RELAÇÃO DO POLIMORFISMO DA IL-6 COM AS CONCENTRAÇÕES DE IL-6 PLASMÁTICA E DANO MUSCULAR APÓS SESSÃO AGUDA DE TREINAMENTO DE FORÇA Mestrando Leonardo Costa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Effectiviness of lifestyle changes on impired plasma glucose and lipids Impacto das mudanças do estilo de vida em pessoas com elevados níveis plasmáticos.
Advertisements

Rastreamento Pré-Eclâmpsia US - Primeiro Trimestre
APRESENTAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO Camila Terumi Ariki- 6°ANO GRUPO C
Gracielle Vallarini Vieira Martrins PAUL T. WILLIAMS and BARRY FRANKLIN. Medicine & Science in Sports & Exercise.
ÉTICA EM PESQUISA.
Aptidão Física.
Prevenindo a Hipertensão
Comparação da pressão arterial, aferida por MAPA após sessão de hemodiálise, em pacientes submetidos à avaliação clínica ou bioimpedância, para determinação.
Rastreamento Pré-Eclâmpsia US - Primeiro Trimestre
IMPLANTAÇÃO DO PLANO DIRETOR DA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE Oficina 10: O Sistema de Apoio Diagnóstico Laboratorial Prof. Pedro Guatimosim Vidigal.
- HIPERTENSÃO ARTERIAL-
ATIVIDADE FÍSICA E PROMOÇÃO DA SAÚDE
The New England Journal of Medicine (04 janeiro de 2001)
O USO DE ERVAS AROMÁTICAS COMO ESTRATÉGIA NA DIMINUIÇÃO DO CONSUMO DE SAL NA DIETA DE ADULTOS E IDOSOS HIPERTENSOS ATENDIDOS PELO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE:
Matemática e Hábitos Saudáveis
Karina Bonizi Ortiz R3 Medicina Esportiva Orientador: Dr. Rômulo
ESTUDO DOS TRAÇOS DA PERSONALIDADE EM ATLETAS DE BASQUETEBOL JUVENIL EM SANTA CATARINA. Professor Orientador Ms. Gilberto Vaz Alunos: Soledá Menine Pereira.
Atividade Física e Promoção da Saúde
Effects of Exercise and Caloric Restriction on Insulin Resistance and Cardiometabolic Risk Factors in Older Obese Adults – A randomized clinical test.
Metodologia Científica
Proteínas e Aminoácidos
Kamijo K, Hayashi Y, Sakai T, Yahiro T, Tanaka K, Nishihira Y
CEFIFFLA - CENTRO DE ESTUDOS DE FISOLOGIA DO FUTEBOL CR. FLAMENGO
Mario E. Piscoya Díaz Helder dos Santos Augusto CEDEPLAR - UFMG
Effectiviness of lifestyle changes on impired plasma glucose and lipids Impacto das mudanças do estilo de vida em pessoas com elevados níveis plasmáticos.
HAS no exercício e no atleta
Infarto Agudo do Miocárdio com Supradesnivelamento do Segmento ST em Pacientes Jovens IVAN PETRY FEIJÓ, JULIANA CAÑEDO SEBBEN, JOÃO MAXIMILIANO MARTINS,
Projeto Jaqueira A prevenção da obesidade e suas co-morbidades: Ação Educacional no Parque da Jaqueira - PE.
UFF/MEB Curso: Medicina Disciplina: Epidemiologia - II
Seminário 4 – Unidade I.
CÉSAR AMORIM PACHECO NEVES
Projeto de pesquisa Natal 2006
Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE
Dra Silvana de Araújo Geriatria - UFMG Julho/2007
Benefícios do Exercício
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE EF na Terceira Idade I Profa. Dra. Suely dos Santos Bruno Assoni 2010 Journal of Aging and.
Projeto SABE (Saúde, Bem-estar e Envelhecimento)
