FILOSOFIA 10ºANO Módulo inicial I – Iniciação à actividade filosófica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESPECIFICIDADE DA FILOSOFIA
Advertisements

Senso Comum e Ciência: Diferenças
Dois modos de ler a Bíblia.
As origens da Filosofia Carla G Meassi
FILOSOFIA DE ENFERMAGEM
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma Cremonese Aluno:
A Concepção Objetiva da Arte
Filosofia e Ética Prof. Rafael Lima
QUEM É O SÁBIO.
ATITUDE FILOSÓFICA Adaptado por Professor Marcelo Rocha Contin.
Professor Marcelo Rocha Contin
Immanuel Kant e o Criticismo
FILOSOFIA.
1 - Ética, sociedade e tecnologia CLAUDIO LUIS DE ALVARENGA BARBOSA
Pensamento Mítico Profª Alice 1ª série 1º Trimestre.
ESADE – Graduação em Direito 2011/II
Filosofia
FILOSOFIA OLHAR QUE QUESTIONA E REVELA
CONSCIÊNCIA CRÍTICA E FILOSOFIA
Fenomenologia Edmund Husserl ( ).
A atitude e a experiência filosófica
FILOSOFIA/SOCIOLOGIA
Ceticismo.
A FILOSOFIA 1 – A origem da Filosofia
Revisão para Avaliação I
Em busca de uma compreensão
CURSO DE FILOSOFIA/PSICOLOGIA
IRONIA E FILOSOFIA Pág. 41.
Conhecimento Vulgar e Conhecimento Científico
HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA I.
Filosofia – 10º ano O que é a filosofia? Rua Professor Veiga Simão | Fajões | Telefone: | Fax: |
METODOLOGIA CIENTÍFICA
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
Filosofia O que é filosofia?.
Platão e o mundo das Ideias
O QUE É FILOSOFIA ? SUA IMPORTÂNCIA PARA EDUCAÇÃO FÍSICA.
1ª aula Profª Karina Oliveira Bezerra
22/08/2031 Profª Karina Oliveira Bezerra
Profª Aline da Costa Luz Curso e Colégio Específico
Descobrindo a Filosofia Unidade 1
Profª. Taís Linassi Ruwer
Profª. Taís Linassi Ruwer
O QUE É FILOSOFIA ?.
O que é a Filosofia ? - Uma resposta inicial
FILOSOFIA.
Estes dois tipos de conhecimento diferem fundamentalmente em questões da origem, atitude, motivações, valor e linguagem. Senso comum (conhec. Vulgar)
FILOSOFIA O QUE É FILOSOFIA ?.
Unidade 1: A Origem da Filosofia
O QUE É FILOSOFIA? A FILOSOFIA É UM MOVIMENTO DE PENSAMENTO LÓGICO RACIONAL SURGIDO NA GRÉCIA NOS SÉCULOS VII E VI a.C, QUE TINHA COMO OBJETIVO EXPLICAR.
PARA QUÊ FILOSOFIA?.
FILOSOFIA Curso de Sistemas da Informação e
As bases da ciência moderna
O que é Ciência.
Introdução filosófica ao judeu-cristianismo Delmar Cardoso
Do Mito ao pensamento Filosófico
Objetivo, Definições, Significado
SÓCRATES 469 – 399 a.C..
Bolsistas: Daniela, Bárbara, Deivison, Fernando, Raphaela e Gilberto 2015.
Professor: Suderlan Tozo Binda
FILOSOFIA.
Surgimento do pensamento filosófico
O que é filosofia?.
Capítulo 4 – Filosofar é conhecer
O que é conhecimento?.
INTRODUÇÃO A FILOSOFIA
Das aparências ao mundo das idéias.
COLÉGIO NOMELINI PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. O INÍCIO DA FILOSOFIA Na história do pensamento ocidental, a filosofia nasce na Grécia por volta do século.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Professora Rosana Rossatto 7º ano Outono de 2016.
Como explicar o mundo?.
Transcrição da apresentação:

FILOSOFIA 10ºANO Módulo inicial I – Iniciação à actividade filosófica 1. O que é a filosofia? 2. Quais são as questões da filosofia? 3. A dimensão discursiva do trabalho filosófico.

O QUE É A FILOSOFIA ?

APROXIMAÇÃO ETIMOLÓGICA

O termo «filosofia» teve origem na Grécia antiga O termo «filosofia» teve origem na Grécia antiga. Etimologicamente podemos distinguir nele duas compo-nentes: fileo = amo, procuro e sophia = sabedoria, conhe-cimento. Assim, originaria-mente, o termo filosofia queria dizer, para os Gregos, «amor da sabedoria» ou «busca do conhecimento».

APROXIMAÇÃO SIMBÓLICA

A AVE DE ATENA

A ESCOLA DE ATENAS

O PENSADOR DE RODIN

Aproximação à origem da filosofia e do filosofar

No princípio está a admiração, o espanto, o assombro

No princípio está também a experiência do erro e da dúvida

No princípio está ainda o desejo de felicidade

APROXIMAÇÃO HISTÓRICA

PROBLEMA ANTROPOLÓGICO 1º nascimento da filosofia grega 2º nascimento da filosofia grega Os pré-socráticos e os seus modelos de explicação da Natureza A filosofia na e da cidade PROBLEMA ANTROPOLÓGICO O homem torna-se o centro de toda a problemática filosófica. PROBLEMA COSMOLÓGICO O tema predominante é a explicação do cosmos através de uma substância una que explique a multiplicidade do real, ordenando-o.

FILOSOFIA PRÉ-SOCRÁTICA O problema fulcral é o da origem do cosmos. Busca do elemento primordial, ou substância original de todas as coisas. A procura de um princípio de unidade do real a partir da multiplicidade das coisas existentes é, então, a preocupação dominante neste período. Os primeiros filósofos procuram o fundamento primordial, aquilo que permanece e se define como uno, universal e imutável. Este princípio de unidade é a substância primordial de que tudo emerge e à qual tudo regressa, a matéria de que todas as coisas se compõem.

2º nascimento da filosofia grega A FILOSOFIA NA E DA CIDADE

Especificidade da Filosofia Autonomia Radicalidade Historicidade Universalidade

Autonomia Afirmação da liberdade de pensar – pensar por si; Em Filosofia não se aceita, de forma passiva e acrítica, qualquer verdade estabelecida; Aceitação do diálogo crítico com os grandes pensadores;

Radicalidade A Filosofia quer ir à raíz dos problemas; Pretende procurar os fundamentos, os princípios, as causas primeiras de toda a realidade; Na Filosofia tudo é problematizável e questionável;

Historicidade Os filósofos vivem num tempo histórico determinado. O filósofo volta a sua capacidade questionadora e interrogativa para as temáticas da sua época;  Sendo a filosofia uma realidade histórica, tanto os filósofos, como o seu pensamento e as suas obras deverão ser compreendidas e inseridas no seu tempo;

Os filósofos não podem ignorar o passado – têm de fazer da história o seu “laboratório”, pois há temáticas colocadas já pelos primeiros filósofos que ainda hoje se mantêm sem resposta definitiva e que constantemente nos interpelam.

Universalidade O objecto de reflexão da Filosofia é a totalidade do real; Todos os homens são filósofos, na medida em que todos têm capacidade racional. Todo o homem está apto a filosofar a um nível espontâneo (diferente do sistemático); Alguns dos seus problemas são universais, referem-se à existência do homem;

FILOSOFIA E CIÊNCIA Cada ciência aborda a realidade numa perspectiva delimitada, numa visão parcelar. A Filosofia não ignorando mas pressupondo o trabalho das diferentes ciências, representa o esforço do homem para se apoderar do sentido da totalidade do real. Sendo o saber da filosofia um saber centrado no “homem” e nas suas realizações (cultura) e não tanto nas “coisas”, como acontece nas ciências, o saber resultante não pode adquirir (ou dificilmente pode adquirir) o estatuto de conhecimento certo e seguro, universalmente válido.

FILOSOFIA OU FILOSOFIAS Não é fácil, não é pacífica, nem é consensual a noção ou conceito de filosofia. Muitos preferem falar de filosofias, no plural, em vez de (uma) filosofia.

Uma aproximação à atitude filosófica

Filosofar implica: Sermos abertos ao mundo, sendo sensíveis a tudo quanto nos rodeia. Viver todas as situações como se fossem nossas, recusando o enclausuramento em nós mesmos e contrapondo a simpatia à indiferença, o amor ao alheamento.

Filosofar implica: Possuirmos a capacidade de admiração, de nos espantarmos com as coisas e os acontecimentos. Este espanto tanto pode significar que sentimos amargura e indignação em face do mundo circundante como pode querer dizer que nos sentimos maravilhados ou fascinados.

Filosofar implica: Assumirmos uma atitude de interrogação. Assaltados pela curiosidade, esta suscita uma infinidade de perguntas visando detectar a razão de ser daquilo que constatamos.

Filosofar implica: Termos dúvidas acerca daquilo que vemos e do modo como vemos. Desconfiar de nós mesmos, da nossa interpretação ingénua e primária das coisas e admitir que elas talvez não sejam, não possam, ou não devam ser tal como nos aparecem é a postura mais saudável quando se deseja conhecer a verdade daquilo que nos cerca.

Filosofar implica: Reflectirmos sobre aquilo que despertou o nosso interesse. A reflexão torna-se inevitável como meio de ultrapassar os ardilosos aspectos da aparência e chegarmos à compreensão daquilo que observamos e extrairmos ilações para a nossa vida e para nos empenharmos na alteração dos factos com os quais não estamos de acordo.

O fundamental da filosofia é a crítica O fundamental da filosofia é a crítica. A filosofia deve ser estudada, não pelo mérito das respostas precisas sobre um certo número de questões primárias, mas pelo valor que em si mesma assume, para a cultura do espírito, a mera discussão de tais problemas.