Sistemas de Medidas Decimais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
6º ANO MATEMÁTICA MEDIDAS DE COMPRIMENTO PERÍMETROS DE FIGURAS PLANAS
Advertisements

INTRODUÇÃO À FÍSICA Gilson Rocha.
Ciências – 9º ano Física – Capítulo 1 Prof. Adriana Amorim
Medidas de Tempo Nunca se escreve 2,40 h para representar 2h e 40 min, pois as medidas de tempo não são decimais.
SISTEMA MÉTRICO DECIMAL
SISTEMA MÉTRICO DECIMAL
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
Nome : Resolve estas operações começando no centro de cada espiral. Nos rectângulos põe o resultado de cada operação. Comprova se no final.
Medidas de Comprimento
Análise dos resultados Avaliação da Aprendizagem em Processo / SARESP
Então, vamos lá! Qual é esse conteúdo?
TRIGONOMETRIA TRIÂNGULO RETÂNGULO.
GRANDEZAS ESCALARES E VETORIAIS.
Revisão 3BI.
Polinômios Prof. Marlon.
FUNÇÃO MODULAR.
ATIVIDADES DE REVISÃO TURMA 101 GEOGRAFIA- EVA CRISTINA
Razão e Proporção Razão: é o quociente indicado (exato) entre dois números racionais, sendo que o segundo número é diferente de zero. Como você pode perceber,
NÚMEROS DECIMAIS Mas afinal o que vamos hoje aprender?
Transformação de unidades
Transformação de unidades
Transformação de unidades
MEDIÇÃO ERROS - PROPAGAÇÃO (2) Prof. Cesário.
Unidades de medidas: Medidas de comprimento Medidas Angulares
Oficina de Matemática Paracatu, 22 de junho de 2012
Prof. Doug =) Prof. Nicolau Bandera
Unidades de Medidas.
Notação Científica Massa real ( em g )
SISTEMA INTERNACIONAL DE UNIDADES - SI
Notação Científica.
MECÂNICA - ESTÁTICA Vetores Forças Cap. 2.
ESCALAS.
MECÂNICA ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS
ÂNGULOS SILVIA MACÊDO.
Medidas de Volume Feito por:TOP SECRET.
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Operações com frações (semana 9).
Múltiplos de um número Sonia Regina de Souza Guedes.
SISTEMA DECIMAL DE MEDIDAS
OI! Prof. Marson HOJE VEREMOS CONVERSÃO DE UNIDADES DE: COMPRIMENTO;
MEDIÇÃO 2 Prof. Cesário.
Prof.. Marcos G Degenhardt
Propriedades gerais da Matéria
Razão e Proporção. Razão e Proporção Razão    
Matemática Básica – Aula 1
Colégio Dante Alighieri
Algarismos Significativos
Projeto Medindo minha escola.
Aula 03: 02/03/2012 Revisão de análise dimensional e unidades.
Fazendo Medidas Prof. Joni.
FARMACOLOGIA E CÁLCULOS DE MEDICAMENTOS
Trigonometria 19/11/2009.
Unidades de Medida Prof. Jair Nogueira.
PA (somente conceitos básicos)
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Algarismos Significativos e notação Científica.
EEB JOSÉ MATIAS ZIMMERMANN
Tecnologias - Matemática Medida de volume – conceitos iniciais
Exercício de Revisão – Teste 02
Profª Daiane Elise Wolfart
MATEMÁTICA Básica Testes 2 e 3 Caderno de Exercícios:
Grandezas, unidades de medida e instrumentos de medida
MEDIDAS DE MASSA MASSA QUILOGRAMA PESO Dafnny Silva Lopes.
Curso de formação “O ensino da geometria no 1º ciclo”
SISTEMA MÉTRICO DECIMAL
ISO 9001:2000
Unidades de medidas.
SISTEMA DE MEDIDAS (Aula 8)
Unidades de medidas.
Transcrição da apresentação:

Sistemas de Medidas Decimais O metro linear: Definição clássica : É o resultado da divisão da distância do Equador ao pólo norte por 10 000 000. É a unidade usada para medir um determinado espaço.Exemplos: O comprimento de um dos lados da sala de sua casa, quanto você tem de altura, a distância entre duas cidades, etc. Múltiplos e submúltiplos do metro. Km Hm Dam M Dm Cm Mm Km = Quilômetro  Dm = decímetro  Hm = hectômetro múltiplos Cm = centímetro Submúltiplos Dam = decâmetro Mm = milímetro

( ( ( Transformando unidades de medida de comprimento Mas, como fazer para transformar de uma unidade para outra? Basta andar casas decimais para a esquerda ou para a direita, dependendo de qual medida você tem e em qual medida se quer transformar. Vamos dar um exemplo: Transformar 10 Km em M. Qual medida tenho? Km não é ! Qual medida quero chegar? Metros, logo andamos casas decimais( pulinhos) da esquerda para a direita, vamos demonstrar: Andando casas decimais. ( ( ( Km Hm Dam M Dm Cm Mm Regra prática: Andar casas decimais para a direita ou para a esquerda,dependendo do expoente da unidade e da onde se está e para onde se quer (chegar) transformar.

( ( ( ( ( ( ( ( ( ficaria assim: 0, 0, Km Hm Dam M Dm Cm Mm 10 , ( 0, Km Hm Dam M Dm Cm Mm 10 , Agora que transformamos ficou assim 10 000 metros. Vale lembrar que a vírgula é a chave do “negócio”,pois ando as casas e aonde eu parar com a vírgula é que determina qual é o número transformado.Outrossim, lembre-se que ao escrever um número qualquer, a vírgula estará sempre à sua direita, veja por exemplo se escrevo o número 25. Aonde esta a vírgula? Esta aqui 25, Ok! Veja as divisões e sub divisões do metro: ( ÷ 10 Km Hm Dam M Dm Cm Mm 1 10 100 1000 0,1 0,01 0,001 ( ÷ 10 ( ÷ 10 ( X 10 ( X 10 ( X 10 Quando transformamos por exemplo 20 Dm em Mm andamos 2 casas decimais para a direita o que significaria multiplicar o número dado por 100, o que resultaria em 2000 Mm.

( ( ( ( ( Vamos agora ser mais práticos com os exemplos. 1) Transforme os valores abaixo em Cm. Veja a seqüência. Km Hm Dam M Dm Cm Mm Observe que estamos em Hm e queremos chegar em Cm, portanto são 4 casas decimais para a direita a partir da vírgula. a) 234,24 hm ( , ( , ( 0, ( 0, Km Hm Dam M Dm Cm Mm 2 3 4 2 4 , O valor transformado será: 2 342 400 cm Observe que estamos em Mm e queremos chegar em Cm, portanto é uma casa decimal para a esquerda a partir da vírgula. b) 78 mm ( , Km Hm Dam M Dm Cm Mm 7 8 , O valor transformado será: 7,8 Cm.

( ( , , , , Mas na regra fala de expoente, aonde uso? Onde está? Para responder a essas perguntas temos a necessidade de rever um conceito sobre potenciação. Quando escrevemos qualquer letra ou número já significa que esta elevado a um.Veja os exemplos. 1 1 1 M 2 ( abade ) 2) Transforme em dam Observe que estamos em Km e queremos chegar em dam,portanto são 2 casas decimais para a direita. a) 4563,789 km ( , ( , Km Hm Dam M Dm Cm Mm , , 4563 7 8 9 Logo o resultado será: 456378,9 dam.

O metro quadrado Costumo dizer que seria mais útil nos referirmos ao metro quadrado como sendo Área ,pois possui duas dimensões.Veja exemplos. 1) Quero comprar tecido para fazer uma cortina para a janela do quarto de minha mãe. 2) Vou comprar azulejos para revestir o piso da cozinha da casa de meus pais. 3) Vou comprar papel para encadernar meus livros escolares. Em todos esses exemplos note que para comprar esses dados eu sempre precisarei de duas medidas,o comprimento e a largura, ou o comprimento e a altura, para não comprar a mais ou a menos da quantidade necessária. Vamos explicar como transformamos as unidades ao quadrado. Por exemplo 25 Dam2 em Cm2 . ( ( ( Km Hm Dam M Dm Cm Mm 2 Bem, agora as casas decimais estão elevadas ao expoente dois e assim será a quantidade de casas que iremos andar com a vírgula, ou seja de dois em dois.

