Propostas de Intervenção Social EDUCAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Advertisements

SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
Programa de Ética e Cidadania
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
CENTRO DE REFERÊNCIA DO IDOSO Promovendo Envelhecimento Saudável
A Fundação Gol de Letra Reconhecida pela UNESCO como Instituição modelo no atendimento a crianças e jovens.
PROJETO EDUCAR NA DIVERSIDADE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DIA MUNICIPAL EM DEFESA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DO TOCANTINS
ACONSELHAMENTO.
Ministério da Educação
O psicólogo na Educação/Escolar UM BREVE HISTÓRICO
Cidade Educadora, Cidade Saudável
Objetivo Específico Formação de Comissões para o Desenvolvimento das Atividades.
Eu e Minha Escola Abertura. Eu e Minha Escola Abertura.
FORMAÇÃO EM AÇÃO 2012 – I SEMESTRE
A Escola e as Mudanças Sociais
Escola GHC -Grupo Hospitalar Conceição
Projeto CUCA LEGAL OBJETIVO GERAL: PROVER EDUCAÇÃO SOBRE SAÚDE MENTAL PARA DIMINUIR O ESTIGMA EM RELAÇÃO AOS TRANSTORNOS MENTAIS NAS ESCOLAS OBJETIVOS.
A noção de nautonomia, ou seja,
Caminho mais curto para o mundo do trabalho
REDE DE ENSINO ESTADUAL
DGE/DP/SE PROMOVER QUALIDADE DE VIDA E PREVENIR AGRAVOS NAS COMUNIDADES ESCOLARES DE ACORDO COM OS OBJETIVOS CURRICULARES, ONDE OS TEMAS TRANSVERSAIS SEJAM.
  Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC
Currículo para Escola de Evangelização Espírita Infanto - Juvenil
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
Os Fundos de Coesão no próximo período de programação O Fundo Social Europeu - Estratégias de empregabilidade e coesão social – UAC,
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
O mundo globalizado, em constante desenvolvimento, requer das instituições educativas um novo foco de atuação político-educacional. Busca-se a formação.
Portfólio de Estágio Supervisionado
Utilidade Pública Municipal – Lei 6868/07
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
PORQUE É FUNDAMENTAL CONSOLIDAR O ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
Organização das Cooperativas Brasileiras - OCB Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – Sescoop Sistema OCB/Sescoop Jorge Augusto Trindade.
Governo do Estado do Piauí Secretaria da Assistência Social e Cidadania - SASC Operacionalização das Ações Sócio Educativas do.
PROJETO SOCIAL Os trabalhos voluntários são iniciativas individuais ou coletivas que visam a proporcionar a melhoria da qualidade de vida de pessoas e.
Apresentação da Monografia de: Educação Especial e Inclusiva
A APAE tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento global dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais visando sua interação e um processo educacional.
PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA
Educação Especial Aula 7
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Inclusão que bicho é esse?
Psicopedagogo clínico
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
Apresentação do Programa “Ação Saudável”
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
Saúde do Adolescente Conceito segundo a OMS Adolescência
Fundação ArcelorMittal Brasil Criança, adolescente e jovem adulto
Secretaria Municipal de Educação PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA Belo Horizonte 2010.
Universidade Federal do Rio Grande Psicologia Educacional
1 Oficina Sobre Multipla-Descobrindo Possibilidades Módulo I – Adequações curriculares para criança/jovem com deficiência múltipla Objetivo: Discutir a.
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
I ENCONTRO NACIONAL DE JOVENS GAYS E AIDS DA ARTAGAY JOVEM ‘Construindo uma agenda política, para uma juventude sem AIDS e livre da homofobia’ 27 de maio.
A atenção primária a saúde diz respeito à trabalhar para promover saúde, informando à população sobre hábitos e atitudes que podem favorecer a manutenção.
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada VI Encontro Agosto / 2015 PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada VI Encontro Agosto / 2015 SECRETARIA.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
O papel pedagógico do órgão gestor
Saúde Educação Desenvolvimento Segurança Problema central: DROGAS.
Dra Hedi Martha Soeder Muraro
Prefeitura Municipal de Rio Fortuna Secretaria Municipal de Saúde Projeto Promoção da Cultura da Paz “Há um mundo melhor do lado de fora” Flávia Alberton.
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO AEE Jucimara Liesenberg 1.
Transcrição da apresentação:

