Que é LER/DORT? Mária de Araújo Rodrigues Téc. de Seg. do Trabalho

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prevenção através da ergonomia
Advertisements

Conforto e Segurança na Utilização de Micro Computadores
MEMBRO SUPERIOR PROBLEMAS MAIS COMUNS.
ERGONOMIA CIÊNCIA QUE ESTUDA A ADAPTAÇÃO DO POSTO DE TRABALHO AO HOMEM BEM COMO A FORMA DAS FERRAMENTAS DE ACORDO COM A SUA FUNÇÃO.
Ergonomia Adaptação do trabalho ao homem.
Trabalho final da disciplina: Entrega impresso: 23/2
LER/DORT TENDINITE.
Mesa Redonda DILEMAS DO MÉDICO DO TRABALHO EM SUA ATUAÇÃO PROFISSIONAL
DOENÇAS OSTEOMUSCULARES RELACIONADAS AO TRABALHO - DORT
DOENÇAS OSTEOMUSCULARES RELACIONADAS AO TRABALHO - DORT
ACIDENTES DE TRABALHO Prof. Joaquim Eduardo Bana Nascimento
Q.V.T Fator 2. Condições de segurança e saúde no trabalho. Dimensões
Bioimecânica - LER / DORT Conselhos ergonômicos
Ergonomia ERGONOMIA.
LER/DORT Dr. Rodrigo Rodarte.
PARÂMETROS PARA PRESCRIÇÃO
Saúde e Ergonomia Carlos R. Bender Felipe S. Pereira Jhone H. Theiss Marcelo S. Oliveira Thiago M. Oechsler.
Palestra: Ergonomia e Saúde
Segurança nas Vibrações sobre o Corpo Humano
Lesões por Esforços Repetitivos
Queixas músculo-esqueléticas como causa de alto índice de absenteísmo
Professora do Departamento de Medicina Preventiva e Social
DESLOCAR, LEVANTAR E TRANSPORTAR CARGAS MANUAIS
GINÁSTICA LABORAL Um incentivo à prática.
PREVENÇÃO ÀS LER/DORT.
CURSO DE TÉCNICO DE CONTABILIDADE
Programa de Ginástica Laboral
História da Saúde e Segurança do Trabalho
I SEMINÁRIO ESTADUAL SOBRE
Controvérsias que persistem
Lesões por Esforços Repetitivos Enter Enter Sair.
SAÚDE NO TRABALHO As transformações no mundo do trabalho Globalização
Fatores e Lesões Mais Comuns No Handebol de alto rendimento
Atendimento em Campo Fraturas e Luxações
ABORDAGEM ORTOPÉDICA OCUPACIONAL
Centro Medicina Desportiva De Lisboa
ERGONOMIA.
Conscientização.
Projeto de Ginastica Laboral
Ergonomia.
Desmaios os síncopes.
Nomes: Bruna,Fernando,Marina e Raíssa.
Fisioterapeuta: Sania de Sousa Cançado
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
Introdução às fraturas
REUNIÃO CIENTÍFICA MEDICINA DO ESPORTE
Trabalho de Metodologia e Tradução e Redacção Multilíngue sobre:
Ginástica Laboral Buscando Qualidade de Vida.
TENOSSINOVITE D´QUERVAIN
Sônia Trajano Fisioterapeuta
PREVENÇÃO DE DOENÇAS PROFISSIONAIS
SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
PREVENÇÃO DE DOENÇAS PROFISSIONAIS
Doença invisível, medicina ambígua: a configuração clínica da LER/DORT
Segurança Ocupacional
Incidência de LER/DORT em trabalhadores de enfermagem
COMO INTRODUZIR A ERGONOMIA NA EMPRESA
Manipulação / Anatomia e Fisiologia /
Órteses para doenças ortopédicas e reumatológicas
Serviço Cirurgia da Mão - Hospital Ortopédico / BH.
Distúrbios Musculoesqueléticos
ERGONOMIA.
Saúde do Trabalhador: Fisioterapia do Trabalho, Ergonomia e Ginástica Laboral Celine.
Prof Canaveira HSST ERGONOMIA. Prof Canaveira HSST A ERGONOMIA é o estudo das relações entre o trabalhador e a máquina, visando uma maior segurança e.
Alexandre José Exposto
Alexandre José Exposto Fisioterapeuta Especialização em Fisioterapia Cardiorrespiratória e Acupuntura Pós-Graduação em Neonatologia, Ortopedia.
PRODUTO E PRODUÇÃO VOL. 7, n.1, p 63-75, mar DORT.
Grupo: Domingos Barros; José Oliveira; José Soares; Sara Brandão
LESÕES MAIS COMUNS DOS MMSS
Transcrição da apresentação:

Que é LER/DORT? Mária de Araújo Rodrigues Téc. de Seg. do Trabalho Tecn. em Gestão Ambiental

Que é LER? Termo LER refere-se a um conjunto de doenças que atingem principalmente os membros superiores, atacam músculos, nervos e tendões provocando irritações e inflamação dos mesmos. A LER é geralmente causada por movimentos repetidos e contínuos com conseqüente sobrecarga do sistema músculo-esquelético. O esforço excessivo, má postura, stress e más condições de trabalho também contribuem para aparecimento da LER. Em casos extremos pode causar sérios danos aos tendões, dor e perda de movimentos.