( ( ( , , , , , , , A unidade transformada será: 25 Observe que conto as casas decimais de dois em dois andando com a vírgula, e quando não temos “ nada a direita”,preenchemos com zeros,pois são casas decimais. , , , , , , , 25 Logo, será: 25 000 000 Cm2 . Observe que estamos em Mm² e queremos chegar em M².Portanto são seis casas decimais para a esquerda. Outro exemplo: a) 0,48 Mm2 em M2 . ( ( ( Km Hm Dam M Dm Cm Mm 2 Conte as casas decimais.Observe que estamos andando para á esquerda e não temos “nada”, preenchemos com zeros,pois são casas decimais. 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0 4 8 , Logo o valor será: 0,00000048 M2 .

O metro cúbico. Da mesma forma que nos referimos ao metro quadrado como área, vamos nos referir ao metro cúbico, como sendo três dimensões, ou seja, comprimento,largura e altura, e desta maneira vamos associar metro cúbico com volume. Mas, o que é volume: É a porção do espaço ocupado por um corpo. Como transformar unidades de volume? Veja o exemplo: a) Quantos metros cúbicos correspondem a 6,75 dam³? ( Km³ Hm³ Dam³ M³ Dm³ Cm³ Mm³ Observe que estamos em dam³ e queremos chegar em m³, portanto são três casas decimais para a direita,pois agora andamos com a vírgula de três em três casas. 6 7 5 , , , 0, Vamos agora andar com a vírgula. Logo a unidade transformada será: 6750 m³

Mais um exemplo de transformação de unidades de volume. b) 2 345,8 mm³ para m³. Estamos em mm³ e queremos chegar em m³, portanto são nove casas decimais para a esquerda,pois caminhamos agora de três em três casas decimais. ( ( ( Km³ Hm³ Dam³ M³ Dm³ Cm³ Mm³ 0, , , , , , , , , , 2 3 4 5 8 A unidade transformada será:0,0000023458 m³.

É a capacidade de um cubo que tem aresta de 1 dm. O litro É a capacidade de um cubo que tem aresta de 1 dm. Cubo 10 cm Os contornos em preto no cubo são as arestas, e 1 dm é igual a 10 cm. Exemplos: a) A capacidade de um tanque de combustível de um automóvel é de 60 litros. b) A capacidade de uma garrafa é de 2000 mililitros. c) A capacidade de uma caixa d’água é de 1000 litros. Agora vamos conhecer seus múltiplos e submúltiplos.

  ( ( , , , Quilolitro ( Kl ). Hectolitro ( Hl ). Decalitro ( Dal ). Decilitro ( Dl ). Centilitro ( Cl ). Mililitro ( Ml ). múltiplos Submúltiplos KL HL DaL L DL CL ML Observe que apenas substituímos a letra M pela letra L. Mas como faço para transformar essas unidades? Vamos exemplificar: Estamos em Litros e queremos chegar em HL.Logo são duas casas decimais para a esquerda. Quantos Hectolitros correspondem a 6,45 L? ( ( KL HL DaL L DL CL ML , , , 6 4 5 Logo temos 0,0645 HL. Conclusão: Transformamos as unidades de capacidade ( Litro ),da mesma forma que transformamos unidades de medida de comprimentos ( Metro ).

  ( ( ( ( , , , , , Unidades de massa. O que é um quilograma? É um litro de água destilada à temperatura de quatro graus Celsius. Quilograma ( Kg ) Hectograma (Hg ) Decagrama (Dag )  múltiplos Decigrama (Dg ) Centigrama ( Cg ) Miligrama ( Mg )  Submúltiplos Observe que apenas substituímos a letra M pela letra G.A seqüência é a mesma que a de metro. Kg Hg Dag G Dg Cg Mg Mas como faço para transformar essas unidades? Vamos exemplificar: Vamos transformar 25 quilogramas ( Kg ) em decigramas ( Dg ). ( ( ( ( São 4 casas decimais para a direita, a partir de Kg até Dg. Kg Hg Dag G Dg Cg Mg , , , , , 2 5 Logo, temos 250 000 Dg.

