A GSC/GSAM - Gerência de Saúde e Assistência Médica, em consonância com o calendário oficial das campanhas realizadas pelo Ministério da Saúde, disponibiliza.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sim, vocé! Abra os olhos….
Advertisements

CÂNCER DE PELE.
O que é que acontece a quem tem diabetes?
ENFERMAGEM NA SAÚDE DO HOMEM
Prevenindo Doenças e Promovendo Saúde Câncer de Próstata Junho / 2005.
Infecções do Trato Urinário
E.E. Camilo Bonfim Tema:Câncer de Colo de Útero
Leucemia, Hemofilia, Medula óssea e Anemia
queremos congratular você pelo seu dia.
“Nesse banco ... você deposita esperança”
O que saber sobre Doação de Medula Óssea.
Academia Snooker Clube Sorocaba - SP Paulo Dirceu Dias
1 EM
HPV Perguntas e Respostas mais Freqüentes
AULA PREPARADA POR:.
SAÚDE DA MULHER Tais Braga Rodrigues
A próstata é uma glândula que só existe no homem. Tem como função
Cancro :.
Convencer ou conscientizar?
1 EM 1 MILHÃO
Fosfatase Ácida Monitoria de Bioquímica e Laboratório Clínico
Dermatomiosite e polimiosite associados a malignidade
Campanha de Prevenção contra o Câncer
Sim, você! Abra os olhos….
CANCER DE PROSTATA ARNILDO HASPER TEL CEL
Tudo sobre Câncer de Próstata
Avaliação Prostática Anual
Eventos Fazemos todas as festas do calendário anual, como Páscoa, Dia das Mães, Dia das Crianças, Natal... Com isso buscamos divertir um pouco essas crianças.
Infecção urinária febril Maurícia Cammarota
O que é o câncer de boca? É um tumor maligno que pode ser encontrada nos lábios, na língua, na garganta ou na parte posterior da boca. Como ele se desenvolve?
Câncer de boca.
Química Pablo Felipe Profª. Carol
Por que uma Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem?
SAÚDE PROSTÁTICA.
The New England Journal of Medicine
Colesterol alto (Hipercolesterolemia)
Apendicite.
Câncer de Cabeça e Pescoço
Automedicação: por que a prática é tão comum?
Câncer de Próstata: Quando pensar e como conduzir
ÍNDICE Diabetes Sintomas Tipos de diabetes Prevenção Tratamento
Distribuição proporcional dos dez tipos de câncer mais incidentes estimados para 2012 em homens, exceto pele não melanoma* Fonte: INCA, 2011.
Monitoria de Laboratório Clínico Patologias da Próstata
Medula Óssea – O que é? É o tecido encontrado no interior dos ossos, conhecido também por "tutano", e tem a função de produzir as células sanguíneas: glóbulos.
Alzheimer Tipo mais comum de demência.
Projeto APE Mamografia Cuide de sua Saúde! O Câncer de Mama
NEOPLASIAS Angel Mar C. Roman.
Câncer.
TC de baixa dose no screening e seguimento do câncer de pulmão
Como se Prevenir do Câncer???
O QUE É, QUEM SOLICITA, COMO E QUANDO SOLICITAR
CÂNCER de MAMA e de PROSTATA
Próstata.
Campanha de Prevenção do Câncer de Intestino Grosso
Cancro Da Próstata.
Sistema Endócrino Principais glândulas endócrinas humanas Gônadas
Tumores da Próstata Sociedade Brasileira de Urologia
Ariane Gomes Diretora Sênior de Vendas
CÂNCER DE MAMA Mamas são glândulas cuja principal função é a produção do leite, que se forma nos lóbulos e é conduzido até os mamilos por pequenos.
Câncer DE Próstata Saúde do homem.
Transcrição da apresentação:

A GSC/GSAM - Gerência de Saúde e Assistência Médica, em consonância com o calendário oficial das campanhas realizadas pelo Ministério da Saúde, disponibiliza informações relativas a Campanha Nacional de Combate ao Câncer

Câncer de Próstata

Introdução A palavra câncer é suficiente para aterrorizar e a expectativa pelo seu tratamento se encarrega de aumentar este sentimento, gerando ansiedade e incerteza quanto ao futuro. Neste momento, somente os pacientes e seus familiares bem informados poderão entender a situação nas suas reais dimensões lidando melhor com a questão. Veja nos próximos slides como.

O que é câncer? É o nome dado a todas as formas de tumores malignos. Os tumores malignos surgem a partir de uma anormalidade nos genes que gera a multiplicação descontrolada de determinadas células do organismo. Forma-se então um núcleo celular sólido e uma rede de vasos sanguíneos para sustentá-lo. E é por meio dessa corrente sanguínea que as células malignas atingem outros órgãos e dão origem a novos tumores num processo conhecido como metástase.

O que é a próstata? A próstata é uma glândula – localizada no interior da pélvis, na base da bexiga, atrás da púbis e acima do reto – e faz parte do sistema reprodutivo masculino. É o órgão responsável pela produção do fluido seminal que nutre os espermatozóides, produzidos nos testículos, e lubrifica a uretra, ajudando-os a sair, no momento da ejaculação. A função normal da próstata depende da testosterona, hormônio masculino produzido nos testículos a partir da puberdade.

O que é câncer de próstata? O câncer de próstata é um dos cânceres mais frequentes em homens acima de 50 anos. Na maioria dos casos é curável, quando detectado precocemente e responde muito bem aos tratamentos. O tumor maligno ou câncer, cresce, não só comprimindo, mas também invadindo e destruindo tecidos sadios à sua volta.

Sinais e sintomas mais freqüentes É comum não aparecerem sintomas nos estágios iniciais do câncer de próstata. No entanto, quando aparecem, podem ser: Jato fino e/ou fraco; Micção intermitente; Urgência para urinar; Sangue na urina; Necessidade de urinar com frequência, especialmente à noite; Dificuldade para iniciar micção e/ou para reter (“segurar”) a urina; Dores ou sensação de ardor nas vias urinárias; Dor ao ejacular; Dor contínua na parte inferior das costas, quadris ou parte superior das coxas.

Como é feito o diagnóstico?

Toque retal: o primeiro passo O toque retal é o primeiro passo para o diagnóstico. Usando uma luva e introduzindo o dedo através do ânus, o médico, geralmente, urologista, é capaz de sentir a presença de uma protuberância endurecida ou um aumento da próstata. Assim, ele pode detectar o câncer bem antes de os sintomas ocorrerem. Este exame deve fazer parte da rotina anual de todos os homens acima de 50 anos de idade. Aqueles que têm 1 ou mais parentes em 1º grau que tiveram câncer de próstata devem começar aos 40.

PSA Há um outro exame, que determina o nível do antígeno prostático específico (PSA) no sangue, que costuma elevar-se em homens com câncer de próstata e outras doenças prostáticas. Os dois exames (Toque retal e PSA) precisam ser feitos conjuntamente, pois um complementa o outro. Feitos estes exames, caso o médico suspeite de qualquer irregularidade, poderá solicitar exames adicionais como radiografias, exames de sangue, além da ultrassonografia transretal, acompanhada de uma biópsia.

Biópsia O único método seguro para confirmar o diagnóstico de câncer de próstata é a biópsia. Para isto, uma amostra do tecido prostático é retirada, comumente por punção da próstata, através de uma agulha inserida diretamente na glândula. Se a biópsia revelar a presença de câncer, outros testes serão necessários para avaliar a extensão da doença. Esta conduta, denominada estadiamento, permite ao médico fazer a melhor escolha de tratamento para cada caso. Estadiamento é o processo no qual o médico define o estágio de avanço das células malignas.

Outros exames que podem ser solicitados Raio X do tórax. Cintilografia óssea ou mapeamento ósseo. Testes de laboratório. Ultra-som transretal, tomografia computadorizada e ressonância magnética.

Tratamentos

Tratamentos: A escolha do tratamento depende do histórico médico do paciente, de sua idade, de seu estado geral de saúde e do estadiamento da doença. O câncer de próstata geralmente tem cura, quando descoberto no início. No entanto, mesmo tendo se espalhado, responde bem aos tratamentos. Cirurgia, radioterapia e tratamento hormonal são geralmente usados no combate ao câncer de próstata e, algumas vezes, pode ser necessária a combinação de tratamentos. Os tratamentos podem ser utilizados tanto para curar o paciente, como para reduzir a extensão da doença. Após avaliar o seu caso específico, o médico fará a melhor indicação terapêutica.

Tipos de tratamentos Cirurgia. Radioterapia Hormonioterapia. A escolha pelo tipo de tratamento nem sempre depende do estadiamento da doença. Muitas vezes, um paciente não necessita de qualquer tratamento, além de exames frequentes de controle. Outros, porém, com o mesmo estadiamento, podem necessitar de radioterapia ou de cirurgia para a remoção da próstata.

Fatores de risco A causa do câncer de próstata ainda não foi definida com precisão. De acordo com o INCA, os dois únicos fatores confirmadamente associados a um aumento do risco de desenvolvimento do câncer de próstata são a idade e história familiar. Por isso, se você se identificar com algum dos fatores citados, redobre a atenção e não deixe de fazer os exames preventivos.

Como prevenir? Apesar de não serem conhecidas formas específicas para a prevenção do câncer de próstata, sabe-se que a adoção de hábitos saudáveis é capaz de evitar várias doenças, dentre elas o câncer em geral. Sendo assim, indica-se: Fazer diariamente atividade física Ter uma alimentação rica em fibras, frutas e vegetais Reduzir a quantidade de gordura na alimentação, principalmente a de origem animal Manter o peso na medida certa Diminuir o consumo de álcool e não fumar

Considerações finais Se você acha a prevenção trabalhosa, saiba que na pratica ela é muito mais simples do que aparenta ser. Não deixe que o preconceito impeça você de fazer os exames preventivos. É preciso coragem para vencer a barreira do preconceito. Cuidar da sua saúde é garantir uma vida melhor para você e sua família.