Quais recursos usaremos? RECURSOS DE ENSINO / APRENDIZAGEM

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Parábolas de Jesus.
Advertisements

Unidades de Ensino da Microsoft
Encontro de Empreendedores de Cultura Afrobrasileiros Proposta de Encontro, 02 de junho de 2011 – Centro Cultural da Espanha.
Roteiro de Elaboração WEBQUEST.
Agrupamento Vertical de Escolas de Salir Escola Básica Integrada de Salir 2008/2009 Literacia Da Informação Guião de Pesquisa de Informação Modelo Big.
Igreja Presbiteriana Filadélfia de Sorocaba Ministério de Células
Igreja Presbiteriana Filadélfia de Sorocaba Ministério de Células
Estratégias de Sucesso
TANGRAM Mestrado Profissionalizante em
MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aulas 07 e 08
Guião de pesquisa 3.º ano E.B Zambujeira.
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
Portfólio de matemática
ENSINANDO COM O CORAÇÃO
ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
Catedral da Família Estudo opcional para célula
OS TRÊS PORQUINHOS.
Minha vida e minha bagagem cultural e religiosa
CURSO PRÁTICO DE CONSOLIDAÇÃO 12 LIÇÕES
A construção de Recursos didáticos Montando um quebra-cabeça
A ESCOLA DE PINTURA A Gueda's Produtions apresentam... Formatado por:
COMO USAR AS FERRAMENTAS DO DISC
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
Compreender que a influência de Cristo enquanto indivíduo estava diretamente relacionada com o nível a que os Seus discípulos aceitavam e interiorizavam.
O Uso da Calculadora no Ensino de Matemática Prof. Disney Douglas
Algoritmos e Programação I
ELABORANDO SEU SISTEMA DE CÉLULAS
O QUE É A VIDA.
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Literacia da Informação Bibliotecas Escolares: Abertura ao Saber.
Preparando para Ensinar
CAPÍTULO 2 PROGRAMAÇÃO SEMANAL.
Definindo o problema Lição 2. 1 Módulos 2.1Ideação – Brainstorming dos problemas da comunidade 2.2Startup enxuta 2.3Planeje uma pesquisa de mercado 2.4Tutorial.
De MULTIPLICAÇÃO ESPIRITUAL Discipulado 1 1.
Técnicas Pedagógicas Rev. Saulo P. Carvalho Rev. Saulo P. Carvalho.
Sugestão de planejamento Pedagógico
O PROFESSOR COMO PROFESSOR III
Como elaborar um trabalho de pesquisa
GOOGLE DOCS 3º ATIVIDADE FORMULÁRIOS TUTORIAL GOOGLE DOCS.
O PROFESSOR COMO PROFESSOR I
Ministério Ovelha Perdida
TORNANDO-SE UM LÍDER DE SUCESSO
PROGRAMAS INTERESSANTES
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
Uso da calculadora Coloque a calculadora em cima de sua mesa.
Como elaborar um trabalho de Pesquisa
DIVERTIDAS E ENVOLVENTES DINÂMICAS
Como elaborar um plano de aula
Práticas Educativas em Saúde
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
Algoritmos e Programação I
SOFTWARE LIVRE CONTEXTO E REALIDADE BRASILEIRA
Escola Municipal de Ensino Fundamental Martha Wartenberg
A ESCOLA DE PINTURA.
TREINAMENTO DE PROFESSORES DO JUBA - BONSUCESSO.
Relatório do projeto Disciplina: Módulo de gestão integradas de mídias na educação Projeto - grupo 4 Tutor: Amauri Henrique Rosina Discente: Angela Cristina.
Crenças de Pais de Alunos Sobre o Ensino Línguas Estrangeiras
Vamos fazer juntos um Mapa Mental?
Quem ensina, tamb é m aprende; e quem aprende, tamb é m ensina!
Encontro 2: Planejando Encontros que Edificam
TOCANDO CORAÇÕES João 3:16.
Equipe responsável pela produção
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
LETRAMENTO CRÍTICO VISUAL: EXPLORANDO A LÍNGUA EM MUITAS FORMAS
Vamos fazer juntos um Mapa Mental? Atividade presencial em grupo IAVM – junho/julho de 2009.
12 de março de Aprenda mais de Jesus Agora que vocês sabem estas coisas, felizes serão se as praticarem. (Jo 13:17)
Utilização Eficaz do PowerPoint
Transcrição da apresentação:

Quais recursos usaremos? RECURSOS DE ENSINO / APRENDIZAGEM Os recursos se referem ao material que os professores e alunos usam no processo de ensino e aprendizagem. Eles podem ser organizados nas mesmas categorias das atividades de ensino e aprendizagem.

Quais recursos usaremos? RECURSOS DE ENSINO / APRENDIZAGEM Recursos para atividades verbais: CDs Toca CDs Gravador para gravar afirmações dos alunos Lápis, caneta, papel Livros para pesquisa, que não contenham imagens

Quais recursos usaremos? RECURSOS DE ENSINO / APRENDIZAGEM Recursos para atividades visuais: Mapas, gráficos, pôsteres, fotografias Vídeos Retroprojetor e transparências Filmes e projetores Lousa, quadro-branco ou de avisos Livros com imagens Gravuras e revistas Máquinas fotográficas, DVDs, slides Flanelógrafo, quadro magnético

Quais recursos usaremos? RECURSOS DE ENSINO / APRENDIZAGEM Recursos para atividades simuladas: Fantoches e bionbos Instruções e materiais para josgos simulados Enredo, adereços, trajes, etc, para dramatizações Materiais para construção de modelos (maquetes) Recursos para motivar, apresentar e reagir de maneira que os alunos de identifiquem com pessoas, fatos e conceitos.

Quais recursos usaremos? RECURSOS DE ENSINO / APRENDIZAGEM Recursos para atividades de experiências reais: Todos os recursos mencionados podem ajudar o aluno a fazer algo diretamente relacionados com os conceitos-chave que estejam ligados à sua própria experiência vivencial. Para pesquisas ao ar livre ou visitas, é preciso considerar recursos financeiros e de locomoção. Importante lembrar que para algumas atividades serão necessários também recursos humanos, além do professor.

O PROCESSO DE PLANEJAMENTO Ao longo do curso discutimos quatro componentes essenciais no processo de planejamento: Primeiro – Conceitos-Chaves Segundo – Objetivos Terceiro – Atividades de ensino / aprendizagem Quarto – Recursos de ensino / aprendizagem Quando juntamos tudo isso, é como se construíssemos uma ponte.

O PROCESSO DE PLANEJAMENTO Exemplo de um Plano de Aula A Idéia central As pessoas são chamadas por Jesus para se tornarem seus discípulos. Doze dos discípulos originais de Jesus são identificados como apóstolos. Os doze apóstolos seguiram .Jesus e aprenderam com ele. Cada um deles era uma pessoa diferente.

O PROCESSO DE PLANEJAMENTO Objetivos Ao terminar esta aula, os alunos serão capazes de: 1. Dar, com suas próprias palavras, uma definição de discípulo e apóstolo. 2. Localizar nos Evangelhos três listas dos dozes apóstolos. 3. Descrever uma característica especial e algumas ações de um apóstolo. 4. Expressar, de forma criativa, sua própria opinião sobre um dos apóstolos e sua identificação com ele.

O PROCESSO DE PLANEJAMENTO TEMPO ATIVIDADES DE ENSINO RECURSOS Abertura 5 minutos Os alunos lêem as definições das palavras discípuIo e apóstolo em um Dicionário Bíblico. Escrever uma lista de terminações à frase: "Um discípulo é..."Ou "Um apóstolo é..." Bíblias ou Novos Testamentos Enciclopédia Bíblica Apresentação 10 minutos Perguntar: "Quem foram os doze discípulos escolhidos especialmente por Jesus?" Escrever todos os nomes. Aceite todos os nomes sugeridos. Avalie depois. Use o Dicionário Bíblico ou a Enciclopédia Bíblica para encontrar as passagens onde aparecem as listas dos discípulos. Compare com as listas que os alunos fizeram. Compare as três listas e discuta as semelhanças e diferenças. Papel jornal e pincéis atômicos. Cópias das trêslistas como se encontram nos Evangelhos. Exploração 15 minutos Escolha um discípulo e use os recursos para pesquisar sobre ele. Responda às perguntas: 1. Que significa o nome do discípulo que escolheu? 2. Como foi que ele encontrou Jesus? 3. Que coisas especiais ele fez? 4. Que tipo de pessoa ele era? 5. Que tipo de relacionamento tinha ele com Jesus? Bíblias ou Novos Testamentos, Dicionários Bíblicos, Enciclopédias (Lista de perguntas)

O PROCESSO DE PLANEJAMENTO TEMPO ATIVIDADES DE ENSINO RECURSOS Reagindo Criativamente 15 minutos Os alunos escolhem uma das três atividades abaixo para expressar suas impressões e o que aprenderam sobre o discípulo que pesquisaram.   1. Escreva uma carta breve, apresentando-se a sí mesmo como um discípulo. Escreva a carta na primeira pessoa, fazendo o papel do discípulo. Papel e Lápis 2. Faça desenhos para ilustrar algumas das características notáveis do discípulo que você escolheu ou alguns dos fatos mais importantes de sua vida. Papel, lápis, canetas hidrocor, lápis de cor. 3. Trabalhe com outro aluno criando e gravando uma entrevista com seu discípulo. Gravador e fita virgem Encerramento 10 minutos Compartilhe as cartas, os desenhos e as gravações com a turma toda. Complete a frase: “Os discípulos são..." Use as frases completadas pelos alunos como Iitania (oração). A resposta do grupo pode ser: “Ajuda-nos, Senhor, a seguir Jesus e a servir ao próximo".