“SUSTENTABILIDADE DO VALOR”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IFTO ESTRUTURA DE DADOS AULA 05 Prof. Manoel Campos da Silva Filho
Advertisements

As Intenções Presentes de Deus A Igreja como uma Janela
UNICAMP Universidade Estadual de Campinas Centro Superior de Educação Tecnológica Divisão de Telecomunicações Propagação de Ondas e Antenas Prof.Dr. Leonardo.
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
Palestras, oficinas e outras atividades
O Modelo de Jesus para Crescimento e Serviço
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
Material pedagógico Multiplicar x 5 Clica!
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
Capa Disciplina: Ajustamento de Observações
CARACTERIZAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE MECANISMOS DE RESILIÊNCIA A ATAQUES Alex Borges Outubro de
Resultados da Pesquisa "Identificação de Valores de Jovens Brasileiros – Uma Nova Proposta", realizada pela Profª. Dra. Rosa Maria Macedo, da PUC de São.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
Nome : Resolve estas operações começando no centro de cada espiral. Nos rectângulos põe o resultado de cada operação. Comprova se no final.
Realizado no Curso EFA Cozinha – Valença
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Parceiros: 1 Pesquisa de Opinião PNAFM Encontro de Coordenação Brasília 07 a 10 de novembro de 2006.
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
Curso de ADMINISTRAÇÃO
Relações Adriano Joaquim de O Cruz ©2002 NCE/UFRJ
Crescimento Econômico Brasileiro : Uma Visão Comparada de Longo Prazo Prof. Giácomo Balbinotto Neto UFRGS.
Seja Líder De Si Mesmo.
FUNÇÃO MODULAR.
ONDE SUA FRANQUIA PODE CHEGAR? QUAL O SEU LIMITE?.
O que é 5(S)? ? 5(S) É a prática de hábitos que permitem mudanças nas relações... É a base de qualquer programa de qualidade. 1.
EXEMPLOS DE ESTRUTURAS PROTENDIDAS
Questionário de Avaliação Institucional
1 Resultados 2T11 22 de Julho de 2011 Natura Resultados 3T11 28 de Outubro de 2011.
Mecânica dos Sólidos não Linear
Provas de Concursos Anteriores
GESTÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA A RESULTADOS – GEOR
Instituto de Geociências Universidade Federal de Minas Gerais
Renda até 2 SM.
Hamburgo, Alemanha Definir o caminho que irá permitir a Lions Clubs International alcançar o seu potencial pleno como organização.
MECÂNICA - ESTÁTICA Cabos Cap. 7.
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
(CESPE/ Técnico Judiciário do TRT 17ª Região/ES) O Superior Tribunal de Justiça entende que o candidato aprovado em concurso público dentro do limite.
MECÂNICA - DINÂMICA Exercícios Cap. 13, 14 e 17. TC027 - Mecânica Geral III - Dinâmica © 2013 Curotto, C.L. - UFPR 2 Problema
1 CENTRO DE DESENVOLVIMENTO E PLANEJAMENTO REGIONAL – 2006 P Ó S-GRADUA Ç ÃO EM ECONOMIA Microeconomia I Prof.: Edson Domingues Cap í tulo II: Escolha.
CATÁLOGO GÉIA PÁG. 1 GÉIA PÁG. 2 HESTIA PÁG. 3.
Capítulo 1 Introdução à administração e às organizações.
Veículos e Sustentabilidade Ambiental
Lemas (Sudkamp)  .
JESUS SE ENCONTRA COM SEUS PRIMEIROS SEGUIDORES
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
O Programa 5s surgiu no Japão na década de 50 e foi aplicado após a 2ª Grande Guerra com a finalidade de reorganizar o país quando vivia a chamada.
Estudo dos Gases Prof. Fabio Costa.
Projeto Marcas que Eu Gosto 1 PROJETO MARCAS QUE EU GOSTO Estudos Quantitativo de Consumidores Janeiro / 2005.
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
1 Copyright © 2010 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. Title of Presentation Copyright © 2012 The Nielsen Company. Confidential and proprietary.
Irradiações 1- Definição 2- Mecânica da Irradiação
Luiz Carlos de Sá Carvalho, Dr CIBSS Desafios para atração e retenção de jovens profissionais.
C ORROPIOS, C ARDINCHAS E C ÃES G RANDES O LIVRO de José Paixão em imagens – com pistas de leitura propostas por por www.joraga.net.
Trodat Sondagem com Secretárias Realizado por Trama Comunicação São Paulo
DIEGO RICARDO DE ARAUJO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO INSTITUTO DE CIÊNCIA EXATAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA Seleção de Características.
45 Lições Que A Vida Me Ensinou..
EAD 615 – Gerenciamento de Projetos
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo de Probabilidades. Regra de Laplace. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo Combinatório. Problemas de Contagem. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
1 Aplicações do Fecho Regular. 2 A interseção de uma linguagem livre de contexto e uma linguagem regular é uma linguagem livre de contexto livre de contexto.
1 Workshop de introdução à responsabilidade País, Mês de 20XX A Viagem de Ahmed.
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Atuação do Terceiro Setor: Relações Sustentáveis? Sustentabilidade da Sociedade Civil & Sustentabilidade das Organizações da Sociedade Civil Mário Aquino.
Caminhos da Cana Relatório e show de imagens Marcos Fava Neves Prof. FEA/USP Ribeirão Preto Purdue University (2013)
Soluções de Inteligência de Negócios para o Judiciário - TJMS IV Encontro de Gestores do SAJ - São Paulo - SP Leonardo Torres de Lima Secretaria de Tecnologia.
AM020C A interface entre Meio Ambiente, Sociedade e Economia Indicadores de produtividade e empregabilidade da agricultura do Brasil. Aluna Andressa Santos.
Transcrição da apresentação:

“SUSTENTABILIDADE DO VALOR” Realização 1º Encontro do Grupo de Trabalho de Habitação Saudável e Desastres Palestrante: Luiz Geraldo C Arruda Rio de Janeiro, 20 de outubro de 2009

Palestrante: Luiz Geraldo Crespo Arruda Engenheiro Civil, especialista em Construção Civil e Qualidade pela UFMG e pós-graduado em Gestão de Projetos, Engenharia de Vendas e Gestão de Custos pelo IETEC. Especializando em Sustentabilidade do ambiente Construído - EA-UFMG e Mestrando em Modelagem de Sistemas Ambientais – IGC-UFMG. Atua desde 1997 em planejamento e controle de projetos, custos e qualidade em empresas do setor da Construção Civil e no setor da Construção Pesada. Filiado a ABEAV-Associação Bras. de Engenharia e Análise do Valor e a UBQ-União Bras. para a Qualidade, e membro do comitê de Sustentabilidade do CREA-MG e de Avaliação da Sustentabilidade do CBCS – Conselho Brasileiro da Construção Sustentável (POLI-USP). Diretor da firma de consultoria e treinamento ELEGE – Engenharia do Valor & Sustentabilidade.

SUSTENTABILIDADE DO VALOR “Um caminho criativo para a Sustentabilidade”

MISSÃO OBJETIVO DA PALESTRA Promover a Gestão e Engenharia do Valor como ferramenta para o desenvolvimento sustentável OBJETIVO DA PALESTRA Transmitir os conceitos básicos e provocar nos expectadores o interesse no estudo do Valor Ver prospect que fiz pra o imec

“O caminho para alcançar o êxito começa em termos primeiramente uma idéia definida, clara e prática: um objetivo... ... em segundo lugar, possuir os meios necessários para atingir este objetivo: conhecimento, dinheiro, materiais e métodos. Veremos como isto tem a ver com a EAV Já falar a importância da criatividade na EAV Já falar sobre objetivo: como chegarei se não sei para onde quero ir ... em terceiro lugar, combinar todos esses elementos com criatividade.” Aristóteles(384/322 AC)

Qual o cenário que vivemos hoje em dia? CRISES ?

CRISE AMBIENTAL ?

CRISE SOCIO-AMBIENTAL?

CRISE FINANCEIRA ?

?

Qual o cenário que vivemos hoje em dia? CRISES ? AMEAÇAS ? Qual o cenário em? que vivemos hoje em dia? Perguntar a eles?!? Um figura para este slide Pode Ser do planeta Terra PERGUNTAR QUEM ACHA QUE SIM!! Falar da crise econômica Da crise ambiental Ameaças – apagão, Insustentabilidade – aquecimento global, recursos naturais Problemas sociais

AMEAÇAS ?

AMEAÇAS ?

