TRANSPORTES – OUTROS EXERCÍCIOS E CONSIDERAÇÕES DE LOGÍSTICA

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Transcrição da apresentação:

TRANSPORTES – OUTROS EXERCÍCIOS E CONSIDERAÇÕES DE LOGÍSTICA 1- Modelo de Transportes com Otimização 2-Modelo de Transportes com Baldeação 3-CUSTO TOTAL (Transportes + Estoque) 4- Competitividade – “Acordos Cliente –Fornecedor” 5-Roteirização com Programação de Veículos 6- Outras Considerações sobre Logística de Transporte

1- Transportes com Otimização Exemplo: 3 Olarias (F1; F2 e F3) e 3 Obras (D1; D2 e D3) , as ofertas são de 100; 50 e 70 milheiros e as demandas de 30; 50 e 40 milheiros respectivamente. Os custos do milheiro entregue nas obras pela olaria 1 são de R$ 200; R$ 210 e R$ 220 ; os custos do milheiro entregue nas obras pela olaria 2 são de R$ 190; R$ 190 e R$ 210 e os custos do milheiro entregue nas obras pela olcaria 3 são de R$ 230; R$ 200 e R$ 250 respectivamente. Diferenças 200; 10; 20; --- 190; 0; 20; 20 200 ; 30 20; 20 Dif. 10 10 10 0 10 10 10 --- 10 10 10 --- 40 --- 40 --- Obs. 1) Variáveis básicas = m+n -1 (fontes + destino – 1) 2) Só esgotar uma linha ou 1 coluna de cada vez para aparecer todas as variáveis básicas.

1- Transportes com Otimização (cont. 1) 1)Arbitrar um dos “Vi” ou “Uj” =0; escolher linha ou coluna com mais variáveis básicas . 2) Obter demais “Vi e “Uj” fazendo para as variáveis básicas “Cij = Vi + Uj” . 3) Comparar “Vi + Uj” com Cij das variáveis não básicas. Se algum “Cij “ for menor que “Vi + Vj “ a solução não é ótima. 4)Verificar no Loop fechado formado pela variável entrante e as básicas existentes, qual o maior valor que pode ser transferido para a posição F3.Artif., sem criar valores negativos nas posições básicas anteriores.

1- Transportes com Otimização (cont. 2)

Na onda do Tudo Se Transporta, foi construído em Torku, na Finlândia, o primeiro edifício transportável do mundo! Ele tem 220 toneladas e foi construído pela companhia finlandesa Neapo Oy. O projeto, tem três andares, 12 metros de altura, 33 metros de comprimento e 12 metros de largura. Depois de construído dentro do estaleiro STX de Turku, o edifício foi transportado em uma embarcação a um terreno alugado próximo ao litoral. A estrutura é toda feita de células de aço, particularmente rígidas, leves e resistentes. Sua instalação foi feita com ajuda de um guindaste. Area útil de 864 metros quadrados, demorou apenas oito meses para ficar pronto. A companhia responsável pela obra patenteou os painéis de aço utilizados para a construção.

2-Modelo de Transportes com Baldeação Sejam 2 fábricas com produção de 100 e 200 unidades mensais e 3 destinos finais (armazéns) com demanda de 100 unidades cada um. Os custos de transporte unitários entre fábricas e destinos e vice-versa são dados na tabela a seguir: 30 Obs. Neste caso os produtos antes de chegarem ao destino final podem passar por outra fábrica ou outro armazém.

2-Modelo de Transportes com Baldeação Para obter a solução somam-se tanto nas disponibilidades como nas necessidades o total produzido mensalmente pelas fábricas como a seguir:

2-Modelo de Transportes com Baldeação – Solução usando Programa Po – Prof.Maurício Pereira de Souza

0timização Os valores na diagonal são excluídos da resposta.

2-Modelo de Transportes com Baldeação - Resposta

3-CUSTO TOTAL (Transportes + Estoque) Valor do estoque no destino é o (valor médio + custo do transporte) x quantidade média estocada. Resolução: São 4 os custos relevantes: 1)Transporte = Custo por unidade x quantidade 2)Estoque em trânsito = Valor total da mercadoria x (dias/365) x taxa de juros 3)Estoque médio na origem = Valor total na fábrica x taxa de juros 4)Estoque médio no destino = (Valor total na fábrica mais o custo de transporte) x taxa de juros

3-CUSTO TOTAL (Transportes + Estoque) - Resposta Neste exemplo o transporte intermodal usando Pigyy-back, reboques dos caminhões, sendo transportadas por navios é o mais vantajoso. O custo mínimo total porém está bem próximo do transporte rodoviário, que pode ser mantido se houver maior confiabilidade.

4- Competitividade – “Acordos Cliente –Fornecedor” Dados: Um fabricante compra 3.000 caixas de peças plásticas por ano, avaliadas em R$ 100 cada uma, de dois fornecedores. Ambos os fornecedores, oferecendo o mesmo tipo de transporte (ferroviário), vendem a mesma quantidade (1.500 caixas). Para cada dia que o fornecedor consiga reduzir no tempo médio de entrega, o fabricante desloca 5% a mais (ou 150 caixas por ano) para o mesmo de suas compras totais. O fornecedor tem uma margem de lucro de 20% em cada caixa sem descontar as despesas de transporte. Os custos de transporte e tempo médio de entrega por modal de transporte são dados abaixo: Modal de Transporte Preço pago (R$/caixa) Tempo de entrega (dias) Ferroviário Rodoviário Aéreo 2,50 6,00 10,35 7 4 2

4- Competitividade – “Acordos Cliente –Fornecedor” - Solução Modal de Transporte Caixas Vendidas pelo Fornecedor Lucro Bruto (R$) (20%) Custo de Transporte (R$) Lucro Líquido Ferroviário Rodoviário Aéreo 1.500 1.950 2.250 30.000 39.000 45.000 3.750,00 (2,5x1500) 11.700,00 (6x1950) 23.287,50 (10,35x2250) 26.250,00 27.300,00 21.712.50 Resposta: Mantida a promessa de aumento das compras o fornecedor deve mudar do modo ferroviário para o rodoviário. É preciso firmar, antes contrato de fidelidade, pois o outro fornecedor poderia também mudar a forma de transporte e anular esta vantagem.

5-Roteirização com Programação de Veículos Ver restrições (tipos de carga por parada, volumes, pesos, capacidade de carga dos veículos, horários de trabalho dos veículos e dos locais de carga e descarga). Formar rotas em torno das paradas mais próximas uma das outras. Evitar que trajetos que se cruzem, formar percursos tipo “gota”. Alocar sempre primeiro os veículos maiores. Se possível combinar coletas com entregas. Evitar janelas de tempo de atendimento estreitas nos clientes. Cargas muito pequenas e pontos isolados podem ser retirados da rota e serem atendidos com veículos pequenos próprios ou mesmo alugados. Usar método da varredura (erros médios de 10%) ou das economias (Programa Router do Logware).

6- Outras Considerações sobre Logística de Transporte 1- Observar se a designação da mercadoria influi no preço cobrado (ladrilhos, lajotas, artefatos de cimento etc. podem designar o mesmo material e terem preços de transporte diferentes). (Lembrar da diferença em impostos cobradas de escritórios de consultoria e de assessoria). 2- Mercadorias sobre pallets ou em conteiners reduzem custos de carga e descarga, tendo custos de transportes menores. 3- Ao enviar cargas se houver tabelas com faixas de preços, verificar se é vantajoso declarar um peso maior. Ex. Preço por tonelada: Paranaguá – Cascavel >=5T >=10T >=20T > =30T R$ 41,43 33,08 24,11 20,69 Para uma carga de 15T fica mais barato dizer que tem 20T, pois 15x33,08=R$496,20 é maior do que 20x24,11 = R$ 482,20 4- No caso de cargas que serão completadas no caminho ou cargas que serão descarregadas parcialmente no caminho, verificar se o pagamento pela carga total em todo o percurso mais os custos de parada para carga ( ou descarga) no caminho fica mais barato ou não. Ex. 10T de Cascavel a Curitiba mais 5T de Guarapuava a Curitiba A)Custo de 10T de Cascavel a Guarapuava = R$ 60x10 = R$ 600,00 Custo de 15T de Guarapuava a Curitiba = R$ 80x15 = R$ 1.200,00 Total: R$ 1.800,00 B)Custo de 15 de Cascavel a Curitiba = R$ 100 x 15 = R$ 1.500,00 mais custo da parada para completar carga em Guarapuava R$ 150,00 Total: R$ 1.650,00. A escolha da do transporte depende de 4 aspectos básicos: preço, tempo total porta a porta, variabilidade do tempo porta a porta e perdas e danos.

TRANSPORTES – OUTROS EXERCÍCIOS E CONSIDERAÇÕES DE LOGÍSTICA Fim Transportes – Obrigado pela Atenção Ver mais detalhes livro Ballou – Parte III – Estratégia de Transporte. Ver Programa ROUTER do LOGWARE.