Gestor: Marcos Aurélio da Silva Lima

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bases de Serviços de Apoio a Comercialização
Advertisements

BASES DE SERVIÇO DE COMERCIALIZAÇÃO – BSC’s caminhos e estratégias para constituição dos SISTEMAS ESTADUAIS DE COMERCIALIZAÇÃO – SECAFES.
PERSPECTIVAS POLÍTICAS PARA O COOPERATIVISMO SOLIDÁRIO
Ministério do Desenvolvimento Agrário
PLANOS DE CADEIAS TERRITORIAIS
(Diretor de Cooperativismo, Associativismo, Negócios e Comércio)
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A AGRICULTURA FAMILIAR
COMITÊ TÉCNICO REUNIÃO DE PAUTA Apresentação do Plano Territorial de Ações Integradas: Formato (público) do Plano Cronograma para apresentação.
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO Atividades: 1.Curso de Capacitação de Monitores e Dirigentes para atuar nos territórios: 15 a 18/03/2007 Público: 01 dirigente;01.
NORMAS SANITÁRIAS E MERCADOS INSTITUCIONAIS
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Cooperação e Governança
Conceito O Fome Zero é uma estratégia impulsionada pelo Governo Federal para assegurar o direito humano à alimentação adequada, priorizando as pessoas.
Lei Federal /2009, em base na lei, o Município de Sagrada Família solidifica a compra de produtos de agricultores para merenda escolar, o que.
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
PREFEITURA MUNICIPAL DE ERECHIM
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Nome do Gestora: Margarida Alves de Oliveira Pinheiro
Nome do Gestor: MDS/CONAB
Rede de Produção e Comercialização da Agricultura Familiar e do Agroextrativismo no Estado da Bahia
Nome do Gestor: FASE – Programa Mato Grosso
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DOS TERRITÓRIOS RURAIS
Papel de Coordenadores e Técnicos na Execução das Ações no PBSM.
Projeto “Articulação para a geração e transferência de tecnologia, produtos e serviços, de base ecológica, para o desenvolvimento endógeno do Território.
A participação da FECAM e da EGEM na elaboração dos Planos Locais de Habitação de Interesse Social - PLHIS: FECAM Assessoria e consultoria aos Municípios.
SEJAM BEM VINDOS !.
ALIMENTAÇÃO ESCOLAR ORGÂNICA – ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL AJUDANDO A PRODUZIR CONHECIMENTO A ECOSERRA: Fundação: 1999 Sócios Fundadores: 20 pessoas Número Atual.
CONSELHO REGIONAL DE MEIO AMBIENTE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E CULTURA DE PAZ SUBPREFEITURA BUTANTÃ CALENDÁRIO DE REUNIÕES EM 2010 Aprovado em 08 de.
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE
A identificação e cadastramento de grupos em situação específica: assentados da Reforma Agrária, beneficiários do Programa Nacional do Crédito Fundiário.
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
Pauta da 1ª Reunião Preparatória
CFES Sul semestre 2011/01 ENCONTRO REGIONAL 03 e 04/ 03 Reunião CM
da Agricultura Familiar
SECRETARIA DA AGRICULTURA FAMILIAR
Minas Gerais.
Salas de Matemática.
REDE DE COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR
Nome do Gestor: Antonio Neto Nome da Experiência: Comercialização dos Produtos para as Políticas Públicas Município/Estado: Padre Marcos - Piauí Data:
Nome da Gestora: Marigaiane de Medeiros Nome da Experiência: Cooperativa Sul Ecológica de Agricultores Familiares Ltda. Município/Estado: Pelotas/Rio.
Legislação: - Lei /2009; - Resolução FNDE n° 38 de 16/07/2009.
Passo-a-passo para compra e venda
Brasília-DF, 24 de Março de 2010
Grupo A – Azul Claro, Marrom, Laranja
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
 Os Territórios Rurais se caracterizam por:  conjunto de municípios unidos pelo mesmo perfil econômico e ambiental;  ter identidade e coesão social.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
Programa Nacional de Alimentação Escolar
Rio Verde - Goiás - Brasil
Brasília, 07 de julho de 2009 Secretaria de Política Agrícola Departamento de Comercialização e Abastecimento Agrícola e Pecuário Coordenação-Geral para.
BRASIL – MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Escala e impacto social no Nordeste: aprendizado e obstáculos
1 1.
AM020C A interface entre Meio Ambiente, Sociedade e Economia Indicadores de produtividade e empregabilidade da agricultura do Brasil. Aluna Andressa Santos.
AL Unidades instaladas: 05 Faltam instalar: 85 Realizou licitação: Sim Famílias atendidas: 20 Pessoas atendidas: 81 Principais parceiros: Prefeituras,
Estratégias para concretização de ações prioritárias para o fortalecimento da Agricultura Familiar na Dinamização Econômica dos territórios PLANOS DE CADEIAS.
Objetivos Específicos:
1.
SECRETARIA DE ESTADO DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO - SEAPA
AGRICULTURA FAMILIAR ALIMENTAÇÃO ESCOLAR. O encontro da AGRICULTURA FAMILIAR ALIMENTAÇÃO ESCOLAR 47 milhões de alunos da educação básicaeducação básica.
POLÍTICA DE APOIO À COMERCIALIZAÇÃO, AO ASSOCIATIVISMO E AO COOPERATIVISMO PARA A PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA Ministério do Desenvolvimento Agrário Secretaria.
REDE DE APOIO A COMERCIALIZAÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR – RECAF/MS RELATORIO DE ATIVIDADES – 2009.
AÇÕES DO PNAE DESENVOLVIDAS COM APOIO DA EPAGRI - SC 2009.
Programa de Aquisição de Alimentos – PAA e Alimentação Escolar -PNAE Eng. Agr. Renato de Lima Dias Março 2010.
 Márcia Cristina Stolarski Coordenação de Alimentação e Nutrição Escolar Secretaria de Estado da Educação Curitiba, 16/05/16 Alimentação Escolar no Paraná.
Capacitação de Técnicos em Associativismo 12 de maio de 2016.
Transcrição da apresentação:

Gestor: Marcos Aurélio da Silva Lima Experiência: Estratégia Territorial de Comercialização dos Produtos da Agricultura Familiar - PNAE Território: Território Vale do Guaribas - Piauí Data: Abril 2010

APRESENTAÇÃO A proposta desta apresentação é informar como a BASE DE SERVIÇO DE APOIO A COMERCIALIZAÇÃO DOS PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR – BSC’s, se desenvolveu dentro dos trabalhos executados na estratégia territorial de comercialização dos produtos da agricultura familiar no Território Vale do Guaribas nas POLITICAS PÚBLICAS – PAA /PNAE e quais os resultados alcançados e esperados.

Dinamização Econômica: BASE DE SERVIÇO DE APOIO A COMERCIALIZAÇÃO DOS PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR – BSC’s O Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, através da Secretaria de Desenvolvimento Territorial – SDT e o Departamento de Cooperativismo Negócios e Comercio – DECOOP, na estratégia territorial apoia 04 áreas de resultados: Fortalecimento da gestão social; Fortalecimentos das Redes Sociais de Cooperação; Articulação de Políticas Públicas; Dinamização Econômica: Implantação de Feiras (espaços fixo e mercado virtual); Projetos (PROINF); Articulação com Colegiado territorial; Sistemas Estaduais de Comercialização dos Produtos da Agricultura Familiar e Economia Solidária – SECAFES; Mercados Institucionais (PAA/PNAE).

CONTEXTUALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO VALE DO GUARIBAS - TVG O Território Vale do Guaribas é composto por 39 municípios e sua população corresponde a um total de 332,746 habitantes, dos quais 183.284 vivem na área rural, o que corresponde a 55,08% do total. Na área urbana vivem 142.462, o que corresponde a 44,92% do total. A população estimada do estado é 3.032,421.

PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR EXPERIENCIA PNAE PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR TERRITÓRIO VALE DO GUARIBAS

APRESENTAÇÃO No ano de 2009 no estado do Piauí a entidade Obra Kolping do Piauí realizou a contração de 05 assessores para BSC’s – onde a entidade CELTA ficou como BSC’s no Território Vale do Guaribas. Tendo esse novo desafio a BSC’s priorizou o Plano Matriz de Trabalho da Ação das BSC’s, e tendo como uma das prioridades o apoio as Políticas Públicas assim montou uma estratégia para execução do PNAE no Território.

MERCADO INSTITUCIONAI - PNAE Passo da estratégia Territorial: 1º reunião com as nutricionistas; 2º reunião com secretários; 3º reunião com grupos formais e informais; 4º reunião com representantes dos sindicatos;

REUNIÕES Dia 30/04/2010 – Reunião com as Nutricionistas; Dia 14/05/2010 – Reunião com Secretários(as); Dia 19/05/2010 – Reunião com Grupos Formais e Informais; Dia 07/06/2010 – Reunião com STTR; Dia 10/08/2010 – Reunião com a Participação de Gestores Municipais, Secretarias de Educação, Agricultura, Saúde, Cooperativas, Associações, EMATER, STTR, SEBRAE, FNDE, SDT/MDA, Movimentos Sociais, Sociedade Civil, Nutricionistas e BSC’s.

BSC’sPNAE

1º - Levantamento da produção; 3º - Entrega dos Projetos de Venda; PNAE Passo da estratégia nos Municípios: Manhã reunião com SECRETÁRIAS, EMATER, STTR e CAE; Tarde reunião com AF, EMATER, SECRETARIAS e STTR; Cronograma: 1º - Levantamento da produção; 2º - Chamada Pública; 3º - Entrega dos Projetos de Venda; 4º - Assinatura do Contrato;

INSTRUMENTOS DE INFORMAÇÃO Ficha de pesquisas para os municípios; Ficha de pesquisa para os grupos formais e informais; Divulgação das informações sobre os valores repassados pelo FNDE para merenda escolar e as datas da chamadas públicas de cada município; Informações dos produtos encontrados da AF nos municípios; Os contatos das secretarias de educação e agricultura dos municípios para os grupos formais e informais.

PRODUTOS HORTALIÇAS FRUTAS TAMARINDO CAJU ACEROLA BANANA MANGA GOIABA CEBOLA MACAXEIRA BATATA DOCE CEBOLINHA PEPINO ABOBRINHA ABOBORA TOMATE ALFACE CHEIRO VERDE CENOURA BETERRABA PIMENTÃO PIMENTINHA TAMARINDO CAJU ACEROLA BANANA MANGA GOIABA COCO MARACUJA PEROBA MARACUJA DA TERRA MELÃO MELANCIA MAMÃO

PRODUTOS BENEFICIADOS Farinha de Mandioca; Sequilhos; Peta; Bolo de Goma; Bife de Caju; Paçoca de Caju; Bolo de Macaxeira; Doce; Castanha de Caju; Mel

As cooperativas de Mel - como CASA APIS, COAPI, CAMPIL - participam do PNAE e mais duas cooperativas, uma de beneficiamento da castanha (COCAJUPI) e outra de beneficiamento da banana e goiaba (COMAVEG), todas situadas no município de Picos. Também uma central de comercialização da mandiocultura, a COMIBA, situada no município de São Jose do Piauí.

FATORES OPORTUNIDADES DIFICULDADES Beneficiamentos dos produtos; Interesse dos agricultores em aumentar a produção; Apoio das secretarias em buscar alternativas; Apoio das nutricionistas em orientar os agricultores; Expansão da comercialização; SIM/SIE/SUASA/ANVISA; Falta de estrutura para o plantio; Secretarias de Agricultura, Educação, prefeituras, STTR e AF desenformadas; Falta de Assistência Técnica; Não comprimento da Lei;

PNAE Padre Marcos = 12.000,00 Francisco Macedo = 5.278,00 CHAMADAS PÚBLICAS 1º SEMESTRE REALIZADAS (MUNICÍPIOS) CHAMADAS PÚBLICAS 2º SEMESTRE A SEREM REALIZADAS (MUNICÍPIOS) Padre Marcos = 12.000,00 Francisco Macedo = 5.278,00 Campo Grande = 1.500,00 Simões = 15.000,00 Monsenhor Hipólito = 5.460,00 São José do Piauí = 3.891,00 Comercializado R$ 43.129,00 AF = 25 Associações = 01 Cooperativa = 01 Padre Marcos = 18.000,00 Francisco Macedo = 12.600,00 Belém do Piauí = 9,000,00 Curral Novo do Piauí = 25.000,00 Caridade do Piauí = 35.000,00 Marcolandia = 55.000,00 Alagoinha = 28.000,00 Simões = 45.000,00 Jaicós = 65.000,00 Acauã = 24.000,00 Alegrete do Piauí = 25.000,00

Previsão para Chamadas Públicas: PNAE CHAMADAS PÚBLICAS 2º SEMESTRE A SEREM REALIZADAS (MUNICÍPIOS) Paquetá = 18.000,00 Vila Nova do Piauí = 15.000,00 São Julião = 20.000,00 Dom Expedito Lopes = 26.000,00 Jacobina = 26.000,00 Pio IX = 72.000,00 Picos = 145.000,00 Período 04/2010 a 08/2010 Previsão para Chamadas Públicas: 2º semestre -04/08/2010.

PNAE – Participantes em reuniões Reuniões territoriais Reuniões Municipais 14 nutricionistas representando 32 municípios; 14 representantes das secretarias municipais; EMATER, STTR, BANCO, SEDUC, SEBRAE, FNDE, SDT/MDA E MOVIMENTOS SOCIAIS Agricultores familiares Grupos Formais Secretárias de Educação e Agricultura EMATER STTR CAE

PNAE DIFICULDADES DESAFIOS Interesse dos gestores Municipais; Melhor integração das Secretarias e instituições; AF Desorganizados; Entendimento do processo; Cumprir a Lei 11.947; Comercialização a nível Territorial; Articulação. Atingir a comercialização; Aptos para comercialização Mobilizar os grupos formais e informais; Integração das informações entre as instituições; secretárias e nutricionistas; Conscientizar os gestores; Atingir todo o território com as informações; Concretização e realização! PNAE

APOIO E COLOBORADORES FNDE CELTA; OBRA KOLPING; MDA/SDT/DECOOP; NUTRICIONISTAS; PREFEITURAS MUNICIPAIS; SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO E AGRICULTURA; STTR; SEBRAE; EMATER; SEDUC.

E-mail: marcospadremarcos@hotmail.com OBRIGADO! ASSESSOR TÉCNICO Marcos Aurélio CONTATOS: (89) 9903-6993 (89) 8102-5895 (89) 8801-9008 (89) 9400-8446 E-mail: marcospadremarcos@hotmail.com