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MELHORIA DA ATENÇÃO AOS USUÁRIOS HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS PERTENCENTES À ÁREA DE ABRANGÊNCIA DA UBS/ESF PROJETO FIGUEIRA, VILA VERDE, TRANSACREANA -

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Apresentação em tema: "MELHORIA DA ATENÇÃO AOS USUÁRIOS HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS PERTENCENTES À ÁREA DE ABRANGÊNCIA DA UBS/ESF PROJETO FIGUEIRA, VILA VERDE, TRANSACREANA -"— Transcrição da apresentação:

1 MELHORIA DA ATENÇÃO AOS USUÁRIOS HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS PERTENCENTES À ÁREA DE ABRANGÊNCIA DA UBS/ESF PROJETO FIGUEIRA, VILA VERDE, TRANSACREANA - RIO BRANCO/AC. Especializando: Alberto Asael Reyes Cruz Orientador: Antonio Maurício R. Brasil Pelotas, 2015

2 HAS e DM Tanto a HAS quanto o DM são um problema de saúde em todo o mundo devido à sua crescente incidência e prevalência; Ambas as doenças estão associadas com alta morbidade e mortalidade por complicações que surgem em seu curso; A HAS é um dos principais fatores na patogênese de lesões vasculares em usuários com distúrbios de intolerância à glicose; O DM é uma das mais importantes doenças do mundo em termos de incapacidade e mortalidade prematura.

3 Sendo assim... A prevenção dessas doenças evita que as pessoas desenvolvam complicações, aprendendo a conviver com a doença e com melhor qualidade de vida; É importante investir na mudança de hábitos e estilos de vida, buscando a melhoria dos níveis de saúde; A implementação de práticas saudáveis se reflete na diminuição da incidência e prevalência das doenças crônicas não-transmissíveis; Consegue-se reduzir os custos do sistema de saúde.

4 RIO BRANCO/AC 357.194 habitantes (IBGE, 2010);
Rede de saúde composta por: 58 ESF; 13 UBS; 2 NASF; 1 CEO; 1 Laboratório de próteses; 2 centros de avaliação e diagnostico de imagem (CAD); 1 laboratório central (LACEN); 1 centro especializado de assistência farmacêutica municipal; 1 consultório na rua e unidade de acolhimento; 2 unidades de pronto atendimento; 4 unidades hospitalares; 1 maternidade;

5 UBS/ESF Projeto Figueira
A UBS/ESF Projeto Figueira é rural, localizada em Vila Verde, Km 58 da Rodovia Transacreana; 2.167 pessoas, 1 equipe de ESF; Equipe: 1 médico; 1 enfermeira; 1 técnico de enfermagem; 13 ACS ; 1 Servente para serviços gerais.

6 OBJETIVO GERAL DA INTERVENÇÃO
Melhorar a atenção à saúde ofertada aos portadores de hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes mellitus da UBS/ESF Projeto Figueira, Vila Verde, Transacreana - Rio Branco/AC.

7 METODOLOGIA – AÇÕES EM 4 EIXOS
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO Cadastramento dos usuários hipertensos e/ou diabéticos, aproveitando-se de todos os espaços de produção de saúde; Ações para melhorar a qualidade da atenção aos hipertensos e/ou diabéticos; Manutenção das consultas em dia; Monitoramento dos registros; Monitoramento da realização da estratificação de risco; Realização das ações de promoção à saúde pactuadas.

8 Metodologia ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO SERVIÇO
Definição de atribuições dos membros da equipe para realizar as ações propostas; Priorização dos usuários hipertensos e/ou diabéticos para marcação de consultas; Intensificação das visitas domiciliares com o intuito de buscar os faltosos; Organização dos registros e estabelecimento de sistemas de alerta; Articulação com a gestão a fim de garantir a participação de outros profissionais (nutricionista e educador físico) nas ações propostas para a intervenção.

9 Metodologia ENGAJAMENTO PÚBLICO
Divulgação junto à comunidade sobre a existência do Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e/ou diabéticos da unidade; Orientações sobre a importância do acompanhamento adequado e controle dos fatores de risco modificáveis; Orientações sobre os registros de saúde e acesso a segunda via; Orientações sobre alimentação saudável, riscos do tabagismo, prática regular de atividade física.

10 Metodologia QUALIFICAÇÃO DA PRÁTICA CLÍNICA
Capacitação da equipe a fim de melhorar o acolhimento aos usuários portadores de HAS e/ou DM; Capacitação da equipe para desenvolver as ações propostas para a intervenção.

11 Sobre a logística... Cadernos de Atenção Básica nº36, DIABETES MELLITUS - Estratégias para o Cuidado da Pessoa com Doença Crônica e o Caderno de Atenção Básica nº37, HIPERTENSÂO ARTERIAL SISTEMICA - Estratégias para o Cuidado da Pessoa com Doença Crônica – Ministério da Saúde; Definição de atribuições; Garantia dos registros (utilização das fichas-espelho e planilha de coleta de dados); Articulações com a URAP e unidades do município – Saúde Bucal; Articulações com a gestão.

12 Objetivos, Metas e Resultados

13 OBJETIVO 1. AMPLIAR A COBERTURA A HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS. META1.1. CADASTRAR 100 % DOS HIPERTENSOS DA ÁREA DE ABRANGÊNCIA NO PROGRAMA DE ATENÇÃO À HIPERTENSÃO ARTERIAL E À DIABETES MELLITUS DA UNIDADE DE SAÚDE Mês 1: 60 (47%); Mês 2: 92 (72%); Mês 3: 123 (97%) Gráfico 1: Cobertura do programa de atenção ao hipertenso na unidade de saúde. UBS/ESF Projeto Figueira, Rio Branco/AC

14 META 1.2. CADASTRAR 100 % DOS DIABÉTICOS DA ÁREA DE ABRANGÊNCIA NO PROGRAMA DE ATENÇÃO À HIPERTENSÃO ARTERIAL E À DIABETES MELLITUS DA UNIDADE DE SAÚDE. Mês 1: 10 (37%); Mês 2: 18 (66%); Mês 3: 22 (81%) Gráfico 2: Cobertura do programa de atenção ao diabético na unidade de saúde. UBS/USF Projeto Figueira, Rio Branco-AC. 2015

15 OBJETIVO 2. MELHORAR A QUALIDADE DA ATENÇÃO A HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS. META 2.1. REALIZAR EXAME CLÍNICO APROPRIADO EM 100% DOS HIPERTENSOS. Mês 1: 60 (100%); Mês 2: 92 (100%); Mês 3: 123 (100%) META 2.1. REALIZAR EXAME CLÍNICO APROPRIADO EM 100% DOS DIABÉTICOS. Mês 1: 10 (100%); Mês 2: 18 (100%); Mês 3: 22 (100%)

16 META 2.3. GARANTIR A 100% DOS HIPERTENSOS A REALIZAÇÃO DE EXAMES COMPLEMENTARES EM DIA DE ACORDO COM O PROTOCOLO. Mês 1: 10 (16%); Mês 2: 18 (19%); Mês 3: 23 (18%) Gráfico 3: Proporção de hipertensos com os exames complementares em dia de acordo com o protocolo. UBS/ESF Projeto Figueira, Rio Branco/AC

17 META 2.4 GARANTIR A 100% DOS DIABÉTICOS A REALIZAÇÃO DE EXAMES COMPLEMENTARES EM DIA DE ACORDO COM O PROTOCOLO Mês 1: 1 (10%); Mês 2: 5 (27%); Mês 3: 6 (27%) Gráfico 4: Proporção de diabéticos com os exames complementares em dia de acordo com o protocolo. UBS/ESF Projeto Figueira, Rio Branco/AC

18 META 2.5 PRIORIZAR A PRESCRIÇÃO DE MEDICAMENTOS DA FARMÁCIA POPULAR PARA 100% DOS HIPERTENSOS CADASTRADOS NA UNIDADE DE SAÚDE Mês 1: 60 (100%); Mês 2: 92 (100%); Mês 3: 123 (100%) META 2.6 PRIORIZAR A PRESCRIÇÃO DE MEDICAMENTOS DA FARMÁCIA POPULAR PARA 100% DOS DIABÉTICOS CADASTRADOS NA UNIDADE DE SAÚDE Mês 1: 10 (100%); Mês 2: 18 (100%); Mês 3: 22 (100%)

19 META 2.7. REALIZAR AVALIAÇÃO DA NECESSIDADE DE ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO EM 100% DOS HIPERTENSOS.
Mês 1: 60 (100%); Mês 2: 92 (100%); Mês 3: 123 (100%) META 2.8. REALIZAR AVALIAÇÃO DA NECESSIDADE DE ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO EM 100% DOS DIABÉTICOS. Mês 1: 10 (100%); Mês 2: 18 (100%); Mês 3: 22 (100%)

20 Mês 1: 26 (100%); Mês 2: 26 (100%); Mês 3: 30 (100%)
OBJETIVO 3. MELHORAR A ADESÃO DE HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS AO PROGRAMA. META 3.1. BUSCAR 100% DOS HIPERTENSOS FALTOSOS ÀS CONSULTAS NA UNIDADE DE SAÚDE CONFORME A PERIODICIDADE RECOMENDADA. Mês 1: 26 (100%); Mês 2: 26 (100%); Mês 3: 30 (100%) META 3.2. BUSCAR 100% DOS DIABÉTICOS FALTOSOS ÀS CONSULTAS NA UNIDADE DE SAÚDE CONFORME A PERIODICIDADE RECOMENDADA. Mês 1: 6 (100%); Mês 2: 6 (100%); Mês 3: 3 (100%)

21 OBJETIVO 4. MELHORAR O REGISTRO DAS INFORMAÇÕES. META 4. 1
OBJETIVO 4. MELHORAR O REGISTRO DAS INFORMAÇÕES. META 4.1. MANTER FICHA DE ACOMPANHAMENTO DE 100% DOS HIPERTENSOS CADASTRADOS NA UNIDADE DE SAÚDE. Mês 1: 60 (100%); Mês 2: 92 (100%); Mês 3: 123 (100%) META 4.2. MANTER FICHA DE ACOMPANHAMENTO DE 100% DOS DIABÉTICOS CADASTRADOS NA UNIDADE DE SAÚDE. Mês 1: 10 (100%); Mês 2: 18 (100%); Mês 3: 22 (100%)

22 Mês 1: 59 (98%); Mês 2: 91 (98%); Mês 3: 123 (100%)
OBJETIVO 5. MAPEAR HIPERTENSOS E DIABÉTICOS DE RISCO PARA DOENÇA CARDIOVASCULAR META 5.1. REALIZAR ESTRATIFICAÇÃO DO RISCO CARDIOVASCULAR EM 100% DOS HIPERTENSOS CADASTRADOS NA UNIDADE DE SAÚDE. Mês 1: 59 (98%); Mês 2: 91 (98%); Mês 3: 123 (100%) Gráfico 5: Proporção de hipertensos com estratificação de risco cardiovascular. UBS/ESF Projeto Figueira, Rio Branco/AC

23 META 5.2. REALIZAR ESTRATIFICAÇÃO DO RISCO CARDIOVASCULAR EM 100% DOS DIABÉTICOS CADASTRADOS NA UNIDADE DE SAÚDE. Mês 1: 10 (100%); Mês 2: 18 (100%); Mês 3: 22 (100%)

24 OBJETIVO 6. PROMOVER A SAÚDE DE HIPERTENSOS E DIABÉTICOS. META 6. 1
OBJETIVO 6. PROMOVER A SAÚDE DE HIPERTENSOS E DIABÉTICOS. META 6.1. GARANTIR ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL A 100% DOS HIPERTENSOS. Mês 1: 59 (98%); Mês 2: 91 (98%); Mês 3: 123 (100%) Gráfico 6: Proporção de hipertensos com orientação nutricional sobre alimentação saudável. UBS/ESF Projeto Figueira, Rio Branco/AC

25 META 6.2. GARANTIR ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL A 100% DOS DIABÉTICOS.
Mês 1: 10 (100%); Mês 2: 18 (100%); Mês 3: 22 (100%)

26 META 6.3. GARANTIR ORIENTAÇÃO EM RELAÇÃO À PRÁTICA REGULAR DE ATIVIDADE FÍSICA A 100% DOS PACIENTES HIPERTENSOS. Mês 1: 59 (98%); Mês 2: 91 (98%); Mês 3: 123 (100%) Gráfico 7: Proporção de hipertensos com orientação sobre prática regular de atividade física. UBS/ESF Projeto Figueira, Rio Branco/AC

27 META 6.4. GARANTIR ORIENTAÇÃO EM RELAÇÃO À PRÁTICA REGULAR DE ATIVIDADE FÍSICA A 100% DOS PACIENTES DIABÉTICOS. Mês 1: 10 (100%); Mês 2: 18 (100%); Mês 3: 22 (100%)

28 META 6.5. GARANTIR ORIENTAÇÃO SOBRE OS RISCOS DO TABAGISMO A 100% DOS PACIENTES HIPERTENSOS.
Mês 1: 59 (98%); Mês 2: 91 (98%); Mês 3: 123 (100%) Gráfico 8: Proporção de hipertensos com orientação sobre riscos do tabagismo. UBS/ESF Projeto Figueira, Rio Branco/AC

29 META 6.6. GARANTIR ORIENTAÇÃO SOBRE OS RISCOS DO TABAGISMO A 100% DOS PACIENTES DIABÉTICOS.
Mês 1: 10 (100%); Mês 2: 18 (100%); Mês 3: 22 (100%)

30 META 6.7. GARANTIR ORIENTAÇÃO SOBRE HIGIENE BUCAL A 100% DOS PACIENTES HIPERTENSOS.
Mês 1: 59 (98%); Mês 2: 91 (98%); Mês 3: 123 (100%) Gráfico 9: Proporção de hipertensos com orientação sobre higiene bucal. UBS/ESF Projeto Figueira, Rio Branco/AC

31 META 6.8. GARANTIR ORIENTAÇÃO SOBRE HIGIENE BUCAL A 100% DOS PACIENTES DIABÉTICOS.
Mês 1: 10 (100%); Mês 2: 18 (100%); Mês 3: 22 (100%)

32 IMPORTÂNCIA DA INTERVENÇÃO
PARA A EQUIPE: Qualificação dos profissionais para um acompanhamento adequado dos usuários com HAS e/ou DM; Atribuições bem definidas e maior integração entre os membros; Maior senso de corresponsabilidade para com nossos usuários; Maior engajamento e entusiasmo para seguir adiante com o trabalho.

33 IMPORTÂNCIA DA INTERVENÇÃO
PARA O SERVIÇO: Melhoria dos processos de trabalho; O atendimento de usuários com HAS e/ou DM não se constitui mais em responsabilidade exclusiva do médico; Oferta de serviço qualificado.

34 IMPORTÂNCIA DA INTERVENÇÃO
PARA A COMUNIDADE: Podem contar com a oferta de um serviço qualificado; Maior engajamento nas questões de saúde; Maior empoderamento e protagonismo das pessoas.

35 REFLEXÃO CRÍTICA DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Mudanças das expectativas iniciais; Aumento da compreensão dos problemas de saúde da minha comunidade; Possibilidade de trocar conhecimentos com outros profissionais da saúde, tanto nacionais como estrangeiros, com os professores e orientadores do curso; Maior preparação para novos desafios.


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