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Notação Científica Massa real ( em g )

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Apresentação em tema: "Notação Científica Massa real ( em g )"— Transcrição da apresentação:

1 Notação Científica Massa real ( em g )
O que é escrever um número em notação científica? É escrever o número, de forma que esteja sempre em potência de 10 e que seja escrito entre o número um e o número nove, não importando o quanto é “grande” este número ou o quanto ele seja “pequeno”.Veja exemplos abaixo: Exemplos de alguns números “pequenos” : Partícula Massa real ( em g ) Próton 0, Nêutron 0, Elétron 0, Fonte: Ricardo Feltre, Química v. 2 , Moderna.

2 Exemplos de alguns números “grandes”: Planeta
Distância média ao Sol ( em Km) Mercúrio Vênus Terra Marte Júpiter Saturno Urano Netuno Plutão Fonte: Almanaque Abril 95, versão CD-ROM.

3 Mas, estes números podem ser escritos em notação científica e ficariam assim:
Partícula Massa real ( em g ) 1,67252 x 10-24 Próton 0, 1,67483 x 10-24 Nêutron 0, 9,1091 x 10-28 Elétron 0,

4 Chamo a atenção para dois fatos:
Em Notação Científica. Planeta. Distância média ao Sol ( em Km ). 5,79 x 107 Mercúrio 1,082 x 108 Vênus 1,496 x 108 Terra 2,2279 x 108 Marte 7,7783 x 108 Júpiter 1,427 x 109 Saturno 2,87 x 109 Urano 4,497 x 109 Netuno 5,9 x 109 Plutão Chamo a atenção para dois fatos:

5 1) Para os números “grandes” é só andar casas decimais para a esquerda (trás) até chegar na casa decimal do primeiro número. Exemplos: a) = 5,79 x 107 Se você contar as casas decimais do último zero e andar para a esquerda até chegar no número 5, você entenderá o porque é dez elevado a 7. , , , , , , , , Observe que a vírgula para no número 5 e não no 57.Pois em notação é necessário escrevermos o número entre 1 e 9.

6 ⊓ ⊓ ⊓ ⊓ ⊓ ⊓ ⊓ ⊓ ⊓ , b) Vamos contar as casas decimais para a esquerda?
1,427 x = Vamos contar as casas decimais para a esquerda? , Observe que parou no número 1 e não no 14, você sabe explicar? É por causa que em notação científica o número escrito só pode ficar entre 1 e 9. Mas o que significa “andar casas decimais para a esquerda”? Para responder a esta pergunta a necessidade de rever alguns conceitos como regras da Potenciação.Vamos ver então?

7 Nomenclatura ab ,onde a é a base e b é o expoente. a) Regra : Quando as bases forem iguais e a conta for multiplicação, conserva-se a base e somam-se os expoentes.Exemplos: 25 x 23 = = 28 34 x 33 = 34+3 = 37 32 x 8 = 256 81 x 27 = 2187 b) Regra : Quando as bases forem iguais e a conta for uma divisão,conserva-se a base e subtraem-se os expoentes.Exemplos: 26 = 26-2 = 24 = 16 22 36 = 36-2 = 34 = 81 32

8 Uma curiosidade que dá na gente quando se vê as regras da potenciação é por qual motivo qualquer número elevado a zero é um? A explicação mais lógica é esta: 25 32 24 16 23 8 22 4 21 2 20 1 2-1 2-2 ] ÷ 2 ] ÷ 2 Veja que se formos dividindo por dois de cima para baixo, chegaremos a conclusão de que dois elevado a zero é 1. ] ÷ 2 ] ÷ 2 ] ÷ 2 ] ÷ 2 ] ÷ 2

9 Outra curiosidade é por que, quando passamos o denominador de uma fração para cima ( junto com o numerador) o expoente do denominador altera o sinal? Você já viu que todo número elevado a zero é um. E que quando as bases forem iguais numa conta de dividir eu subtraio os expoentes.Não é ? Vamos juntar essas informações agora, para explicar a situação ao lado. 12 = 2-1 Dois elevado a zero é um. Dez elevado a zero tem o mesmo valor que um, e qualquer número multiplicado por um dá ele mesmo, logo isso é um “truque” matemático. 12 20 21 a) = 20-1 = 2-1 3 10 3 x 100 101 = 3 x = 3 x 10-1 b) 5 100 c) 5 x 100 102 = 5 x = 5 x 10-2

