Quando rezamos... falamos com Deus; quando lemos... é Deus que nos fala. São Jerônimo
GN 1: A CRIAÇÃO 2ª Semana Teológica Início de tudo: Gênesis e Êxodo Paróquia Papa João XXIII Colider - MT Frei Diones Rafael Paganotto, oad 1º ENCONTRO GN 1: A CRIAÇÃO
1 INTRODUÇÃO AO GÊNESIS
1. INTRODUÇÃO AO GÊNESIS Nome do livro. Divisão do livro. Idéias teológicas.
1. INTRODUÇÃO AO GÊNESIS A) NOME DO LIVRO Hebraico: tyviareB. bereshit 1ª palavra do texto – “No princípio” Grego: ge,nesij ghênesis Conteúdo principal, a origem da humanidade.
1. INTRODUÇÃO AO GÊNESIS B) DIVISÃO DO LIVRO Gn 1-11: a origem (etiologia meta-histórica) Gn 12-36: patriarcas (tribos, santuários) Gn 37-50: história de José no Egito (novela)
1. INTRODUÇÃO AO GÊNESIS C) IDÉIAS TEOLÓGICAS Deus é criador de todo o mundo... Senhor da História Deus é misericordioso... Fonte da bênção e promessa Deus faz uma aliança com o homem... Noé (humanidade) Abraão (Israel)
1. INTRODUÇÃO AO GÊNESIS Nome do livro. Divisão do livro. Idéias teológicas.
2 INTRODUÇÃO A GN 1
2. INTRODUÇÃO A GN 1 A criação na Bíblia. A importância de uma 1ª página. Algumas características do poema. Esquema do comando. Visão hebraica do mundo.
2. INTRODUÇÃO A GN 1 A) CRIAÇÃO NA BÍBLIA Gn 1 não é uma narração! Gn 1 é um hino litúrgico, um louvor a Deus. Para compreender melhor este famoso texto bíblico, precisamos eliminar algumas idéias, algumas pré-compreensões que possuímos.
2. INTRODUÇÃO A GN 1 A) CRIAÇÃO NA BÍBLIA 1ª – Quando começa a Revelação de Deus? Israel conhece Deus na libertação do Egito. Bíblia começa com a criação, mas a experiência decisiva, na qual Israel se tornou “povo de Deus” foi a libertação da escravidão do Egito. A reflexão sobre a criação veio depois. Israel compreendeu que o Deus libertador é criador.
2. INTRODUÇÃO A GN 1 A) CRIAÇÃO NA BÍBLIA 2ª – Temos outros textos sobre a criação? Gn 1 não é o único texto bíblico que fala de criação: outros textos sapienciais (Sl, Jó, Pv) narram ou celebram a criação. Para ter uma idéia global do que a Bíblia diz sobre a criação, precisamos ler estes textos.
2. INTRODUÇÃO A GN 1 A) CRIAÇÃO NA BÍBLIA Outros textos: (Sl 104) Minha alma, bendize o SENHOR! Envolto em luz como num manto. Tu estendes o céu como uma tenda, constróis sobre as águas tuas moradas, fazes das nuvens teu carro. Firmaste a terra sobre suas bases, para ficar imóvel pelos séculos. Com o abismo a envolveste como um manto, as águas cobriam as montanhas. Para as águas marcaste um limite intransponível, para não tornarem a cobrir a terra.
2. INTRODUÇÃO A GN 1 A) CRIAÇÃO NA BÍBLIA Outros textos: (Sl 108) Ó Senhor, nosso Deus, como é glorioso teu nome em toda a terra! Quando olho para o teu céu, obra de tuas mãos, vejo a lua e as estrelas que criaste: Que coisa é o homem, para dele te lembrares, que é o ser humano, para o visitares? No entanto o fizeste só um pouco menor que um deus, de glória e de honra o coroaste.
2. INTRODUÇÃO A GN 1 A) CRIAÇÃO NA BÍBLIA Outros textos: (Pv 8,22-31) O Senhor me gerou no início de suas obras, antes de ter feito coisa alguma, no princípio, antes que a terra fosse feita. Ainda não havia os abismos, e eu já fora concebida, quando ainda não havia os mananciais das águas. Ele ainda não havia feito a terra e os campos, nem os primeiros elementos do orbe terrestre. Quando preparava os céus, ali eu estava, quando fixava ao mar os seus limites e às águas, para que não ultrapassassem suas bordas, e lançava os fundamentos da terra, eu estava ao seu lado como mestre-de-obras.
