Bruno César Saldanha CREF 5522-G/MG

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Audiência Pública CDH- Senado “Os Desafios da Saúde Primária no DF e no Brasil” Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal SEDF gestão Dayse.
Advertisements

ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DIRETORIA DE PLANEJAMENTO, CONTROLE E AVALIAÇÃO DO SUS.
III Encontro Internacional de Pesquisadores Esporte, Saúde, Psicologia e Bem-Estar Montes Claros – Minas Gerais Outubro de 2016.
Política Nacional de Atenção Básica Portaria n. 2488, de 21 de outubro de 2011.
PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR
UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
Trabalho de Conclusão de Curso Guillermo Doimeadios Garcia
Modalidade à distância Orientador: Marcos Fábio Turra
UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA / TURMA IV MELHORIA.
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Manoel Messias Santos Alves
Qualificação da Atenção à Saúde da Criança no PSF São Cristóvão.
Qualificação da Atenção ao Idoso na UBS Vila Paraná em Serra do Mel/RN
REABILITAÇÃO sem deficiência, perdas ou limitacões
Melhoria do atendimento em saúde bucal de escolares de cinco a 14 anos na Unidade de Saúde Cerrito Alegre no município de Pelotas,RS Dorit Irian Lerm Rehbein.
Projeto Terapêutico da Equipe e Projeto Terapêutico Singular:
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância Turma 5 MELHORIA NA ATENÇÃO AO PROGRAMA.
Cleriston Marcolan Bianchessi
Danielle Ferreira e Silva Orientadora: Luzane Santana da Rocha
Declínio funcional Dr. Sebastião Fernando P. Neves.
Danielle de Mello Cherbiski Orientadora: Marina Sousa Azevedo
Psicologia: ciência e profissão.
Qualificação da Atenção à Saúde da Mulher, na USF Centro 2, Extremoz / RN Juliana Ferreira Lemos Orientadora: Tatiana Afonso da Costa.
Dania Rojas Gonzaléz Orientadora: Mabel Miluska Sucas Salas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Cândia, Macapá/Amapá Universidade Aberta do SUS – UNASUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Faculdade de Medicina Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família - UnaSUS   Melhoria da.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
ELISDAN GARZON GONZALEZ Orientador: Manoel Messias Santos Alves
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Ampliando o atendimento UBS Belmonte,Queimados ,RJ
Pelotas 2015 Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade de Pelotas Especialização em Federal Saúde da Família.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA.
Orientadora: Lenice Muniz de Quadros
Leandro Polanco Rodríguez Orientador: Jandro Moraes Cortes
Orientadora Fabiana Vargas Ferreira
Trabalho de Conclusão de Curso
O trabalho do Fonoaudiólogo do NASF
MELHORIA DA ATENÇÃO AOS USUÁRIOS HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS PERTENCENTES À ÁREA DE ABRANGÊNCIA DA UBS/ESF PROJETO FIGUEIRA, VILA VERDE, TRANSACREANA -
EDUCAÇÃO ALIMENTAR E EQUILÍBRIO DO PESO
Aluno: Isleydi Parrado Garcia Orientadora: Cristiane Diniz Félix
A Política Nacional de Atenção Básica
Estratégia de Saúde da Família: participação popular
Orientador: Mateus Casanova dos Santos
Melhoria da atenção à saúde bucal dos idosos na Unidade Municipal de Saúde Nossa Senhora Aparecida do município de Curitiba/PR Especializanda: Regina.
ALTA QUALIFICADA NO PROCESSO DE DESOSPITALIZAÇÃO
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização.
Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Câncer.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Especializanda: Maria Clara Medeiros Chacon
  Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 04          
Pré-Natal Odontológico: cuidando da saúde bucal da gestante
Orientadora: Lenice de Castro Muniz de Quadros
Lucynara Barros Rocha Orientadora: Lenise Patrocínio Pires Cecílio
Verônica Costa Lustosa da Silva Lustosa
Aluno: Daili Chávez Cinta Orientadora: Ana Paula Belini
Angela Denise Springer Nejeliski Orientadora: Francine Cardozo Madruga
Atenção a saúde do Hipertenso
Eliana Ribas Doutora em Psicologia Clínica pela PUC/SP
Especializanda: Oneyda Rojas Castillo Orientador: Ailton Brant
MELHORIA DA DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO E MAMA DAS MULHERES NA FAIXA ETÁRIA ENTRE 25 E 69 ANOS DE IDADE NA ESF ARVOREZINHA. BAGÉ/RS ELAYNES.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Autor: Patricia Andrea Echarri Penatti Marques
Universidade Aberta do SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 8 Melhoria da Atenção à Saúde.
Transcrição da apresentação:

Bruno César Saldanha CREF 5522-G/MG Um convite à Saúde: Atividade Física, Desenvolvimento comunitário e Qualidade de vida. Bruno César Saldanha CREF 5522-G/MG

Trajetória Profissional Provisionado CREF 6 (2003); Graduação em Educação Física (2009); Academia da Cidade e NASF BH (2009); Criação Projeto “O Grande Perdedor” Esp. Saúde da Família UFMG (2014); Esp. Preceptor SUS (H. Sírio Libanês 2014); Gerente UBS (2015).

ATUAÇÃO PROFISSIONAL Em 1994, o M.S criou o Programa Saúde da Família – PSF, inicialmente formulado como um programa e passando, a partir de 1997, a ser definido como Estratégia de Saúde da Família, tendo como desafio promover e reorientar as praticas e ações de saúde de forma integral e continua, levando-as para mais perto do ambiente familiar e, com isso, favorecendo a melhoria da qualidade de vida da população. (BRASIL, 2001).

ATUAÇÃO PROFISSIONAL O MS instituiu no âmbito do Conselho Nacional de Saúde a Resolução nº 218, de 6 de março de 1997, a qual insere os profissionais de Educação Física na área da Saúde, e a Resolução nº 287, de 8 de outubro de 1998 que relaciona a Educação Física entre as categorias profissionais de saúde de nível superior para fins de atuação do Conselho.

ATUAÇÃO PROFISSIONAL Na sua formação inicial, uma equipe de saúde da família deveria ser composta por, no mínimo, um medico generalista (com conhecimento de clinica geral), um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e quatro a seis agentes comunitários de saúde (BRASIL, 2001). Esta formação foi aprimorada com a criação dos Núcleos de Apoio a Saúde da Família (NASF) e a consequente inclusão de outros profissionais envolvidos com a promoção da saúde, tendo como objetivo a ampliação da abrangência e do escopo das ações da atenção básica (BRASIL, 2008).

ATUAÇÃO PROFISSIONAL De acordo com a Portaria 154/2008, as profissões que poderão compor os NASF são: Assistente Social, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Profissional de Educação Física, Nutricionista, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional. Medico, Medico Acumputurista, Ginecologista, Homeopata, Pediatra, Psiquiatra.

O PROCESSO DE TRABALHO NASF + ESF Necessidade Demanda Usuário Sujeito Trabalhadores do NASF Trabalhadores da ESF Não existe um produto pronto Reuniões NASF e ESF Produto do uso de tecnologias, saberes, afetos, desejos, projetos, disputas, conflitos, impossibilidades PROJETO TERAPÊUTICO Demanda reconhecida Necessidade atendida

ATUAÇÃO PROFISSIONAL O profissional de Educação Física pode intervir no Programa Saúde da Família (PSF) tanto para orientar sobre a importância de hábitos de vida ativa, quanto para promover e estimular a adoção de um estilo de vida ativo, contribuindo para minimizar os riscos de doenças crônicas não transmissíveis e os agravos delas decorrentes. (CONFEF 2002).

ATUAÇÃO PROFISSIONAL Cabe ao profissional de Educação Física, junto ao NASF e em outros espaços de intervenção, desenvolver ações que propiciem a melhoria da qualidade de vida da população, a redução dos agravos e danos decorrentes das DANT’s, que favoreçam a redução do consumo de medicamentos, objetivando a prevenção e promoção da saúde por meio de praticas corporais. (CONFEF 2002).

Projeto “O Grande Perdedor” OBJETIVO Oferecer aos usuários a possibilidade de melhorar a saúde através da redução da gordura corporal (emagrecimento), com ações direcionadas para prática da atividade física de forma consciente e regular, alimentação saudável, bem como a forma de agir perante determinadas situações.

Projeto “O Grande Perdedor” METAS Reduzir a gordura corporal dos usuários, melhorar o nível de informação para a manutenção do autocuidado e diminuição dos fatores negativos provenientes da obesidade. PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS Profissional de Educação Física, Nutricionista, Psicólogo e ESF (Equipe Saúde da Família).

OBRIGADO! bcsaldanha@pbh.gov.br http://www.facebook.com/brunocesar.saldanha