Volume Capacidade Massa 1 Dm³ 1 Litro 1 Kg Uma relação muito importante: Observando as definições de litro e quilograma, podemos concluir que a água destilada ( pura ), a uma temperatura de 4º C, que ocupa um volume de 1 Dm³ ou 1 Litro de capacidade, tem massa de 1 Kg. Volume Capacidade Massa 1 Dm³ 1 Litro 1 Kg A água potável ( essa que nós bebemos ) tem muito pouca diferença, porém não obedece a esta paridade.Pois possui sais minerais. Observe que 1 quilograma de chumbo é o mesmo que 1 quilograma de algodão, porém seus volumes serão diferentes.Portanto não obedecem a relação acima citada, ou seja, a relação só é válida para a água destilada a 4ºC.

Sistemas de Medidas não-decimais. A mais conhecida são as transformações hora-minuto-segundo. 1 Hora = 60 minutos = 3600 segundos. 1 minuto = 60 segundos. Vamos ver uns exemplos: Transformar: 2 h em minutos. Hora Minutos 1 60 2 x 1.x = 60.2 X = 120 minutos. Mas, como transformar, por exemplo: 2,03 horas em minutos?Posso deixar escrito desta forma?

Vamos começar respondendo a segunda pergunta Vamos começar respondendo a segunda pergunta.Não posso deixar escrito desta forma 2,3 horas, pois a divisão das horas é em minutos e não em décimos de horas, como neste caso.Desta forma, precisamos transformar 0,3 décimos de hora em minutos.E faremos assim: Hora Minutos 1 60 0,3 X 1.X = 60.0,3 X = 18 minutos. Portanto: 2,3 horas , é na verdade 2 horas e 18 minutos. Outro sistema não-decimal é o que é usado para medir ângulos. Vamos lembrar que a unidade agora é chamada de grau.E que: 1 grau equivale a 60 minutos ( 1º = 60’ ) 1 minuto equivale a 60 segundos ( 1’ = 60” ) Os minutos e os segundos dos ângulos não são, os do tempo, até seus símbolos, que os representam são diferentes.Por exemplo: 18 minutos de tempo = 18 min.E 18 minutos de ângulo = 18’.

Efetuar a soma de 30º55’42” com 18º51’48”. 1º 1’ 30º 55’ 42” + Mas, para trabalharmos com ângulos, temos que saber efetuar suas operações como: Adição,subtração,multiplicação e divisão. Adição: Efetuar a soma de 30º55’42” com 18º51’48”. 1º 1’ Observe que passou de 60 segundos, logo devemos “repor” o que passou para os minutos.Desta forma, fazemos 90 – 60 = 30.Esses 60 equivalem a 1 minuto, que será adicionado aos minutos,para ser somado. 30º 55’ 42” + 18º 51’ 48” 107’ 90” - 60 47’ - 60” 30” Observe que passou de 60 minutos,logo devemos “repor” o que passou para os graus.Desta forma, fazemos, 107 – 60 = 47, logo será 1 vez 60 o que equivale a 1 grau a ser somado aos graus já existentes. 49º Portanto: o resultado será 49º47’30”, lê-se quarenta e nove graus, quarenta e sete minutos e trinta segundos. Subtração:Qual é o suplemento do ângulo 123º54’32”? Lembrando que suplemento de um ângulo é o que falta para este completar 180º.Se preferir S = 180º - Â.

Mais um exemplo da subtração. -123º 54’ 32” 56º 5’ 28” Porém, lembre-se de que como vou tirar 123º54’32”, de 180º?, se não possuo minutos e segundos em 180º,desta forma devemos transformar os 180º desta forma: 180º = 179º60’ = 179º59’60” Este é o valor do complemento do ângulo 123º54’32”. 179º 59’ 60” Mais um exemplo da subtração. -123º 54’ 32” 56º 5’ 28” Calcule a diferença entre os ângulos 125º08’12” e 75º42’56”. Observe que não consigo tirar 56” de 12” então devemos “emprestar” dos minutos, e lembrando que 1 minuto equivale a 60 segundos,temos: 125º 08’ 12” - 75º 42’ 56” 125º 07’ 72” Mas, observe agora que não consigo também tirar 42’ de 07’, então devemos também emprestar dos graus, e lembrando que 1 grau equivale a 60 minutos,temos: - 75º 42’ 56”

