Pesquisa de Informação Modelo Big.
Denise Perdigão BASE DE DADOS Denise Perdigão
Técnicas de Pesquisa na Internet – uma introdução
ESTADO DO PARANÁ NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE GUARAPUAVA.
Métodos De Pesquisa Na Internet
Internet e Informação Electrónica INTERNET EXPLORER
GUIÃO DE PESQUISA DA INFORMAÇÃO THE BIG6
A Internet, também conhecida como web, é uma rede de comunicação de milhões de computadores conectados, que oferece inúmeros serviços. São bilhões de.
Guião de pesquisa 3.º ano E.B Zambujeira.
Projeto : construir um desdobrável sobre nuvens
O Professor Bibliotecário
Metas de Aprendizagem na área das TIC
Colégio Cruzeiro do Sul Informática Básica Profª.Michele
Agrupamento de Escolas Finisterra Febres Agrupamento de Escolas Finisterra Febres Realizado no Ano Lectivo CREM Centro de Recursos Educativos.
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
Fácil. Disponibilizar arquivos como em um anexo de (os arquivos ficam em um único lugar) Sim. Somente docentes podem publicar arquivos no ambiente.
APRENDER A PESQUISAR O que significa «PESQUISAR» ?
FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA CONCEPÇÃO DA PESQUISA NA INTERNET Fontes utilizadas Blattmann, Ursula (1998), "Curso sobre como pesquisar na internet".
Plataformas uma ferramenta na educação??? 2006 Centro de Competência CRIE - FCUL.
Matemática e as TIC Recursos virtuais, Actividades colaborativas Madalena Santos, Teresa Silva Centro de Competência CRIE FCUL – Março 2007
Construção de Sites com o Google Pages Creator Centro de Competência CRIE FCUL Formação Primavera Março na Esc. Sec. com 3.º Ciclo Pedro.
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos As TIC e a aprendizagem As TIC e a aprendizagem Desenvolver competências Desenvolver competências.
Utilização educativa de blogues Centro de Competência CRIE FCUL Formação Primavera Março na Escola EB 2, 3 Gaspar Correia.
Rua Professor Veiga Simão | Fajões | Telefone: | Fax: | |
Para aprenderes a pesquisar A Biblioteca te irá ajudar
Técnicas de pesquisa avançada na Internet
Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.
1 TUTORIAL DO CATÁLOGO DA EGP-UPBS. 2 O catálogo da EGP-UPBS encontra-se em e está integrado no catálogo da Universidade do Porto.
Actividade A - Sendo um meio de comunicação muito atractivo, tanto visual como auditivo: pode restringir a vontade da criança comunicar por outras formas.
BEM VINDO À BIBLIOTECA PROCURA INFORMAÇÕES SOBRE UM TEMA OU UM AUTOR? PRETENDE CIRCUNSCREVER-SE AO OBJECTO DA INVESTIGAÇÃO, APRECIANDO A SUA AMPLITUDE,
Ulisses e Página das bibliotecas da UL - Princípios orientadores -
Navegação na WWW (Web):
1. Aprenda o básico sobre o Google
Literacia da Informação Bibliotecas Escolares: Abertura ao Saber.
Guia rápido para busca na Internet
COMO DEPOSITAR? REPOSITÓRIO UL AUTO-ARQUIVO DIVISÃO DE DOCUMENTAÇÃO 14 a 25 de MARÇO de 2011.
Se é professor, provavelmente já ouviu falar sobre… Educação do Séc. XXI Aprendizagem baseada na Internet.
Atividade 2 Juliane Silva De Paula Manfro Prof. Nilzo Machado.
Ferramentas de comunicação
1 RePe Centro de Competência TIC da ESE - Santarém E-Portefólio SEMINÁRIO PEDAGÓGICO O Contributo do Portefólio para.
Equipe NTM/Santos. SITES DE BUSCA São sites que atuam como robôs na busca de páginas que contém as informações que você procura a partir de palavras chave.
TIC 8º ANO (2013/2014) Analise e pesquisa de informação.
Literacia da informação Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel BIBLIOTECA ESCOLAR Pesquisar e usar a informação da Internet.
A utilização das TIC nos processos de ensino/ aprendizagem CRIE – ME
Planear um Website Principais etapas.
ÁREA PROJECTO.
Âmbito “Impactes das Alterações Climáticas na Biodiversidade” Objectivos Identificar os efeitos negativos nos ecossistemas/espécies (actuais e previsíveis),
Novas tecnologias para o ensino e recursos online Escolha, utilização e configuração de um blogue Vera Monteiro Aveiro, 6 de.
Mariza Mendes / Silene Kuin 1. Biblioteca universal Possui informações com as mais diversas abordagens Necessidade de tratamento das informações Mariza.
FUNÇÃO DA UNIVERSIDADE
Como fazer um trabalho de pesquisa
Construção de Sites com o Google Pages Creator 2ª sessão Centro de Competência CRIE FCUL Formação Primavera Março 2007 na Esc. Sec. com 3.º Ciclo.
Rua Professor Veiga Simão | Fajões | Telefone: | Fax: | |
Guia de pesquisa para resolução de problemas de informação Biblioteca da Escola Secundária 2, 3 Oliveira Júnior Guia de pesquisa para resolução de problemas.
ÍNDICE 1.PasswordPassword 2.Privacidade na InternetPrivacidade na Internet 3.Esquemas de FraudeEsquemas de Fraude 4.Segurança no telemóvelSegurança no.
O que andas a fazer na Internet? 2 Começando pelo básico…. Escrever a = 3.
Como fazer um trabalho de pesquisa. ETAPAS DO TRABALHO DE PESQUISA  1ª - Definir bem o tema  2ª - Pesquisar a informação  3ª - Selecionar os documentos.
As linguagens da Internet: O Hipertexto. Reflexão Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se.
Literacia da Informação ESCOLA EB23 da Sertã BE/CRE.
Projeto «Formação em Literacia Digital» Agrupamento de Escolas de Porto de Mós Biblioteca Escolar / Centro de Recursos Educativos 1 COMO PESQUISAR NA INTERNET.
Transcrição da apresentação:

Pesquisar e usar a informação da Internet Centro de Competência CRIE Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa http://cccrie.fc.ul.pt Pesquisar e usar a informação da Internet Teresa Faria e Teresa Silva 12 de Março 2008 Na Escola EB 2,3 Quinta de Marrocos – Lisboa

“Com biliões de páginas on-line, pode passar uma vida a “surfar” na Web, seguindo links de umas páginas para outras. Divertido talvez, mas não muito eficiente se está à procura de alguma informação específica. Então, por onde começar? Fazer pesquisas na Internet requer uma parte de habilidade, uma parte de sorte e um pouco de arte.” http://www.learnthenet.com/english/html/31wsearc.htm

Lamentações, reclamações, constatações... Nas pesquisas na Internet Não encontramos o que procuramos... Os alunos seleccionam o primeiro site que lhes aparece... Os trabalhos que entregam são cópias do que está nos sites...

Como ajudar os alunos a: pesquisar na Internet? avaliar a informação que encontram? utilizar a informação disponível em novos circuitos de comunicação? Mas também a… actuar com responsabilidade, observando princípios éticos básicos? proteger a sua privacidade e segurança pessoal enquanto navegam na net? compreender o mercado da Internet?

Aprender a Pesquisar

Motores de Busca (índexes e directorias) http://www.yahoo.com/ http://www.google.com/ http://www.kartoo.com/ http://pesquisa.sapo.pt/ http://www.ask.com/ http://www.aeiou.pt/ http://www.altavista.com/

Mesma pesquisa, no mesmo motor de busca, em países diferentes

Mesma pesquisa em vários motores de busca http://www.yahoo.com/ http://www.google.com/ ? http://www.aeiou.pt/ http://www.kartoo.com/

Curiosidades Nenhum motor de busca captura mais do que 16% de toda a informação existente na Internet Todos os motores de busca combinados encontram menos de 50% da informação que existe online

Conhecer o Google http://www.google.pt

No Google – algumas dicas O Google apresenta apenas as páginas que incluem todos os seus termos de pesquisa Para refinar a busca, adicionam-se mais palavras aos termos que já estão introduzidos Para excluir palavras, usar o sinal "-" antes do termo que se quer evitar O Google só mostra páginas que incluam todos os seus termos de busca. Não há necessidade de incluir "and" entre os termos. Para restringir uma busca com mais profundidade basta incluir mais termos. Google ignora palavras e caracteres comuns. O Google automaticamente discarta termos como "http"e ".com", assim como dígitos ou letras sozinhas, estes termos raramente ajudam na busca, e podem tornar a busca consideravelmente mais lenta. Use o sinal "+" para incluir terminadores na sua pesquisa. Tenha certeza de incluir um espaço antes do sinal "+". [Você pode também incluir o sinal "+" na pesquisa de frases.] Veja os seus termos de pesquisa no contexto Cada resultado de pesquisa Google contém um ou mais excertos da página web, que mostram como os têrmos da sua pesquisa são usados no contexto daquela página. Será que Maiúsculas ou minúsculas ou acentos interessam? As procuras no Google não são sensíveis a Maiúsculas e minúsculas. Procurar frases usando aspas e podendo usar o sinal “+” entre as citações As pesquisas no Google não são sensíveis a maiúsculas e minúsculas

No Google – pesquisa avançada

No Google – Directórios http://directory.google.com/

No Google – pesquisa de imagens Mais de 390 milhões de imagens indexadas para visualização As imagens identificadas pelo serviço podem estar protegidas por copyright Podemos visualizar, mas não nos são concedidos direitos de utilização Pode contactar-se o proprietário do site a fim de obter a devida autorização Apesar dos mecanismos de controlo do Google, podem aparecer imagens impróprias para crianças

Conselhos para a pesquisa Usar várias palavras-chave, de preferência nomes (Atenção aos erros de digitação) Combinar palavras-chave, criando frases e usando aspas Usar técnicas para refinar a pesquisa, que variam com o motor de busca, e usar opções de “pesquisa avançada” (Segundo um estudo inglês de 2003, apenas 10% dos utilizadores usam estas técnicas) Depois de encontrar a informação, confirmar a sua exactidão, localizando pelo menos outras três fontes independentes que tenham o mesmo tipo de “resposta” (triangulação)

Avaliar a informação online

Na Internet Encorajar os alunos a: Onde encontrar boa informação online? Como avaliar a informação que se encontra? Encorajar os alunos a: * pensar criticamente * desenvolver um cepticismo saudável * aprender a colocar as questões certas: Quem é a fonte da informação? O que estou a conseguir obter? Quando é que isto foi criado? Onde estou? Porque estou aqui? Como distinguir informação de qualidade do lixo? Os 5 W da Internet

Como escolher pérolas no lixo da internet? Finalidade Qual é o objectivo do site? É comercial? É pessoal? É institucional? É educativo? Autoridade Quem é o autor? O “autor” é uma organização, associação, universidade? Qual é a reputação do autor? É um especialista na matéria? O autor pode ser contactado? Existe uma lista de referências? Existem patrocinadores? Onde está publicado o site? Qual é o domínio? Há alguma forma de identificar a origem do site?

Objectividade Actualidade A informação deixa transparecer um mínimo de preconceitos? A página foi desenhada para manipular informação? Tem algum anúncio comercial? Actualidade A informação é actual? A página está datada? Se sim, quando ocorreu a última actualização? Os links dentro do site e para fora do site funcionam? Existe diferença entre a data em que foi criada a informação e a data de actualização da página? Cobertura Há alguma indicação de que a página está completa? Ou está em construção? Que tópicos estão cobertos? Com que grau de profundidade?

A informação apresentada é clara? Relevância O conteúdo é apropriado para a sala de aula ou para a actividade em causa? Está ajustado à idade e nível de escolaridade dos alunos? É fiável, exacto, completo e está bem escrito? O conteúdo é relevante? São indicadas outras fontes e recursos de informação? Clareza A informação apresentada é clara? O texto está organizado, é legível e está formatado de forma a facilitar a leitura ? Se existem imagens, elas acrescentam algo ao conteúdo ou são distractores? Se existem avisos, eles interferem com a forma de utilizar a página? As páginas estão bem organizadas? Existem erros de ortografia ou de sintaxe?

Estudar o URL Identificação do domínio onde a página está alojada Qual é o contexto geral da página que se está ver? Onde é que me encontro na Web? A quem pertence o domínio? Estudar o URL org – organização www.dietaesaude.org gov – governamental www.pcm.gov.pt/ com – comercial www.amazon.com/ edu – educacional www.ufam.edu.br/

recursos/pesq_seg_net/ Anatomia de um URL http://nonio.fc.ul.pt/recursos/pesq_seg_net/index.htm Tipo de ficheiro (hipertexto) Nome do domínio (localização na internet) Caminho ou directorias no computador para o ficheiro Nome do ficheiro http:// nonio.fc.ul.pt/ recursos/pesq_seg_net/ Index.htm

“Desconstruindo” um site Partindo deste site: http://www.rudzerhost.com/ambiente/estufa.htm

Quem é o autor? Pesquisar *Rui Meira* O que estou a encontrar? A informação é tendenciosa e apresenta erros? Quando foi publicada a informação? 2002 Comparar algumas datas incluídas no site http://www.rudzerhost.com/ambiente/camada.htm

Onde está localizada a página? http://www.rudzerhost.com/ Que tipo de domínio é este? Pesquisar no google "rudzerHOST“ Porquê usar este site como fonte credível? Posso verificar a informação? Outro exemplo: http://www.media-awareness.ca/english/resources/special_initiatives/wa_resources/wa_shared/tipsheets/deconstructing_webpages.cfm

Orientar a pesquisa e o tratamento da informação

Etapas da pesquisa de informação 1. Definição da tarefa O que pretendo fazer? Que tipo de informação preciso de procurar? 2. Estratégias de pesquisa de informação A que fontes devo aceder? Como saber quais são as melhores? http://www.rbe.min-edu.pt/

3. Localização e Acesso 4. Uso da Informação Que tipo de fontes vou usar? Onde posso encontrar essas fontes? Quem me pode ajudar a encontrar essas fontes? 4. Uso da Informação Qual a informação útil em cada fonte? Como posso registar a informação que encontro? Como devo referir as minhas fontes?

5. Síntese 6. Avaliação Como posso organizar a informação recolhida? Como posso apresentar o resultado? Que materiais vou precisar para a apresentação? 6. Avaliação A tarefa está completa? Como posso saber se o que fiz foi o melhor? Outro Guião

6 etapas - Exemplo de outro percurso Selecciono o assunto Interrogo as fontes de informação Selecciono os documentos Extraio as informações Trato as informações Produzo o trabalho http://www.ebsi.umontreal.ca/jetrouve/projet/index.htm

Avaliação de sites pelos alunos 1 Que tipo de site é este? Qual é o seu objectivo: é informar? é vender? é divertir? é convencer? 2 É um site comercial? É uma página pessoal? É um site educativo? Como identificaste? 3 Que decisão tomar? Para onde olhar? O que ter em conta?

Avaliação de sites pelos alunos 4 Qual é a principal questão em jogo? É um site seguro e que garante a privacidade? 5 É preciso autenticação? Que dados são solicitados? Cumpre boas práticas de cidadania online? 6 Tomaste a decisão acertada? Porquê?

Dicas para desencorajar o plágio Limitar a tarefa a tópicos específicos Pedir tarefas como "comparar e contrastar" ou reflexão pessoal Solicitar a utilização de fontes online e offline Combinar tarefas escritas com outras (experiências, apresentações…) Pedir um “diário” sobre o processo de pesquisa onde discutam a investigação, o tópico explorado e incluam desafios e dificuldades que surgiram durante a realização da tarefa

Marcar datas de entrega de partes do trabalho Pedir a lista de referências usadas e para cada uma um pequeno resumo Solicitar escrita em grupo e pedir a revisão a outros colegas Publicar a escrita em fóruns de discussão ou na web, alargando o universo dos leitores Usar momentos de partilha e discussão sobre o trabalho No início do ano, explicitar a definição de plágio, as consequências na aprendizagem e as penalizações Observação dos direitos de autor (copyright) e citação responsável das fontes

(quais são as exigências do professor) Mais dicas Explicitar qual é o produto pretendido (quais são as exigências do professor) Pedir para incluirem no trabalho: Onde foram buscar a informação? Que sites consultaram? Quais foram úteis? Fornecer uma lista de sites aos alunos como base para a sua pesquisa

Pedir sempre para justificarem as suas opções Pedir aos alunos para procurarem: sites que considerem relevantes sites complementares sites com informações diferentes sites para diferentes públicos. Pedir sempre para justificarem as suas opções

Bibliografia Mais recursos Rede de Bibliotecas Escolares http://www.rbe.min-edu.pt/ Learn the Net http://www.learnthenet.com/english/html/31wsearc.htm How to evaluate and review web resources http://schools.becta.org.uk/index.php?section=is&catcode=ss_to_es_tl_rs_03&rid=9926 How to search safely for information on the web http://schools.becta.org.uk/index.php?section=tl&catcode=ss_tl_dig_02&rid=12498&pagenum=1&NextStart=1&print=1 Evaluating Web Sites http://www.lesley.edu/library/guides/research/evaluating_web.html Media Awareness Network http://www.media-awareness.ca/ Mais recursos