Mosteiro dos Jerónimos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gótico em Portugal Mosteiro da Batalha.
Advertisements

O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente.
A ARTE EM PORTUGAL: O GÓTICO - MANUELINO Marina Amorim Santos.
Roteiro Turístico Pelas 7 Maravilhas Nacionais
PRÉ - VESTIBULAR LITERATURA PORTUGUESA Era clássica Prof . Asp Gilmara
As 7 maravilhas de Portugal
D. MANUEL I ( ) (O VENTUROSO)
GRANDES NAVEGAÇÕES Busca de novas terras (expansão agrícola, extrativista e comercial) e riquezas (inexistentes ou raras na Europa) Burguesia – novos mercados.
O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente.
As 7 Maravilhas de Portugal
7 Maravilhas de Portugal
Tema D – Portugal no contexto europeu dos séculos XII a XIV
Avanço manual Património português classificado pela UNESCO como Património da Humanidade.
Valorização do Homem (Humanismo) e Natureza
A arte e a mentalidade barroca
LISBOA... PRINCESA DO TEJO !!!.
O DESCOBRIMENTO DO BRASIL Professor Ulisses Mauro Lima
ATENÇÃO Clique nas palavras sublinhadas para ter acesso a informações;
A ARTE MEDIEVAL ROMÂNICO E O GÓTICO COLÉGIO SALESIANO
Só um olhar A Praça Marqués de Pombal no centro da cidade.
Vasco da Gama.
No século XVI, Portugal conquista a cidade de Ceuta.
Valorização do Homem (Humanismo) e Natureza
Iniciar Fechar. 1 – Escolhe a tua personagem BIP-BIP Rápido e muito ágil, dificilmente alguém o apanha Sonic Com uma força inexplicável, dificilmente.
As Sete Maravilhas de Portugal
A Arte do Renascimento.
Património Mundial Origem: Wikipédia
O Manuelino.
Trabalho realizado por: Alice Almeida 9ºE Nº4
Formação de Portugal Colégio Militar de Belo Horizonte – História – 6ª ano – Maj Edmundo – 03/2012.
História de Portugal Aula n.º 17
Fernão de Magalhães Quem foi? Quando viveu?
Desenho de Arquitectura
Emanuel Pires Nº4 Cef oi. Qual a importância para o país e para o mundo? Existem dados da presença humana no estuário do Tejo desde a pré-história. Acredita-se.
O Renascimento em Portugal
A biblioteca em viagem…
MONUMENTOS DE PORTUGUAL
Apresentação de GUIDA PINTO
História e Geografia de Portugal
Os Portugueses no Brasil
Séculos XV e XVI Lisboa 8º6ª Ano Lectivo 2010/2011.
Classicismo.
Elementos estruturais: colunas ou pilastras das ordens clássicas (coríntia e compósita), abóbada de berço, arco de volta perfeita, frontão triangular ou.
A Expansão Portuguesa.
Trabalho Elaborado por: Fátima Marta Mariana
O MAIS LINDO MOSTEIRO DO MUNDO
O INTERREGNO ( ) D. LEONOR TELES O MESTRE DE AVIS
Barroco no Brasil ( ).
Trabalho Elaborado por:
Museo del Prado Madrid Com áudio.
História de Portugal Aula n.º 16 D. Afonso V D. João II D. Manuel I.
História da Cultura e das Artes A Cultura da Catedral
História da Cultura e das Artes
O estilo pombalino Sebastião José de Carvalho e Melo,
Historia de Portugal Emanuel Pires Nº4 Cef oi. Navio Escola Sagres.
País Turísticos Andreia Neto Turma N nº11. Índice Portugal Localização Percursos Gráfico Turismo Lisboa Autor Andreia Neto Turma N nº12.
História da Cultura e das Artes
PARTE 3 Situado na Praça do Império, o Centro Cultural de Belém é um equipamento dedicado à difusão da cultura.
MARAVILHAS DE PORTUGAL
CAPÍTULO 11 O BARROCO NO BRASIL.
Passado e Mundo Actual A arte manuelina.
OS VITRAIS.
Por terras de Castela Parte III Alcalá de Henares CLICAR.
BARROCO NO BRASIL SÉC. XVIII.
Progressão automática Não use o rato nem clique.
Clicar Este edifício de decoração predominantemente barroco situa-se em Madrid, no local ocupado pela antiga muralha árabe, frente ao antigo palácio.
A HISTÓRIA GRAVADA NA PEDRA CLICAR Mosteiro dos Jerónimos A HISTÓRIA GRAVADA NA PEDRA.
Docente: Ilídio sebastião História da Arquitectura III Universidade Metodista de Angola Faculdade de Arquitectura e Urbanismo O triunfo da Razão. Revisão.
Mosteiro dos Jerónimos Monasterio de los Jerónimos.
Mosteiro dos Jerónimos MOSTEIRO DOS JERÓNIMOS O Mosteiro dos Jerónimos foi elevado pela UNESCO a património mundial.
Transcrição da apresentação:

Mosteiro dos Jerónimos

Mosteiro dos Jerónimos O Mosteiro dos Jerónimos é um dos mais belos e imponentes exemplares do Estilo Manuelino, testemunho monumental da riqueza dos Descobrimentos portugueses. Está situado em Belém, Lisboa, à entrada do Rio Tejo. Constitui o ponto mais alto da arquitetura manuelina e o mais notável conjunto monástico do século XVI em Portugal e uma das principais igrejas-salão da Europa.

História Arcada do claustro, Mosteiro de Santa Maria de Belém, foi encomendado pelo rei D. Manuel I, pouco depois de Vasco da Gama ter regressado da sua viagem à Índia. A sua construção iniciou-se no ano de 1502 com o patrocínio do rei D. Manuel I de Portugal com o objetivo de ser consagrado a Santa Maria de Belém e de receber a comunidade de frades da ordem de S. Jerónimo.

História D. Manuel I decidiu que o Mosteiro seria construído na antiga praia do Restelo e entregou a obra a Boitaca, arquiteto que trabalhou na obra até 1516. Do projeto de Boitaca, podemos salientar uma decoração emblemática de esferas armilares e outros símbolos de cariz realista e também naturalista tais como as várias cordas, cabos, troncos e raízes que se encontram no edifício. Foi financiado em grande parte pelos lucros do comércio de especiarias.

História A partir de 1517 a obra é entregue ao arquiteto João Castilho que passa a desenvolver no projeto uma linha artística que varia entre o estilo gótico final e os iniciais traços do estilo renascentista. Mais tarde, já no reinado de D. João III são realizadas novas obras, mas estas são já feitas dentro de um estilo mais clássico.

História o Mosteiros dos Jerónimos sobreviveu ao terrível sismo de 1755, mas foi danificado pelas tropas invasoras francesas enviadas por Napoleão Bonaparte no início do século XIX.

História Inclui, entre outros, os túmulos dos reis D. Manuel I e sua mulher, D. Maria, D. João III e sua mulher D. Catarina, D. Sebastião e D. Henrique e ainda os de Vasco da Gama, de Luís Vaz de Camões, de Alexandre Herculano e de Fernando Pessoa.

História Após 1834, com a expulsão das Ordens Religiosas, o templo dos Jerónimos foi destinado a Igreja Paroquial da Freguesia de Santa Maria de Belém.

Carateristicas do mosteiro Destacam-se o seu claustro, completo em 1544, e a porta sul, de complexo desenho geométrico, virada para o rio Tejo. Os elementos decorativos são repletos de símbolos da arte da navegação e de esculturas de plantas e animais exóticos.

Biblioteca do Mosteiro dos Jerónimos Centro de Documentação que reúne, desde 1984, documentos, livros, teses universitárias, iconografia, catálogos e revistas com conteúdos relevantes para o estudo do Mosteiro dos Jerónimos, Torre de Belém, Zona envolvente e Descobrimentos Portugueses. Inicia-se a sua informatização a partir de 2001 em formato Unimarc-Bibliobase; Consulta presencial para utilizadores internos e externos. Pontualmente faz empréstimos acesso indireto (utilizadores externos) e direto (utilizadores internos); Catálogo informatizado com acesso no local ou através de bibliobase; Possibilidade de utilização de computador portátil.

Curiosidades O monumento é considerado património mundial pela UNESCO, e em 7 de Julho de 2007 foi eleito como uma das sete maravilhas de Portugal.

Disciplina: Educação Moral e Religiosa Católica Professora: Dr.ª Ana Rute Realizado por: Daniela Ferreira nº4 9ºA Maria Caseiro nº17 9ºA