Qual o cenário que vivemos hoje em dia? CRISES ? AMEAÇAS ? INSUSTENTABILIDADE? Qual o cenário em? que vivemos hoje em dia? Perguntar a eles?!? Um figura para este slide Pode Ser do planeta Terra PERGUNTAR QUEM ACHA QUE SIM!! Falar da crise econômica Da crise ambiental Ameaças – apagão, Insustentabilidade – aquecimento global, recursos naturais Problemas sociais

INSUSTENTAVEL? Qual o cenário em? que vivemos hoje em dia? Perguntar a eles?!? Um figura para este slide Pode Ser do planeta Terra PERGUNTAR QUEM ACHA QUE SIM!! Falar da crise econômica Da crise ambiental Ameaças – apagão, Insustentabilidade – aquecimento global, recursos naturais Problemas sociais

DA DESIGUALDADE? INSUSTENTABILIDADE Qual o cenário em? que vivemos hoje em dia? Perguntar a eles?!? Um figura para este slide Pode Ser do planeta Terra PERGUNTAR QUEM ACHA QUE SIM!! Falar da crise econômica Da crise ambiental Ameaças – apagão, Insustentabilidade – aquecimento global, recursos naturais Problemas sociais DA DESIGUALDADE?

VALE o quanto PESA? INSUSTENTÁVEL? Qual o cenário em? que vivemos hoje em dia? Perguntar a eles?!? Um figura para este slide Pode Ser do planeta Terra PERGUNTAR QUEM ACHA QUE SIM!! Falar da crise econômica Da crise ambiental Ameaças – apagão, Insustentabilidade – aquecimento global, recursos naturais Problemas sociais INSUSTENTÁVEL?

Qual o cenário que vivemos hoje em dia? CRISES ? AMEAÇAS ? INSUSTENTABILIDADE? CAOS? Qual o cenário em? que vivemos hoje em dia? Perguntar a eles?!? Um figura para este slide Pode Ser do planeta Terra PERGUNTAR QUEM ACHA QUE SIM!! Falar da crise econômica Da crise ambiental Ameaças – apagão, Insustentabilidade – aquecimento global, recursos naturais Problemas sociais

A NATUREZA É CAÓTICA!

O “EFEITO BORBOLETA” “O simples bater de asas de uma borboleta no Pacífico pode causar um maremoto no Atlântico.” Teoria do Caos este efeito é ilustrado com a noção de que o bater das asas de uma borboleta num extremo do globo terrestre, pode provocar uma tormenta no outro extremo Na engenharia do valor itremos tratar justamentod o bater se sas da borboleta, das condiç~eos de partida. Voce acerta o alvo é quando esta mitrando e no momentod e soltar a flecha Falra que eu acho muito improtnate esta teoria É considerada uam das principasi teorias para combater o aquecimento global (dado site carbono brasil)

Qual o contexto a que estamos expostos ? OPORTUNIDADES O risco para mim ou para o ele andar na corda banmba é maior ou menor? É o mesmo o que varia são as ameaças e oportunidades Concorrência Concorrencia interna e externa De Tecnologia Primeiro mundo De Produção Citar china, Globalização Empresas internacionais e de outras regiões no mesmo pais tornam-se concorrentes Teoria riscos Concorrência – global local e concentrada Tecnologia – competitividade Recursos materiais e humanos- escassez e FALTA AMEAÇAS RISCOS

Relatório Bruntdland “As necessidades são determinadas social e culturalmente, e o desenvolvimento sustentável requer a PROMOÇÃO DE VALORES que mantenham os padrões de consumo dentro do limite das possibilidades ecológicas a que todos podem de modo razoável aspirar.”

? PEGADA ECOLOGICA MEU RASTRO NO PLANETA ... 1997 2007 2017 ? ... A PARTIR DE MEUS VALORES! MEU RASTRO NO PLANETA ... “O desenvolvimento sustentável procura atender às necessidades e aspirações do presente sem comprometer a possibilidade de atendê-las no futuro.” Relatório Bruntdland

