O APÓSTOLO QUE FAZIAS AS CONTAS

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Transcrição da apresentação:

O APÓSTOLO QUE FAZIAS AS CONTAS FILIPE O APÓSTOLO QUE FAZIAS AS CONTAS

JOÃO 6.7 “Respondeu-lhe Filipe: Não lhes bastariam duzentos denários de pão, para receber cada um o seu pedaço”.

INTRODUÇÃO FILIPE é um nome grego e significa “amante de cavalos”. Deriva da associação das palavras gregas Filos e Hippos.

Temos quatro FILIPES no Novo Testamento: FILIPE, filho de Herodes, o Grande. Este FILIPE era casado com Herodias. Sua mulher vivia em adultério com Herodes Antipas, seu irmão. (Mateus 14.3; Marcos 6.17; Lucas 3.19).

FILIPE, tetrarca da Ituréia, outro descendente da casa de Herodes, o Grande. (Lucas 3.1). FILIPE, um dos sete diáconos da igreja de Jerusalém, conhecido como Filipe, o Evangelista (Atos 6.5; 8.5-40; 21.8,9). FILIPE, o Apóstolo de Jesus.

QUEM ERA FILIPE, O APÓSTOLO? Era natural de Betsaida, cidade de André e Pedro (João 1.44; 12.21). Surge pela primeira vez nas Escrituras, quando de seu encontro com o Mestre (João 1.43-46).

Foi tão impactado em sua conversão que levou Natanael (ou Bartolomeu), a fim de relatar o ocorrido. (João 1.45). Tudo indica que Filipe, Natanael, Tomé, Tiago, João, Pedro e André eram todos pescadores da Galileia. (João 21.2).

Filipe era a típica pessoa de processos Filipe era a típica pessoa de processos. Era um sujeito ligado em fatos e números.

O tipo de indivíduo que fazia tudo nos conformes, de modo prático e tradicional.

Tinha uma predisposição a ser pragmático e cínico. Às vezes derrotista e não um visionário.

COMIDA PARA OS CINCO MIL HOMENS (JOÃO 6.1-12). Filipe era um homem espiritual. Ao ser abordado por Jesus, “Segue-me”, aceitou Jesus imediatamente e seguiu-o sem hesitar.

No entanto, com frequência era um homem de uma fé frágil No entanto, com frequência era um homem de uma fé frágil. Nesta passagem sua personalidade começa a aparecer.

Jesus testou Filipe. “Qual é sua proposta para alimentarmos toda essa gente? ” Filipe fez as contas e respondeu: “Não lhes bastariam duzentos denários de pão, para receber cada um o seu pedaço”.

Seus pensamentos foram pessimistas, analíticos e pragmáticos, completamente materialistas e terrenos. Felipe perdeu a oportunidade de desafiar a sua fé. (Mateus 17.20). Felipe precisava aprender essa lição.

A VISITA DOS GREGOS (JOÃO 12.20-22). João 12 nos mostra uma outra faceta do caráter de Filipe. Filipe era preocupado demais com métodos e protocolos.

Faltava-lhe ousadia e visão, fazendo dele um homem tímido e apreensivo Faltava-lhe ousadia e visão, fazendo dele um homem tímido e apreensivo. Quando teve outra oportunidade de dar um passo de fé, deixou escapar novamente.

Pessoas como Filipe não apreciam diretrizes gerais Pessoas como Filipe não apreciam diretrizes gerais. Querem que toda regra seja rígida e inviolável. Não havia nenhum protocolo no manual para apresentar gregos a Jesus.

Filipe não estava preparado para fazer algo tão fora do convencional Filipe não estava preparado para fazer algo tão fora do convencional. Apesar disso, Filipe era um homem de bom coração.

Assim, ele conduziu os gregos até André Assim, ele conduziu os gregos até André. André era capaz de levar qualquer um a Jesus.

O CENÁCULO (JOÃO 14.8). Durante três anos Filipe havia contemplado a face do próprio Deus, e isso ainda não estava claro para ele. Filipe era um homem cheio de limitações.

Era um homem com uma fé frágil. Era um homem de entendimento imperfeito. Era cético, analítico, pessimista, relutante e inseguro.

Queria fazer tudo de acordo com as regras o tempo todo. Fatos e números enchiam seus pensamentos. Com isso, ele era incapaz de ver a abrangência, mas ampla da graça, a Pessoa e o poder divinos de Cristo.

Na nossa ótica humana, Filipe não servia para ser um dos 12 apóstolos. Mas, para Jesus, Filipe era exatamente a pessoa que ele procurava. O poder de Deus se aperfeiçoa na fraqueza.

Jesus o transformou num pregador. Num dos fundadores da igreja. Escreverá o nome dele numa das 12 portas da Nova Jerusalém.

CONCLUSÃO A tradição diz que Filipe foi um grande instrumento no crescimento da igreja primitiva.

Foi morto por apedrejamento em Hierápolis, na Frígia (Ásia Menor), atual Turquia, oito anos depois do martírio de Tiago. É evidente que Filipe superou as tendências humanas. (1 Coríntios 1.27-29).