PLANO DE ENFRENTAMENTO DAS DCNT DE PALMAS-TO
Os gaúchos e o coração.
IMPACTO E PREJUÍZOS DA DOR CRÔNICA EM ESTUDANTES DE ENFERMAGEM
FATORES DE RISCO EM PACIENTES COM ALTERAÇÕES GLICEMICAS Maria José Trevizani Nitsche, Sandra Olbrich, Gabriela Mendes Pessoa; Ana Elisa de Oliveira,
ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE DOIS MÉTODOS DE COMPOSIÇÃO CORPORAL EM MULHERES COM SOBREPESO E OBESIDADE Participaram do estudo 7 mulheres com idade média de.
Benefício de dentro para fora
Higiene do exercício Atividade Física Pirâmide Alimentar Hidratação
Roseli T. Borghi* 1, Maria Cristiane Pestana C. Miranda 1, José R. da Silva Jr 1, Marsel de C. Pereira 1, Guilherme de C. Ferraz 1 e Antonio de Queiroz.
VITAMINA D Hormônio Esteroide VDR – Receptor da Vitamina D
Efeitos do treinamento aeróbio nos participantes do projeto de reabilitação cardíaca e metabólica da Una da Saúde – Unisul. Luana Martins Rosa – Bolsista.
TERCEIRA IDADE.
No final dos anos 80 e início dos 90 Hepler e Strand publicaram alguns artigos que deram origem a um paradigma denominado Atenção Farmacêutica. O fundamento.
2-) FATORES DE RISCO PARA SD. METABÓLICA Juliana Luisa F. de A. Fruet
Aula 5 - Correlação linear, equação da reta
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
Introdução Objetivo Metodologia Conclusão Resultados Referências
PAUL T. WILLIAMS and BARRY FRANKLIN. Medicine & Science in Sports & Exercise.
Gustavo D. Magliocca Medicina Esportiva - HCFMUSP
Baker, J.L.; Olsen, L.W.; Sorensen T.I.A
 O envelhecimento está associado, em parte, com a reduzida dilatação do endotélio dependente (EDD) e risco aumentado para doenças cardiovasculares (CVD).
Alunos: Aurora Rodrigues Renan Di Iorio Infante Gomes
Recomendações Dietéticas no Envelhecimento
Efeitos agudos do EF sobre a FC
Limitações da Utilização do IMC na Avaliação do Estado Nutricional
SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA INTRODUÇÃO A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera cronologicamente como idosa a pessoa a partir.
Prescrição de Atividade Física para Pessoas com Hipertensão
Exames de rotina para o paciente com Diabetes tipo 2
Metabolismo energético
INTRODUÇÃO O objetivo desta pesquisa foi a coleta de dados epidemiológicos para a avaliação dos pacientes diagnosticadas com doenças cardiovasculares,
INTRODUÇÃO O objetivo dessa pesquisa foi de mostrar como as medidas antropométricas auxiliam os profissionais da saúde na detecção de doenças crônicas,
AMPLITUDE DE MOVIMENTO EM CINTURA ESCAPULAR DE MULHERES TRATADAS CIRURGICAMENTE POR CÂNCER DE MAMA, SUBMETIDAS À RADIOTERAPIA Dias, Mirella*; Ramos, Daysi**
1 Priscila Marconcin Margarida Espanha Doutoranda da FMH Depto. de Desporto e Saúde Faculdade de Motricidade Humana - UL Saúde e Qualidade de Vida Curso.
Rodrigo de Souza, Rafael Baptista, Leonardo Pinto, Matias Epifanio, João Paulo Filho, Márcio Donadio, Paulo José Cauduro Faculdades de Educação Física,
Transcrição da apresentação:

RELAÇÃO DO POLIMORFISMO DA IL-6 COM AS CONCENTRAÇÕES DE IL-6 PLASMÁTICA E DANO MUSCULAR APÓS SESSÃO AGUDA DE TREINAMENTO DE FORÇA Mestrando Leonardo Costa Pereira

Pesquisa Pesquisa submetida ao Edital MCT /Xbox 14/210; edital de apoio à pesquisa, desenvolvimento e inovação – 001/2011-UCB

Justificativa O fenômeno de imunosenescência compreende uma série de modificações, incluindo um aumento da atividade inflamatória basal.

Justificativa Dentre os principais mediadores da inflamação senil, destaca-se a IL-6, que exibe papel central no processo inflamatório e prognóstico negativo de várias doenças associadas ao envelhecimento, em especial em indivíduos sedentários (Kiecolt-Glaser et al., 2003).

Justificativa No entanto, com relação aos marcadores inflamatórios, os estudos são controversos e variam conforme o protocolo de treinamento utilizado (Ostrowski et al., 2000; Steensberg et al., 2001; Nieman et al., 2001; Tof et al., 2002) Citar os autores na apresentação, mais referenciais de bibliográficos para estudo de dano.

Introdução No Brasil o adulto quando atinge a idade igual a 65 anos é considerado idoso. Muitas pessoas atribuem o fato de ser idoso a doenças, como pressão alta, obesidade, diabetes, etc.

Introdução Embora ocorra uma significativa representação masculina nas taxas de morbimortalidade, observa-se que os homens procuram serviços de atenção primária à saúde em menor quantidade do que as mulheres.

Justificativa O treinamento de força excêntrico promove maiores respostas de dano muscular. O que pode acelerar o ganho de massa muscular. (Willoughby, McFarlin e Bois, 2003). Polimorfismo mais justificativa, justificar o uso do treino excêntrico.

Objetivo Avaliar a relação do polimorfismo do gene promotor -174 C/G da IL-6 sobre as respostas da IL-6 sistêmica e dano muscular após treinamento de força excêntrico em homens idosos.

Metodologia Serão avaliados 90 idosos do sexo masculino, nos seguintes quesitos: Composição Corporal Polimorfismo do gene promotor -174 C/G da IL-6 Força Dano Níveis séricos de IL=6

Materiais e Métodos Após completarem os exames clínicos para inclusão, serão selecionados 90 homens fisicamente ativos com idade ≥60 anos e com percentual de gordura recomendado (10-25%) de acordo com o American College of Sports Medicine (2006). Exclusão, Incluir organograma (o rigor metodológico foi seguido a rigor)

Materiais e Métodos Não serão incluídos aqueles que apresentarem alteração nos níveis pressóricos ou no eletrocardiograma, manifestações de doenças cardiovasculares ou pulmonares, alterações ortopédicas, uso de medicamentos β-bloqueadores e que não realizarem os exames de avaliação do estado de saúde.

Materiais e Métodos O projeto foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa para Seres Humanos da Universidade Católica de Brasília respeitando os princípios éticos existentes na Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde (Brasil, 1996). Adicionar cronograma e orçamento

Materiais e Métodos Mobilização Coleta Pré-Treino Treino Coleta 24h Coleta 48h Referenciar, WILLOUGHBY, D. S; MCFARLIN B; BOIS, C. Interleukin-6 expression after repeated bouts of eccentric exercise. International Journal of Sports Medicine, v.24 n1, p15-21, 2003. Explicar cada etapa e referenciar

Materiais e Métodos O controle de intensidade do esforço e dano muscular serão identificados pelos seguintes exames: Lactacidermia Dosagem de Creatina Quinase Mioglobina Interleucina 6

Resultados Esperados Os resultados do estudo contribuirão para o conhecimento dos efeitos do treinamento de força sobre o biomarcador de inflamação denominado interleucina-6 (IL-6), assim como sobre parâmetros de dano muscular.

“A Conduta do ser humano é diretamente proporcional ao grau de consciência por ele, até então, adquirido”. Maribel Barreto

Referencial Bibliográfico VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão. Rev Bras Hipertens vol.17(1):4, 2010 ACSM Position Stand: Exercise And Physical Activity For Older Adults. Medicine and Science in Sports and Exercise, 30(6):992-1008, 1998. WILLOUGHBY, D. S; MCFARLIN B; BOIS, C. Interleukin-6 expression after repeated bouts of eccentric exercise. International Journal of Sports Medicine, v.24 n1, p15-21, 2003. OLSON, S. H; BANDERA, E. V; ORLOW, I. Variants in Estrogen Biosynthesis Genes, Sex Steroid Hormone Levels, and Endometrial Cancer: A Huge Review. American Journal of Epidemiology. v.165, p.235–245, 2007. KIECOLT-GLASER, J. K; PREACHER, K. J; MACCALLUM, R. C; ATKINSON, C; MALARKEY, W. B; GLASER, R. Chronic stress and age-related increases in the proinflammatory cytokine IL-6. Proceedings of the National Academy of Sciences, v.100, p.9090-9095, 2003.