2. INTRODUÇÃO A GN 1 A) CRIAÇÃO NA BÍBLIA Outros textos: (Jó, 38,1ss) Então o Senhor, do meio da tempestade, respondeu a Jó: “Quem é este que obscurece o meu Projeto com palavras insensatas? Onde estavas, quando lancei os fundamentos da terra? Quem lhe deu as medidas, se sabes? ou quem estendeu o cordel sobre ela? Onde se encaixam suas bases, ou quem assentou a sua pedra angular enquanto aclamavam em coro os astros da manhã e jubilavam todos os filhos de Deus? Quem fechou com portas o mar, quando ele irrompeu como se saísse das entranhas...
2. INTRODUÇÃO A GN 1 A) CRIAÇÃO NA BÍBLIA 3ª – Narração ou poema/hino? Celebração do Deus criador: A Bíblia não descreve a criação, mas louva o Deus criador. Os textos da criação são sapienciais e litúrgicos, escritos em ambientes de estudo, com a finalidade de louvar a Deus e ensinar ao homem a justa relação com Deus.
2. INTRODUÇÃO A GN 1 © CRIAÇÃO NA BÍBLIA A experiência com Deus inicia com o Êxodo, a libertação criação. Gn 1 não é o único texto que fala de criação na Bíblia, mas vários textos sapienciais já trazem as mesmas idéias. Gn não é uma narração, uma história dos acontecimentos, mas um louvor, uma celebra-ção ao Deus que salva libertanto e criando.
2. INTRODUÇÃO A GN 1 B) IMPORTÂNCIA DE UMA 1ª PÁGINA Fariseu = leigo. (Mt 16,1) Os fariseus e os saduceus se aproximaram de Jesus e, para pô-lo à prova, pediram que lhes mostrasse um sinal do céu. Fariseu = leigo. AT PROFETAS. Saduceu = sacerdote. AT LEVITAS
“Hino sacerdotal ao Criador” 2. INTRODUÇÃO A GN 1 B) IMPORTÂNCIA DE UMA 1ª PÁGINA Este texto poderia ser intitulado: “Hino sacerdotal ao Criador” Hino: forma literária, palavras escolhidas, rimas. Sacerdotal: escrito por sacerdotes no exílio, um hino para ser utilizado nas celebrações litúrgicas. Criador: Deus deve ser louvado e celebrado pela grandiosa obra realizada Criação.
2. INTRODUÇÃO A GN 1 B) IMPORTÂNCIA DE UMA 1ª PÁGINA Gn 1 tem a função de ser o grande portal de ingresso na história de Israel, o povo escolhido por Deus através da história. Gn 1 é a “introdução” à toda a Bíblia.
2. INTRODUÇÃO A GN 1 B) IMPORTÂNCIA DE UMA 1ª PÁGINA O autor desta 1ª página já tem em mente todas as etapas da história do seu povo, mas o leitor que inicia a leitura da Bíblia ainda...
2. INTRODUÇÃO A GN 1 © IMPORTÂNCIA DE UMA 1ª PÁGINA Gn 1 foi escolhido para ser a 1ª página de uma longa história entre Deus ↔ Povo. É um “Hino sacerdotal ao Criador”. Tendo em mente toda a obra, compreendemos melhor a Introdução.
2. INTRODUÇÃO A GN 1 C) CARACTERÍSTICAS DO POEMA Antes de ler o texto, devemos conhecer algumas características. Lendo com atenção o texto, percebemos a repetição de algumas palavras ou frases, parecendo com uma litania.
2. INTRODUÇÃO A GN 1 10x C) CARACTERÍSTICAS DO POEMA Quantas vezes aparece: Deus disse... 10x
2. INTRODUÇÃO A GN 1 7x 7x 7x C) CARACTERÍSTICAS DO POEMA Quantas vezes aparece: Deus viu que era bom… Assim se fez… Deus fez… 7x 7x 7x
#rah taw ~ymVh ta ~yhla arB tyvarB 2. INTRODUÇÃO A GN 1 C) CARACTERÍSTICAS DO POEMA Quantas palavras tem Gn 1,1: #rah taw ~ymVh ta ~yhla arB tyvarB ha´arets ve´et hashamaym ´et ´elohim bará bereshit 7
ygp - lc $vxw whbw wht htyh #rahw 2. INTRODUÇÃO A GN 1 C) CARACTERÍSTICAS DO POEMA Quantas palavras tem Gn 1,2: ygp - lc $vxw whbw wht htyh #rahw `al - penêy vehoshek vâbohu thohu hâyetáh vehâ'ârets ~ymh ygp - lc tpxrm ~yhla xwrw ~wht hamâim `al - penêy merahephet 'elohim veruáh tehom 14
2. INTRODUÇÃO A GN 1 C) CARACTERÍSTICAS DO POEMA O autor conta as palavras e o número 7 domina todo o esquema. Gn 1,1 tem 7 vocábulos. Gn 1,2 tem 14 vocábulos (7x2). Fórmulas importantes como “Deus viu que era bom”, “assim se fez”, “Deus disse” se repetem 7x. O nome de Deus [’elohim] se repete 35 vezes (7x5). No 7º dia temos 3 afirmações com 7 palavras cada uma (7+7+7).
