Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola Secundária/3º CEB Poeta Al Berto, Sines
Advertisements

Proposta de Ação da RBJB para apoio aos JBs Agir Aprendendo: Cooperação para a Inovação João Neves Toledo | FJBPC | 09/11/2011.
SISTEMA NACIONAL DE INFORMAÇÕES E INDICADORES CULTURAIS SNIIC
Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
PAUTA 1. Planejamento Estratégico 2013/ Desafio Intermodal 2013 Notícias ODR.
1.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos Edital PROEJA CAPES/SETEC.
Comissão de Educação dos Profissionais
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
SME/ DOT Educação Infantil Plano de ações 2009
Apresentação do Projeto
Arquivo e Documentação
APRESENTAÇÃO O projeto Eco Arte Cultura nasceu em 2006 como ação artística do Encontro Intercontinental sobre a Natureza – O2. Devido ao seu crescimento,
AS POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA UNIVERSIDADE Rafaela de Oliveira Koike Iniciação Científica.
Gestão de Pessoas do Setor Público x Setor Privado
Centro Regional de Inovação e Empreendedorismo- CRIE
Museu Histórico Bradesco: a memória como alicerce do conhecimento
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Hospital-Dia e Maternidade Unimed-BH
Movimento Alagoas Competitiva
Workshop HEN – Health Evidence Network São Paulo, 10 e 11 de abril de 2006 Ministério da Saúde do Brasil: Expectativas e Desafios.
II SEMINARIO DE PLANOS ESTADUAIS DE CULTURA
VALE CULTURA Lei n , de 27 de dezembro de 2012.
2001- Comissão de Avaliação Institucional (CoAI) embrião da unificação de processos e iniciativas CPA e Programa de Avaliação Institucional.
PARQUE TECNOLÓGICO DE BELO HORIZONTE BH-TEC
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Encontro Brasil-Canadá de Educação Profissional e Tecnológica Novembro de 2011.
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
PRÉ-CONFERÊNCIAS SETORIAIS. As Pré-Conferências Setoriais de Cultura têm caráter mobilizador, propositivo e eletivo e são instâncias regionais da II Conferência.
O Papel da Biblioteca Virtual em Saúde em Aleitamento Materno (BVS AM) na Difusão de Informação Científica e Tecnológica na Rede BLH - BR Fundação Oswaldo.
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
Criado na década de 50, tem como missão promover o desenvolvimento do setor de informação, mediante proposição de políticas, execução de pesquisas e.
Setembro/2007 José Henrique Noldin Júnior Diretor, Regional Rio de Janeiro Apresentação.
Junho/2009 Cronologia do SIBi/USP Universidade de São Paulo Sistema Integrado de Bibliotecas.
REDE INTEGRADA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO Implantação: CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno.
Faculdade de Produção Cênica
REDE INTEGRADA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO Implantação: CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno.
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Implementação do Sistema Municipal de Cultura de Joinville
Promovendo Soluções Sociais
TIPOS DE ESTRUTURAS DAS ENTIDADES DO TERCEIRO SETOR
Conselho Latinoamericano de Escolas de Administração.
Biblioteca do Conhecimento Online – b-on SCBIILA, São Paulo Setembro de 2007 Maria Teresa Costa.
FÓRUM DE BICICLETAS DE MANAUS O PAPEL DO ESTADO NAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS ATRAVÉS DA MOBILIDADE.
ARTESUS: ARTICULANDO ENSINO E ARTE Marcia Tereza Campos Marques, Eremita Val Rafael, Dayana Dourado de Oliveira Costa, Luana Karonine Cordeiro Castro.
Juliana Lazarim Coordenadora de Coleções Especiais
COMISSÃO BRASILEIRA DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
A seleção pública de projetos e iniciativas culturais é uma prática cada vez mais adotada pelo Ministério da Cultura, por empresas públicas e privadas,
Campus Virtual de Saúde Pública Brasil Costa Rica – Maio/2007.
ECONOMIA CRIATIVA Uma nova imagem internacional do Brasil.
TALLER CVSP Mexico Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP) Constitui-se numa rede de pessoas e instituições que compartilham o propósito de facilitar.
EDITAIS DO MINC I ENCONTRO DO FÓRUM DE DIRIGENTES DO TERRITÓRIO BACIA DO JACUÍPE
Promovendo Soluções Sociais. Missão: Missão: Colaborar com a evolução pessoal e estrutural dos nossos clientes através da Consultoria Profissional, Treinamento.
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Promovendo Soluções Sociais. Missão: Colaborar com a evolução pessoal e estrutural dos nossos clientes através da Assessoria Profissional e o compartilhamento.
AAI ECOs e CoPs HotSites Destacados Newsletter BVS Boletim Interno PSI TV Plasma e-alerts Mural Histórico Projetos em Rede Murais Informativos Eventos.
CENTRO DE FORMAÇÃO DE PESSOAL PARA OS SERVIÇOS DE SAÚDE DR. MANOEL DA COSTA SOUZA – CEFOPE Centro de Formação de Pessoal para os Serviços de Saúde Dr.
BVS Brasil Informe de Cooperação Cláudia Guzzo, Coordenadora BIREME/OPS/OMS IV Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil Rio de Janeiro, 24 de abril de 2013.
BVS SP Brasil: Indicadores e resultados da Biblioteca de Saúde Pública Vania Guerra da Silva Chefe da Biblioteca de Saúde Pública ICICT/Fiocruz.
( ). cultura CULTURA #ECONÔMICA #SIMBÓLICA #CIDADÃ.
Turma Multimeios Didáticos 2008 Tutores: Prof. Helton Real Prof. Iara Perini.
Sociedade: população sul-matogrossense (cidadão) Processos Processos Estratégicos Governança Corporativa / Articulação Institucional / Parcerias Gestão.
Transcrição da apresentação:

Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte

Promover o acesso e o uso da informação na área de Arte, contribuindo para estudo e pesquisa, e fomentar a Cultura, por meio de soluções cooperativas e colaborativas entre bibliotecas e centros de informação. Missão

1 Fomentar o intercâmbio de informação e conhecimento; 2 Disseminar informação; 3 Potencializar a cooperação e colaboração com a realização de projetos conjuntos; 4 Capacitar profissionais que atuam nas bibliotecas membro; 5 Auxiliar, orientar, assessorar e dar suporte as bibliotecas membro; 6 Propiciar um ambiente integrado aos das bibliotecas membro. Objetivos

1995 REDARTE inicia suas atividades 1995 REDARTE inicia suas atividades. 1996 11 instituições são membro da rede. Realização do 1. diagnóstico das bibliotecas da rede. 1997 Levantamento bibliográfico sobre conservação e restauração nas bibliotecas da rede; Base de dados de periódicos em Arte e Cultura. 1998 Guia de Bibliotecas de Arte do Est. do Rio. 1999 1. Seminário de Informação em Arte. 2004 Elaboração do Estatuto da REDARTE. 2005 Comemoração dos 10 anos da Rede; Conclusão do Estatuto. Linha do tempo

2006 Oficialização da rede; Apresentação de novo diagnóstico das bibliotecas membro. 2007 Registro do domínio da REDARTE; Lançamento do site com o apoio do Goethe-Institut; 1. Ciclo de Palestras; 2. Seminário de Informação em Arte. 2008 2. Ciclo de Palestras; Lançamento da Biblioteca Digital com apoio da DocPro. 2009 3. Ciclo de Palestras. 2010 A REDARTE entra nas redes sociais. Linha do tempo

2011 Criada a categoria de sócio colaborador; Lançamento do Informe da REDARTE; 4. Ciclo de Palestras; Lançamento do site oficial (redarterj.com). 2012 Cooperação, compartilhamento e colaboração na Redarte. Dissertação de Caroline Brito Oliveira; 5. Ciclo de Palestras, Criado o Bate-papo. 2013 Conversas à Mesa em parceria com a APCIS, CBIES, GIDJ e SINDIB; Lançamento da nova logomarca/Erick Terra; Guia de Fornecedores; Guia Nacional de Bibliotecas de Arte; 3. Seminário de Informação em Arte; Organização do acervo da Sala Mozart do CCBB. GTs Planejamento estratégico; Guia de fornecedores. Linha do tempo

Seminário de Informação Pretende revelar a influência das tecnologias no fazer bibliotecário, especialmente, os que lidam com Arte e Cultura. O Seminário tem como Tema Central: A influência das tecnologias no fazer bibliotecário. E como Áreas Temáticas: Temática 1 – Tecnologia e sociedade: inclusão social Acesso à informação por deficientes possibilitadas pelos avanços tecnológicos (estão incluídos aqui subtemas como cinema para cegos, áudio livro, áudio descrição, internet para cegos, documentos em Braille, biblioteca para surdos, direito autoral e audiovisual). Temática 2 – Ambientes virtuais de interação Tecnologias, cultura e práticas interativas. Redes (de criação, de colaboração, de cooperação e de compartilhamento). Aplicações 2.0. Cultura livre. Direito autoral. Apropriação de imagem. Temática 3 - Tecnologia como ferramenta para a gestão da informação. Preservação digital. Curadoria digital. Sistemas para o tratamento técnico de documentos. Seminário de Informação

Encontros com o objetivo de apresentar, estudar, debater e compartilhar temas e experiências de interesse dos profissionais de informação e documentação, atuantes nas áreas de arte, jurídica, ciências da saúde e ensino superior, e entre docentes e estudantes da ciência da informação e biblioteconomia. Esta foi a motivação da REDARTE, do GIDJ, da APCIS, do CBIES e, também do SINDIB, na criação da marca “Conversas à Mesa”, um marco de congraçamento, fortalecimento, crescimento e ousadia profissional. Conversas à Mesa

Estrutura Diretoria: Presidente e vice-presidente; Primeiro e segundo secretário; Primeiro e segundo tesoureiro Contador Conselho fiscal Assembleia geral: 31 instituições. Estrutura

1 Biblioteca Digital; 2 Guia Nacional de Bibliotecas de Arte; 3 Guia de Fornecedores; 4 Seminário de Informação; 5 Conversas à Mesa; 6 Intercâmbio de informação; 7 Consultoria / Prestação de serviço; 8 Palestras, workshops, cursos; 9 Bate-papo: intercâmbio de ideias e experiências; 10 Permutas e doações; 11 Visitas guiadas; 12 Visitas técnicas. Produtos/serviços

Acervo 2 milhões. São livros, catálogos e folhetos, obras raras, periódicos, hemeroteca, fotografias, partituras, CD-Music, discos, cassete e filmes. Áreas Arquitetura e urbanismo Artes cênicas (Circo, Dança, Ópera e Teatro) Artes visuais (Pintura, Desenho, Gravura e Fotografia) Cinema e vídeo Comunicação visual Design e moda (Design, Desenho Industrial, Indumentária) Escultura Filatelia Folclore e cultura popular História da arte Museologia Música Numismática Patrimônio cultural Produtos/serviços

Membros

Pessoas Helena Ferrez Solange Zuniga Vera Medina Zulmira Pope Fátima Raposo Pessoas Maria do Carmo Silva Mariza Colnago Sema Crespo Maria Luiza Villela Cristina Paiva

Parceiros

Cláudia Aragon claudia@redarterj.com 2216 2049 redarterj.com facebook.com/redarterj twitter.com/redarterj Obrigada !