Biodiesel no Espírito Santo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Biodiesel: Agricultura Familiar e Estrutura Industrial
Advertisements

O Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas é executado desde o ano 2.000, com financiamento parcial do Banco Mundial. O acordo de empréstimo (4238-BR)
PROJETO DE BIOCOMBUSTÍVEIS DA REGIÃO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL
MANEJO DE IRRIGAÇÃO NA AGRICULTURA IRRIGADA DO PROJETO JAÍBA
TENDÊNCIAS DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO
Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel
Centro de Energias Renováveis CERBIO
Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico Xisto Agrícola
BP Considere as seguintes operações entre residentes e não residentes em um país, num determinado período de tempo, em unidades monetárias: - exportações.
Universidade Federal de Campina Grande
Promoção do Desenvolvimento rural e agrícola sustentável.
Sudoeste do Paraná.
Universidade Federal da Bahia – UFBA IAD176 - Desenho Técnico
Estado e Municípios: parcerias para o desenvolvimento da agricultura capixaba César Roberto Colnago Secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento,
Lucas do Rio Verde Legal
GSO EM AÇÃO, ALGUMAS FOTOS DE NOSSA APRESENTAÇÃO
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
Seminário ''Flutuações dos Preços nos Mercados dos Cereais - Razões e Consequências‘’ Apresentação da ANPOC – Associação Nacional de Produtores de Cereais,
M Universidade Presbiteriana Mackenzie
Rotterdam Climate Initiative visiting Brazil
Workshop de Co-produtos do Biodiesel - MCT
CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL
Programação Linear Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI
A Estrutura Fundiária no Brasil
Monitoramento da Precipitação no Estado do Rio Grande do Sul Dezembro/2005.
Origem do Atlas:        .
Educação Pré-Escolar / 1º Ciclo do Ensino Básico
Desafios para o Desenvolvimento Sustentável
AGRICULTURA FAMILIAR IICA-BR Março/2006.
2º Ciclo do Ensino Básico Ex - Grupo de docência REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA 01 1º Grupo 200 Código do grupo de.
Relatório Pedagógico de Geografia e História
HISTÓRIA DA AVIAÇÃO AGRICOLA
PROGRAMA AMAPAENSE DE BIODIESEL Admilson Torres Coordenador de Difusão Tecnológica Brasília, 29 e 30 de março de 2005 PROGRAMA NACIONAL DE PRODUÇÃO E USO.
Secretaria de Estado do Planejamento e da Ciência e Tecnologia Centro de Meteorologia e Recursos Hídricos.
Informações sobreSC e seu territórioprodutos agrícolas e pesqueirosos municípios catarinenseslegislação agrícolainstituições ligadas ao setor agrícolaindicadores.
BIOCOMBUSTÍVEL DO PIAUI a energia que vem da mamona
Rede Baiana de Biocombustíveis
Financiamento do BNDES para instalação da fábrica;
Segunda parte: Análise sistêmica
Engª. Agrª. Bruna Obes Corrêa
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Centro Sócio-Econômico Departamento de Ciências Econômicas Centro Sócio-Econômico Aqüicultura Catarinense: o caso da carcinicultura - 4a. SEPEX – set 2004.
Tecnologia e Produção de Sementes
Zoneamento Agrícola de Risco Climático: Bases Conceituais
Conseqüências do Uso dos Biocombustíveis como Nova Opção Energética
Previsão do Potencial Solar e Eólico em Regiões Semiáridas
PROGRAMA FLORESTAR BRASIL AGRICULTURA FAMILIAR APRESENTA UMA IDÉIA SIMPLES ECONOMICAMENTE VIÁVEL SOCIALMENTE JUSTA E AMBIENTALMENTE SUSTENTÁVEL.
“ Agricultura e Meio Ambiente” Botucatu, 29 de outubro de 2007 Engº Agrº Cláudio Antônio Baptistella Gerente Técnico – PEMH CATI/SAA.
LUIZ ANTONIO ANTUNES DE OLIVEIRA ENGENHEIRO AGRONÔMO
Prof.ª Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho
I REUNIÃO DA REDE BRASILEIRA DE TECNOLOGIA DE BIODIESEL
Brasília, 07 de julho de 2009 Secretaria de Política Agrícola Departamento de Comercialização e Abastecimento Agrícola e Pecuário Coordenação-Geral para.
IMPLANTAÇÃO DA REDE CAPIXABA DE PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E PRODUÇÃO DE BIODIESEL BIOCAP.
PROGRAMAÇÃO WEB AULA 03 Prof. Gustavo Linhares Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.
PROJETO TCC Prof. Luis S. B. Marques
OBJETIVO Consolidar a base científica e tecnológica para produção e processamento de Biodiesel no Estado de Sergipe. Consolidar a base científica e tecnológica.
Lista de exercício 4 Prof. Luis S. B. Marques MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Eletrostática – Campo Elétrico continuação
Ciclo de Seminários: TRANSFORMAÇÕES ESTRUTURAIS, CRISE MUNDIAL E O BRASIL Coordenação Prof. Dr. Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo Seminário de 7 de Novembro.
Lista de exercício 3 Prof. Luis S. B. Marques MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
TIPOS E FONTES ALTERNATIVAS
CONTRIBUIÇÃO ECONÔMICA E SOCIAL DA CADEIA DE BIOETANOL PARA O RS Luis Alberto Bairros (Betinho ) Coordenador Programa Setorial Biocombustíveis SIMPÓSIO.
Impactos econômicos das áreas de APP e Reserva Legal nas propriedades agrícolas familiares do Estado de São Paulo. Érica Silva Mendonça Eng. Florestal,
I Reunião da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel - 29 e 30/03/2005 PROBIODIESEL-RS.
Cultura Cafeeira e economia brasileira
APRESENTAÇÃO DO INSTITUTO DE FLORESTAS DO AMAPÁ
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO ENSINO AGRÍCOLA Sistemas de Produção e Processos de Trabalho.
Resultados O principais resultados encontrados foram: 16 propriedades que trabalhavam com a produção de plantas medicinais. Área total de cultivo de, aproximadamente,
Willian J. Ferreira Getulio T. Batista PPGCA – Universidade de Taubaté Taubaté/SP, outubro de ÓLEOS VEGETAIS E A PRODUÇÃO DE BIODIESEL NO BRASIL.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – CAMPUS PROFESSORA CINOBELINA ELVAS
Transcrição da apresentação:

Biodiesel no Espírito Santo Ministério da Ciência e Tecnologia Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia Universidade Federal do Espírito Santo Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural Biodiesel no Espírito Santo Prof. Luiz Fernando Schettino Vitória,ES Março 2005 Deus Existe!

Biodiesel no Espírito Santo O Estado do Espírito Santo, não é um produtor tradicional de oleaginosas no Brasil. Mas possui perfil altamente promissor na capacidade de produção dos biocombustíveis, em função: de sua biodiversidade agro-climática e de unidades naturais; e, de ter uma estrutura fundiária baseada na Agricultura Familiar.

O Estado possui potencial uma das maiores diversificações em produtos agrícolas para fabricação de Biodiesel, tal como a mamona, palmeiras oleaginosas, o milho e o girassol. Essas plantas, com exceção do milho, ainda não foram produzidas em escala comercial, contudo oferecem importantes sinalizações para a produção alternativa de Biodiesel, bem como alternativa econômica viável para a agricultura familiar capixaba, inclusive nos assentamentos.

Balanço Hídrico Estadual Legenda Área do Estado % Déficit Hídrico(mm) Verão Anual B. Hídrico (mm) [P-ETP] 7,80% >100 >400 -350 a –550mm 60,17% 40 a 100 200 a 400 -50 a –300mm 32,03% <40 <200 +50 a +1000mm Fonte: Carta Agroclimática do Espírito Santo - INCAPER

Art. 2o Compete à Comissão Executiva : MINUTA DE DECRETO DO BIODIESEL O GOVERNADOR DE ESTADO, no uso da atribuição que lhe confere o ..... DECRETA:rt. 1o Fica instituída a Comissão Executiva encarregada da implantação das ações direcionadas à produção e ao uso de biodiesel como fonte alternativa de energia no Estado do Espírito Santo Art. 2o Compete à Comissão Executiva : I – coordenar elaborar, implantar e monitorar o Programa Estadual de Biodiesel em consonância com o Programa Nacional de Biodiesel no Estado do Espírito Santo... Art. 3o A Comissão Executiva subordina-se à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia ...

Objetivo Geral do Projeto: IMPLANTAÇÃO DA REDE CAPIXABA DE PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E PRODUÇÃO DE BIODIESEL – BIOCAP Objetivo Geral do Projeto: Integrar o Estado à rede nacional de Biodiesel, contribuindo no desenvolvimento de tecnologias de produção e uso sustentável de biodiesel, contribuindo para o desenvolvimento regional com geração de emprego e renda nas diferentes regiões do Espírito Santo.

Objetivos específicos do Projeto: Implementar uma rede uma rede estadual de pesquisa Implantação e avaliação de genótipos com potencial oleífero (mamona, palmáceas oleaginosas, milho e soja) na produção de biodiesel. Realizar o diagnóstico das potencialidades do Estado do ES em relação à produção e uso de biodiesel. Capacitar técnicos, produtores e outros agentes da cadeia do biodiesel.

Resultados Esperados: Desenvolver a produção e o uso de biodiesel gerando emprego e rendas nas diferentes regiões do Estado. Estimular a produção de oleaginosas na escala familiar associativa. Capacitar e treinar equipe técnica na área, bem como transferir tecnologias para os produtores rurais e outros agentes da cadeia produtiva do biodiesel. Avaliação do potencial de utilização dos subprodutos da matéria prima do Biodiesel nos segmentos agrícola, químico e farmacêutico.

Parcerias: Proponente: Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia e Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aqüicultura e Pesca Agência Financiadora – FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos, vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia) Executor: Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – Incaper Co-executor –Universidade Federal do Espírito Santo – Centro de Ciências Agrárias e Instituto Tecnológico da ITUFES Orçamento O projeto foi orçado em R$ 378.000,00. Estágio Atual da Tramitação do Projeto Atualmente encontra-se no setor jurídico da FINEP para elaboração do contrato e publicação no Diário Oficial da União.

OUTRAS POSSIBILIDADES NO ES PARA O BIODIESEL Em Organização SEMINÁRIO BIODIESEL – INCLUSÃO SOCIAL E DESENVOLVIMENTO Agricultores da Região Serrana – Município de Iúna - Já desejam plantar Mamona para atender a demanda de Caratinga MG (Incaper) Possibilidade de Parceria com o Rio de Janeiro para incentivar plantios em municípios de baixo IDH na Divisa dos dois estados

Combustíveis alternativos os novos desafios tecnológicos Experiência do ITUFES e os novos desafios tecnológicos

Atividades do ITUFES na adaptação de motores para combustíveis alternativos 1980/82 – Convênio ITUFES (MIC) para capacitar o ITUFES a atuar como Centro de Apoio Tecnológico (CAT) no ES (atendia ES, BA-S e RJ-N): Testou inúmeros motores Permitiu a criação (ITUFES) de banco de dados usado no PROALCOOL 1983 – Redução das atividades de homologação; 1984 em diante – Fim do PROALCOOL;

Nova Perspectivas em 2004 Lançamento do Programa Combustível Verde - Biodiesel Estudos para a viabilização de combustíveis em motores de combustão interna; Análise dos efeitos do uso do biodiesel na durabilidade de componentes dos motores; Estudos das emissões de gases oriundos da queima do biodiesel visando à proteção ambiental; Análise e certificação de biodiesel visando à redução de seu preço e à manutenção da sua qualidade. Desenvolvimento de misturas para melhorar o desempenho de motores de combustão interna;

Usina piloto para produção de biodiesel para uso em laboratório. Projeto de Modernização do Laboratório de Motores de Combustão Interna; Usina piloto para produção de biodiesel para uso em laboratório. Descrição Valor (R$ 1.000,00) Laboratório de Motores de Combustão Interna 3.500,00 Usina piloto 150,00 Total 3.650,00

Parceria com o Departamento de Química para a produção de biodiesel em diversas especificações.

CONTATOS NO ESPÍRITO SANTO Muito Obrigado CONTATOS NO ESPÍRITO SANTO Luiz Fernando Schettino –- lfschettino@terra.com.br Angelo Gil P. Rangel - gilorang@npd.ufes.br José Eduardo Macedo Pesopane – jemp@cca.ufes.br Marcos Berger - mberg@sect.es.gov.br Enio Bergoli – diretoria@incaper.es.gov.br