Censura na Internet Direito da Comunicação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Organização das Nações Unidas
Advertisements

Introdução à Internet.
HISTÓRIA DA INTERNET.
e-seguro Oficina de Formação Dirigido a Direção de Escola/Agrupamento / Conselho Geral / Pais/Encarregados de Educação.
A questão da regulação da Internet
Workshop “Transferências de bens intangíveis”
Conceitos Básicos de Informática REDES DE COMUNICAÇÃO: INTERNET
INTERNET O que é ? História da Internet Internet no Brasil
Marcelo Pimenta Brasília, dezembro de 2004 Portal Inovar Resultados obtidos – Maio a novembro de 2004.
PASSADO, PRESENTE E FUTURO
Oficina de Pesquisa na Rede
A Internet, também conhecida como web, é uma rede de comunicação de milhões de computadores conectados, que oferece inúmeros serviços. São bilhões de.
O Professor Bibliotecário
MODELOS DE JORNALISMO As teorias da notícia vistas são aplicadas para o modelo ocidental de jornalismo. No mundo, existem vários conceitos de jornalismo,
Comunicação na Internet e a sua utilização para o fortalecimento das comissões de saúde e segurança no trabalho.
INFORMÁTICA BÁSICA EXTRANET INTERNET
Profº Charles de Sá Graduado em Computação Profº Charles de Sá Graduado em Computação.
História da Internet 1º A Internet foi idealizada na década de 60 nos Estados Unidos. O objectivo inicial, era o enorme potencial de partilha de informações.
SEMINÁRIO DE INFORMÁTICA
-Resolução do Conselho de Ministros 155/2007, de 2 de Outubro de 2007 Aluno: Antony Nelson Amaral da Silva Matrícula: Matéria: IHC Professor(a):
Filipe Silva & Manuel Santos Escola Secundária da Gafanha da Nazaré O Europe – Shared Photo é um projecto dinamizado ao nível de várias escolas europeias.
Tema para o vestibular.
© Dezembro, 2009 TRATADO DE LISBOA. © Dezembro, 2009 Tratado de Lisboa O Tratado de Lisboa foi assinado pelos Chefes de Estado e de Governo dos 27 Estados-
Escola Secundária Gabriel Pereira Construção Europeia: da C.E.E. à UE Marisa Pardal.
Direito à Privacidade © 2013
Projeto Inclusão Digital
INF1503 – Processamento de Dados (Economia)
Cleber de Jesus Ferreira Junior, Me
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO.
WEB 2.0 Image Shack Tiny Pic Susana Santos
Histórico e conceitos básicos.
IMAGENS DO TIBETE. IMAGENS DO TIBETE REVOLUÇÃO DA CORÉIA.
ESTG Leiria 4 de Abril de 2001 ESTG Leiria 4 de Abril de 2001 Definição e implementação de uma política de segurança para as instalações de comunicação.
O que é, exemplos de esquemas, cuidados a ter e como agir.
Escola Básica nº 2 de Rio Tinto
Criação de Páginas Web A Internet HTML Básico TIC 9º Ano
Desafio virtual Descubra se você está on-line ou off-line quando o assunto é internet Entrar Conte os acertos!
Grupo: Fernanda Campelo nº 08 3ºA Mariana Cruz nº 23 Mariana Cruz nº 23 Paula Gatti nº 26 Paula Gatti nº 26 Leonardo Kayan nº 35 Leonardo Kayan nº 3522/08/2013.
Serviços básicos da Internet
INTERNET BÁSICA.
Curso: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Disciplina: INFORMÁTICA E SOCIEDADE – Docente: YURI BASTOS WANDERLEY Trabalho coletivo sobre organizações.
Apresentação do Software
(c)AB, WEB: filosofia e origens Grupo de utilizadores Internet Ambiente académico dominado por sistemas UNIX Conjunto de serviços básicos: correio.
AUTORIA WEB Prof. Thiago Nogueira Tolentino Barbosa.
Administração Eletrônica de Negócios ADMINISTRAÇÃO ELETRÔNICA DE NEGÓCIOS Apresentação 1 NEGÓCIOS NO AMBIENTE DIGITAL Capítulos 2 e 6 LIMEIRA,Tania.
O que é a I N T E R N E T ? Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul Secretaria Municipal de Educação - SMEd NTM – Cachoeira do Sul Prof. Nilzo Machado.
Termos – redes de computadores
Curso: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Disciplina: INFORMÁTICA E SOCIEDADE – Docente: YURI BASTOS WANDERLEY Trabalho coletivo sobre organizações.
Internet.
UNIDADE 3: Serviços oferecidos e estrutura física organizacional de tecnologia da informação. Serviços e estrutura de Tecnologia da Informação UNIDADE.
Linguagem de Apresentação e Estruturação de Conteúdos Professora: Fabrícia F. de Souza.
@ I n t e r n e t + E d u c a ç ã o Como a Internet pode ser Útil na Educação (Para Professores e Alunos) Inter+net (Rede Interconectada)  O que é ? “Rede.
BE/CRE ESCOLA E. B. 2-3/S JOSEFA DE ÓBIDOS GUIA PARA AVALIAR PÁGINAS WEB.
PROTOCOLOS DE REDE Endereço Real e Reservado
NOÇÕES DE INTERNET E NAVEGADORES
A propriedade intelectual na era digital
A Agenda 21 é provavelmente o resultado mais importante da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada no Rio de.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho” UNATI - Marília WEB e Aula 2.
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Rúben Nóbrega | 2012 ESCOLA B+S PROF. DR. FRANCISCO DE FREITAS BRANCO, PORTO SANTO.
INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Rúben Nóbrega | 2012.
Breve introdução. INTERNET A Internet é a rede das redes, um conglomerado de milhares de redes electrónicas conectadas criando um meio global de comunicação.
Curso Sobre Html. Objetivos: Definir as funcionalidades da Internet Compreender os Conceitos Básicos da Web descrevendo como disponibilizar documentos.
Neste trabalho vou falar sobre como a internet foi evoluindo ao longo do tempo. Introdução Internet Service Providers World Wide Web (WWW) Protocolos Software.
Uso Educativo da Internet. O que é Internet? É uma rede mundial de computadores interligados, que permite trocar informações dos mais variados assuntos,
Pbh.gov Por dentro do portal da Prefeitura A Experiência Bhtrans PREFEITURA BELO HORIZONTE Eduardo Amorim - Gerente de Informação Bhtrans.
Escola Técnica Machado de Assis Técnico em Informática PROGRAMAÇÃO INTERNET I.
A História da INTERNET.
WEB Marketing A internet como ferramenta de Negócios e Marketing. Br Portais e Tecnologia (14) ; (14)
Fábio Rodrigues STC 5 DR4-Contexto macroestrutural.
Relatório e contas de 2011.
Transcrição da apresentação:

Censura na Internet Direito da Comunicação Docente: Prof. Maria Eduarda Gonçalves. Discentes: Lisana Medeiros, nº 1430 Yenny Jesus, nº 1390

Origens A censura é um instrumento usado por regimes totalitários, que pretendem impedir a imprensa da difusão de ideias que possam pôr em causa a ideologia presente, ou causar revoltas. Golpe militar de 28 de Maio de 1926; Estado Novo;

Em que consiste actualmente? A censura na Internet consiste na adopção de medidas repressivas (tecnológicas ou não-tecnológicas) a fim de limitar a livre utilização da Internet.

Direitos em causa Os direitos afectados com esta prática são, principalmente: Direito à liberdade de expressão; Direito à informação; Direito à comunicação; Direito à protecção de dados pessoais.

Métodos de censura - tecnológicos Filtro de IP Filtro MAC DNS hijacking Bloqueio de URL Bloqueio de Domínio

Método de censura – Não-tecnológico Um exemplo deste tipo de censura é a chamada “auto-censura”, na qual é o próprio provedor que adapta o conteúdo consoante aquilo que lhe é exigido pelo País em causa, caso queira fazer negócio. Concretização disto é a situação da Google na China.

Sistema anti-censura Como o próprio nome indica, a finalidade destes métodos é a de conectar utilizadores sujeitos a censura a uma Internet livre, de forma segura e anónima. Ajuda Túnel de acesso Internet Livre Internet Censurada

Defensores da Liberdade na Internet

RSF é uma organização sem fins lucrativos, registada em França e com fins consultivos nas Nações Unidas, que existe desde 1985. Esta organização defende a liberdade de informação.

Países Inimigos e Países sob Vigilância Site dos RSF: http://en.rsf.org/

China É um caso paradigmático no que toca à censura na Internet. A censura como meio de utilizado para negar acesso a conteúdos sobre movimentos e opiniões de oposição. “The Great Firewall”

Cuba Em Cuba só uma pequena percentagem da população tem computador. E desses, apenas 2% tem acesso ao World Wide Web. Esta situação justifica-se por coexistirem duas redes paralelas: uma interna, controlada pelo governo - que permite aos cidadãos apenas restritos acessos, como uma enciclopédia, uma filtrada versão cubana do wikipédia, e também o acesso a certos endereços de email, usados pelas universidades e orgãos governamentais; e a rede internacional (www), a qual fora dos hóteis só algumas pessoas têm permisão para aceder, sendo que esta também é alvo de censura.

França Faz parte da lista de países sob vigilância dos RSF devido à implementação da “lei dos três avisos” e da lei que permite a filtragem administrativa da Internet e da defesa de uma Internet “civilizada”. Wikileaks em França HADOPI – lei da Criação e Internet: luta contra download ilegal.

Turquia A censura na Turquia destaca logo o bloqueio, por diversas vezes e por longos períodos de tempo, do site do Youtube (sem que houvesse uma justificação). Soma-se também impedimento de acesso ao Google, e ao myspace.com, que já esteve bloqueado durante um mês. São inúmeros os sites que já foram alvo de bloqueio, dedicados a pornografia, erotismo ou jogos de fortuna e azar, ou da comunidade gay.

É uma parceria de colaboração de três instituições: o Citizen Lab da Escola Munk de Assuntos Globais da Universidade de Toronto, o Berkman Center for Internet & Society na Universidade de Harvard, e do Grupo SecDev(Ottawa). Objectivo: investigar, expor e analisar a filtragem na Internet e as práticas de vigilância. http://opennet.net/

EUA Os EUA aprovaram, em 1996, o Communications Decency Act, Em 1998 aprovaram o DMCA (Digital Milllenium Copyright Act ). Por último, as propostas de lei coloca os EUA sob o olhar dos RSF:«O Relatório* condena também as propostas de lei americana SOPA e PIPA (…), que “sacrificavam a liberdade da Internet em favor da protecção dos direitos de autor”. E diz ainda ter de ser “mantida a vigilância” sobre o polémico ACTA,(…), estabelecido entre vários países e que ainda não foi ratificado nos estados-membros da União Europeia.»**

EUA ACTA (Acordo Comercial Anticontrafacção) :http://www.youtube.com/watch?v=wVwAOB3pGok PIPA (PROTECT IP Act) e SOPA (Stop Online Piracy Act): http://www.youtube.com/watch?v=6k8UMaWu8q4 CISPA (Cyber Intelligence Sharing and Protection Act)

Notícias

China aperta censura na Net e detém seis pessoas (2 de Abril, 2012) Seis pessoas foram detidas e 16 sites desactivados por estarem a espalhar rumores sobre «a entrada de veículos militares em Pequim e de que algo de errado se estava a passar em Pequim». Dois serviços de micro-blogues também foram criticados e castigados, ficando encerrados por um dia, para que as mensagens sobre o assunto fossem apagadas

Portugal comprometido com assinatura do ACTA (26 de Janeiro de 2012) Neste dia Vinte e dois membros da União Europeia (incluindo Portugal) assinaram uma declaração de intenções no sentido de aprovarem o acordo comercial internacional anti-contrafacção. Originou enormes protestos.

Muito obrigado pela vossa atenção