Atenção à Saúde Bucal das crianças entre 0 e 6 anos, Unidade de Saúde Marcilio Biancheti, São José dos Pinhais, Paraná, Brasil Orientador: Mateus Casanova.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Marcio Chazan Orientador Adauto Martins Soares Filho
Advertisements

Trabalho de Conclusão de Curso Guillermo Doimeadios Garcia
Orientadora: Renata Lima Silva
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Manoel Messias Santos Alves
Qualificação da Atenção à Saúde da Criança no PSF São Cristóvão.
Qualificação da Atenção ao Idoso na UBS Vila Paraná em Serra do Mel/RN
UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA/ TURMA IV.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Melhoria do atendimento em saúde bucal de escolares de cinco a 14 anos na Unidade de Saúde Cerrito Alegre no município de Pelotas,RS Dorit Irian Lerm Rehbein.
Universidade Federal de Pelotas
Jackson Dantas Nunes Fernandes Júnior
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Cleriston Marcolan Bianchessi
Orientadora: Daniela Nunes
Danielle de Mello Cherbiski Orientadora: Marina Sousa Azevedo
Marcus Vinicius Hettwer
Especializando: Osmar Young Ramos
Orientadora: Mariana Gonzalez Cademartori
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Especializando: José Arnaldo Zucon Orientador: Dulcian Medeiros
Orientadora (T5G8): Daniele Freitas Brasil
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Faculdade de Medicina Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família - UnaSUS   Melhoria da.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
ELISDAN GARZON GONZALEZ Orientador: Manoel Messias Santos Alves
Christopher Berwig Turma 4
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
SAÚDE BUCAL DAS GESTANTES INTERVINDO NA UBS NAVEGANTES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Ampliando o atendimento UBS Belmonte,Queimados ,RJ
Universidade Federal de Pelotas
Universidade aberta do sus – unasus universidade federal de pelotas especialização em saúde da família modalidade a distância turma 6 Qualificação da Atenção.
Melhoria da atenção à saúde bucal das gestantes, puérperas e recém-nascidos da Unidade Básica de Saúde Vila Guaíra em Curitiba-PR Aluna: Flavia Fratucci.
Pelotas 2015 Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade de Pelotas Especialização em Federal Saúde da Família.
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA.
Carolina Rangel Marcki Orientadora: Tassiane Ferreira Langendorf
Universidade Federal de Pelotas
Leandro Polanco Rodríguez Orientador: Jandro Moraes Cortes
Fabrina Annoni Wolfarth
Trabalho de Conclusão de Curso
Aluno: Isleydi Parrado Garcia Orientadora: Cristiane Diniz Félix
Orientadora: Danieli B. da Silva
Orientador: Mateus Casanova dos Santos
Melhoria da atenção à saúde bucal dos idosos na Unidade Municipal de Saúde Nossa Senhora Aparecida do município de Curitiba/PR Especializanda: Regina.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização.
Cristiane Wottrich Orientadora: Gabriela silva dos santos
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Câncer.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA Melhoria do Programa de Pré-Natal.
Aluna: Nívia Patrícia Nunes da Silva
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Pré-Natal Odontológico: cuidando da saúde bucal da gestante
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7 Melhoria da atenção à.
Fernando Eduardo de Souza Costa Orientadora: Andreia Morales Cascaes
Verônica Costa Lustosa da Silva Lustosa
Aluno: Daili Chávez Cinta Orientadora: Ana Paula Belini
Angela Denise Springer Nejeliski Orientadora: Francine Cardozo Madruga
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 7   Trabalho de Conclusão.
Atenção a saúde do Hipertenso
Programa de Valorização a Atenção Básica
Samantha Lazzarotto Correia Lima Orientadora Liziane da Silva Matté
Iliana Echegoyen Alcolea Orientadora: Fernanda Bollini e Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Atenção em Saúde Bucal para alunos da Escola Hector Acosta
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 07 Qualificação das Ações.
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE Federal de pelotas Universidade Aberta do SUS – UNASUS programa de pós-graduação em saúde da família.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE.
Transcrição da apresentação:

Atenção à Saúde Bucal das crianças entre 0 e 6 anos, Unidade de Saúde Marcilio Biancheti, São José dos Pinhais, Paraná, Brasil Orientador: Mateus Casanova dos Santos Especializanda: Keity Dayane Reifur

Importância da Intervenção A cavidade bucal do bebê, além de possibilitar a alimentação, é também um dos seus contatos com o meio externo, sendo assim requer cuidados especiais por parte de familiares e dos profissionais.

Importância da Intervenção Tendo em vista que a atenção à criança é capaz de gerar na comunidade mudança, e consequentemente, qualidade de vida não apenas do recém-nato, mas também da sua família, esse projeto teve por objetivo a reformulação do programa de puericultura com foco na saúde bucal no período materno infantil.  

Município: São José dos Pinhais Área de 945.717 km² População de aproximadamente: 269 mil Região sul do Brasil – Estado do Paraná Região metropolitana de Curitiba 28 unidades de saúde: ESF mistas, centros integrados da mulher e da criança, CEO. Atividades: Industria e Agrícola

Unidade de Saúde Marcilio Biancheti - Ipê Inauguração em 15 de dezembro de 2000; ESF mista - 4 equipes: 1 para cada micro-área; Horário de atendimento: 07h às 17h; População: 18.313 habitantes; Equipe 3: 3920 habitantes.

Unidade de Saúde Ipê

Unidade de Saúde Ipê

Unidade de Saúde Ipê

Unidade de Saúde Ipê

Puericultura – antes da intervenção 2 anos de idade; Consultas agendadas: enfermeiro, médico, dentista, nutricionista e psicólogo; Sem busca ativa; Primeira consulta agendada pelo hospital; Consulta agendada pela solicitação do responsável.

Objetivo geral Melhorar a atenção a saúde da criança, com foco na saúde bucal no período materno infantil.

Objetivos Específicos 1. Ampliar a cobertura de atendimento odontológico das crianças de 0 a 6 anos; 2. Melhorar a adesão ao programa de atenção a saúde bucal da criança; 3. Melhorar os registros das informações sobre o atendimento das crianças no programa de atenção a saúde bucal da criança;

Objetivos Específicos 4. Mapear as crianças de risco; 5. Melhorar a qualidade do atendimento no programa de atenção a saúde bucal da criança; 6. Promover à saúde bucal para as crianças de 0 a 6 anos e responsáveis.

Metas Ampliar a cobertura de atendimento odontológico e consultas agendadas das crianças de 0 a 6 anos para 50%; Manter registro atualizado, em ficha especifica de avaliação odontológica e ficha espelho, de 100 % das crianças cadastradas no programa de atenção a saúde bucal da criança;

Metas Monitorar 100% das crianças cadastradas no programa de atenção a saúde bucal da criança com trauma, cárie dental, outras doenças bucais, alterações na cavidade bucal e hábitos bucais deletérios, ex: uso da chupeta e mamadeira.

Metas Organizar 50% da agenda para possibilitar o atendimento regular das crianças de 0 a 6 anos. Fazer a capacitação de 50% dos profissionais da equipe da ESF conforme protocolo de atendimento.

Metas Orientar 100% dos responsáveis das crianças cadastradas no programa de atenção a saúde bucal da criança sobre a importância do aleitamento materno, dos cuidados com a dentição decídua, higiene bucal, adequado uso de creme dental, trauma dental, importância da primeira consulta já nos primeiros dias de vida e alimentação saudável para garantir a saúde geral e também bucal;

Metodologia Período de 4 meses; Referência: Manual Técnico Caderno de Atenção Básica n 17 – saúde bucal do Ministério da Saúde, 2008; Crianças de 0 a 6 anos, conforme protocolo; Levantamento das crianças – agentes comunitárias. População da área: 3920 Número de crianças de 0 a 6 anos: 274

Metodologia Atendimento clínico; Visitas Domiciliares; Avaliação na escola da Área das crianças até 6 anos; Acompanhamento do grupo da pesagem do leite; Agendamento das consultas odontológicas;

Metodologia

Metodologia Confecção da ficha-espelho pela equipe; Empoderamento da família; Capacitação dos profissionais; Registro Específico na Planilha; Material clinico, de consumo, folders, artigos, fotos.

Resultados Cobertura do Programa de Puericultura na UBS 15,7% 29,2% 40,1% 47,1%

Resultados 55,8% 53,3% 62,5% 65,8%

Resultados 4,7% 4% 3,8% 3,5%

Resultados 7% 6,7% 5,8% 6,1%

Resultados 48,8% 44% 49% 51,8%

Resultados 83,7% 84% 85,6% 86,8%

Resultados - Teste do pezinho: 100% - Suplementação de Ferro entre 6 e 18 meses : 100% - Proporção de crianças com agendamento: 100% - A porcentagem do agendamento em relação ao total de crianças da micro-area segue no primeiro mês de 15,7%, no segundo mês de 29,2%, no terceiro mês 40,1% e no quarto mês de 45,3%. - Proporção de crianças participantes do programa com o registro atualizado – 100%

Resultados 23,3% 30,7% 37,5% 41,2%

Resultados 9,5% 16,8% 20,4% 24,1%

Resultados 39,5% 37,3 33,7 35,1

Resultados 53,3% 49,1% 44% 44.7%

Resultados 39,5% 42,7% 42,3% 42,1% Proporção de crianças que utilizam mamadeira até 6 anos Fonte: Diário de campo da pesquisadora.

Resultados 53,3% 54,5% 54,7% 52,9% Proporção de crianças que utilizam mamadeira até 3 anos Fonte: Diário de campo da pesquisadora.

Resultados 20,9% 20% 20,2% 18,4% Fonte: Diário de campo da pesquisadora.

Resultados 4,7% 5% 3,6% 3,1% Fonte: Diário de campo da pesquisadora.

Resultados 12,5% 18,2% Proporção de crianças com candidíase até 1 ano 12,5% 18,2% Proporção de crianças com candidíase até 1 ano Fonte: Diário de campo da pesquisadora

Resultados 2,3% 4% 5,8% 6,1% Fonte: Diário de campo da pesquisadora

Resultados 16,3% 14,7% 13,5% 13,2% Fonte: Diário de campo da pesquisadora

Resultados 7% 8% 8,7% 7,9%

Resultados 86% 88% 85,6% 86,8%

Resultados Não foi realizada a capacitação de todos os funcionários da unidade, apenas da equipe.

Resultados Orientação de 100% dos responsáveis das crianças cadastradas no programa de atenção a saúde bucal da criança sobre a importância do aleitamento materno, dos cuidados com a dentição decídua, higiene bucal, adequado uso de creme dental, trauma dental, importância da primeira consulta já nos primeiros dias de vida e alimentação saudável para garantir a saúde geral e também bucal;

Discussão Ampliação da cobertura de atendimento das crianças de 0 a 6 - aumento total de 47,1%; A ação melhorou a adesão das crianças e famílias as consultas; A forma de registro da informação e a qualidade do atendimento para a criança com destaque para a promoção de saúde e empoderamento das crianças e responsáveis

Discussão A capacitação da profissional dentista em relação à saúde coletiva da criança; Trabalho integrado: visitas domiciliares, atendimento clinico, pela equipe composta pela enfermeira, médica, psicóloga, nutricionista, dentista e auxiliares de enfermagem e odontologia, desenvolvendo uma consulta mais completa e diversificada.

Discussão A capacitação da equipe; Empoderamento das famílias com mudanças de hábito como na higienização e diminuição da candidíase; Prioridade no atendimento.

Discussão Falta de vagas: ampliar o trabalho de conscientização da comunidade em relação a priorização das crianças de 0 a 6 anos; Troca constante de médicos: reunião com os gestores; Ampliar o acesso a informação dos profissionais da UBS.

Reflexão Crítica Compreender melhor a ESF como um todo e assim poder defender melhor seus conceitos e princípios; Trabalho em equipe: multiprofissional e interdisciplinar; Planejamento; Troca de conhecimento; Crescimento pessoal para a vida como um todo: de paciência, verdades e valores, dignidade e esforço que serão levados para toda uma vida.

Referências

Referências

Referências

AGRADECIMENTOS!