O QUE É SUSTENTABILIDADE ?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NICSA Formulário de Requerimento de Dados de Emissões de Gases de Efeito Estufa Instruções para preencher o formulário.
Advertisements

1.1 O que está acontecendo com o clima no planeta?
Curso sobre concorrência em transmissão, 10/2007
Sustentabilidade Mudança de paradigma
I n v e n t á r i o d e E m i s s õ e s d e G a s e s d e E f e i t o E s t u f a e P l a n o d e N e u t r a l i z a ç ã o – Begreen Bioenergia.
POLUIÇÃO, AQUECIMENTO BLOBAL, E EFEITO ESTUFA
Visão Geral do Mercado de Carbono e o MDL SWISSCAM – Roberta Chaves Sá Borges.
MADEIRA ENERGÉTICA BNDES Rio de Janeiro, 29 de maio de 2007 Mudança do Clima Luiz Gylvan Meira Filho Pesquisador Visitante Instituto de Estudos Avançados.
Alterações Climáticas Um problema de todos
NICSA Formulário de Requerimento de Dados de Emissões de Gases de Efeito Estufa Instruções para preencher o formulário.
CVRD e Petrobras Distribuidora
Curso de Análise de Projeto de Energia Limpa
(Perigo ambiental do planeta, principalmente 3o.Md)
Ar invisível não tem gosto; nem cheiro!!.
O espaço geográfico e as atividades humanas
“Pela primeira vez na história da humanidade estamos a alterar o clima terrestre através da emissão dos chamados gases de efeito de estufa. A principal.
“O ambiente, enquanto conjunto de sistemas físicos, químicos e biológicos interligados, constitui todo um conjunto de recursos indispensáveis à vida.”
Causas e efeitos das alterações climáticas
Importante instrumento na luta contra as alterações climáticas. Os países industrializados têm de reduzir em 5%, em média, as suas emissões de determinados.
ENERGIAS ALTERNATIVAS
Energia e Mudança do Clima
PROBLEMAS AMBIENTAIS.
NO CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE
NEUTRALIZAÇÃO DE EMISSÕES DE POLUENTES
. CREDITOS DE CARBONO ORIGEM E CONCEITO DE MERCADO.
ENERGIA & SUSTENTABILIDADE.
PROJETO CARBONO NEUTRO
Ciclos Biogeoquímicos
Inventário de ciclo de vida do Diesel
ENERGIA E MEIO AMBIENTE
Cáritas Arquidiocesana Bióloga Lilian Buss Cardoso VER
Ciclo do carbono O carbono existente na atmosfera na forma de CO2 , entra na composição das moléculas orgânicas dos seres vivos a partir da fotossíntese,
Escola Básica Integrada da Quinta do Conde
Biomassa.
INFORMATIVO IRANI ESPECIAL
Palestrante: José Eustáquio Viola
CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Os Métodos do Inventário do IPCC e sua Aplicação em Nível Estadual
Inventário Sanepar de GEE
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Neutralização do Carbono
Terra, Planeta Vida: Biodiversidade
SEMINÁRIO DA EDUCAÇÃO DA VIDA AQUECIMENTO GLOBAL
ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE
Álcool Etanol Combustível
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Eco-92.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
UNIDADE 2 Da Atmosfera ao Oceano
Pegada de Carbono da Cadeia de Valor do Alumínio
EFEITO ESTUFA X AQUECIMENTO GLOBAL
O TAMANHO DA DESTRUIÇÃO NO BRASIL. A ÁREA DE CULTIVO DE SOJA EM MATO GROSSO AVANÇA A UM RÍTMO 3 VEZES MAIS RÁPIDO QUE HÁ 15 ANOS, SUBSTITUÍNDO A VEGETAÇÃO.
Gás Carbônico Biomassa CO2 Efeito estufa Poluição CO2 Petróleo
Professor Reginaldo (Geografia e Atualidades)
Alterações Climáticas As alterações climáticas costumam ocorrer através dos tempos, tanto por causas naturais como por ações humanas. Ultimamente a Terra.
O DIREITO INTERNACIONAL DO MEIO AMBIENTE FRENTE ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS
MUDANÇAS NO CLIMA DO MUNDO
O Efeito Estufa.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
TIPOS E FONTES ALTERNATIVAS
3 Analisar perturbações ambientais Habilidades
Natureza e Tecnologia.
POLUIÇÃO DO AR AQUECIMENTO GLOBAL.
ENERGIA = FLUXO ; MATÉRIA = CICLO Trajeto de uma substância
LGN 478 – Genética e Questões Socioambientais
O Efeito Estufa.
Ministério de Minas e Energia Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA Luís Fernando Badanhan Coordenador-Geral.
ANÁLISE DO PROTOCOLO DE KYOTO E MERCADO DE CRÉDITOS DE CARBONO NO CONTEXTO ECONÔMICO ATUAL Autores: Dejuste, André Moraes Almeida, Augusto César Dias,
Ana Carolina Fonseca Ana Caroline Frigini Caroline Colatti Felipe Freires Luiz Felipe Vieira Professora: Tatiana Oliveira Costa Gestão Ambiental.
PAC EFEITO ESTUFA Professor : Ademir Gargary. Em Perfeita Sintonia!!! O ciclo do carbono está estreitamente ligado ao do oxigênio. Os processos de fotossíntese.
Transcrição da apresentação:

Por que e Como se tornar uma Empresa Sustentável, através da Neutralização de Carbono

O QUE É SUSTENTABILIDADE ? Segundo (FERNANDO ALMEIDA - Presidente executivo do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável ) Sustentabilidade significa sobrevivência, entendida como a perenidade dos empreendimentos humanos e do planeta. Por isso, o desenvolvimento sustentável implica planejar e executar ações – sejam elas de governos ou de empresas, sejam elas locais, nacionais ou globais –, levando em conta simultaneamente as dimensões econômica, ambiental e social. Mercado + sociedade + recursos ambientais: esta é a chave para a boa governança. fonte: http://amanha.terra.com.br/edicoes/184/especial_sustentabilidade.asp

POR QUE ? A Empresa Sustentável, aumenta a produtividade e gera competitividade (potencial aumento de 38% nos lucros e de 8% na produtividade)

POR QUE ? O cálculo foi feito por uma equipe coordenada por Bob Willard, ex-executivo da IBM do Canadá, membro do Board da TNS – The Natural Step e professor da Universidade de Toronto, autor de 2 best-sellers sobre Desenvolvimento Sustentável para dirigentes de negócios. (Axel Springer Verlag, BAA, BASF, British Telecom, Baxter, Henkel Group, IBM, Kirin Brewing Company, Novo Nordisk, STMicroelectronics, Volkswagen Group, etc...)

POR QUE ? Valorização das ações de empresas sustentáveis X não sustentáveis

POR QUE ? As empresas têm dificuldade em fazer o marketing de iniciativas de sustentabilidade porque tem receio de parecerem superficiais e também porque produtos e serviços com valores socioambientais podem ter preços mais elevados. Além da dificuldade de comunicar suas iniciativas, porque a maioria das pautas jornalísticas ainda são orientadas para os problemas e não para as soluções.

POR QUE ? Neste Contexto, uma iniciativa voluntária de neutralizar emissões de GEE’s, pode: Gerar Visibilidade para os problemas climáticos Promover ações de educação ambiental Incentivar mudanças de comportamento individual Permitir ações de marketing com base em uma iniciativa positiva Criar uma nova reputação junto aos clientes e fornecedores

POR QUE ? mudanças climáticas Os Gases de Efeito Estufa são emitidos a milhares de anos São eles que mantém a média da temperatura global em 16o C O homem tem retirado petróleo de locais profundos, que foi armazenado durante anos com a decomposição de matéria orgânica, ao processa-lo, GEE são devolvidos para atmosfera precocemente.

POR QUE ? mudanças climáticas Efeito Estufa

POR QUE ? mudanças climáticas

POR QUE ? mudanças climáticas As concentrações atmosféricas globais de dióxido de carbono, metano e óxido nitroso aumentaram bastante em consequência das atividades humanas desde 1750 e agora ultrapassam e muito os valores pré-industriais determinados com base em testemunhos de gelo de milhares de anos. - Hoje a concentração de CO2, está em 375ppm (partes por milhão) - a partir de 600, pode ser letal. Relatório do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas) - incremento anual de 1,5ppm (3 dos últimos 4 anos, acima de 2ppm) - atingirá de 540 a 970ppm em 2100

POR QUE ? mudanças climáticas E F E I T O S F Í S I C O S  O  ar  com  5%   de  CO2 provoca um aumento  perceptível  na respiração Com 6% a 10% resulta em brevidade da respiração, dores de cabeça, tontura, sudorese e agitação Com   10%  a  15%  provoca  danos  na coordenação  motora e abrupta contração na musculatura Com   20%  a  30%  provoca  perda  da consciência em menos de um minuto e convulsão Acima de 30% pode provocar a morte Fonte: www.ceset.unicamp.br

POR QUE ? mudanças climáticas

POR QUE ? mudanças climáticas

Alguns dados importantes: POR QUE ? mudanças climáticas Alguns dados importantes: a temperatura média da terra aumentou entre 0,4 e 0,8 ºC desde o final do século XIX; 2005 foi o ano mais quente que se tem registro; o nível médio dos mares já subiu de 10 a 20 cm nos últimos 100 anos; a cobertura de neve no Hemisfério Norte diminuiu em 10% desde o final dos anos 1960; 11 dos últimos 12 anos (1995 – 2006) estão entre os mais quentes secas mais intensas e longas foram observadas desde 1970 aumento da atividade intensa dos ciclones tropicais no atlântico norte desde 1970 fonte: An Incovenient Truth

COMO ? O cálculo das toneladas de dióxido de carbono removidas, foi feito através do “Estudo de Viabilidade de Implantação de Projeto de Fixação de Carbono nos moldes do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo”. Este estudo foi desenvolvido pela UNB (Universidade de Brasilia), através do Professor Henrique Chaves, PhD, nele poderíamos vender “Créditos de Carbono” Calculamos quantas toneldas poderíamos vender, considerando linha de base (adicionalidade) e fugas (20% / incertezas), nas bolsas de Kyoto, CCX e Europa. Decidimos oferecer ao mercado voluntário, para empresas e indivíduos, poderem neutralizar suas emissões de GEE = dióxido de carbono equivalente (tCO2e).

COMO ? Metodologia dos projetos de MDL para quantificar a Remoção Bruta de CO2 O volume de madeira ao final do ciclo foi transformado em teor de Carbono multiplicando-se o volume de madeira estimada pela sua densidade e pelo teor de carbono de cada espécie. 2. O Carbono armazenado na biomassa acima do solo de cada espécie foi obtida multiplicando-se o carbono armazenado na madeira por um valor conservador de 1,2. (Schumacher & Witshoreck, 2004) 3. O volume de CO2 foi obtido multiplicando-se o valor de carbono por 44/12. (Schumacher & Witshoreck, 2004)

COMO ? Inventário de GEE é a expressão de todas as fontes relevantes destes gases em uma empresa desenvolvido de acordo com procedimentos e práticas recomendadas por protocolos e normas ISO nosso inventário é feito baseado nos critérios desenvolvidos pelo WBCSD (Conselho Mundial de Desenvolvimento Sustentável) e WRI (Instituto de Pesquisas Mundiais), reconhecidos pelas normas ISO14064 e ISO14065 - o inventário permite o estoque de carbono na forma de biomassa (ISO)

COMO ? INVENTÁRIO DE EMISSÕES ANUAL Emissões Diretas Consumo de gás (exemplos: restaurante, aquecimento piscina, etc) Consumo de óleo diesel (exemplo: geradores) Gás HFC de Ar refrigerado Quantidade de lixo em Kilos produzido diariamente 200 (Kg/dia) x 0,001397 (TnCO2e) x 365 = 101,9 TnCO2e/ano

INVENTÁRIO DE EMISSÕES ANUAL COMO ? INVENTÁRIO DE EMISSÕES ANUAL Emissões Indiretas Viagens a Trabalho (listar todas as viagens dos funcionários de carro, avião, ônibus e trem – por distancia percorrida ou consumo / Kms ou litros) 2.000 (Km) x 0,19 (KgCO2e/Km)/1000 = 0,38 TnCO2 Ida ao Trabalho (listar os meios de transporte utilizados pelos funcionários até o trabalho, por meio e distância / Kms ou litros) Táxi (uso de táxis durante o trabalho / Kms ou valor em R$) R$ 38.792,57 (total gasto c/taxi) / 2,1 (reais/Km rodado) = 18.472,65 (desconsideramos bandeirada / conservadorismo premissa ISO) 18.472,65 (Km) x 0,19 (KgCO2e/Km)/1000 = 3,6 TnCO2 - Motoboy (uso de motoboys durante o trabalho / Kms ou valor em R$)

INVENTÁRIO DE EMISSÕES ANUAL COMO ? INVENTÁRIO DE EMISSÕES ANUAL Energia Elétrica Média do consumo em kWh dos últimos 12 meses (fator de emissão p/hidrelétricas = 85grCO2e/KWh fator de emissão p/termoelétricas = 576grCO2e/KWh) 1.020.476 (KWh) x 85 (grCO2e)/1.000.000 = 86,74 TnCO2 Mais de 90% da matriz energética brasileira é constituída de usinas hidrelétricas, cujo impacto ambiental é causado pelos alagamentos e pelas barragens dos rios que alagam terras ocupando lugares que antes eram florestas

Verificação Externa COMO ? Recicle Carbono está em processo de verificação externa independente. A verificação externa avaliará: - A adequação dos critérios, métodos e procedimentos de quantificação de emissões; - O seqüestro anual de carbono realizado pelo Recicle Carbono

Certificado “Créditos de Carbono” COMO ? Certificado “Créditos de Carbono”

HENRIQUE VOGEL DE OLIVEIRA OBRIGADO HENRIQUE VOGEL DE OLIVEIRA henrique@reciclecarbono.com