A LER inclui várias doenças entre as quais, tenossinovite, tendinites, epicondilite, síndrome do túnel do carpo, bursite, dedo em gatilho, síndrome do desfiladeiro torácico e síndrome do pronador redondo. Alguns especialistas e entidades preferem, atualmente, denominar as LER por DORT ou LER/DORT. A LER também é conhecida por L.T.C. (Lesão por Trauma Cumulativo).

O QUE É DORT? Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho.

A quem a LER ataca? A LER é contagiosa? As principais vítimas são digitadores, publicitários, jornalistas, bancários e todos os profissionais que têm o computador como companheiro de trabalho. Não é contagiosa, pois não é causada por bactérias, fungos ou vírus, mas sim por movimentos repetitivos.

Porque há quem diz que LER não existe? Penso que por se definir a LER como um conjunto de doenças e não como uma doença específica. Quando alguém diz que tem LER, na verdade trata-se de uma tendinite, tenossinovite ou outro tipo de doença causada por esforço repetitivo.

Qual a diferença entre LER e DORT? LER é a designação de qualquer doença causada por esforço repetitivo enquanto DORT é o nome dado as doenças causadas pelo trabalho. Alguns especialistas e entidades preferem, atualmente, denominar LER por DORT ou ainda LER/DORT.

Quais os sintomas da LER ? Em geral dores nas partes afetadas. A dor é semelhante a dor de reumatismo ou de esforço estático, como por exemplo a dor causada quando se segura algo com o braço, por longo tempo, sem movimentá-lo. Há formigamentos e dores que dão a sensação de queimadura ou as vezes frio localizado.

A LER é uma doença nova? Não. Já na idade média era conhecida sob outros nomes, como por exemplo, a "Doença dos Escribas", que nada mais era do que uma tenossinovite, praticamente desaparecendo depois da invenção da imprensa por Gutemberg. Ramazzini, em 1700, também, descreve a doença dos escribas e notórios. Em 1895 o cirurgião suíço Fritz de Quervain descrevia o "Entorse das Lavadeiras" , atualmente conhecida como Tenossinovite de De Quervian, um tipo de doença causada por esforço repetitivo. A LER, entretanto, acentuou-se demasiadamente na década de 1990, com a popularização dos computadores pessoais.

A LER é causada somente pelo trabalho? Não, também podem ser causa de LER atividades esportivas que exijam grande esforço. Da mesma forma a má postura ou postura incorreta, compressão mecânica das estruturas dos membros e outros fatores podem causar LER.

Quais as possíveis causas das lesões por esforços repetitivos? Podemos citar entre tantas outras, 1. posto de trabalho inadequado e ambiente de trabalho desconfortável 2. atividades no trabalho que exijam força excessiva com as mãos, 3. posturas inadequadas e desfavoráveis às articulações, 4. repetição de um mesmo padrão de movimento 5. tempo insuficiente para realizar determinado trabalho com as mãos. 6. jornada dupla ocasionada pelos serviços domésticos. 7. atividades esportivas que exijam grande esforço dos membros superiores. 8. compressão mecânica das estruturas dos membros superiores. 10. ritmo intenso de trabalho

11. pressão do chefe sobre o empregado 12 11. pressão do chefe sobre o empregado 12. metas de produção crescente e preestabelecidas 13. jornada de trabalho prolongada 14. falta de possibilidade de realizar tarefas diferentes 15. falta de orientação de profissional de segurança e ou medicina do trabalho 16. mobiliário mal projetado e ergonomicamente errado. 18. postura fixa por tempo prolongado 19. tensão excessiva e repetitiva provocada por alguns tipos de esportes 20. desconhecimento do trabalhador e ou empregador sobre o assunto

Quais as doenças decorrentes de esforços repetitivos? São diversas, a saber as mais comuns são, 1. tenossinovites 2. tendinites 3. epicondilite 4. síndrome do túnel do carpo 5. bursites 6. dedo em gatilho 7. síndrome do desfiladeiro torácico 8. síndrome do pronador redondo 9. mialgias

Que fazer em caso de suspeita de LER? O mais recomendado é procurar o médico imediatamente e passar por uma avaliação. Também é aconselhável parar com a atividade suspeita de ser causa da LER.

Estou com suspeita de LER. Que médico devo procurar? Recomenda que seja médico com conhecimento e especialização em LER/DORT, ortopedista, reumatologista ou neurologista. É comum o encaminhamento para fisioterapia depois de avaliação médica.