Multiplicação:Multiplique 7º32’15” por 6 Então agora temos: 124º 67’ 72” - 75º 42’ 56” 49º 25’ 16” Multiplicação:Multiplique 7º32’15” por 6 7º 32’ 15” Veja que passou de 60”, logo devo “devolver” aos minutos o que sobrou.Mas faremos a devolução de maneira diferente,veja. X 6 As “ devoluções”,são feitas após a multiplicação,pois ao contrário,irei multiplicar duas vezes o mesmo valor. 42º 192’ 90” + 3º + 1’ - 60” 45º 193’ 30” Observe que passou 3 vezes de 60 minutos,logo, vamos devolver aos graus. - 180’ 13’ Portanto temos: 45º13’30”.

, Divisão:Obtenha o ângulo central do polígono regular de 3 lados. Para realizarmos a tarefa será necessário efetuarmos 360º ÷ 3. Outro exemplo de divisão é 360º ÷ 7. ) 360º 7 ) 360º 3 - 35 , - 3 5 1º 2 5’ 4 2” 8 5 7 1 6 1 2 0º - 6 - 7 Observe que sobraram 3 graus, que transformados em minutos são 60 x 3 = 180 minutos. ) 3º 180’ - 14 4 - 35 Observe que sobraram 5 minutos que transformados em segundos são 5 x 60 = 300 segundos. ) 5’ 300” - 28 2 - 14 ) Para continuar usaremos décimos de segundos,centésimos de segundos,etc. 6” 60 - 56 4 - 35 Dizemos que é aproximadamente 51 graus, 25 minutos, 42 segundos e 857 milésimos de segundo. 5 - 49 1

Informações adicionais: 1 quilate = 0,198806 g. Que é aproximadamente  0,2 gramas. 1 tonelada ( t ) = 1 000 quilogramas. 1 Mt ( Megatonelada ) = 1 000 t = 1 000 000 Kg. Peso de um corpo: É a força de atração que o planeta exerce sobre os corpos.Portanto a variação depende da massa do planeta que o esta atraindo. Massa de um corpo: É a medida da matéria que um corpo contém, e portanto não sofre variação, ou seja, a massa é a mesma tanto na Terra quanto na Lua, por exemplo. 1 Centiare ( ca ) = 0,01 a = 1 m² 1 Are ( a ) = 1 dam² = 100 m² 1 Hectare (ha ) = 100 a = 10 000 m². 1 Alqueire Mineiro = 48 400 m². 1 Alqueire Paulista = 24 200 m². 1 Alqueire do Norte = 27 225 m².

Continuação das curiosidades: 1 polegada ( pol ) = 2,54 cm. 1 pé ( f t )= 30,48 cm. 1 jarda ( distância entre a ponta do nariz do rei inglês Henrique I e a ponta do seu dedo polegar com o braço esticado) = 91,44 cm. 1 milha ( significa mil passos ) = 1 609,344 m. Que é  1 609 m. 1 cúbico egípcio ( distância entre o cotovelo e a ponta do dedo médio do faraó ) = 52,4 cm. 1 cúbico sumério = 49,5 cm. 1 cúbico assírio = 54,9 cm. 1 arroba = 14,688 Kg . Que é aproximadamente  15 Kg. 1 cm³ = 1 ML. 1 Ano-Luz é  9 500 000 000 000 Km, ou, 9,5 x 10¹² Km. 1 Angstrom é igual a 1 mm dividido por 10 000 000. ° ‥ A velocidade do som à temperatura de 15ºC é de 340 m/s e essa velocidade varia em 55 cm/s para cada grau de temperatura acima de zero, logo a 20ºC, a velocidade do som é de 342 m/s, e a 0ºC é de 331 m/s.

Aula elaborada por : Jose Fabio Braga Szmelcynger E-mail : fabio@uli.com.br fone: 0xx1938079073.