Programa Febraban de Inclusão Social
População com Deficiência no Brasil Fatos e Percepções
Entendimento População com Deficiência no Brasil Fatos e Percepções 1º Semestre/06 Etapas da pesquisa Abrangência Desk Research Focus Group 1.200 entrevistas Consolidação e reorganização de dados 6 Grupos de discussão SP, Rib. Preto, RJ, Salvador e Brasília Conhecer esta população é essencial para responder adequadamente às suas expectativas e necessidades
Perfil Sócio-econômico Informações sobre pessoas com deficiência, seus números, perfil e características
Perfil Sócio-econômico População de pessoas com deficiência (em milhares) Total Brasil 169.872 Com pelo menos uma deficiência 24.600 Sem deficiência 145.272
Perfil Sócio-econômico
Perfil Sócio-econômico Em média 8.000 pessoas adquirem deficiência por mês. Fonte: hospitais e instituições
Perfil Sócio-econômico 419 M alunos com deficiência matriculados no ensino fundamental, contra 11 M matriculados no ensino médio. Nas universidades representam apenas 0,12 % do total de alunos (Censo MEC-2005)
Perfil Sócio-econômico
Perfil Sócio-econômico
Perfil Sócio-econômico Percepções Termo adequado - “pessoas com deficiência” Rejeitam o rótulo de “super-homem” Falta de informação - fator inibidor da inclusão O conhecimento de suas especificidades - respeito e participação Ser Diferente versus Ser Igual
Mercado de Trabalho Informações sobre as condições de trabalho e os números da inclusão no mercado
26,3% trabalham formalmente Mercado de Trabalho Mercado de Trabalho Renda superior a R$ 500,00 (em %) 26,3% trabalham formalmente
Mercado de Trabalho
Lei de Cotas – vagas abertas Mercado de Trabalho Lei de Cotas – vagas abertas (em milhares) Vagas abertas pela lei de cotas 1055 Vagas já preenchidas 537 Previsão de novos postos 518
Mercado de Trabalho
Mercado de Trabalho
Mercado de Trabalho
Potencial de PCDs empregáveis 228 M de pessoas para 518 M de vagas Mercado de Trabalho Potencial de PCDs empregáveis Pré-Requisitos Faixa etária de 20 a 34 anos Escolaridade mínima de 8 anos (flexibilizada) 228 M de pessoas para 518 M de vagas
Mercado de Trabalho Percepções Poucas possibilidades de crescimento profissional Principal dificuldade - barreiras culturais Lei de Cotas é importante mas não garante manutenção do emprego Baixa qualificação é fator inibidor Aposentadoria é fator impeditivo para a entrada no mercado Suspensão temporária do benefício é uma alternativa
Atendimento e Acessibilidade Informações sobre as condições de atendimento e acesso das PCDs aos bancos e estabelecimentos em geral
Atendimento Público Consumidor 24,6 milhões de consumidores Relacionam-se com mais 3 pessoas Somam 73,8 milhões de brasileiros Representam 43% da população ou quase 1 em cada 2 brasileiros Fonte: Agência de Marketing
Atendimento R$ 100 BILHÕES ANUAIS Potencial de Consumo A inclusão das PCDs no mercado de trabalho aumenta seu poder aquisitivo
Acessibilidade
Acessibilidade
Acessibilidade
Acessibilidade
Acessibilidade
Acessibilidade
Acessibilidade Hierarquia de dificuldades e soluções Dificuldades Deficiências Dificuldades Soluções Cadeirantes Visuais Surdos Acesso físico Caixas eletrônicos Auto-atendimento Localização Comunicação Rampas e Portas Rebaixamento de Caixas Software de Leitura Atendimento telefônico Piso tátil unidirecional Glossário básico Mínimo de LIBRAS Comunicação visual O cuidado no atendimento humano é imprescindível Fonte: Agência de Marketing
Atendimento e Acessibilidade Percepções Qualidade de atendimento evolui positivamente Essência do atendimento - pessoas bem treinadas Palavras-chave: informação, bom senso, naturalidade e igualdade Falta de informação gera improvisação e erros de adaptação Fundamental a mudança de atitude Fonte: Agência de Marketing
Programa Febraban de Inclusão Social “O Programa abrange ações sociais, legais e mercadológicas a fim de incluir as pessoas com deficiência no sistema financeiro nacional com dignidade, em igualdade de oportunidades, sejam elas clientes, usuários ou profissionais”.
Abrangência Cultura da Inclusão Atendimento Acessibilidade Empregabilidade Atendimento
Objetivos Ampliar o acesso, a empregabilidade e o atendimento Identificar as dificuldades e expectativas dessa população Definir e implantar ações idealizadas em um fórum comum Conhecer e multiplicar experiências positivas Criar cultura e atitudes voltadas para a inclusão
Pilares Liderança Diretoria executiva Febraban e Associados Foco Comissões “Diversidade” e “Relações com Clientes” Legitimidade Fóruns de discussão internos e externos Razoabilidade Avaliação de alternativas procedentes e factíveis Garantir a efetividade das ações
Empregabilidade 96% do quadro dos bancos tem nível superior (55%) ou cursando a faculdade (41%) 78,7 % tem até 7 anos de estudo 1,5 MM de jovens entrando no mercado com baixa escolaridade Há mais vagas que oferta de profissionais 3.962 contratações - 10 maiores bancos - 1,75 % do quadro
Mercado de trabalho Projeto de Qualificação Estrutural Cultural conceito – estratégia - mapeamento Cultural informação – treinamento - motivação Capacitação execução – avaliação - pós Comunicação disseminação - aculturação
Projeto de Qualificação Mercado de trabalho Projeto de Qualificação Duração até 20 meses a partir de 2007 Perfil do participante a partir do 1o. Grau incompleto 17 anos e mais mapeamento de cargos orientará tipos de deficiência Banco de dados e piloto de capacitação compartilhados
Mercado de trabalho Qualificação Solução de Longo Prazo As PCDs retratam de forma agravada a questão EDUCAÇÃO no Brasil que inviabiliza o cumprimento da exigência legal. Alternativas conjuntas dos setores público e privado precisam ser desenvolvidas.
Adequação das novas agências Processo gradativo de adaptação Acessibilidade Adequação das novas agências Processo gradativo de adaptação das existentes Principais itens Abril 06 (%) Sinalização visual Rampas Mobiliário Assentos de uso preferencial Vagas em estacionamento 63,0 63,9 44,7 47,6 35,6 Fonte: 10 maiores bancos
Acessibilidade Terminais de auto-atendimento “Universal” Terminais em processo de aquisição 7.534 Adquiridos e em preparação 12.655 Instalados 2.281 22.470 terminais 17.515 agências Garante um terminal por agência em 2007 Fonte: 10 maiores bancos
Atendimento Libras Treinamento de 02 funcionários por agência 36.000 pessoas Telefone para deficiente auditivo Módulo ou ilha por Central de Atendimento Piso Podo-Tátil Instalações de alerta (rampas, escadas, elevadores, totens) Unidirecional – entrada ao ponto de atendimento humano Adequação do “site” Febraban e dos bancos associados
Atendimento e Acessibilidade Impacto Direto 27.042 pontos de atendimento bancário construídos ao longo de décadas
Sustentação legal e institucional Cultura da Inclusão Acessibilidade Empregabilidade Atendimento Disseminação Compartilhamento Sustentação legal e institucional
Coleção Febraban de Inclusão Social Informações relevantes para gerenciamento de profissionais com deficiência. Público-alvo: gestores Esclarecer dúvidas sobre a capacidade dos profissionais com deficiência, recrutamento, seleção e legislação. Público-alvo: empregadores e profissionais de Recursos Humanos Alinhar as PCDs sobre o ambiente corporativo e deixá-los cientes sobre seus direitos e deveres. Público-alvo: pessoas com deficiência Pesquisa referente ao perfil sócio-econômico, mercado de trabalho, atendimento e acessiblidade. Público-alvo: sociedade em geral Facilitar o atendimento bancário às pessoas com deficiência. Público -alvo: equipes de atendimento. Especificações técnicas sobre acessibilidade. Público - alvo: profissionais de arquitetura e construção civil
Conclusões
Conclusões Gerais A inclusão das PCDs é recente do ponto de vista cultural e comportamental Soluções tecnológicas e arquitetônicas, embora mais rápidas, são insuficientes As relações com a sociedade tornaram-se mais saudáveis e caminham na direção correta A inclusão é um processo bi-direcional O entendimento do segmento, suas necessidades e visões trarão contribuições expressivas à legislação e ação empresarial
Conclusões Empregabilidade A Lei de Cotas (8.213/91) promoveu o crescimento do mercado A oferta de posições é maior que a disponibilidade de PCDs qualificadas Existe 1,5 MM de PCDs jovens que precisam ser educadas Somente processos de capacitação profissional de curto prazo não são suficientes para suprir o mercado Há necessidade de educação escolar. Acessibilidade nas escolas e universidades é fundamental A integração de esforços entre autoridades e setor privado é imperativa para desenvolver alternativas que possibilitem atender a Lei de Cotas
Acessibilidade e Atendimento Conclusões Acessibilidade e Atendimento Agência bancária é o principal canal de relacionamento A PCD freqüenta a agência e não delega o relacionamento financeiro Acesso ao computador é expressivo, sendo um bom canal alternativo Básico de LIBRAS atende às necessidades A utilização de Caixas Eletrônicos de rua é descartada por 71% das PCDs Agências próximas a lugares de grande movimentação e “protegidas” têm prioridade para adequação A qualificação das equipes de atendimento é imprescindível
Obrigado!