Criação da Equipe Vocacional Paroquial, mais que um meio para a Pastoral Vocacional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Paróquia Coração de Jesus
Advertisements

SER E PARTICIPAR NA IGREJA
Oração Vocacional Senhor da Messe e Pastor do rebanho, faze ressoar em nossos ouvidos Teu forte e suave convite: "Vem e Segue-me"! Derrama.
COMPROMISSO CRISTÃO.
CATEQUESE 25 «FALAI, SENHOR».
O AGIR DO MCC DEFINIÇÃO E PRÁTICA.
PROJETO ARQUIDIOCESANO DE EVANGELIZAÇÃO
Missão Continental.
ORAÇÃO ANO VOCACIONAL VICENTINO
A Missão.
Teologia Vocacional e Princípios da Pastoral Vocacional – CNBB
NOVA PARÓQUIA: “COMUNIDADE DE COMUNIDADES”
"Trabalhem com prazer, como se vocês estivessem trabalhando para Deus e não para as pessoas". Ef 6,7 “Nenhuma metodologia dispensa a pessoa do catequista.
A Alegria do Evangelho.
Objetivos das URGÊNCIAS
ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORAL E INICIAÇÃO CRISTÃ
Caminho Verdade Vida.
Encontro de Formação de Responsáveis (INDICAÇÕES DE OPERACIONALIZAÇÃO) Casa de São Paulo Apostolo – 03/06/2012.
DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR
OS CASAIS EM 2ª UNIÃO E A COMUNIDADE
VOCAÇÃO É O ENCONTRO DE DUAS LIBERDADES:
Fruto do Espírito Santo II Paciência, Afabilidade, Bondade
Oração, comunhão íntima com o Pai
Comemoramos também o dia do Papa
Linhas de Pastoral Juvenil Vocacional Redentorista
Não recebestes um espírito que vos escravize e volte a encher-vos de medo; mas recebestes um Espírito que faz de vós filhos adoptivos. É por Ele que clamamos:
MÓDULO BÁSICO APOSTILA 04 TEMA: ORAÇÃO CAMINHO DE SANTIDADE
Objetivo dos Congressos Estimular, educar e celebrar o compromisso dos fiéis com a Missão universal da Igreja, como Missão ‘ad gentes’ ou atividade missionária.
Exortação Apostólica Evangelii Gaudium do Papa Francisco Sobre o anúncio do Evangelho no Mundo Atual.
Paróquia São Pedro e São Paulo – Telêmaco Borba
Espiritualidade da comunhão. Para que a Paróquia seja comunidade de comunidades, a casa dos discípulos missionários de Jesus, a casa da Palavra, do Pão.
Diocese de São João da Boa Vista
O documento da CNBB e o 7 o PPO – apelos de conversão.
FESTA DA DIVINA MISÉRICORDIA
JULGAR I! Formação do discípulo para um novo PENTECOSTES
DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR Aprofundando os textos bíblicos:
Dez lembretes sobre a Missão. UM: a missão é uma só A missão é uma só : a missão de Deus na qual a Igreja é chamada a participar 2.
EU, DISCÍPULO MISSIONÁRIO!
"...Ide, anunciai e fazei discípulos” Conversão Missionária
1º DOMINGO DA QUARESMA 28 DE FEVEREIRO
ESCOLA LASSALISTA COMPROMISSO COM O REINO DE DEUS.
COMUNIDADE DE COMUNIDADES – UMA NOVA PAROQUIA
REUNIÃO DE PAIS COM FILHOS NA CATEQUESE
ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA - Organização / Aplicação / Pistas de Ação
Assessoria Ministério da Identidade e -- antonio frutuoso -- Casa da Juventude do Paraná.
primeiro, que seja aquele que
E.P.F. I – IDENTIDADE DA RCC
5º DOMINGO DO TEMPO COMUM de fevereiro de 2012
2 ° domingo do advento 9 de dezembro.
Escola Paroquial de Evangelização e Pastoral. Objetivos Proporcionar aos fiéis um conhecimento básico de alguns alicerces de nossa fé: Bíblia, Liturgia,
Caríssimos, Hoje nós nos alegramos porque o próximo domingo é o III do Advento (Ano B). É o domingo “Gaudete” ou domingo da Alegria. A liturgia nos.
COORDENADORES DE COMUNIDADE
São Vicente de Paulo. São Vicente de Paulo Foste para os pioneiros, Pai, amigo e companheiro Neste Solo brasileiro, Te escolheram padroeiro. São Vicente.
Diretrizes gerais para O Ano Missionário Arquidiocese de Curitiba Equipe de Articulação Missionária.
6º Domingo da Páscoa 10 de maio de 2015.
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil
INSTUMENTO DE INSTRUMENTO DE TRABALHO (PRIMEIRA REDAÇÃO) 10 DE JULHO DE 2015.
O Planejamento Pastoral é uma ação necessária e vital para o trabalho em conjunto da Igreja e para a sua ação evangelizadora. Não se entende uma paróquia,
A Graça de Experimentar a Comunhão com Cristo
A IGREJA PROPOSTA PELO PAPA FRANCISCO
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
I Leitura – Bar 5,1-9 Salmo – 125 (126) II – Leitura Filip 1, Evangelho – Lc 3,1-6.
“Desde a infância conheces as sagradas Escrituras e sabes que elas têm o condão de te proporcionar a sabedoria que conduz à salvação pela fé em Jesus.
OS CASAIS EM 2ª UNIÃO E A COMUNIDADE
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 11/08/10 TRANSFORMANDO A COMUNIDADE PELA INICIAÇÃO Á VIDA CRISTÃ PARÓQUIA SANTA RITA.
Rev. Stephen Bryant Junta Geral de Discipulado da Igreja Metodista Unida dos Estados Unidos.
“Permanecei na cidade” (Lc 24,49). O ponto de partida Uma realidade que nos interpela: a cidade e a diocese (v. relação de abertura da Assembléia) “Nosso.
PARÓQUIA, TORNAR-TE O QUE TU ÉS!
OBJECTIVOS GERAIS DA ETAPA
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Transcrição da apresentação:

Criação da Equipe Vocacional Paroquial, mais que um meio para a Pastoral Vocacional

EVP < PV EVP = ½ > PV PV = EVP X

EVP Equipe Vocacional Paroquial Criar: Para quê? Há necessidade? Comunidade deseja ou alguns membros? Como despertar a todos (todos) para esta necessidade?

PV Pastoral Vocacional Como despertar a todos (todos) para esta necessidade?

O futuro da comunidade está na escolha de pessoas que assumam os seus ministérios/serviços Quem escolhe? A quem escolher? Método ou critérios? E depois da escolha?

PASTORAL COMO PROCESSO 1ª recomendação: “O discípulo não é maior que o mestre” (cf. Jo 13,16) Tentação de fazer da pertença à Igreja uma carreira. Somente na gratuidade se consegue agradar a Deus!

PASTORAL COMO PROCESSO 2ª recomendação: “Quem vos recebe, a mim recebe” (Jo 13,20) O discípulo que se constitui no centro da missão é discípulo-messiânico. O mestre torna-se “co-piloto”!

PASTORAL COMO PROCESSO 3ª recomendação: “Eu vos envio dois a dois” (Lc 10,1) Dois a dois porque o discípulo não é a ele mesmo que anuncia; deve começar por testemunhar a vida em comunidade!

PASTORAL COMO PROCESSO 4ª recomendação: “Quem se humilha será exaltado” (Lc 14,11) A humildade engendra o espírito de serviço em todos os níveis, incluindo o da autoridade!

PASTORAL COMO PROCESSO Uma ação pastoral pensada deve superar amadorismos, planejar com mística, privilegiar o processo e não os resultados, incluir todos os interessados nas decisões, na execução e nos resultados. Comunidade-Ministérios (e não Clero-Leigos)

PASTORAL COMO PROCESSO Requer um planejamento participativo com seus três momentos básicos: Ver-Julgar-Agir Ter os pés no chão, manter os olhos no horizonte e colocar as mãos na massa (ou na messe)

PASTORAL COMO PROCESSO Condições prévias de um planejamento participativo Aderir a uma eclesiologia de comunhão e participação; Estar disposto a conviver com o conflito; Compromisso pessoal com as consequências do processo; Conhecer a metodologia do processo; Paciência, coordenação, colaboração com outras instituições.

PASTORAL COMO PROCESSO Muito mais que técnica, tem alma!

PARÓQUIA Principal ocupação não tem sido: A vida comunitária (Koinonia) A pregação (didaskalia) O testemunho (martyria) O serviço (diakonia) Mas sim... O culto (leitourgia)

PARÓQUIA Necessidade de renovação, para voltar a se preocupar com: A vida comunitária (Koinonia) A pregação (didaskalia) O testemunho (martyria) O serviço (diakonia) E também... O culto (leitourgia)

Mais que um meio... De fato, a EVP tem uma missão muito importante na comunidade: Ajudar a resgatar a Alegria do Evangelho, com o testemunho da comunhão, do serviço, da fé ardente e generosa, da justiça e do amor aos pobres, para que esta alegria chegue até aos confins da terra e nenhuma periferia fique privada da sua luz. Despertar outros a dizer «sim» perante a urgência, mais imperiosa do que nunca, de fazer ressoar a Boa Nova de Jesus. Auxiliar a comunidade a buscar novos caminhos para que chegue a todos o dom da beleza que não se apaga. Rezar sempre pelas vocações, especialmente com Nossa Senhora.

EVP e PV ou SAV Como despertar a todos (todos) para esta necessidade?

Irradiando a alegria do Evangelho A misericórdia Os pobres A atração O anúncio A inculturação As estruturas O diálogo

Todos somos chamados a dar aos outros o testemunho explícito do amor salvífico do Senhor, que, sem olhar as nossas imperfeições, nos oferece a sua proximidade, a sua Palavra, a sua força, e dá sentido à nossa vida (EG 121). www.rogacionistas.org.br