10 5 10-4 = 5 x 100 10-4 = 5 x 100 – ( - 4 ) = 5 x = 5 x 104 Conservei a base e subtrai os expoentes, é sempre o expoente do numerador menos o expoente do denominador. Regra útil: Quando quisermos passar o denominador “para cima” ( numerador),é só trocar os sinais do expoente.Exemplos: 8 200 8 2 x 102 8 x 10-2 2 d) 4 x 10-2 = = = Observe que foi conveniente passarmos o denominador dez ao quadrado para cima, para podermos dividir o oito por dois. 5 10-4 e) = 5 x 104

11 26 = 26-2 = 24 = 16 22 36 = 36-2 = 34 = 81 32 64 4 16 729 9 81 = = Bem, agora vamos a pergunta “andar casas para trás” O que significa? 100 = 1 x 10 x 10 = 1 x 102 2 000 = 2 x 10 x 10 x 10 = 2 x 103 = 5 x 10 x 10 x 10 x 10 = 5 x 104 250 = 25 x 10 = 2,5 x 102 468 = 4,68 x 102 3 475 = 3,475 x 103 Observe que ao andar casas decimais, para a esquerda (trás),eu somei (aumentei) os expoentes na base 10. E a conclusão é que não altero o valor do número, apenas o reescrevo de “maneira diferente”, ou seja na forma de notação científica.

12 2) Para números “pequenos” é só andar casas decimais para a direita até passar uma casa do primeiro número que não seja zero. Exemplos: a) 0, = 2,58 x 10-6 b) 0, = 7,458 x 10-3 Vamos andar as casas decimais? , , Isso acontece devido a: a) 1 10 0,1 = 1 x 10-1 2 10 0,2 = 2 x 10-1 25 100 0,25 = 25 x 10-2 = 2,5 x 10-1

13 Qual a conclusão final que você chegou da aula?
b) 0, = = x 10-6 = 7,458 x 10-3 Observe que neste caso, se formos sempre passar pelo caminho da divisão para chegarmos a escrita em notação científica, perderemos muito tempo,por isso é só contar as casas decimais a partir da vírgula para a direita, até passar a casa do primeiro número,que não for zero. Ao andar casas decimais para a direita (frente), os expoentes somam-se e ficam negativos na base 10. 0, = 9,1091 x 10-28 Qual a conclusão final que você chegou da aula? Andar casas decimais para a direita, eu diminuo os expoentes na base 10. Andar casas decimais para esquerda, eu aumento os expoentes na base 10.

14 Um exemplo de conta curiosa.
Como você faria para resolver esta conta: 2 x x 10-6 Denominadores diferentes, logo temos que deixa-los iguais. 100 10000 3 - 200 3 197 197 106 - = = 1,97 x 10-4 Resposta em notação científica. 197 x 10-6 = 0,000197 Resposta na forma de nº racional decimal.

15 Agora que você já viu que precisamos deixar as potências de dez iguais para realizar a operação de subtração é fácil concluir que a adição se resolve da mesma forma.Vamos dar uma dica: Observe que fiz 200 – 3 = 197, por causa que as casas decimais estão iguais. Andar casas decimais para frente eu diminuo os expoentes. 2 x x 10-6 200 x 10-6 x 10-6 = 197 x 10-6 1,97 x 10-4 = Resposta em notação científica. Andar casas decimais para trás eu aumento o expoente na base dez ( = - 4 ). Outra maneira seria: 2 x x 10-6 2 x 10-4 - 0,03 x 10-4 1,97 x 10-4 = =

16 Espero que tenham gostado da aula em slides:
Autor: Prof. Jose Fabio Braga Szmelcynger. - fone 0xx Data: 01/05/ Amparo-SP.


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