IDENTIDADE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ABRIR O CORAÇÃO A DEUS CONHECER-ME EM DEUS
Advertisements

SER E PARTICIPAR NA IGREJA
FORMAÇAO NÍVEL 1 SANTOS 23/24- A
Tema: Fraternidade e Saúde Pública
Dinâmica e Gênese dos Grupos
CATEQUESE 25 «FALAI, SENHOR».
 VOCAÇÃO- DA FELICIDADE Desafio contínuo Ser chamado...
A espiritualidade do catequista Vivência e transmissão da fé
ADOLESCÊNCIA HOJE Leila Cury Tardivo.
DOUTRINA DE DEUS AULA 1: DEUS EXISTE?.
ENTENDENDO O FENÔMENO RELIGIOSO
CARISMA MISTICA ESPIRITUALIDADE DAS ENS
Missão Continental.
DESPERTAR DO HOMEM E DA MULHER
Como a Criança Pensa Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves.
Encaminhamento para o AGIR
CONSELHO NACIONAL DO LAICATO DO BRASIL
Transição do estado infantil para o adulto: crise
Apresentação ESTREIA 2014.
QUATRO TALENTOS DO LÍDER EFICAZ
Vocação e missão do (a) Catequista, a serviço da cultura do Encontro
DOUTRINAS BÍBLICAS HOMEM Marcus Aurelius Lopes Domiciano junho/2010
VOCAÇÃO É O ENCONTRO DE DUAS LIBERDADES:
Jesus chama os apóstolos...
Currículo para Escola de Evangelização Espírita Infanto - Juvenil
Fé&Cultura - 18/03/20031 Leigo na Igreja X Cientista no mundo: uma contradição? Prof. Dr. Emilio A. Jeckel Neto.
Compreender que a influência de Cristo enquanto indivíduo estava diretamente relacionada com o nível a que os Seus discípulos aceitavam e interiorizavam.
você tem uma vida nova em Cristo
Linhas de Pastoral Juvenil Vocacional Redentorista
A EVOLUÇÃO HUMANA O ADULTO.
RECONSTRUINDO AS MURALHAS
VOCAÇÃO DO VOLUNTÁRIO.
I. Objectivos Compreender: sentido, lugar
Grupos na Adolescência Família e Grupo de Amigos
Estratégias de estudo.
CONCEITOS TEOLÓGICOS E ECLESIOLÓGICOS Para uma conversão pastoral da paróquia.
Paróquia Verbo Divino VISITA PASTORAL
Palavra de Vida Palavra de Vida Chiara Lubich – Janeiro de 2012 Chiara Lubich – Janeiro de 2012.
JULGAR I! Formação do discípulo para um novo PENTECOSTES
 Estimular o nascimento da consciência adulta, libertando as dores inconscientes e reunificando as partes rejeitadas em nós.
“Dele, o Mestre, toda a luz….” Contemplando a imagem do Mestre.
Maturidade exige profundidade
Tema do 3º Domingo do Tempo Comum A liturgia do 3º Domingo do Tempo Comum propõe-nos a continuação da reflexão iniciada no passado domingo. Recorda,
Série: O maravilhoso caráter de Deus
DEZ TOQUES PARA A SABEDORIA
Vocação é o chamado do Pai, cuja finalidade é a realização plena da pessoa humana.
Eis o Cordeiro de Deus.
Outros pps você encontrará em: Visite-nos em:
Nos ensinar nos fazer compreender nos endireita nos ajuda  A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro,
Relembrando o princípio: Deus tem uma programação diária para minha vida em Sua Palavra.
Consciência /Alienação: a ideologia no Nível Individual. Identidade
TEORIA DO ESTABELECIMENTO DA IDENTIDADE DO EGO - Erikson
ADAMUS – “Era Atual” – 01/08 A Série (SEGUINTE): SHOUD 12 "O Espírito Está Presente” - Canalizado por Geoffrey Hoppe, em 02/07/2011 Se limparem todo o.
OS SETE SACRAMENTOS DA IGREJA
Irmãs Franciscanas Evangelizadoras de Nossa Senhora da Esperança PARÂMETROS DA PASTORAL VOCACIONAL.
MOVIMENTO DE CURSILHOS DE CRISTANDADE DO BRASIL
O CONSELHEIRO ESPIRITUAL NAS EQUIPES DE NOSSA SENHORA
“Se nos tornássemos naquilo que somos chamados a ser, incendiaríamos o mundo…” Santa Catarina de Sena 1.
Atividade complementar 05
A IDENTIDADE.
...vamos CRESCER neste ano !!!
TEORIA DO ESTABELECIMENTO DA IDENTIDADE DO EGO - Erikson ADOLESCÊNCIA ADOLESCÊNCIA.
O sentido, a esperança, a vida inteira da pessoa crente, fundamenta-se e sustém-se na segurança inquebrantável de se saber amada.
Gálatas Autor: – Paulo Data: – 49 – 56 d.C. Propósito: – Esclarecer sua posição como apóstolo – Cuidar para que a igreja implantada seja desviada do.
JOVENS SARADOS – MAIO 2014 CONSTRUINDO UMA CAMINHO FORMATIVO.
PERFIL DOS JOVENS E SUA EVANGELIZAÇÃO COM A PROPOSTA ATUAL: QUESTIONÁRIO E CAMINHOS E PROJETOS DE VIDA COM EDUCAÇÃO E VALORES. ENCONTRO DA PASTORAL REGIONAL.
PARÓQUIA, TORNAR-TE O QUE TU ÉS!
Paróquia São Pedro Apóstolo 10/12/  A paróquia é, na expressão local e concreta, aquilo que a Igreja é no seu todo.  Na paróquia, a Igreja manifesta.
OBJECTIVOS GERAIS DA ETAPA
Flávia Motta Representações Sociais do Desenvolvimento Humano Flávia Encarnação Motta Mestranda do PPGP - UFES UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PROGRAMA.
Transcrição da apresentação:

IDENTIDADE

O problema da identidade apresenta-se com extrema urgência, para evitar construir personalidades vazias, expostas a todo vento de doutrinas/informacões/so licitacoes...

A construção da identidade é pessoal e social, acontecendo de forma interativa, através de trocas entre o indivíduo e o meio em que está inserido.

A identidade não deve ser vista como algo estático e imutável, como se fosse uma armadura para a personalidade, mas como algo em constante desenvolvimento.

A adolescência é uma fase importante no processo de consolidação da identidade pessoal, da identidade psicossocial e da identidade sexual.

O processo de cristalização da identidade na adolescência não se resume no somatório das identificações prévias na infância, mas pressupõe a integração das experiências acumuladas pelo ego no inter-jogo do desenvolvimento e das expectativas sociais.

É uma necessidade fundamental para a pessoa ter um conceito correto do próprio eu, realista e estavelmente positivo. De outro lado, é frustrante conviver com o senso negativo da própria identidade, ou buscar compensações ilusórias para recuperar a positividade.

Níveis de identidade A identidade humana A identidade cristã Identidade de pessoas consagradas A identidade carismática

a. Identidade Humana

Quem sou eu? Que coisa devo fazer no mundo? De que modo chego a ser eu mesmo? A verdade daquilo que a pessoa é constitui a sua identidade. E a imagem que cada um forma de si é confirmada pela aceitação social, que pode ser levantada a partir da reação à pergunta: Que dizem os outros quem eu sou?

b) A identidade cristã

O elemento religioso aperfeiçoa a base humana. Os valores religiosos devem recuperar sua tarefa transcendente e tornar a integrar todos os outros níveis da personalidade, dado que possuem, também, caráter relacional: entra em relação com as outras criaturas, conhecidas através das maravilhas do criado.

Quando tem lugar um crescimento gradual e dinâmico da identificação cristã, então se inicia um processo de integração que envolve a personalidade inteira e dura toda a sua existência. Cada momento da vida espiritual representa um aprofundamento no caminho de total transformação em Cristo, ideal de toda a perfeição e fonte de estímulo em direção à identidade cristã plena. Ao mesmo tempo, esta base cristã confere constantemente solidez e clareza à identidade consagrada, ilumina-a e fortifica- a nos momentos de dificuldade particulares e de crises.

e) Identidade de pessoas consagradas

A identidade consagrada especifica e aperfeiçoa a existência da pessoa chamada a realizar-se no caminho da fé cristã. Os batizados, pela regeneração e unção do Espírito Santo, são consagrados como casa espiritual e sacerdócio santo (cf. LG, n. 10 a); possuídos totalmente por Cristo, a Ele pertencem. Mas esta consagração geral admite ainda as consagrações especiais, como a sacerdotal, a religiosa, a laical.

d) A identidade carismática

A participação no carisma de uma fundadora e de um fundador cria uma índole própria, que comporta um estilo particular de santificação e de apostolado.

Autenticidade A reflexão sobre a identidade humana, cristã, consagrada remete ao termo essencial da psicologia do ser: a autenticidade, isto é, a fidelidade à própria vocação e à própria missão.

Crise de identidade

“O principal dever do homem na vida é dar à luz a si mesmo” (E. F). “A vida é contínua descoberta de si mesmo” (J. Gardner), mas esta descoberta de si, e este dar à luz a si mesmo são acompanhados, freqüentemente, de dores de parto. A construção da identidade pode ser hoje mais difícil do que nunca, devido ao clima de transformação, de pluralismo e de unificação de valores.

Bibliografia CENCINI, Amadeo. Amarás o senhor teu Deus. São Paulo: Paulinas, 1989. CIAN, Luciano. Caminho para a maturidade e a harmonia. Petrópolis, RJ: Vozes, 1990. OSÓRIO, Luiz Carlos. Evolução psíquica da criança e do adolescente. Porto Alegre: Editora Movimento, 1992. GOYA, Benito. Psicologia e Vida Consagrada. São Paulo: Paulus,1999. CENCINI, A. e MANENTI A. Psicologia e Formação: estruturas e dinamismos. 2 ed. São Paulo: Paulinas, 1988.