...ei, estamos no mesmo barco!!! Comprometida com objetivos prevenir a ameaça de atritos pessoais, ou colocações em posição de defesas, resultando um ambiente de comunicação livre e criativo visionaria concordando + discordando = cooperando, etc. Como uma empresa é um sistema, suas partes estão interligadas falra que de acordo com a teoria dos sistema a smoa das partes pode ser igual, maior ou menor que o todo também de acordo com as interrelações e grau de “travamentos” mostar foto pinguins uns aquecendo ao outro EXPERIENCIA MINHA NA FRESAR DESCOBREN-SE TESOUROS (PESSOAS MUITO INTELIGENTES) E PESSOAS FICAM MUITO FELIZES E AGUARDANDO COM ANSIEDADE DIA DA REUNIÃO Embora haja uma confusão generalizada entre trabalho em equipe e em grupo, há uma diferença básica. No primeiro, existe a definição da atuação de cada componente e, no segundo, há um corporativismo acentuado. Os membros de uma equipe, em tese, são escolhidos por sua habilidade e competência; já no grupo, os membros são aceitos muito mais por afinidades pessoais. A partir do momento em que os membros do grupo são capaze de conseguir seus objetivos individuais através das atividades do grupo, este grupo passara a ser uma equipe Participação do RH aqui(improtnate com ouviente em algumas reuniões) Assianrem termod e compromisso e escreverem frase de próprio punho FAZER um documento para que todos que entrem no time assinem tipoe ste ai de cima com farases tipo "promovam uma atmsofera de criatividade)

“Atitudes, crenças e valores, que às vezes são chamados coletivamente de cultura desempenham um papel inquestionável no comportamento e no progresso humano”. Michael Porter

? VALORES ÉTICA-CULTURAL SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL ECONÔMICA SOCIAL É a sensibilização triple boton line PARA SER VERDE NÃO PODE ESTAR NO VERMELHO - SUSTENTABILIDADE ECONOMICA CRIAR UM TRINGULO DE CABELA PARA BAIXO E NELE COLOCAR ECONOMICA AMBIENTAL E SOCIAL E COMO BASE TERRENO CULTURAL E COMO FUNDAÇÃOPILARES OS VALORES O que falra de cada uma economica ambiental social Ver as cores de cada agenda(da agenda 21- agenda marrom, agenda azul, agenda verde Qual o cenário em? que vivemos hoje em dia? Perguntar a eles?!? Um figura para este slide Do capitalismo – crise de crédito, de confiança, mercado de capitais(bolsa) NA ECONOMIA GLOBAL Capitalismo VALORES

“Sustentabilidade são VALORES HUMANOS para a construção de uma sociedade responsável, plural e solidária.” Michael Haradom

Extraído de A TIRANIA DA SOBREVIVÊNCIA de DANIEL CALLAHAN “A questão inevitável que surge finalmente é a de saber-se o que é “bom” para os seres humanos, como indivíduos e como sociedade. É uma questão de VALOR e como Freud observou, “... os JUÍZOS DE VALOR feitos pela humanidade são determinados imediatamente pelos seus desejos de felicidade”, em outras palavras os juízos são tentativas de sustentar suas ilusões com argumentos”. Extraído de A TIRANIA DA SOBREVIVÊNCIA de DANIEL CALLAHAN

Para brasileiros, país carece de “valores” Já está definido o assunto do próximo Relatório de Desenvolvimento Humano do Brasil. Por escolha da maior parte dos 500 mil brasileiros que responderam à pergunta “O que deve mudar no Brasil para sua vida melhorar de verdade?”, da pesquisa “Brasil Ponto a Ponto”, o tema do estudo será “valores. Para o coordenador do relatório, Flávio Comim, o resultado é surpreendente e só foi possível porque a consulta tinha uma pergunta aberta. o desafio agora é materializar o tema “valores”. (www.pnud.org.br em 10/07/2009)

DESPERDÍCIO x VALOR “eliminar DESPERDÍCIOS significa reduzir ao mínimo a atividade que não agrega VALOR ao produto ou serviço... a agregação de valor é a contrapartida da eliminação de desperdício. Um produto ou serviço fornecidos sem DESPERDÍCIOS tem o máximo possível de VALOR agregado para o cliente. É um dos conceitos mais importantes da administração moderna.” (Maximiano)

antônimos e inversamente proporcionais Portanto VALOR e DESPERDÍCIO são antônimos e inversamente proporcionais Valor = ___1____ Desperdício

INOVAÇÃO “As inovações emergem de uma gama de experiências e consistem no abandono organizado de produtos, serviços, processos de negócios e mercados que deixaram de ser uma alocação ótima de recursos. Dessa forma, a organização deve estar avaliando e revisando continuamente os seus processos internos e externos tendo em mente redirecionar e melhorar o uso dos recursos para AUMENTAR O VALOR GERADO para os clientes, parceiros, colaboradores e acionistas.” Ou seja é o dinamismo (João M. Matos, em “Como Ir Além das Medidas Óbvias de Cortes de Custos”)

Na visão da Sociologia, o VALOR exprime uma relação entre as necessidades do indivíduo e a capacidade das coisas e de seus derivados, objetos ou serviços, em as satisfazer. “VALOR é a utilidade de algo em proporcionar bem-estar a alguém.” (ARISTÓTELES, 350 AC) “VALOR é a habilidade intrínseca de um produto em oferecer alguma utilidade funcional.” (ADAM SMITH, 1766)

“Eficiência é fazer certo as coisas, * rever Efetivo= eficaz + eficietne Não é so cavar é cavar no lugar certo Ser efetivo é fazer certo o que deve ser feito Para ser eficaz voce deve saber priorizar Qualidade é eficiência ou seja corre-se o risco de ter qualidade e não ter valor Este ao lado foi eficiente, mas não eficaz Vendo uma sala quase inundada, uma empregada rapidamente pegou um balde e panos de chão e, desdobrando em esforços, empenhou-se em recolher a água. Ela foi eficiente, fez certo a coisa (recolher a água), mas não foi eficaz, não fez a coisa certa (antes de mais nada, fechar a torneira). 2 pessoas entregar objeto de Bh na cidade do RJ, o primerio chegou em 5 hs e gastou 500 litros de gasosa, o outro chegou em 6 horas e gastou 600 litros(pegaram caminhos diferentes) ambos foram eficiente, fizerama coisa certa mas o promeiro foi mais eficaz pois consumiu menos recursos “Eficiência é fazer certo as coisas, eficácia é fazer as coisas certas” (Peter Drucker) * www.criatividadeaplicada.com

METODOLOGIA DO VALOR-MV “The value methodology is a systematic process that follows the Job Plan. A value methodology is applied by a multidisciplinary team to improve the value of a project through the analysis of functions.” (SAVE Value Standard Body of Knowledge, 2007) “A metodologia do valor é um processo sistemático que segue um Plano de Trabalho. A metodologia dovalor é aplicada por um time multidisciplinar para melhorar o valor de um projeto atraves da análise defunções” (SAVE - Value Standard Body of Knowledge,2007) GV CV é uma função que ocorre toda hora (caso coloque a metodologia no FAST) CV neste slide sim pois posso ter pessoas que sua funçaõ é o controle do valor

REDUÇÃO DO AQUECIMENTO GLOBAL Traduzir isto

EV NO BRASIL "Atualmente, a aplicação da metodologia na PETROBRAS abrange uma gama maior de atividades em relação a época de sua implementação na década de 80, onde as aplicações eram eventuais e em grandes projetos. SOUZA, 2001)

EV NO BRASIL

FOCO NO VALOR “Nigro não custa mais, vale mais.” Slogan utilizado pela Panelas Nigro: “Nigro não custa mais, vale mais.”

MENSAGEM FINAL “Excelência não é um ato, mas um hábito.” (Aristóteles) “Seja você a mudança que espera ver no mundo...” (Gandhi)

SUGESTÃO DE LEITURA E FILME PARK, R. (1995). “Value Engineering – A plan for invention”. St. Lucie Press, 340 p. New York LOPES DE ABREU, R. C. (1996). “Análise de Valor”. Ed. Qualitymark, 171 p. Rio de Janeiro KLINK, A. (1998) “Cem dias entre céu e mar” Ed. Companhia das Letras. Filme – Quanto vale ou é por quilo? – Brasil - 2005 SAVE - www.value-eng.org www.valuefoundation.org

Luiz Geraldo Crespo Arruda (31) 3243-1203; 9921-4714 elegecontatos@gmail.com MUITO OBRIGADO ELEGE – Engenharia do Valor & Sustentabilidade

MENSAGEM FINAL “Excelência não é um ato, mas um hábito.” (Aristóteles) “Seja você a mudança que espera ver no mundo...” (Gandhi)

SUGESTÃO DE LEITURA E FILME PARK, R. (1995). “Value Engineering – A plan for invention”. St. Lucie Press, 340 p. New York LOPES DE ABREU, R. C. (1996). “Análise de Valor”. Ed. Qualitymark, 171 p. Rio de Janeiro KLINK, A. (1998) “Cem dias entre céu e mar” Ed. Companhia das Letras. Filme – Quanto vale ou é por quilo? – Brasil - 2005 SAVE - www.value-eng.org www.valuefoundation.org

Luiz Geraldo Crespo Arruda (31) 3243-1203; 9921-4714 elegecontatos@gmail.com MUITO OBRIGADO ELEGE – Engenharia do Valor & Sustentabilidade