Propostas de Intervenção Social EDUCAÇÃO

1. Creche: Curso de capacitação: a importância dos primeiros anos de vida para o desenvolvimento Objetivo: Capacitar as berçaristas e agentes de desenvolvimento infantil para criarem condições facilitadoras e promotoras do desenvolvimento infantil em relação às áreas social, afetiva, linguagem (expressiva e compreensiva), coordenação óculo-manual e motora.

2. Curso de Capacitação Jovem e Oficinas profissionalizantes, criativas e comunitárias O presente projeto tem como propósito a oferta de cursos de capacitação e oficinas com o objetivo de retirar crianças e adolescentes da ociosidade das ruas e ao mesmo tempo proporcionar desenvolvimento de habilidades, hábitos e atitudes que favoreçam a sua formação e o exercício da cidadania incentivando-os ao protagonismo juvenil.

1. Curso de Capacitação Jovem e Oficinas profissionalizantes, criativas e comunitárias Módulos: Eixo: Trabalho e empreendedorismo – 30 horas Eixo: Educação, cidadania e meio ambiente – 20 horas Eixo: Pluralidade Cultural, Esporte e Lazer – 20 horas Eixo: Saúde e qualidade de vida – 10 horas

Curso de Capacitação Jovem e Oficinas profissionalizantes, criativas e comunitárias 1. Oficina de Educação Ambiental/Reciclagem 2. Oficina de Artesanato de Fuxico 3. Oficina de Teatro – 60 h 4. Oficina de Informática 5. Oficina de Artes Visuais – 60 h 6. Oficina de Arquivologia

3. Curso de capacitação para educação Objetivo: Proporcionar ao professor recursos que possibilitem o pleno desenvolvimento de seu trabalho no processo ensino-aprendizagem. Público Alvo Professores da rede básica de ensino.

3. Curso de capacitação para educação Módulos Módulo 01: Grupalização ( 02 horas) Módulo 02: Desenvolvimento infantil (04 horas) Módulo 03: Dificuldades de aprendizagem ( 04 horas) Módulo 04: A afetividade no processo ensino-aprendizagem (04 horas) Módulo 05:Educar e brincar (12 horas)

Educar e Brincar 1) Sensibilização do educador   1) Sensibilização do educador Abordagem, postura e conduta do educador em relação ao ensino lúdico 2) Como ter um bom manejo ao contar história Como tornar a história um método eficaz de ensino 3)Oficina de dinâmicas Quebrando a rotina na maneira de ensinar Como inserir as dinâmicas em sala de aula, beneficiando o processo de aprendizagem do aluno. 4) Oficina - A arte de contar histórias Aulas práticas de contação de histórias 5) Oficina - Como contar histórias usando fantoches Apresentação de diversas formas de usar os bonecos na interação com os alunos 6) Oficina - Ampliando os recursos didáticos Sugestão e confecção de materiais didáticos

Curso Capacitação: TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade): tratamento, intervenções psico-sociais e acompanhamento escolar Público Alvo: Professores, coordenadores pedagógicos e equipe gestora (diretores e supervisores) da rede municipal, estadual e particular. Carga Horária: 120 h/a O curso de capacitação será oferecido em oito módulos; Módulos: Módulo 1: TDAH e o acompanhamento neurológico -20h/a Módulo 2: TDAH e acompanhamento psicológico – 16h/a

