Noções de administração em enfermagem II

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O TRABALHO DO CIRURGIÃO
Advertisements

Professor: Bruno Ribeiro Mestre em Ciências da Saúde e Meio-Ambiente
Cuidado global da pessoa com hemofilia e a
Acolhimento com Classificação de Risco
Enfermagem Obstétrica
SALA DE RECUPERAÇÃO PÓS ANESTÉSICA
HOSPITAL DAS CLÍNICAS - UFPE
Administração de Serviços de Alimentação Módulo II
Gestão de Custos Hospitalares
CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO:
SEÇÃO DE APOIO SOCIAL CAISM - UNICAMP
REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DO TOCANTINS
Curso de enfermagem 7º período Processos criativos e inovações em enfermagem Profº. Julio 1.
FUNÇÕES DENTRO DA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA
SafePet - Seguro de Saúde para Animais de Companhia
HOSPITAL UNIMED A. GELIS
SAÚDE TODA HORA REDE DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS Reunião com diretores dos 11 hospitais/portas estratégicas, gestores estaduais e municipais Brasília, 26.
Gerenciamento de Leitos
PROJETO DE REESTRUTURAÇÃO DO COMPLEXO REGULADOR
Perfil e Atribuições Equipe Enfermagem Trabalho
Enf. Lícia Maria Oliveira Pinho
LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS
UNACON Hospital Municipal de Caetité
Ética na Gineco-obstetricia
Sistemas de Informação
Fernanda Vieira Enfermagem Faculdade Asa de Brumadinho
O hospital. Profª Simone Paixão.
Capacidade Atendimento Projetada
Auditoria em Serviços de Saúde. Análise de Contas Hospitalares 8º P
PROFESSORA: PAULINA A.M.PEREIRA
SISTEMA DE EXAMES EXTERNOS
AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL
Portaria nº 312 de 02 de Maio de MINISTÉRIO DA SAÚDE
Administração de Recursos Físicos – Papel do Enfermeiro
TIPOS DE UNIDADE Reginalda Maciel.
Controle de Infecção Hospitalar
ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE
Serviço de Nutrição Hospitalar
Auditoria de Enfermagem nos Hospitais 8º P. Enf. Profª. Luciene.
Gestão Farmacêutica – Organização Hospitalar
Organização da Atenção à Saúde Luiz Marcos Ribeiro 2011
HOSPITALIZAÇÃO Profª. Enfª. Paula.
AUXILIAR DE SAÚDE BUCAL.
DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL DE ENFERMAGEM
HOSPITALIZAÇÃO.
CENTRAL DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO
Atividade 11 de Junho: Consulta de Emergência no Hospital GRUPO C P25 - Amanda Monteiro P15 - Consuelo Del Valle P22 - Ingrid Guimarães P26 - Luiza Fleury.
O que é Enfermagem? PROFA. HALENE MATURANA..
Caso prático: Tomada de decisões Projeto de triagem de pacientes em um serviço de Urgências Margarita Esteve Brasília, Setembro de 2014.
Negligência Imprudência imperícia
Planejamento do Processo de enfermagem
Processo do trabalho dos serviço em enfermagem
PGC - Programa de Gerenciamento de Casos Unimed Petrópolis
ESTRUTURA Hospital Geral – 100 leitos
Projeto III Projeto Institucional Posto de Saúde
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
Alojamento conjunto Turma 201
sistemas de informação
ISSQN Alterações da Lei nº /05 para serviços da área da saúde Lei Municipal nº /2010.
Dimensionamento de Pessoal de Enfermagem
Generalidades e Aspectos Organizacionais da Unidade Terapia Intensiva
INFECÇÃO HOSPITALAR.
UPA ADRIANA DA SILVA HELOISE GOMES INGRID DELLA VECHIA
LiCAD – Liga de Cirurgia do Aparelho Digestivo
O HOSPITAL Enfª. Adriana santos. Hospital Hospital Produto Produto Cenário Cenário Empresa Empresa Saúde Saúde Sistema de Saúde/ Sistema de Saúde/ Sistema.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SAS DIRETORIA DE ATENÇÃO DE REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE Rede de Urgência e Emergência Princípios organizativos.
Olga Matoso Consultora Técnica – PNH/DAPES/SAS/MS.
INTRODUÇÃO A SAÚDE OCUPACIONAL
Serviço de Nutrição Hospitalar
Transcrição da apresentação:

Noções de administração em enfermagem II AULA 5: Organização e funcionamento da unidade de enfermagem ou unidade de internação

A organização é de fundamental importância para que as unidades de enfermagem possam alcançar seus objetivos, ou seja, a prestação integral da assistência de enfermagem aos pacientes.

O serviço de enfermagem de um hospital é constituído pelas unidades de internação geral que englobam: Clínica médica Clínica cirúrgica Unidade de obstetrícia Unidade de berçário Unidade de pediatria Unidade de ortopedia Emergência Centro de material e esterilização Unidade de terapia intensiva Unidade de ambulatório

Se o serviço dispõe de todas essas especialidades, o hospital é de grande ou médio porte. O hospital de pequeno porte tem suas unidades reduzidas e agrupadas. Hospital pequeno porte:1 a 49 leitos (HMNSL) Hospital médio porte: 50 a 149 leitos Hospital grande porte: 150 a 500 leitos Hospital porte especial: acima de 500 leitos

UNIDADE DE ENFERMAGEM OU UNIDADE DE INTERNAÇÃO CONCEITO: Conjunto de elementos destinados à acomodação de pacientes internados e que englobam facilidades adequadas à prestação de cuidados necessários a um bom atendimento.

Características físicas Elementos que compõem uma unidade de internação geral: clínica médica e clínica cirúrgica. Posto de enfermagem Sala de serviço Sala de chefia da unidade Sala de exames e curativo Deposito de material sujo

Copa Rouparia Deposito de materiais e equipamentos Sanitários Quarto de isolamento Quarto com 1 leito Quarto com 2 leitos Enfermaria para 3 ou no máximo 6 leitos

Distribuição de pacientes por leitos ou lotação da unidade A unidade, quando constituída de quartos individuais, deverá ter até 25 leitos. Quando tiver quartos com 2 leitos a unidade poderá ter 32 leitos e quando constituída de quartos e enfermarias ate 40 leitos.

Enfermarias com mais de quatro leitos somente devem ser previstas para hospitais de grande porte.

RECURSOS HUMANOS A equipe de enfermagem é constituída por enfermeiro, técnico de enfermagem e auxiliar de enfermagem. Para atender ás necessidades das unidades torna-se necessário identificar as funções e responsabilidades de cada membro da equipe.

RECURSOS MATERIAS, EQUIPAMENTOS, MEDICAÇÕES E ROUPAS As unidades de enfermagem devem estar equipadas com todos os materiais necessários para seu eficiente funcionamento. Os avanços tecnológicos que vêm surgindo têm propiciado o surgimento de novos produtos hospitalares que podem colaborar na melhora da assistência de enfermagem ao paciente.

Unidade de emergência É o conjunto de elementos para atendimento, diagnostico e tratamento de pacientes acidentados ou acometidos de mal súbito com ou sem risco de morte.

Localização: deve se localizar de modo a permitir facilidade de acesso ao publico , entrada independente.

Características físicas Recepção e espera Sanitário para o público Sala de registros Sala para primeiro atendimento Sala de serviço social Sala de hidratação Sala de inalação Sala para exames

Sala de gesso Sala para pequena cirurgia Sala de aplicação de medicação Raio X Posto de enfermagem Copa Expurgo Rouparia Sala de observação de pacientes Sala de isolamento Sala para posto policial

Observação: o posto de enfermagem deve ser próximo as salas de hidratação e de observação dos pacientes.

Unidade de ortopedia É o conjunto de elementos destinados ao atendimento diagnostico e ao tratamento especializado em ortopedia e traumatologia. Característica física compões os mesmo elementos da unidade de internação acrescentando sala de colocação e retirada de gesso.

Unidade de internação obstétrica É o conjunto de elementos destinados ao atendimento diagnostico e tratamento de gestante e parturientes que necessitam de assistência medica e de enfermagem . Característica física com os mesmos elementos que compõem a unidade de internação geral, acrescentando centro cirúrgico, berçário anexo ou em área próxima.

Unidade de berçário Unidade destinada a alojar recém nascidos. Alojamento conjunto

Observação: para se justificar a unidade de berçário em um hospital, é necessário que o número de berços de recém nascidos seja superior a 12. Para cada leito de obstetrícia deve existir um para recém nascido.

Unidade de centro cirúrgico É a unidade de elementos destinados á realização de procedimentos cirúrgicos e obstétricos, em uma única área se o hospital for de pequeno porte.

Unidade de centro de material É o conjunto de elementos destinados a recepção expurgo, preparo, esterilização, guarda e distribuição do material para as unidades do hospital.

Unidade de ambulatório ou de pacientes externos Conjunto de elementos que possibilita o atendimento de pacientes para diagnostico e tratamento quando constatada a não necessidade de internação.

Equilíbrio, objetivo, organização e determinação , são a chave do sucesso para tudo.