Professor: Sergio Lopes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Contabilidade Geral Profª. Cristina.
Advertisements

GESTÃO FINANCEIRA E CONTÁBIL
Professor: Pedro A. Rupel
CONCEITO DE CONTABILIDADE
INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE OBJETIVO E METODOLOGIA DA CONTABILIDADE
POR QUE ESTUDAR A CONTABILIDADE
PATRIMONIO PATRIMÔNIO AULAS 5 E 6
Contabilidade Básica Professor: Marcio Monteiro
Disciplina: Contabilidade
CONTABILIDADE BÁSICA 7ª Edição Cap. 02- Patrimônio J
1-Demonstrativos contábeis básicos
CONTABILIDADE GERAL EDITAL EAGS CONTABILIDADE GERAL
Conceitos Complementares
CONTABILIDADE E CUSTOS UNIDA - ESAMC
CONTABILIDADE BÁSICA Cap. 02- Patrimônio.
Contabilidade Aula 6.
Contabilidade Aula 1.
Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras
Contabilidade Aula 3.
Contabilidade Aula 1.
Universidade Federal do Espirito Santo Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Departamento de Contabilidade Turma: Adm1 (Matutuno) e (Noturno) Tema:
CONTABILIDADE APOSTILA N.º 1
Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos Capítulo 9 – Doar e Fluxo de Caixa Objetivo da DOAR: Objetivo da DOAR: Apresentar as informações relativas.
1 Reinaldo Lucchesi ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) Empresas, Mercados e Negócios.
EAGS-SAD Disciplina: Contabilidade Professor: Paulo Vitor Junqueira
FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE I AULA 4  RESULTADO: RECEITAS E DESPESAS + OUTROS CONCEITOS E REGIMES DE CONTABILIZAÇÃO (caixa e competência) Profª: Carlas.
A Contabilidade de Custos está preocupada com a apuração do resultado, ou seja, identificar o lucro de forma mais adequada. Fornecer dados para estabelecimento.
FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE I AULA 6  PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA CONTABILIDADE Profª: Carlas C Ferreira.
Contabilidade Pública SABEDORIA PODER PREDOMINANCIA DE PENSAMENTOS.
FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE I AULA 8  RAZONETE, BALANCETE DE VERIFICAÇÃO E PLANO DE CONTAS Profª: Carlas C Ferreira.
Auditoria do Resultado CONCEITO Auditoria é um exame sistemático das atividades desenvolvidas em determinada empresa ou setor, que tem o objetivo de averiguar.
Contabilidade e Custos Site: (88) ASSUNTO:
Contabilidade Básica Aula Razonete. Contabilidade – Patrimônio 2 BALANÇO PATRIMONIAL ATIVO Bens e Direitos PASSIVO Obrigações PATRIMÔNIO LÍQUIDO Capital.
Introdução a Contabilidade Balanço Patrimonial Luciene de Oliveira Vieira.
Introdução a Contabilidade DRE Luciene de Oliveira Vieira.
Relatório da administração
DOAR Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos
Contabilidade de Custos
CONTABILIDADE PÚBLICA
Análise das Demonstrações Financeiras
Segundo a Contabilidade. Prof. Carlos Franklin
ARE – APURAÇÃO RESULTADO DE EXERÍCIO
Disciplina: Gestão de Património do Estado nas Instituições de saúde
UNIDADE DE ENSINO 3 – SEÇÃO 4 CONTAS REDUTORAS DO ATIVO
1ª AULA Tópicos Introdutórios da Contabilidade e Patrimônio
CONTABILIDADE PÚBLICA
Contabilidade e Análise de Balanços
Contabilidade Geral I Site:
A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE NA TOMADA DE DECISÃO
Professor: Geovane Paulo Sornberger
Direitos = Valores a receber de terceiros
CONTABILIDADE 1º SEMESTRE 2016
Fluxo de Caixa e Capital de Giro
PROFA.GABRIELE BUENO GOULART DE ANDRADE
Aula 5 – Revisão e Depreciação
Prof. Everson José Juarez
Prof Jorge Luiz F. Ribeiro1 INTRODUÇÃO CONTABILIDADE Professor Jorge Luiz F. Ribeiro.
CONTABILIDADE EMPRESARIAL
Cap. 05- Balanço Patrimonial – Grupo de Contas
Aula 6 – Revisão e Prova Presencial
CONTABILIDADE EMPRESARIAL
Coordenação-Geral de Contabilidade da União/SUCON/STN
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
Fundamentos de Contabilidade
Introdução à Finanças FINANÇAS: –É a arte e a ciência de gerenciamento de fundos. –Todos os indivíduos e organizações ganham ou captam e gastam ou investem.
ATIVO E PASSIVO 18/04/2019
Contabilidade Intermediária MS. Profª. Mônica A. Carneiro.
Atualizada pela Resolução do CFC Nº 1.282/10
Transcrição da apresentação:

Professor: Sergio Lopes CONTABILIDADE Professor: Sergio Lopes

A Contabilidade A Contabilidade Conceito Usuários da contabilidade Aplicação da contabilidade Para quem é mantida a contabilidade Pilares da contabilidade

Contabilidade CONCEITO “É a ciência que estuda, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a revelação desses fatos, com o fim de oferecer informações sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial” (Hilário Franco). Uma empresa sem boa contabilidade é como um barco à deriva ao sabor dos ventos.

USUÁRIOS DA CONTABILIDADE Fornecedores Bancos Investidores Sindicatos Funcionários EMPRESA Órgãos de Classe Concorrentes Governos Outros

APLICAÇÃO DA CONTABILIDADE Contabilidade Geral Contabilidade Financeira Diversos ramos de atividades Comercial Industrial Pública Bancária Hospitalar Agropecuária de Seguros Contabilidade Comercial Contabilidade Industrial Contabilidade Pública Contabilidade Bancária Contabilidade Hospitalar Contabilidade Agropecuária Contabilidade Securitária etc.

Integração entre as funções Exercer seu papel social Contabilidade Uma Empresa NÃO É um CORPO ISOLADO Conquistar Mercado Integração entre as funções Exercer seu papel social Ganhar Dinheiro Ambiente Governo Cultura Sociedade Concorrentes Clientes Fornecedores EMPRESA ÚNICO DIRECIONAMENTO

Contabilidade PARA QUEM É MANTIDA A CONTABILIDADE A Contabilidade pode ser feita para Pessoa Física ou Pessoa Jurídica. Considera-se pessoa, juridicamente falando, todo ser capaz de direitos e obrigações. PESSOA FÍSICA é a pessoa natural, é todo ser humano, é todo indivíduo (sem qualquer exceção).

PARA QUEM É MANTIDA A CONTABILIDADE? PESSOA JURÍDICA é a união de indivíduos que, através de um contrato reconhecido por lei, formam uma nova pessoa, com personalidade distinta da de seus membros. As pessoas jurídicas podem ter fins lucrativos (empresas industriais, comerciais etc.) ou não (cooperativas, associações culturais, religiosas etc.). Normalmente, as pessoas jurídicas denominam-se empresas. Entidade Contábil – Pessoa para quem é mantida a contabilidade, podendo ser pessoa jurídica ou física.

Contabilidade Princípios de Contabilidade PILARES DA CONTABILIDADE Regras básicas da Contabilidade Princípios de Contabilidade Entidade contábil – Uma pessoa para quem é mantida a contabilidade. Sócios e Empresa são pessoas distintas. Não se deve confundir o dinheiro da empresa com o dinheiro dos sócios.

Contabilidade Princípios de Contabilidade PILARES DA CONTABILIDADE Regras básicas da Contabilidade Princípios de Contabilidade Continuidade – Refere-se à entidade que está funcionando com prazo indeterminado; algo em andamento; não está em fase de extinção ou liquidação.

Contabilidade Princípios de Contabilidade PILARES DA CONTABILIDADE Regras básicas da Contabilidade Princípios de Contabilidade Registro pelo valor original – São todos os elementos do ativo que devem ter seus registros baseados no seu custo original de aquisição.

Contabilidade Princípios de Contabilidade PILARES DA CONTABILIDADE Regras básicas da Contabilidade Princípios de Contabilidade Competência: demonstra que as despesas devem ser atribuídas de acordo com as receitas a que se referem.

Contabilidade Princípios de Contabilidade PILARES DA CONTABILIDADE Regras básicas da Contabilidade Princípios de Contabilidade Oportunidade: refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.

Contabilidade Princípios de Contabilidade PILARES DA CONTABILIDADE Regras básicas da Contabilidade Princípios de Contabilidade Prudência: pressupõe o emprego de certo grau de precaução no exercício dos julgamentos necessários às estimativas em certas condições de incerteza, no sentido de que ativos e receitas não sejam superestimados e que passivos e despesas não sejam subestimados

O PATRIMÔNIO Professor: Sergio Lopes

O Patrimônio Patrimônio Conceito Bens Direitos Obrigações Patrimônio líquido

O Patrimônio Conceito: Patrimônio (riqueza) Conjunto de bens pertencentes a uma pessoa ou a uma empresa  Bens. Valores a receber e Direitos a Receber Direitos Contas a pagar, dívidas  Obrigações

O Patrimônio BENS São as coisas úteis, capazes de satisfazer às necessidades das pessoas e das empresas. Classificado em: Bens Tangíveis = Têm forma física, são palpáveis. Ex.: Veículos, imóveis, estoques de mercadorias, dinheiro, móveis e utensílios, ferramentas etc.) Bens Intangíveis = Não são palpáveis, não constituídos de matéria. Ex.: Marcas (Arisco, Coca-cola), patentes de invenção (direito exclusivo de explorar uma invenção).

O Patrimônio BENS Pelo Código Civil: Bens Imóveis = Vinculados ao solo. Não podem ser retirados sem destruição ou dano: edifício, árvores etc. Bens móveis = Podem ser removidos por si próprios ou por outras pessoas: animais (semoventes), máquinas, equipamentos, estoques de mercadorias.

O Patrimônio BENS São as coisas úteis, capazes de satisfazer às necessidades das pessoas e das empresas. Classificado em: Bens Tangíveis = Têm forma física, são palpáveis. Ex.: Veículos, imóveis, estoques de mercadorias, dinheiro, móveis e utensílios, ferramentas etc.) Bens Intangíveis = Não são palpáveis, não constituídos de matéria. Ex.: Marcas (Arisco, Coca-cola), patentes de invenção (direito exclusivo de explorar uma invenção).

O Patrimônio BENS Pelo Código Civil: Bens Imóveis = Vinculados ao solo. Não podem ser retirados sem destruição ou dano: edifício, árvores etc. Bens móveis = Podem ser removidos por si próprios ou por outras pessoas: animais (semoventes), máquinas, equipamentos, estoques de mercadorias.

O Patrimônio Lado Esquerdo Lado Direito Nesta representação, coloca-se no lado esquerdo Bens e Direitos e no lado direito, Obrigações Exigíveis. O Patrimônio Lado Esquerdo Lado Direito

Bens + Direitos – Obrigações Exigíveis = Patrimônio Líquido O Patrimônio Bens + Direitos – Obrigações Exigíveis = Patrimônio Líquido Patrimônio Líquido = $ ???? O P.L. pode ser negativo ???

Bens + Direitos – Obrigações Exigíveis = Patrimônio Líquido O Patrimônio PATRIMÔNIO DA CIA. TERESÓPOLIS BENS + DIREITOS OBRIGAÇÕES EXIGÍVEIS Bens 1.830 Obrigações 4.500 Direitos 2.800 Patrimônio Líquido 130 TOTAL 4.630 TOTAL 4.630 Patrimônio Líquido = $ 130 Bens + Direitos – Obrigações Exigíveis = Patrimônio Líquido

O Patrimônio PATRIMÔNIO LÍQUIDO Para se conhecer a riqueza líquida da empresa (ou pessoa): somam-se os bens e os direitos e, desse total, subtraem-se as obrigações; os resultado é a riqueza líquida, ou seja, a parte que sobra do patrimônio para a pessoa ou empresa. Ela é denominada patrimônio líquido ou situação líquida.