Universidade Agostinho Neto

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Advertisements

Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
A Educação do Nosso Tempo
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
Maio / 2006.
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Universidade de Aveiro
Bacharelado em Sistemas de Informação. Sistemas de Informação Tecnologias da computação, comunicação e informação, em conjunto com recursos da administração,
Instrumentos de Avaliação - MEC
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
Universidade do Sul de Santa Catarina Fundação Pública de Direito Privado – Criada em 1964; Reconhecida como Universidade em 1989; 04 campi e 09 unidades.
Contexto de Educação a Distância
SÉCULO XX.
Produção do conhecimento em EAD
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
e-ProInfo Ana Christina de Oliveira Bringuente Ariane Nunes Reis
Universidade Agostinho Neto Luanda - Angola
Parcerias: MC/SETEC-MEC/IFs/CNPq. Objetivos: Promoção da inclusão digital, por meio da formação no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA O ORIENTADOR DE APRENDIZAGEM
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
Informática Aplicada ao Ensino de Graduação: recursos e possibilidades
ADEMILDE SILVEIRA SARTORI
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
Tipos de Tutoria.
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
CIDADE DIGITAL.
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
República Federativa do Brasil Governo Federal Ministério da Educação Chamada Pública para Seleção de Pólos Municipais de Apoio Presencial e de Cursos.
Mídias na Educação Programa de formação continuada de profissionais de educação para o uso das mídias no processo de ensino e de aprendizagem, de forma.
Histórico Missão: Transformar e desenvolver a sociedade através da excelência dos serviços relacionados à educação, proporcionando a formação integral.
OBJETIVOS Objetivo Geral
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Sistema Universidade Aberta do Brasil
OBJETIVOS Apresentar a metodologia de ensino das disciplinas on-line. Fornecer informações acadêmicas referente as disciplinas on-line.
EJA ENSINO MÉDIO – ENSINO À DISTÂNCIA
PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010.
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Formação de Tutores a Distância
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
Laboratório de Ensino a Distância
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
PROGRAMA DE APOIO AO ALUNO EAD:
Claudia Guazzelli Charoux Núcleo TIC na Educação - CENPEC
NEAD – SENAI/MG Núcleo de Educação a Distância do Senai / MG.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATIVAÇÃO DE PROCESSOS DE MUDANÇA NA
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Planejamento Estratégico Desenvolvedora: Lílian.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO NRE MARINGÁ ???.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO COMPONENTE CURRICULAR EDC 287-EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS DOCENTE MENANDRO RAMOS DISCENTE.
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ingrid S. David Prof. Gilca Vilarinho Setembro-2005.

Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
APRENDIZAGEM MEDIADA PELA TECNOLOGIA
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
1° Encontro.
Superando os limites do espaço/tempo Uma proposta de EAD para a Bahia.
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
Skype: urcampvirtual.ead         Endereço: Tupy Silveira, 2086  Telefone: Ramal: 263.
GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE.
GESTÃO DA EAD NA UFAL: da institucionalização às ações concretas
CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA Um novo padrão de qualidade Liliane Barros Especialista em Educação a Distância
Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância.
PDU Quem somos? Assessoria de Educação a distância – AEDI Criação: Resolução 66 2 de 31/03/2009 Missão: Coordenar as ações decorrente da política.
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
Novas Tecnologias para Educação Superior e os Procedimentos de Ensino Apuena Vieira Gomes Secretaria de Educação a Distância – SEDIS Universidade Federal.
Transcrição da apresentação:

Universidade Agostinho Neto Instituto de Ensino Superior Camões

Camões: Quem somos? Quase meio século de existência, nasceu em 1965. Experiência na área educacional, atuando desde o Ensino Fundamental, Médio e Técnico, até o Ensino Superior. Mantenedor das Faculdades Integradas Camões, e da Faculdade São Paulo, ambas credenciadas pelo Ministério da Educação do Brasil. Editor através da Editora Michelotto. Instituição de Ensino Superior com mais de 6 mil alunos bolsistas pelo programa ProUni do Governo Federal Brasileiro.

