LINUX.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistemas Operacionais
Advertisements

Sistemas Distribuídos
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO Sistemas Operacionais
Noções de Sistemas Operacionais
LINUX!!!.
Informática Aplica Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues.
Comandos do Linux SO II.
Prof.: Fabrício M. Melo Bom dia!! Informática para concursos Prof.: Fabrício M. Melo
Linux – uma alternativa diferente Alessandra Faria Campos.
Sistema Operacional LINUX
Concepts and Capabilities
Sistemas Operacionais
Software Livre Conceito:
Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática
Fundamento à Informática
09/03/10 20:13 Claudio de Oliveira – 1/21.
FUNDAMENTOS DE SOFTWARE
Threads.
Linux Feito por : Margarida Paulo Nº1 10º E.
História do Linux.
Linux Criado pelo finlandês Linus Torvalds;
SISTEMAS OPERACIONAIS
Sistema Operativo de Rede Prof. António dos Anjos
Software Livre O software que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição. A forma usual de um software ser distribuído.
Gestão de Sistemas Operacionais II
Sistemas Operacionais de Redes de Computadores
Conhecendo os Sistemas Operacionais
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Recife 2014.
Universidade Federal Fluminense Escola de Engenharia Departamento de Engenharia de Telecomunicações Sistemas de Computação para Telecomunicações Autores:
Sistemas Operacionais
Angela Ap. P. Portella Michelle
Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
Sistemas operativos - o que são. -Carateristicas. - diferenças
Sistemas Operacionais Linux
Linux Prof.: Antonio Reis Escola Brasileira. Histórico  Richard Stallman Personalidade importante da comunidade do software livre Ingressou no MIT em.
Faculdade de Tecnologia SENAI de Desenvolvimento Gerencial
O que são  O S.O. é o principal software de um computador, funciona como intermediário entre o utilizador e o hardware, sem ele a máquina não funciona.
Teve início em 1991, Criado pelo jovem Linus Torvalds Foi baseado no Unix Foi criado para ser um Sistema Operacional mais leve que o Unix Um grande diferencial.
S ISTEMAS O PERACIONAIS Prof. André Aparecido da Silva.
Prof.: Fabrício M. Melo Informática para concursos
Sistemas Operacionais
SISTEMAS OPERACIONAIS I Gerenciamento de Arquivos
SISTEMAS OPERACIONAIS I
Tópicos em Sistemas Operacionais (LINUX) Prof:. Msc. Arimatéia Junior Fortaleza-2011.
Sistemas operacionais
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul Informação e Comunicação Habilitação Técnica de Nível Médio Técnico em Informática Prof.
Software Livre.
Software livre Uma visão geral: dos primórdios dos gnus ao atual habitat dos pingüins.
Nomeação de arquivos – Cap 4.1.1
Algumas versões Mac. Macintosh Operanting System A ultima versão Mac foi lançada em 1984, pela Apple. O Macintosh Operanting System é a denominação do.
Colégio Agrícola “José Bonifacio” Sistemas Operacionais Prof. Carlos Eduardo Caraski.
Professor Esp. Diego André Sant’Ana Disciplina: Sistemas Operacionais II Sistemas de Arquivos- Tipo de arquivos – Cap
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Administração de Servidores de Rede – AULA 03 Prof. Gabriel Silva.
O que são, quais existem e suas características.
Introdução ao Linux Histórico e desenvolvimento
SISTEMAS OPERACIONAIS
História dos Sistemas Operativos
Tipos de Sistemas Operacionais
LINUX. O que é LINUX  Linux é um termo utilizado para se referir a sistemas operacionais que utilizem o núcleo Linux  O Linux foi desenvolvido pelo.
Sistemas Operativos.
Sistemas Operacionais PLATAFORMALINUX PLATAFORMALINUX Ricardo de Oliveira Joaquim TECNOLÓGICOS.
PROJETO 2: ALUNOS UFRPE Parte 1. Dividindo para conquistar 1. Interação com o usuário 2. Leitura e escrita em arquivos 3. Regra de negócio para executar.
ARQUITETURA DE SISTEMAS OPERACIONAIS. Grupo  Larissa Bernardes   Maxilânia Amaral   Sabrina.
Estruturas de Sistemas Operacionais. Componentes Comuns do Sistema Administração de Processos Administração da Memória Principal Administração do Armazenamento.
Visão Geral do Sistema Operacional Linux Elisabete Tomomi Kowata UnUCSEH - Anápolis.
Visão Geral do Sistema Operacional Linux Elisabete Tomomi Kowata UnUCSEH - Anápolis.
Sistemas Operacionais de Redes Introdução ao Linux IGOR ALVES.
Linux - Kurumin Diapar – Centro de Capacitação Profissional Prof. Paulo Fragoso.
GNU/Linux LEONARDO ESTRELA, Nº20, 10ºITM Índice Introdução História Software Livre Download Kernel Linux Ubuntu Unix Conclusão Interface do GNOME, uma.
Capítulo 4 Estrutura do Sistema Operacional
Transcrição da apresentação:

LINUX

Beatriz Hashimoto Thaís Millena João Victor Lorena Machado

LINUX Linux é um termo utilizado para se referir a sistemas operacionais que utilizem o núcleo Linux . O núcleo Linux foi desenvolvido pelo programador finlandês Linuz Torvalds, inspirado no sistema Mixix.  O seu código fonte está disponível sob a licença GPL (versão 2) para que qualquer pessoa o possa utilizar, estudar, modificar e distribuir livremente de acordo com os termos da licença.

Linus Torvalds começou o desenvolvimento do núcleo como um projeto particular, inspirado pelo seu interesse no Minix, um pequeno sistema UNIX desenvolvido por Anrew S. Tanenbaum. Curiosamente, o nome Linux foi criado por Ari Lemmke , administrador do site ftp.funet.fi que deu esse nome ao diretório FTP onde o núcleo Linux estava inicialmente disponível.

No dia 5 de outubro de 1991 Linus Torvalds anunciou a primeira versão "oficial" do núcleo Linux, versão 0.02. Desde então muitos programadores têm respondido ao seu chamado, e têm ajudado a fazer do Linux o sistema operacional que é hoje.

Núcleo Linux O termo Linux refere-se ao núcleo (em inglês: "kernel") do sistema operacional. O termo também é usado pelos meios de comunicação e usuários para referir-se aos sistemas operacionais baseados no núcleo Linux agregado a outros programas. Segundo Tanenbaum e Silberschatz, um núcleo pode ser considerado o próprio sistema operacional, quando este é definido como um gerenciador de recursos de hardware.

Arquitetura O Linux é um núcleo monolítico: as funções do núcleo(escalonamento de processos, gerenciamento de memória, operações de entrada/saída, acesso ao sistema de arquivos) são executadas no espaço de núcleo. Uma característica do núcleo Linux é que algumas das funções (drivers de dispositivos, suporte à rede, sistema de arquivos, por exemplo) podem ser compiladas e executadas como módulos , que são bibliotecas compiladas separadamente da parte principal do núcleo e podem ser carregadas e descarregadas após o núcleo estar em execução.

Termos de licenciamento Inicialmente, Torvalds lançou o Linux sob uma licença de software que proibia qualquer uso comercial.  Isso foi mudado de imediato para a GNU General Public License.  Essa licença permite a distribuição e mesmo a venda de versões possivelmente modificadas do Linux, mas requer que todas as cópias sejam lançadas dentro da mesma licença e acompanhadas do código fonte.

Sistemas de arquivos suportados O Linux possui suporte de leitura e escrita a vários sistema de arquivos, de diversos sistemas operacionais, além de alguns sistemas nativos.  Quando o Linux é instalado em dual boot com outros sistemas (Windows, por exemplo) ou mesmo funcionando como Live CD, ele poderá ler e escrever nas partições formatadas em FAT e NTFS. 

Distribuições Atualmente, um Sistema Operacional Linux ou GNU/Linux completo é uma coleção de software livre criados por indivíduos, grupos e organizações de todo o mundo, incluindo o núcleo Linux. As distribuições do Linux começaram a receber uma popularidade limitada desde a segunda metade dos anos 90, como uma alternativa livre para os sistemas operacionais Microsoft Windows e Mac OS, principalmente por parte de pessoas acostumadas com o Unix na escola e no trabalho. 

Sobre o símbolo O símbolo do software foi escolhido pelo seu criador (Linus Torvalds),que um dia estava no zoológico e foi surpreendido pela mordida de um pinguim. Fato curioso e discutido até hoje. Em 1996, muitos integrantes da lista de discussão "Linux- Kernel" estavam discutindo sobre a criação de um logotipo ou de um mascote que representasse o Linux.

Depois disso, várias tentativas foram feitas numa espécie de concurso para que a imagem de um pinguim servisse aos propósitos do Linux, até que alguém sugeriu a figura de um "pinguim sustentando o mundo". Em resposta, Linus Torvalds declarou que achava interessante que esse pinguim tivesse uma imagem simples: um pinguim "gordinho" e com expressão de satisfeito, como se tivesse acabado de comer uma porção de peixes.

Mas das muitas das sugestões eram paródias ao logotipo de um sistema operacional concorrente e muito conhecido (Windows).  Outros eram monstros ou animais agressivos. Linus Torvalds acabou entrando nesse debate ao afirmar em uma mensagem que gostava muito de pinguins. Isso foi o suficiente para dar fim à discussão.

Torvalds também não achava atraente a ideia de algo agressivo, mas sim a ideia de um pinguim simpático, do tipo em que as crianças perguntam "mamãe, posso ter um desses também?".  Ainda, Torvalds também frisou que trabalhando dessa forma, as pessoas poderiam criar várias modificações desse pinguim.