Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Enfª Renata Ucha Teixeira
Advertisements

Universidade Aberta do SUS – UNASUS
Trabalho de Conclusão de Curso
Especializanda: Pastora Cala Sotelo Orientadora: Daniela Nunes Cruz
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Qualificação.
Aluna: Dra. Liliana Pérez Amaro Orientador:Thiago Santos De Souza
Santa Terezinha, Cocal, PI Lanna Ágda Furtado Gomes
Orientador: Cristiane Quadrado da Rosa
Melhoria da atenção ao Pré-natal e Puerpério na UBS Soledade, APODI/RN
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Especializando: RAFAEL E. CARBONELL VARGAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 MELHORIA DA ATENÇÃO AO PRÉ-NATAL.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância    Trabalho de Conclusão.
Leydi Nayla Montoya Hernández
Cristiane de S. Schmitz Stelita Pachêco Dourado Neta (Orientadora)
Universidade Federal de Pelotas – UFPEL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Modalidade a Distância
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA UNASUS EaD – UFPel
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Especializanda: Adis Almaguer Oyarzabal
Autora: Karine Bombardelli
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na UBS Vilena, Bonfim/RR
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7   Trabalho de Conclusão de.
Especializando: Angel Lambert Perez.
Giana Frasson Orientadora: Bianca de Souza
Universidade Federal de Pelotas Curso de Especialização em Saúde da Família Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na UBS Navegantes, Pelotas, RS.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Adelmir Chagas da Silva Orientador: Luciano de Paula Moura
Marelis Pileta Labañino Orientadora: Mariaza Alves Freita
Aluno: Ricardo Gomez Orientador: Nailê Damé-Teixeira
Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na Unidade Estratégia de Saúde da Família Getúlio Vargas, Pelotas/RS Especializando: Cayo Otávio Moraes Lopes.
Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9 Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério, na UBS da família da planaltina, no município.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Programa de Pós-Graduação de Especialização em Saúde da Família Atenção ao Pré-natal e Puerpério na Unidade de.
Neisleydis Hernandez Avila Orientadora: Ligia Menezes de Freitas
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 6 Qualificação da.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ASSISTÊNCIA AO.
Especializanda: Gisela Grinan Bicet
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Pré-natal.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na Unidade de Saúde da Equipe de Saúde da Família-1 de Cachoeira do Sul - RS Aluna: Daniela Yumi Kitashima.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Especializanda: Yosari Denys Zamora Orientadora: Niviane Genz
Arlis Martinez Rodriguez Orientadora: Ligia Menezes de Freitas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família. Modalidade a Distância. Turma 7 Melhoria da atenção ao.
Moises Oliveira Schots Orientadora: Edvanda Trindade Sacramento Gomes
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA Melhoria da atenção ao Pré-natal.
Talita de Aquino César Figueiredo Orientadora: Ângela Wilma Rocha
Viviane Serafim - Enfermeira
Qualificação do pré-natal e puerpério na Unidade de Saúde da Família Jorge André Gurjão Vieira em Boa Vista – RR Especializando: Felipe Queiroz Portela.
Wolfang Stable Báez Orientador:Pablo Viana Stolz
Trabalho de conclusão de curso
         UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7.
Marcos Roberio Barbosa de Santana
Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na ESF São José de Mipibu
Elsa Maria Corcho Martinez Orientadora: Analú Sparremberguer Manéa
Autor: Anibal Oscar Stivens Veranes
Ludnilanne de Moura Santos Orientadora: Seiko Nomiyama
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhora da atenção ao pré-natal.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância (EaD) Turma 5. Trabalho de.
Geanine Carpenedo dos Santos
Atenção ao Pré-natal e Puerpério: melhorias na qualidade do atendimento na Unidade Básica de Saúde Sagrada Família em Mucajaí-RR. Rafhael Brito de A. Santos.
Especialização em Saúde da Família
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Pré-natal.
Trabalho de Conclusão de Curso
Transcrição da apresentação:

Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância. MELHORIA DA ATENÇÃO AO PRÉ-NATAL E PUERPÉRIO NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE 004 – BAIRRO DA ESPERANÇA, MONTE ALEGRE - RN Aluno: Júlio Antônio Gonzalez Cutino Orientadora: Ana Carine Ferreira de Araújo

INTRODUÇÃO A atenção no pré-natal é importante no contexto na Atenção Básica para assegurar o bom desenvolvimento da gestação; No puerpério podem surgir problemas de saúde responsáveis por muitas sequelas e até mesmo morte de mulheres. Por isso preconiza-se a atenção puerperal na primeira semana após o parto; Uma estratégia na qual são realizadas atividades na atenção à saúde de puérperas e recém-nascidos contribuem para a redução da mortalidade materno infantil (BRASIL, 2012); A atenção Básica é um bom cenário/espaço para isso.

MONTE ALEGRE-RN Fonte: Google Maps(2015) População: 20.685 habitantes, estimada em 21.996 em 2014 (IBGE, 2010). Rede de saúde municipal: um Hospital de urgência, 9 equipes de ESF, policlínica com diversas especialidades, e uma equipe do NASF.

ESF 004 – BAIRRO DA ESPERANÇA Localização: periferia da área urbana (Bairro da Esperança), e em parte na área rural; Equipe: uma enfermeira, um médico generalista, uma cirurgiã dentista, uma Auxiliar de Saúde Bucal, um técnico de enfermagem, uma Auxiliar de Serviços Gerais, uma arquivista/recepcionista, e 5 ACS; População: 4.116 pessoas, e 160 domicílios sem cobertura de ACS.

EQUIPE 004 – BAIRRO DA ESPERANÇA

OBJETIVO GERAL Melhorar a atenção ao pré-natal e puerpério na Unidade Básica de Saúde 004 - Bairro da Esperança, Monte Alegre-RN.

METODOLOGIA - Ações Realizadas: Reunião de capacitação para Equipe de saúde; Implantação de novas rotinas de cadastramento, acolhimento e atendimento; Implantação de fichas espelho e arquivos específicos; Monitoramento periódico dos registros; Reunião com grupo de gestantes. Reunião aberta à Comunidade para esclarecimentos sobre o trabalho; Reunião com o gestor;

RESULTADOS PRÉ-NATAL

RESULTADOS Objetivo 1: Ampliar a cobertura de pré-natal. Meta 1.1: Alcançar 95% de cobertura das gestantes cadastradas no Programa de Pré-natal da unidade de saúde.

RESULTADOS Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção ao pré-natal realizado na Unidade. Meta 2.1: Garantir a 100% das gestantes o ingresso no Programa de Pré-Natal no primeiro trimestre de gestação 86,7% 26 85,2% 23 86,2% 25

RESULTADOS Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção ao pré-natal realizado na Unidade. Meta 2.2: Realizar pelo menos um exame ginecológico por trimestre em 100% das gestantes. 96,7% 29 100% 29 96,3% 26

RESULTADOS Meta Alcançada: 100% Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção ao pré-natal realizado na Unidade. TODAS AS GESTANTES TIVERAM: pelo menos um exame das mamas durante o pré-natal solicitação de todos os exames laboratoriais de acordo com o protocolo prescrição de suplementação de sulfato ferroso e ácido fólico vacina antitetânica em dia vacina contra hepatite B em dia avaliação de necessidade de atendimento odontológico Meta Alcançada: 100%

RESULTADOS Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção ao pré-natal realizado na Unidade. Meta 2.9: Garantir a primeira consulta odontológica programática para 100% das gestantes cadastradas. 100% 29 93,3% 28 85,2% 23

RESULTADOS Objetivo 3: Melhorar a adesão ao pré-natal. Meta 3.1: Realizar busca ativa de 100% das gestantes faltosas às consultas de pré-natal.  Não tivemos gestantes faltosas. Objetivo 4: Melhorar o Registro do programa de pré-natal. Meta 4.1: Manter registro na ficha espelho de pré-natal em 100% das gestantes.  100% das gestantes. Objetivo 5: Realizar avaliação de riscos. Meta 5.1: Avaliar riscos em 100% das gestantes.

RESULTADOS 100% foram orientadas Objetivo 6: Promover a saúde no pré-natal. higiene bucal orientação nutricional riscos do tabagismo, álcool e drogas na gestação aleitamento materno anticoncepção após o parto cuidados com o RN 100% foram orientadas

RESULTADOS PUERPÉRIO

RESULTADOS Objetivo 1: Ampliar a cobertura da atenção às puérperas. Meta 1.1: Garantir a 95% das puérperas cadastradas no programa de Pré-Natal e Puerpério da Unidade de Saúde consulta puerperal antes dos 42 dias após o parto.

RESULTADOS Meta Alcançada: 100% Objetivo 2: Melhorar a qualidade de atenção às puérperas na unidade de saúde. TODAS AS PUÉRPERAS TIVERAM: Exame das mamas Exame do abdôme Exame ginecológico Avaliação do estado psíquico Avaliação de intercorrências Prescrição de um do métodos contraceptivos. Meta Alcançada: 100%

RESULTADOS Objetivo 3: Melhorar a adesão das mães ao puerpério. Meta 3.1: Realizar busca ativa em 100% das puérperas que não realizaram a consulta de puerpério até 30 dias após o parto.  Não tivemos puérperas faltosas. Objetivo 4: Melhorar o Registro informações. Meta 4.1: Manter Registro na ficha de acompanhamento do programa de 100% das puérperas.  100% das puérperas.

RESULTADOS 100% foram orientadas Objetivo 5: Promover a saúde das puérperas. Cuidados com o RN Aleitamento materno exclusivo Planejamento familiar 100% foram orientadas

DISCUSSÃO A importância da intervenção: Para a equipe: o trabalho em equipe foi reforçado, com todo cumprindo suas funções, e a equipe foi qualificada para a atenção pré-natal e ao puerpério. Para o serviço: o serviço ganhou qualidade e eficiência, pois o monitoramento mais organizado e exposto de forma esquematizada viabilizou a realização das ações em tempo oportuno. Para a comunidade: parte da comunidade demonstrou satisfação com a prioridade no atendimento de pré-natal e puerpério.

Como está a ação programática na UBS hoje?

REFLEXÃO CRÍTICA O curso é muito completo e interessante; Experiências e conhecimentos adquiridos; O curso dá preparo científico e qualificação para atuar de forma mais segura e produtiva na Atenção Básica; Dos proveitos, os mais importantes foram o trabalho em equipe, a organização do trabalho, a qualidade na preparação da equipe da UBS, orientação das gestantes para o período gestacional e sua preparação para o parto e puerpério.

Obrigado! PERGUNTAS???