O ProUni nas Faculdades Camões: O que é: O PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS, do Governo Federal, e Ministério da Educação do Brasil tem como finalidade concessão de bolsas de estudos Integrais e Parciais e Cursos de Graduação nas Instituições Privadas de Ensino Superior. O ProUni nas Faculdades Camões: Segundo relatórios fornecidos pelo Ministério da Educação do Brasil, a Camões possui mais de 6 MIL ALUNOS beneficiados com bolsas do ProUni. Desde a criação do ProUni, em 2005, o Camões já atendeu mais de 10 mil alunos.

Fonte: Ministério da Educação do Brasil Quadro De Bolsas Do Prouni Fonte: Ministério da Educação do Brasil

Propostas da Camões, em parceria com a Universidade Agostinho Neto Criação de um programa de Computador para utilizar como o AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem; Promover EM PARCERIA, o Curso de Capacitação de Professores; Implantação da metodologia para Educação a Distância; Estrutura de um Pólo (local onde o curso é ministrado); Desenvolver projetos e ministrar cursos de Graduação e Pós Graduação; Publicar livros de autoria de Professores Angolanos e Brasileiros; Construção de Casa Modular;

AVA – Ambiental Virtual de Aprendizagem Ítem 1 AVA – Ambiental Virtual de Aprendizagem

1. Criação de um programa de Computador para utilizar como o AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem; O AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem é um ítem fundamental quando refere-se a EaD. Neste sistema, o aluno pode visualizar o conteúdo das aulas, realizar atividades, conversar com seus colegas e professores, acompanhar seu rendimento. TODOS OS RECURSOS DE UMA SALA DE AULA FÍSICA SÃO DISPONIBILIDADOS NO AMBIENTE VIRTUAL.

1. Criação de um programa de Computador para utilizar como o AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem; Figura 1 – Página Inicial do AVA

1. Criação de um programa de Computador para utilizar como o AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem; Figura 2 – Como o aluno visualiza as disciplinas.

1. Criação de um programa de Computador para utilizar como o AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem; Figura 2 – Como o aluno visualiza as disciplinas.

1. Criação de um programa de Computador para utilizar como o AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem; Material Impresso: Extrema relação entre o Conteúdo postado na Plataforma e o material impresso. Auto Explicativo e utilizando uma linguagem fática, buscando sempre a ligação com o aluno.

Promover EM PARCERIA, o Curso de Capacitação de Professores; Ítem 2 Promover EM PARCERIA, o Curso de Capacitação de Professores;

2 - Promover EM PARCERIA, o Curso de Capacitação de Professores; Objetivo do Curso: Preparar colaboradores para exercerem a função de tutores de comunidades virtuais voltados à formação de profissionais de diversas áreas no território angolano. Público Alvo: Profissionais voltados para as novas tecnologias e que tenham interesse em desenvolverem-se no segmento educacional direcionado à modalidade EaD. Estrutura Curricular: Conteúdos: Instrumentalização e ambientalização no AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem. Recursos e atividades do AVA. Ações do tutor local. Postura do tutor local.

2 - Promover EM PARCERIA, o Curso de Capacitação de Professores; Cronograma Presencial. Encontros Conteúdos Estratégias Avaliação 1° - 4 –h/aula Cadastro de usuário: preenchimento, e-mail, confirmação e acesso. Atualização de perfil: apresentação, imagem. Mensagens: enviar e receber Exposição e Prática Participação 2°- 4-h/aula Recursos: Últimas Notícias, Próximos Eventos, Atividades Recentes, Atividades e Notas. 3°-4-h/aula Conceitos e paradigmas. Ações do Tutor Local. Postura Local. Exposição 4°-4-h/aula Participação em Fórum; Feitura de atividades: subjetivas e objetivas. Exposição e prática Feitura das atividades – 10 pontos.

2 - Promover EM PARCERIA, o Curso de Capacitação de Professores; Cronograma a Distância Encontros Conteúdos Estratégias Avaliação 1° - 5 –h/aula Entendendo o EAD. Como estudar na modalidade EAD. Manual do aluno Exposição e Prática Feitura das Atividades – 10 pontos 2°- 5-h/aula Histórico do EAD. Vantagens do EAD. EAD e Ensino Presencial Feitura das atividades – 10 pontos. 3°-5-h/aula Software Livre Documento O que é Moodle? 4°-5-h/aula Hipertexto Hiperleitura Exposição e prática 5°-4-h/aula Todo o conteúdo dos momentos a distância 50 pontos

Implantação da metodologia para Educação a Distância; Ítem 3 Implantação da metodologia para Educação a Distância;

3- Implantação da metodologia para Educação a Distância A metodologia, estrutura-se na articulação entre teoria e prática. Ela pauta-se na abordagem Cooperativa – Colaborativa. Sendo assim, as articulações metodológicas derão esplanadas sob 3 enfoques. As ações destes momentos são protagonizados por professores-autores, professores de EaD e tutores.

3- Implantação da metodologia para Educação a Distância Procedimentos de Pré-Atividade: Procedimentos de Aprendizagem Procedimentos Pós-Atividades: Sistema de Avaliação e Aprendizagem Biblioteca Virtual

Estrutura de um Pólo (local onde o curso é ministrado); Ítem 4 Estrutura de um Pólo (local onde o curso é ministrado);

4 - Estrutura de um Pólo (local onde o curso é ministrado); Figura 4 – Sala de aula com capacidade para 50 alunos

4 - Estrutura de um Pólo (local onde o curso é ministrado); Figura 5 – Laboratório de Informática com 50 computadores

4 - Estrutura de um Pólo (local onde o curso é ministrado); Figura 6 – Biblioteca com Acervo bibliográfico e acesso a internet.

4 - Estrutura de um Pólo (local onde o curso é ministrado); E ainda: Secretaria para atendimento aos alunos; Sala do Diretor ou Gestor; Sala do Tutor;

4 - Estrutura de um Pólo (local onde o curso é ministrado); A Faculdade Camões, possui no Brasil pólos avaliados pelo Ministério da Educação com conceito máximo! Nas cidades de Curitiba, Brasilia e São Paulo (Maior cidade da américa Latina).

Desenvolver projetos e ministrar cursos de Graduação e Pós Graduação; Ítem 5 Desenvolver projetos e ministrar cursos de Graduação e Pós Graduação;

5 - Desenvolver projetos e ministrar cursos de Graduação e Pós Graduação Cursos de Graduação já formatados e adaptados para modalidade Semipresencial (onde as avaliações são presenciais): Letras: Português; Gestão Ambiental e Sustentabilidade; Administração; Pedagogia.

5 - Desenvolver projetos e ministrar cursos de Graduação e Pós Graduação Cursos de Pós-Graduação já formatados e adaptados para modalidade Semipresencial (onde as avaliações são presenciais): Educação Infantil; Saneamento Básico e Ambientes Saudáveis; Saúde Pública com ênfase na estratégia de saúde Familiar; Educação Ambiental; Gestão Empresarial e Agronegócios.

5 - Desenvolver projetos e ministrar cursos de Graduação e Pós Graduação No Brasil, a Faculdade Camões possui Cursos Avaliados pelo MEC que tiraram nota máxima na avaliação Cursos já oferecidos no Brasil com NOTA MÁXIMA NO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO: Gestão Notarial e Registral; Logística; Gestão Ambiental; Marketing

Publicar livros de autoria de Professores Angolanos e Brasileiros; Ítem 6 Publicar livros de autoria de Professores Angolanos e Brasileiros;

6 - Publicar livros de autoria de Professores Angolanos e Brasileiros; Itens Necessários para publicação Criação de Conselho Editorial; Material para avaliação e cadastro; Avaliação do arquivo original; Estruturação do material para publicação; Informações da maneira como adaptar o material para formato LIVRO; Esclarecimentos das etapas para publicação.

Construção de Casa Modular; Ítem 7 Construção de Casa Modular;

7 - Construção de Casa Modular;

7 - Construção de Casa Modular; No mercado, existem diferentes sistemas construtivos de moradias. Um sistema inovador que reúne o que há de melhor em cada um deles e surpreende com seus diferenciais. Área Total: 39,41 m² Dormitório 1: 8,58m² Dormitório 2: 10m² Sala/Cozinha: 16,08m² Banheiro: 2,68m²

7 - Construção de Casa Modular; A Fundação é normalmente em radier, conforme dimensionamento definido nos locais a serem aplicados

7 - Construção de Casa Modular; A Fundação é normalmente em radier, conforme dimensionamento definido nos locais a serem aplicados

7 - Construção de Casa Modular; Área: