Geografia - Prof. Wilmont de Moura Martins Livro:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS
Advertisements

UNIJUI Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Ciência Política e Teoria do Estado.
Misturando racismo e Bullying...
Ciência Política e Teoria do Estado Prof. Dejalma Cremonese FEDERAÇÃO
entre os Povos Indígenas Warã Instituto Indígena Brasileiro
Desigualdade social e minorias
A diversidade cultural e a imigração
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
CONFERÊNCIA REGIONAL DOS CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DA
Nome:Fred;Sara;Igor Profª:Karla Veloso Serie:7ª Disciplina:Geografia
Unidade 12 A ocupação africana e suas consequências
POPULAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL DO BRASIL CAPÍTULO 22 Prof
Vivem hoje no Brasil cerca de 345 mil índios
Regionalização do espaço brasileiro
Representações do espaço Amazônico
Missões Jesuíticas no Rio Grande do Sul
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Professor Bruno Barreira
A Organização Política do Brasil
Geografia As principais formas de regionalizar o Brasil
CAPÍTULO 15 – POPULAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL NO BRASIL
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
Professor: João Claudio Alcantara dos Santos
A Declaração de Independência do Kosovo
A RÚSSIA E A COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES
OCUPAÇÃO E EXPANSÃO TERRITORIAL
Vivem hoje no Brasil cerca de 345 mil índios
Capitulo 1- Povos e Nações
A Questão Indígena.
OS COMPLEXOS REGIONAIS BRASILEIROS
África.
PRP 7 ano geografia José Victor.
Irlanda do Norte e País Basco
Raízes do Brasil: Gilberto Freire e Sérgio Buarque de Holanda
Prof. Jefferson Geografia.
As divisões regionais oficiais
A divisão regional de 1970 Baseada no conceito de regiões homogêneas: combinação de aspectos naturais e econômicos, com predomínio do segundo elemento.
Formação da nação/nacionalidade/questão racial racismo
Trabalho De geografia Nome = dayane Rodrygues dos Santos
Direito Internacional Domínio Público Internacional
FORMAÇÃO ÉTNICA E MIGRAÇÕES NO BRASIL
PÁGINAS 279 E )SIM, POR QUE AS FESTAS REPRESENTAM UMA IMPORTANTE CARACTERÍSTICA DA CULTURA DO NOSSO POVO. 2)A) AS NÃÇÕES INDÍGENAS B) LUCRO DO TRÁFICO.
REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
Regionalização do território brasileiro
U RUGUAI História E GEOGRAFIA Guilherme Abrahabibs 11° Gabriel Alencar Diáz 8° Caio vinícius pesseti 29°
Realizado por Elisa Talarico e Zdenek Juran 23/11/2012
PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE ÁREAS PROTEGIDAS - PNAP
Organização Internacional para Migrações
Regiões geoeconômicas: Divisão do Brasil por critérios econômicos
PROJETO CALHA NORTE youtube. com/watch
Terras Indígenas.
DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO
A construção do território Brasileiro e a consolidação das fronteiras externas A construção das fronteiras brasileiras (internas e externas) é resultado.
Etnias Conceito- É uma comunidade humana definida por afinidades linguísticas , culturais e semelhanças genéticas.
Aluna: Maria Clara Castanheira Professora: Paula 29/06/2015
Formação do Território Brasileiro
CAPÍTULO 1.
Formação territorial brasileira
História do Brasil republicano
Geografia População brasileira
Região, Regionalização e regionalismos
Professora Hilda Beatriz Dmitruk
Geografia Revisão 2016.
A REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
Introdução: Referencial Teórico:
Introdução ao Estudo do Direito. Objetivo conceitual do curso de Introdução ao Estudo do direito: Compreender o Direito como uma (a) técnica de controle.
1.Nação : reunião de pessoas, da mesma raça, falando o mesmo idioma, tendo os mesmos costumes e adotando a mesma religião, formando,assim, um povo, cujos.
RAÇA E ETNIA: Quem é o povo brasileiro?
EM BUSCA DO “VERDADEIRO” BRASIL (I): A “GERAÇÃO DE 1870” E O PENSAMENTO CIENTIFICISTA Leitura obrigatória: MOTA, Maria Aparecida. Sílvio Romero: dilemas.
Aulas 50 e 51: A formação da população brasileira Os traços étnicos e a cultura do povo brasileiro resultam da complexa mistura entre os índios, negros,
Transcrição da apresentação:

Geografia - Prof. Wilmont de Moura Martins Livro: Geografia para o Ensino Médio Demétrio Magnoli Unidade 2: Brasil, Estado e Espaço Geográfico (exceto o capítulo 10 e início do capítulo 11)

Capítulo 09 Sociedade e Espaço

A Identidade Brasileira Colonizador Negro Índio Imigrantes Povo Brasileiro Grupos formadores – período pré colonial e colonial Os elementos étnicos/culturais pré-colonização = Absorção/aniquilação. O Negro = exposição ao trabalho forçado e aos maus tratos. O “encontro das três raças” = distorção do processo de violência física e cultural ocorrido no país.

De acordo co o IBGE. PNAD 2008: Cor da pele ou Raça Porcentagem (%) 2008 Brancos 48,4% Pretos 6,8% Multirraciais/ Pardos 43,8% Amarelos 0,6% Ameríndios 0,3% Não declarados 0,1%

Os dados dão dicas da formação social do país. Regionalmente o arranjo é diferenciado: No Sul (80,8%) e Sudeste (58,5%), os brancos são maioria; No Centro-Oeste (49,9%), Nordeste (63,1%) e Norte (71,3%), os pardos são maioria; Os dados dão dicas da formação social do país. O fato é que a miscigenação é bem mais ampla que se pode supor – pesquisas genéticas mostram que os brasileiros são mestiços, independentemente da cor da pele.

O Estado brasileiro e o indígena Colônia Império “Apoio ao extermínio/aculturação. No início eram aproximadamente 10 milhões, hoje são cerca de 460 mil.

República (a partir do século XX) = busca da tutela 1910 – criação do SPI 1967 – criação da FUNAI (substituindo o SPI) 1973 Estatuto do Índio 1988 – reconhecimento dos direitos fundamentais dos indígenas – terra, preservação da cultura e tradições. 1990 – início da delimitação/demarcação oficial das terras indígenas.

O mito e o ideal da democracia racial Tráfico e escravidão Resistência NEGROS Exclusão social Liberdade sem cidadania Preconceito

1951 – Lei Afonso Arinos – racismo qualificado como crime. Miscigenação vista como algo negativo. Política de branqueamento. Preconceito/Racismo Século XX – críticas dos intelectuais ao racismo e ao preconceito – Gilberto Freire (Casa grande e senzala) – busca dar à mestiçagem um valor positivo. 1951 – Lei Afonso Arinos – racismo qualificado como crime.

Ações afirmativas de cunho racial por parte do Estado. Década de 1990 ... Críticas (?) : As ações ferem o princípio da igualdade cidadã. Elas podem acirrar o racismo na sociedade brasileira.

A nação e o Território 4.328 km. 4.320 km. Total: 8.514.876,599 km² (incluindo as águas internas). Terra seca: 8.456.510 km²

O território nacional é o espaço onde o Estado brasileiro exerce soberania. Essa soberania pode ser vista na forma como se organiza a gestão político-administrativa desse território. Colônia – sistema de capitanias – território fragmentado; Império – sistema provincial – início da unidade política – províncias sem autonomia – repressão à movimentos nativistas. República – sistema federativo – estados com certa autonomia política.

O sistema federalista sofreu ao longo do tempo oscilações significativas: 1 – Ampliação/limitação da autonomia dos estados; 2 – criação/eliminação de territórios federais; 3 – Criação de novos estados; 4 – Municipalizações ( ampliadas a partir de 1989).

Possível mapa do Brasil

O IBGE e a divisão regional IBGE – instrumento do Estado – planejamento, investimento, integração); Primeira proposta de divisão regional – baseada no conceito de região natural:

Divisão de 1969:

Divisão atual – baseada no conceito de macrorregiões definidadas por combinação de características econômicas, demográficas e naturais.

No período colonial houve grande ampliação territorial . As faixas de fronteira No período colonial houve grande ampliação territorial .

Mas foram nos períodos imperial e Republicano (1ª República) que ocorreram a maior parte das definições dos limites territoriais brasileiros. As definições ocorreram a partir de guerras (minoria), arbitramentos e acordos diplomáticos. O principal nome das negociações e defesa dos interesses territoriais brasileiros nos períodos em questão foi sem dúvida o Barão do Rio Branco. Já em 1912, toda a fronteira brasileira estava definida, não havendo nenhum litígio com qualquer país vizinho.

A defesa da fronteira ocorre para coibir o contrabando, o tráfico e a utilização de nosso território por organizações estrangeiras ilegais; O policiamento da fronteira é atributo exclusivo da União _ forças armadas e polícia Federal; Pela constituição brasileira – fronteira = faixa de 150 km de largura ao longo dos limites terrestres.

Soberania praticamente total do Estado sobre a área. Limites oceânicos Convenção da ONU (1994) – definição de mar territorial uma faixa de 12 milhas náuticas (1 milha = 1852 m) a partir da linha de base. Soberania praticamente total do Estado sobre a área. Zona econômica especial – 200 milhas náuticas ( podendo ser estendida até 350 milhas) Monopólio da exploração dos recursos naturais, zelar pela proteção ambiental.