Apresentação do projeto – reunião de pais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Mobilização Social pela Educação
Advertisements

Federação Portuguesa de Atletismo
Como podemos comunicar melhor o amor nos relacionamentos
Presta atenção ao que te rodeia e descobre um mundo cheio de sons!
Controle esfincteriano
Use, Vista e Fale USE VISTA FALE Os produtos e conquiste resultados
Actividades de Promoção da Leitura Agrupamento de Escolas de Mora /09
Deus, Espiritualidade e Fé na vida do Adolescente
Dezessete motivos porque você deve ler para uma criança:
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
São 11 regras que os alunos não
Programação Neurolinguística
Comportamento informacional de estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte José Geraldo.
A Coordenadora da BE: Esperança Alfaiate
FÉRIAS! ...E AGORA?.
As Coisas Que Aprendi Na Vida ...PORQUE VIVER É APRENDER A VIVER !!!
ENTRE.
Apresentação do projecto – reunião de pais
Uma Aventura…Literária 2013
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
Por que lemos a Bíblia, hoje?
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
Metodologia de Pesquisa
Biblioteca Escolar André Soares
Semana da Leitura O que é?
Divisão (semana 6).
Ligue as colunas do computador e concentre-se
Crianças e jovens na Internet Uma visão sobre o concelho de Sintra JANEIRO 2013.
Bombeiros... Uma filosofia de vida!
BOMBEIROS... Uma filosofia de vida!.
O PODER DOS PAIS: ECA E PRÁTICAS EDUCATIVAS
Ética e Moral na formação dos filhos
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Projecto financiado com o apoio da Comissão Europeia no âmbito do programa “Lifelong Learning Programme – Comenius ( )” Ler, uma procura activa.
INSTRUÇÕES PARA TODA A VIDA
Câmara Municipal da Figueira da Foz Pelouro da Juventude Jovem de Tavarede ( Loja Ponto JÁ, CDTI e outros) Os TEUS Espaços! Informa-te e Diverte-te!
Promoção de leitura em família
Eduacação para a Vida Com o objetivo de ajudar os pais em sua caminhada na educação dos filhos.
Cada dia que se vive é uma ocasião especial.
A tua bagagem para o Tutorado: entra com a tua ‘pen’ vazia, sai com ela cheia!
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
Conselhos aos IDOSOS.
INSTRUÇÕES PARA TODA A VIDA
1 a 2 anos Como se comunica Reconhece o próprio nome. A partir dos 18 meses  começa a criar frases curtas. A criança começa a formar frases com uma palavra.
Mobilizando seus colegas de trabalho
O QUE É QUE VOCÊ QUER SER QUANDO CRESCER? (a partir de 9 anos)
O USO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA
Descobrir as características que ajudam a compreender a sua Epístola. Identificar ensinos desta análise de Tiago e da sua Epístola em.
ESCOLA ESTADUAL MARIA JOSE PROFESSORA COORD JACIRA DE SOUZA FERRAZ
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
De MULTIPLICAÇÃO ESPIRITUAL Discipulado 1 1.
Bem-aventurados os que ouvem e praticam a Palavra de Deus
Escola Seac- Escola de Educação Profissional Prof: Nilzo Machado
Bem-vindos à Campanha de Matrícula para o Jardim de Infância em 2013
1 – Férias do barulho De acordo com o vídeo que você acabou de assistir, dos perigos que estão ocultos nos programas de TV, quais são os dois que mais.
CAPACITAÇÃO 2015 Nordeste Oriental.
“Não se preocupe por não poder dar aos seus filhos o melhor de tudo...
Acompanhe seu filho na fase do aprendizado da leitura
7 excelentes razões para ler com as crianças e os jovens
Reunião de Responsáveis 3º bimestre
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
CAPÍTULO 5 O PROGRAMA DA CLASSE.
Dia internacional das bibliotecas escolares
Escola Municipal de Ensino Fundamental Martha Wartenberg
O QUE Relacionados às necessidades das crianças de educação e cuidado
Plano Nacional de Leitura. Em que consiste o projecto “Lê a meu lado” Este projecto foi lançado pelo PNL e destina-se a sensibilizar as famílias para.
TAREFA MAIS IMPORTANTE
APRENDIZ DA VIDA!.
Transcrição da apresentação:

Apresentação do projeto – reunião de pais JÁ SEI LER 1ª Ciclo do Ensino Básico Projeto de promoção de leitura em família Apresentação do projeto – reunião de pais nome da escola:

JÁ SEI LER A Leitura em Família e o Plano Nacional de Leitura / Plano Regional de Leitura O Plano Nacional de Leitura (PNL) tem como missão aumentar as capacidades de leitura dos portugueses. O Plano Regional de Leitura (PRL) é um complemento do PNL, constituindo-se uma resposta institucional aos baixos níveis de literacia da população dos Açores em geral e particularmente das crianças e dos jovens. Todos podem e devem participar no PNL – famílias, escolas, associações, etc… A leitura com crianças pequenas é muito importante! nome da escola: 2

JÁ SEI LER Importância da leitura no século XXI Ler bem e depressa torna o estudo mais fácil e produtivo. Os bons leitores têm mais sucesso na escola. A leitura é uma das capacidades mais importantes do ser humano. A leitura é condição de autonomia e de sucesso na vida. nome da escola: 3

JÁ SEI LER Quando é que as crianças começam a aprender a ler? Muito antes de irem para a escola – a partir dos 6 meses. Quando aprendem a falar, por imitação dos adultos. Quando vêem os adultos ler. Sobretudo, quando têm a sorte de ouvir ler em voz alta. nome da escola: 4

JÁ SEI LER Aprender a ler e a gostar de livros A família pode e deve ajudar Quanto mais cedo se começa melhor. Ler bem exige muito treino. Treinar a leitura é muito importante. nome da escola: 5

JÁ SEI LER A família pode e deve ajudar As crianças que têm a sorte de dispor da atenção de um adulto que lhes leia: - habituam-se a gostar de livros - aprendem a ler mais depressa - aprendem a ler muito melhor - passam a treinar sozinhas Os pais, avós, tio, padrinhos ou irmãos mais velhos ajudam muito se lerem em voz alta às crianças e se lhes mostrarem como os livros são divertidos. nome da escola: 6

JÁ SEI LER LER+ todos os dias Leia alto aos seus filhos. Ajude-os a gostar de livros. Bastam apenas alguns minutos por dia. Faça da leitura um momento agradável no dia a dia da sua família. 7 nome da escola:

JÁ SEI LER 5 Conselhos às famílias 1. Incluir os livros no dia a dia das crianças À noite antes de adormecerem. Em momentos de pausa ou de convívio. Nos transportes públicos. nome da escola: 8

É importante que a criança leia JÁ SEI LER 2. Tornar a leitura uma atividade divertida Deixe a criança: Mexer nos livros (no quarto ou na zona dos brinquedos). Descobrir as imagens e as histórias dos livros. Descobrir letras, palavras - ouvir ler histórias. Escolher o livro que quer ler. É importante que a criança leia ou oiça ler com prazer. nome da escola: 9

JÁ SEI LER 3. Guardar alguns minutos para ler com a criança Reserve alguns minutos do dia para ler a par com a criança. Torne os momentos de leitura alegres e carinhosos. Não force a criança a continuar se ela estiver desinteressada. À medida que vão crescendo, as crianças gostam cada vez mais de ler e ouvir histórias. nome da escola: 10

JÁ SEI LER 4. Visitar as Bibliotecas O atendimento é muito agradável e o empréstimo é gratuito! Experimente ir com os seus filhos. Há sempre uma zona para crianças. Encoraje os seus filhos a usar mais a biblioteca da escola. Requisite livros para ler em casa com os seus filhos. nome da escola: 11

JÁ SEI LER 5. Oferecer livros às crianças Ofereça livros aos seus filhos. Incentive os seus filhos para darem um livro de presente aos amigos. Nas livrarias, supermercados e feiras do livro: - Deixe-os mexer nos livros expostos; - Convide-os a observar, folhear; - Sugira que escolham livros para levarem para casa ou para oferecer. nome da escola: 12

JÁ SEI LER Como ler com as crianças Mostre a capa, mostre os livros e fale sobre as ilustrações. nome da escola: 13

JÁ SEI LER Como ler com as crianças 2. Deixe a criança virar a página, se ela quiser. Leia as palavras e/ou as frases e mostre-as com o dedo. nome da escola: 14

JÁ SEI LER Como ler com as crianças 3. Torne a história viva, faça uma voz diferente para cada personagem e use gestos e expressões para contar a história. nome da escola: 15

JÁ SEI LER Como ler com as crianças 4. Faça perguntas e converse sobre a história e as imagens. Verifique se a criança está a compreender e a gostar. nome da escola: 16

JÁ SEI LER Como ler com as crianças 5. Deixe a criança comentar o livro, contar a história ou partes da história. 6. Se a criança não mostrar interesse não insista. Leia outra história ou leia noutra altura. nome da escola: 17

JÁ SEI LER Como ler com as crianças 7. Se a criança pedir, volte a ler a mesma história uma ou várias vezes. É frequente as crianças quererem ouvir muitas vezes uma história que lhes agrada. nome da escola: 18

JÁ SEI LER Material do projecto Folheto com sugestões para Pais/Família Mochilas Livro de Leituras Folheto com sugestões para o Professor Portal PRL: www.edu.azores.gov.pt/projectos/planoregionalleitura Portal PNL: www.planonacionaldeleitura.gov.pt 19 nome da escola: