AS FORMAS DE DESIGUALDADES Cada sociedade produz formas diferentes de expressão das desigualdades. Sociedades antigas – e a hindu – organização em.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
Advertisements

O Modelo de Jesus para Crescimento e Serviço
FORMAÇÃO DO FEUDALISMO
DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DO HOMEM
Prof Silvio Ribeiro ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS.
Resultados da Pesquisa "Identificação de Valores de Jovens Brasileiros – Uma Nova Proposta", realizada pela Profª. Dra. Rosa Maria Macedo, da PUC de São.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
14/10/09 Uma animação possui: Início; Passo; Fim; 1.
Classes e Estratificação Social
1 Fonte das imagens em 18/02/ FORMATAÇÃO E PESQUISA: PROFESSOR PEDRO TRINCAUS COLÉGIO ESTADUAL.
TRABALHO DE SOCIOLOGIA
Trabalho de Sociologia
Estratificação social
Nomes:Ana Paula, Josiane,Simone, Paulo n°2,17,35,25
Unidade 1 O feudalismo na Europa.
A antiga civilização indiana
Universidade Bandeirante de São Paulo Fundamentos da Álgebra
Feudalismo.
A Restauração de Israel Um compromisso assumido
Estratificação Social
ESTRATIFICAÇÃO, CLASSES E MOBILIDADE SOCIAL
Feudalismo.
Fraction Action FRACÇÕES.
Provas de Concursos Anteriores
RENASCIMENTO.
"Os homens fazem sua própria história, mas não a fazem como querem; não a fazem sob circunstâncias de sua escolha e sim sob aquelas com que se defrontam.
A estrutura social e as desigualdades
CASTAS,ESTAMENTOS E CLASSES SOCIAIS
Módulo Financeiro Centro de Custo.
Como aplicar leis da lógica
1 Jovens Urbanos 3ª edição Resultados da Avaliação Econômica Jovens Urbanos 3ª edição São Paulo março/2010.
Prof. Everton da Silva Correa
Influências Socioculturais
PROGRAMA DE FORMAÇÃO INICIAL
1 António Arnaut Duarte. 2 Sumário: primeiros passos;primeiros passos formatar fundo;formatar fundo configurar apresentação;configurar apresentação animação.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2011 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, novembro de 2010.
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
IDADE MÉDIA História – Ângela – 7º.
Hebreus 7 A Aliança Superior
Ao longo dos tempos 2010/ º CPTER Trabalho Realizado por: Paulo Barbosa nº 15 Sérgio Antunes nº 19 Escola Secundária Nuno Álvares Área de Integração.
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
Feudalismo 02/04/2017.
EXERCÍCIOS PARA GUARDA-REDES
Sistema Piaget de Ensino
O feudalismo O feudalismo consiste em um conjunto de práticas envolvendo questões de ordem econômica, social e política. De modo geral, a configuração.
CLASSIFICAÇÃO DE FILMES
Idade Média 476 d.C
FEUDALISMO.
Estrutura, estratificação e desigualdades sociais
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Conceitos básicos em grafos
A estrutura social e as desigualdades
MATRICIAL CONSULTORIA LTDA. PREFEITURA MUNICIPAL DE GARIBALDI 23/10/ : ATENÇÃO Os locais descritos nas planilhas anexas não correspondem ao total.
Profa. Dra. Suzana Lopes Salgado Ribeiro
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Conceito de Idade Média
1 Workshop de introdução à responsabilidade País, Mês de 20XX A Viagem de Ahmed.
Curso: Cerimonial, Protocolo e Eventos
Rio Verde - Goiás - Brasil
Introdução a Questão Social
É ai que vem o desenho. Eu vou escanealo com a inpressora
FEUDALISMO FEUDO.
1- Conceito: É o modo, sistema, sócio-econômico dominante, no medievo.
A Europa nos séculos XVII e XVIII
MODOS DE PRODUÇÃO OLIVEIRA, Pérsio dos Santos. Introdução à Sociologia. São Paulo: Ática, Bibliografia.
“ A Estrutura do Feudalismo”
ESTRUTURA E ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL
Karl Marx.
Trabalho De Filosofia Alunos: Professora: Jheniffer Ester
Atividades de História
Transcrição da apresentação:

AS FORMAS DE DESIGUALDADES Cada sociedade produz formas diferentes de expressão das desigualdades. Sociedades antigas – e a hindu – organização em castas; Sociedade feudal – estamentos; Sociedade capitalista – classes sociais

AS CASTAS Weber afirma que o sistema de castas é uma forma de organização social. A ordenação social baseada nesse tipo de agrupamento define as posições dos indivíduos nos planos econômicos e políticos, assim como a forma de funcionamento de suas instituições.

AS CASTAS No regime de Castas há uma definição precisa do papel que os indivíduos estão incumbidos de exercer. Aos membros de uma casta era permitido / proibido executar determinadas tarefas ou cargos.

AS CASTAS Pertencer a uma casta ou subcasta comprova a posição social e política que se ocupava dentro de uma comunidade; Por exemplo: no Egito Antigo tinha-se uma ordem social em que no topo estavam os sacerdotes, os reis e os soldados; os demais – pastores, lavradores e artífices – ocupavam posições inferiores.

AS CASTAS Determinava-se que os ofícios que vinham dos antepassados deviam ser continuados. Assim, o filho do lavrador tinha que ocupar essa tarefa e não outra. Nenhum outro ofício era-lhe permitido.

A SOCIEDADE DE CASTAS Características: Hierarquização rígida baseada em critérios como hereditariedade, profissão, etnia, religião, que determinam uma situação de respeitabilidade e de relações sociais.

A SOCIEDADE DE CASTAS Definição dos critérios ocorre a partir de um conjunto de valores, hábitos e costumes definidos pela tradição. Sistema de castas assenta-se numa relação de privilégios que alguns indivíduos possuem em detrimento dos demais.

A SOCIEDADE DE CASTAS Pressuposto: direitos são desiguais por natureza, uma vez que os elementos que os caracterizam são definidos fora dos indivíduos. Por exemplo: o critério para a definição de cargos e profissões se dava pela hereditariedade (o guerreiro, faria seus filhos também guerreiro)

A SOCIEDADE DE CASTAS Nas sociedades antigas, a organização social baseava-se no sistema de castas. As desigualdades políticas, jurídicas, religiosas expressavam-se através do lugar que o indivíduo ocupava na estrutura de cargos e profissões, definidos pela hereditariedade, em primeiro plano.

A SOCIEDADE DE CASTAS Grécia Antiga – exemplo da especialização hereditária – as famílias eram caracterizadas a partir de suas profissões: família de médicos, de sacerdotes, de guerreiros

A SOCIEDADE DE CASTAS No mundo antigo, as desigualdades sociais aparecem sem artifícios para amenizá-las: O escravo nasceu para ser escravo, da mesma forma que alguns homens nasceram para dominar.

AS CASTAS E A SOCIEDADE HINDU Estratificação social hindu é marcada pela hereditariedade; o nascimento era a condição básica para se definir uma dada posição na ordem social. A hierarquização é baseada na hereditariedade e nas profissões, que definiam os indivíduos como pertencentes a grupos de status diferentes

AS CASTAS E A SOCIEDADE HINDU Nem sempre o caráter hereditário e profissional convergiam. Por exemplo: dois indivíduos podiam desempenhar a mesma profissão, mas pertencer a castas diferentes por hereditariedade, o que não os colocava em condições de igualdade.

AS CASTAS E A SOCIEDADE HINDU Aqueles que pertenciam à casta inferior eram considerados impuros e não podiam nem sequer prestar serviços aos membros das outras castas superiores. A idéia era de que tudo o que os impuros tocassem ficava contaminado, seja alimento, água, roupa etc...

AS CASTAS E A SOCIEDADE HINDU Castas puras (superiores) eram consideradas aptas a desempenhar funções públicas e a participar de determinadas atividades religiosas. Castas impuras eram praticamente segregadas, a elas não sendo permitido freqüentar escolas, templos etc...

AS CASTAS E A SOCIEDADE HINDU Castas principais da Índia: Brâmane- casta superior a todas; Chátria – casta intermediária formada pelos guerreiros; Vaixiá – casta intermediária formada pelos comerciantes, agricultores e pastores; Sudra ou pária – casta inferior.

AS CASTAS E A SOCIEDADE HINDU Qualquer exemplo sobre a relação entre as castas na Índia tem que ser regionalizado, uma vez que cada região conserva um modo próprio de tratar essas questões. Na região de Maratha a sombra de um impuro não podia atingir um membro de uma casta superior.

AS CASTAS E A SOCIEDADE HINDU Na atualidade, as castas superiores não comem alimentos preparados pelos impuros, e um brâmane só se alimenta na companhia de indivíduos que fazem parte de sua casa. O trabalho é um fator relevante na definição das posições das castas já

AS CASTAS E A SOCIEDADE HINDU Já que as atividades consideradas degradantes são vistas como fatores que rebaixam as posições das castas na estrutura social. O sistema de castas envolve elementos econômicos, políticos e culturais configurando as desigualdades sociais.

OS ESTAMENTOS Sociedade feudal – séc.IX ao XIV – tinha a sua organização social baseada em estamentos ou estratos. Tradição – elemento fundamental na definição do conjunto de relações estabelecidas entre os diferentes estamentos: nobreza, clero e servo.

OS ESTAMENTOS Hierarquização dos estamentos se estabelecia com base num conjunto de valores culturais definidos pela tradição:honra, hereditariedade e a linhagem. Os diversos estratos sociais tinham seus deveres reconhecidos pela tradição.

OS ESTAMENTOS Sociedade estamental produz uma situação de privilégios para alguns indivíduos, diretamente ligados à honra. Aqueles que dominavam – a nobreza e o clero – eram os que se situavam melhor no código de honrarias que vigorava na sociedade.

OS ESTAMENTOS Aos estamentos dominantes eram reservadas as atividades guerreiras, sacerdotais e de administração pública, bem como a propriedade da terra.

OS ESTAMENTOS Essa relação de privilégios que tinha fundamento na honra, só era possível porque os estratos não privilegiados também reconheciam, na hereditariedade, na linhagem, a honra do outro.

OS ESTAMENTOS Ou seja, os dominantes incorporavam pelo conjunto de valores culturais vigentes (disseminados e sustentados pela Igreja Católica), a idéia de que determinados indivíduos estavam, pela tradição, acima dos demais.

ESTAMENTOS: reciprocidade e força Feudalismo, o que alinhava as relações entre os diversos estratos era a vassalagem – relação pessoal de fidelidade. Vassalo contraía inúmeras obrigações que tinham sua contrapartida nas obrigações que o senhor assumia perante ele.

ESTAMENTOS: reciprocidade e força Vassalagem consistia em contrair obrigações que iam além da submissão a um determinado proprietário de terras. Era um juramento de fidelidade que repousava também na força das armas.

ESTAMENTOS: reciprocidade e força Vassalo era aquele que servia a um senhor numa ligação baseada na propriedade da terra. As obrigações entre eles eram diversas: ajuda de guerra, ofícios de escudeiro, funções da criadagem doméstica etc...

ESTAMENTOS: reciprocidade e força Vassalo tinha obrigações para com o senhor, mas este também lhe devia proteção. Era uma relação de dependência, subordinação e submissão. A vassalagem perpassava toda a hierarquização no feudalismo.

ESTAMENTOS: reciprocidade e força O nobre proprietário (senhor feudal) embora possuísse diversos vassalos, era também um vassalo do rei. Este último era o suserano maior e a ele todos deviam obrigações baseadas na vassalagem.

ESTAMENTOS: reciprocidade e força Existia uma hierarquia de vassalagem que se superpunha a todos os estamentos e os interligava. Do estrato mais inferior até o topo da pirâmide social, todos se encontravam ligados por uma trama de obrigações, reciprocidade e fidelidade.

A ORGANIZAÇÃO POLÍTICA NA ORDEM ESTAMENTAL Weber afirma que o feudalismo é uma estruturação política patrimonialista por excelência. A organização política obedecia a uma hierarquização na qual a relação de subordinação se dava a partir das obrigações contraídas entre os diversos estratos com base na posse e no uso da terra.

A ORGANIZAÇÃO POLÍTICA NA ORDEM ESTAMENTAL O poder vinculava-se à propriedade da terra, ou seja, os estratos dominantes tinham na posse de largas extensões de terras a fonte de seus poderes econômicos e políticos. A nobreza e o clero detinham grandes poderes porque eram proprietários de terras.

A ORGANIZAÇÃO POLÍTICA NA ORDEM ESTAMENTAL O poder, além de estar vinculado à posse da terra, também se ligava a privilégios, honra, tradição e linhagem. Na base da dominação estamental, a nobreza ocupava a administração do Estado de forma perfeitamente afinada com os interesses clericais.

"Os homens fazem sua própria história, mas não a fazem como querem; não a fazem sob circunstâncias de sua escolha e sim sob aquelas com que se defrontam diretamente, legadas e transmitidas pelo passado."