Curso Capacitação: TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade): tratamento, intervenções psico-sociais e acompanhamento escolar Módulo 3: TDAH e suas repercussões na aprendizagem e escolaridade – 20h/a Módulo 4: TDAH e os transtornos fonológicos – 12h/a Módulo 5: Educação psicomotora – 8h/a Módulo 6: TDAH: o impacto na família, na escola e na sociedade – 16h/a Módulo 7: Gestão escolar e diretrizes para a educação inclusiva – 12h/a Módulo 8: Estudos de caso e práticas de intervenção pedagógica, psicopedagógica, fonológica e de terapia ocupacional. – 16h/a (4h/a práticas de ensino; 4h/a psicopedagogia; 4h/a fonoaudiologia; 4h/a terapia ocupacional).

Atuação do psicólogo no processo de inclusão social de pessoas com deficiência. (40 horas) OBJETIVO: Este curso tem como objetivo proporcionar informações sobre as pessoas com deficiência que possibilitem a intervenção psicológica junto a esta população, assim como a família, à escola e a comunidade em geral. POPULAÇÃO-ALVO: Profissionais e estudantes das áreas de psicologia, educação e saúde Formação Continuada 1  

Formação Continuada 1 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: As pessoas com deficiência e sua relação com a sociedade; Deficiência: da diferença ao desvio; O processo de exclusão e inclusão social da pessoa com necessidades especiais; Modalidades de intervenção psicológica junto a pessoas com deficiência; Atuação do psicólogo em equipe multiprofissional no processo de inclusão social de pessoas com deficiência. DURAÇÃO: 40 horas.

Formação Continuada 2 Dificuldades de aprendizagem: aspectos cognitivos, afetivos e sociais. OBJETIVO: Este curso tem como objetivo apresentar as bases do desenvolvimento da aprendizagem humana, as implicações dos aspectos cognitivos, afetivos e sociais nas dificuldades de aprendizagem e oportunizar estratégias de intervenção destinadas à resolução das dificuldades de aprendizagem. POPULAÇÃO-ALVO: Profissionais e estudantes das áreas de psicologia e educação.

Formação Continuada 2 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Aprendizagem e a mediação social; Cognição e afeto; Aspectos cognitivos, afetivos e sociais dos problemas de aprendizagem; Contextualização dos problemas de aprendizagem gerados no contexto escolar, familiar e social; Intervenção junto às dificuldades de aprendizagem. DURAÇÃO: 80 horas Observação: o curso poderá ser ministrado em dois módulos de 40 horas.

Formação Continuada 3 Limites: entre o desejo e o dever OBJETIVOS: Este curso tem como objetivo discutir sobre a necessidade de limites nas pessoas em suas relações no cotidiano, assim como apresentar estratégias de intervenção para a efetivação dos limites, baseados no respeito mútuo. POPULAÇÃO-ALVO: Profissionais e estudantes das áreas de psicologia e educação e demais interessados.

Formação Continuada 3 EMENTA: O desenvolvimento da criança e a formação da personalidade. A importância da família e da escola na formação do cidadão consciente. As relações sociais e a importância dos limites. Respeito mútuo e sociedade democrática. DURAÇÃO: 08 horas

Formação Continuada 4 O processo de inclusão social da pessoa com deficiência: aspectos psicoeducacionais. OBJETIVO: Este curso tem como objetivo proporcionar as pessoas que atuam ou desejam atuar na área da deficiência, informações sobre os procedimentos adequados de intervenção junto a esta clientela. POPULAÇÃO-ALVO: Profissionais da área da educação e da saúde.

Formação Continuada 4 EMENTA: Retrospectiva histórica do atendimento à pessoa com deficiência. Definição e classificação das deficiências. Modalidades de serviços e recursos educacionais. Procedimentos adequados em relação à pessoa com deficiência. DURAÇÃO: 40 a 60 horas.

Palestras Informativas Temáticas TDAH – Diagnóstico e Tratamento (Sérgio Irikura - Neurologista) TDAH – Impacto na família, escola e comunidade (Wandyr Zafalon Junior – Psicólogo) TDAH – Como lidar em sala de aula (Denise Riani Rodrigues – Psicopedagoga) Inteligências Múltiplas – (Wandyr Zafalon Junior – Psicólogo) A família e protagonismo – (Denise Riani Rodrigues – Ter. Ocupacional) TDAH e co-morbidades (Sérgio Irikura – Neurologista) TDAH – Intervenções de Terapia Ocupacional (Lídia Midori Futino – (Terapeuta Ocupacional)

Palestras Informativas A influência da música no comportamento humano (Sérgio Irikura – Neurologista) TDAH e o acompanhamento psicológico (Wandyr Zafalon Júnior – Psicólogo) A educação inclusiva e seus desafios (Maria Angélica Momenso Garcia – Historiadora) Discalculia (Denise Riani Rodrigues – Psicopedagoga) TDH e Transtorno Bipolar do Humor (Sérgio Irikura – Neurologista) Drogas lícitas e ilícitas (Sérgio Irikura – Neurologista) Drogas: uma conversa sobre ações preventivas (Maria Angélica Momenso Garcia – Historiadora)

Palestras Informativas Drogas: um olhar da psicologia (Wandyr Zafalon Júnior – psicólogo) Drogas e educação: medidas preventivas na comunidade escolar e familiar (Denise Riani Rodrigues – psicopedagoga) Resiliência: como superar dificuldades (Denise Riani Rodrigues – Psicopedagoga) Bulliyng (Denise Riani Rodrigues – Psicopedagoga) O desenvolvimento neuropsicomotor de crianças de 0 a 6 anos (Sergio Irikura – Neurologista) Papel Parental (Marisha de Oliveira Santos – Psicóloga) A função social de quem educa (Wandyr Zafalon Júnior – Psicólogo)

Ações preventivas ao uso e abuso de substâncias químicas lícitas e ilícitas Objetivo Promover palestras, curso, reuniões e dinâmicas para divulgar informações e conhecimentos técnico-científicos relacionados à prevenção ao uso e abuso de drogas para profissionais da área de saúde e ação social, educação bem como uma campanha permanente de prevenção ao uso indevido de drogas envolvendo pais, educadores e os próprios adolescentes de idades entre 14 e 17 anos e, crianças entre 10 e 12 anos.

Ações preventivas ao uso e abuso de substâncias químicas lícitas e ilícitas Atividades 1 - Promover uma campanha permanente de informação e divulgação de informações sobre a dependência química e suas consequências para o indivíduo, família e sociedade. (Encontros de Sensibilização com Comunidades)   2 - Buscar o caminho da conscientização e prevenção tanto entre as crianças e adolescentes como pais, educadores e agentes públicos responsáveis pelo atendimento de crianças e adolescentes, principalmente aqueles em situação de vulnerabilidade social. (Dinâmicas com crianças e adolescentes)

Ações preventivas ao uso e abuso de substâncias químicas lícitas e ilícitas 3 - Formar atores sociais e capacitá-los para promoção de uma sociedade inclusiva, democrática e comprometida com ações de prevenção, tratamento e recuperação de crianças e adolescentes dependentes de substâncias lícitas e ilícitas. (Curso de Capacitação em Ações Preventivas de Dependência Química)   4 - Educar crianças e jovens para fazer escolhas com base em valores, crenças, pontos de vista e interesses consistentes com o que é melhor para si. (Encontros de Sensibilização com Comunidade Escolar) 5- Oferecer aos jovens oportunidades de vivenciar, identificar e incorporar valores positivos à sua maneira de ver, sentir, entender e agir. (Terapia Comunitária)

Parcerias realizadas Pref. Gabriel Monteiro Pref. Valparaíso Pref. Araçatuba Pref. Guararapes Pref. Valparaíso