“Temos a arte para não morrer da verdade.” Friedrich Nietzsche

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
Advertisements

Comunicação, Cultura e Arte Contemporânea
LINGUAGEM: SIGNIFICAÇÃO E CONTEXTOS
Conceito e Arte Pré-Histórica
A Concepção Objetiva da Arte
Jorge Muniz Barreto UFSC-INE
O QUE É ARTE? 1ª série do Ensino Médio.
Surrealismo Professora: Caroline Bonilha Componente Curricular: Artes.
Renascimento Cultural
Arte, cultura e literatura
IMIGRAÇÃO PARA O BRASIL NO SÉCULO XIX
FILOSOFIA 10ºANO Módulo inicial I – Iniciação à actividade filosófica
LUIZ CARLOS SOARES ESPECIALISTA EM ARTE CULTURA
Arte e representação.
Auguste Rodin Rodin foi o grande renovador da escultura europeia, aproximando-a dos objectivos e da estética da pintura do seu tempo.
A casa, uma parte de mim no mundo
ARTE E EDUCAÇÃO.
Renascimento : “o rei queria se imortalizar, a nobreza queria sua casa mais bonita e a burguesia , status.” Renascimento Idade Média.
ARTISTAS DO RENASCIMENTO
Pensamento Medieval A cultura medieval se caracterizava pela religiosidade. A Igreja Católica, como vimos, controlava as manifestações culturais e dava.
ESTÉTICA Arte e realidade
A Natureza Definições... Conjunto dos seres e das coisas que constituem o universo, o mundo físico; tudo o que, no universo, não aparece como transformado.
Arte e representação.
Revisão para Avaliação I
ESTÉTICA HISTÓRIA E ESTÉTICA DA ARTE
REVISÃO PARA O TESTE I UNIDADE Professora: Cláudia Luz Saraiva.
A moda….
Colégio Notre Dame Disciplina: Arte Professora : Débora
A arte e seus sentidos.
Reviver os ideais da cultura greco-romana
RENASCIMENTO Movimento cultural, artístico e filosófico ocorrido na Europa, principalmente durante os séculos XIV, XV e XVI.
O conceito não se define
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
A Arte do Renascimento Trabalho realizado por: Guilherme Pereira nº 14
Realismo Entre 1850 e 1900 surge nas artes europeias, sobretudo na pintura francesa, uma nova tendência estética chamada Realismo, que se desenvolveu ao.
Século XIX - Europa Final do século XVIII – Predominância do Neoclassicismo ou academicismo. Neoclassicismo- “neo”- Novo classicismo – retomada da cultura.
OFICINA DE ARTES VISUAIS
O Renascimento XIV - XVI
Professora Elane Carneiro de Albuquerque
Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar.
Teoria filosófica da arte.
A forma de imortalizar a inteligência humana
LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO
EREM PROFESSOR BARROS GUIMARÃES
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
“Um novo olhar sobre a ARTE”
ROMANTISMO Profª: Indianara..
Monalisa (1503) Leonardo da Vinci.
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
Museu do Louvre Roteiro Turístico.
Filosofia da Arte.
ROMANTISMO.
Instituto Gay Lussac Encontros com a Arte Profª Ana Lúcia Rubens.
Leonardo da Vinci.
O QUE É A ARTE? Criação humana com valores estéticos (beleza, Equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos.
SÉCULO XIX NA EUROPA : AS INOVAÇÕES NA ARTE
REALISMO.
Formas Únicas de Continuidade no Espaço, Umberto Boccioni (1913)
O que é Arte?.
Estética.
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
MONA LISA Leonardo da Vinci. A História do quadro Mona Lisa (também conhecida como La Gioconda ou, em francês, La Joconde, ou ainda Mona Lisa del Giocondo),
 A arte barroca originou-se na Itália (Século XVII) mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano,
Arte Clássica Arte da Grécia Antiga
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
Transcrição da apresentação:

“Temos a arte para não morrer da verdade.” Friedrich Nietzsche

- Arte (do latim ars = técnica e/ou habilidade) - “A arte pode ser produzida para o deleite de seu criador, satisfazendo, assim, uma vaidade. Todavia ela exerce outras funções de bastante relevância para a sociedade, como oferecer mais beleza, harmonia e equilíbrio à nossa vida. Ela também pode participar diretamente do nosso contexto social, uma vez que muitos artistas, com seu olhar diferenciado, espelham o mundo por meio das obras produzidas, as quais recriam a realidade, as situações do dia a dia, contribuindo sobremaneira para a aproximação entre público e arte.

Essa estreita relação é benéfica sob qualquer ponto de vista, mas principalmente porque auxilia o observador quanto ao entendimento das questões sociais que o rodeiam. A arte é uma forma de “tradução” das questões do mundo. Na verdade, a arte expressa o que as palavras não conseguem atingir.” Silvinha Ereção de Cruz – Rubens – 1577\1640

Uma obra “famosa” Mona Lisa ("Senhora Lisa"), também conhecida como La Gioconda - "a sorridente“ (em italiano), é a mais notável e conhecida obra de Leonardo da Vinci, um dos mais eminentes homens do Renascimento italiano..

A Mona Lisa, enquanto quadro mais famoso do mundo, adquiriu um estatuto de ícone cultural. São numerosas as suas reproduções e utilização na publicidade, objetos do dia a dia e como referência cultural. Observe o grafite na cidade do Porto:

A arte está ligada principalmente a um ou mais dos seguintes aspectos: a manifestação de alguma habilidade especial; a criação artificial de algo pelo homem; o desencadeamento de algum tipo de resposta no ser humano, como o senso de prazer ou beleza; a apresentação de algum tipo de ordem, padrão ou harmonia;

a transmissão de um senso de novidade e ineditismo; a expressão da realidade interior do criador; a comunicação de algo sob a forma de uma linguagem especial; a noção de valor e importância; a excitação da imaginação e a fantasia.

Observação I A definição de arte varia com o tempo e de acordo com as várias culturas humanas. Trata-se de uma construção cultural variável e sem significado constante. Até numa mesma época e numa mesma cultura pode haver múltiplas acepções do que é arte. Também é preciso lembrar que muito do que hoje chamamos de arte não era ou não é considerado como tal pelas culturas, diferentes da nossa, que a produziram, e o inverso também é verdadeiro: certas culturas podem produzir objetos artísticos que nós não reconhecemos como tais.

Observação II – O Belo e a Arte Grécia Antiga – Arte = beleza, harmonia, perfeição Séc. XIX (Romantismo) = valorização das emoções Arte = busca pelo exótico, pelo selvagem, pelo grotesco... A partir do séc. xx = transgressões radicais: formas geométricas, abstracionismo, objetos sem perspectiva, realidade deformada, crítica, ironia ....

Vênus de Milo A Vênus de Milo é uma famosa estátua grega. Ela representa a deusa grega Afrodite, do amor sexual e da beleza física. Ficou, no entanto, mais conhecida pelo seu nome romano: Vênus.

La Liberté (A liberdade guiando o povo) 1830 (Museu do Louvre) Eugène Delacroix

A negra (1923) -Tarsila do Amaral

A arte e o tempo A fonte, de Marcel Duchamp, originalmente um urinol: um exemplo da transformação contemporânea do conceito de arte.

A arte e a crítica social O Pensador (francês: Le Penseur) é uma das mais famosas esculturas de bronze do escultor francês Auguste Rodin (1840\1917) Retrata um homem em meditação soberba, lutando com uma poderosa força interna. O Instituto Ricardo Brennand, Recife - Pernambuco, possui uma réplica autorizada da obra de Auguste Rodin.

Considerações sobre o Belo na Arte: "Toda beleza é difícil” (Sócrates - 469-399 a.C.) “Belo é o que nos arranca do tédio e do cinza contemporâneo e nos reapresenta modos heroicos, sagrados ou ingênuos de viver e de pensar. Bela é a metáfora ardida, a palavra concreta, o ritmo forte. Belo é o que deixa entrever, pelo novo da aparência, o originário e o vital da essência”. (Alfredo Bosi – 1936 – )