2. INTRODUÇÃO A GN 1 © CARACTERÍSTICAS DO POEMA O número 7 domina o poema. Muitas palavras importantes são repetidas.
2. INTRODUÇÃO A GN 1 D) ESQUEMA DO COMANDO Em todos os dias temos um esquema: a) Início: Deus disse b) Comando: Faça-se... c) Realização: E assim se fez d) Avaliação: E Deus viu que era bom e) Conclusão: Houve uma tarde e uma manhã: ... dia Este esquema do comando é típico dos sacerdotes: Deus fala com alguém, comanda e a pessoa realiza esta ordem de Deus.
2. INTRODUÇÃO A GN 1 D) ESQUEMA DO COMANDO Início: Deus disse... Deus comanda, confirma com a potência da sua Palavra. Deus está sozinho e fala com quem? Deus comanda ao nada e a ninguém, Deus simplesmente fala e acontece!
2. INTRODUÇÃO A GN 1 D) ESQUEMA DO COMANDO Comando: Faça-se... No poema bíblico, a ordem de Deus é dirigida em 3ª pessoa: "faça-se", "juntem-se". Não explica como tudo aconteceu, mas chama a atenção ao mistério escondido na criação.
2. INTRODUÇÃO A GN 1 D) ESQUEMA DO COMANDO Realização: E assim se fez... Depois da ordem divina, temos a realização, o resultado do comando divino. Com a fórmula "e assim se fez", o autor menciona os elementos que constituem o mundo dizendo que todos foram pensados e criados por Deus.
2. INTRODUÇÃO A GN 1 D) ESQUEMA DO COMANDO Avaliação: Deus viu que era bom... Só Deus percebe como tudo é bom, como tudo possui a bondade. Mentalidade sacerdotal: como Deus criou tudo, e Deus é a bondade na sua plenitude, tudo o que foi criado deve ser bom.
2. INTRODUÇÃO A GN 1 D) ESQUEMA DO COMANDO Conclusão: Houve uma tarde e uma manhã... dia Esta fórmula dá o ritmo temporal, descreve a ação de Deus no tempo. Deus entra na história...
2. INTRODUÇÃO A GN 1 D) ESQUEMA DO COMANDO O esquema que o autor sacerdotal seguiu é um esquema teológico e não científico. Ele não descreve como o mundo foi criado, como passou a existir, mas atribui tudo ao Deus criador e louva este Deus pela sua obra.
2. INTRODUÇÃO A GN 1 © ESQUEMA DO COMANDO Todas as ações de Deus se repetem ao longo da semana. Não se explica como tudo foi criado, mas Deus entra na história, sai de si e a sua bondade se transfere para a criação.
2. INTRODUÇÃO A GN 1 E) VISÃO HEBRAICA DO MUNDO Para concluir a introdução, devemos entender como os hebreus pensavam o mundo. Qual era a visão Cosmogônica: κοσμογονία κόσμος = universo γονία = nascimento
ÁGUAS SUP FIRMAMENTO JERUSALÉM TERRA ÁGUAS INF sheol
2. INTRODUÇÃO A GN 1 E) VISÃO HEBRAICA DO MUNDO Terra era plana, apoiada sobre colunas rodeada pelo mar inf.
2. INTRODUÇÃO A GN 1 E) VISÃO HEBRAICA DO MUNDO Firmamento Cúpula de cristal que dividia as águas do mar: Mar superior Mar inferior
2. INTRODUÇÃO A GN 1 E) VISÃO HEBRAICA DO MUNDO Santuário celeste acima do firmamento é o 3º céu, a morada de Deus e dos anjos.
2. INTRODUÇÃO A GN 1 E) VISÃO HEBRAICA DO MUNDO Sheol está abaixo da terra lugar dos mortos.
2. INTRODUÇÃO A GN 1 Céu: Deus Terra: vivos Sheol: mortos E) VISÃO HEBRAICA DO MUNDO Céu: Deus Terra: vivos Sheol: mortos
2. INTRODUÇÃO A GN 1 © VISÃO HEBRAICA DO MUNDO Terra. Firmamento: água inferior, água superior. Santuário celeste. Sheol. Colunas da terra.
2. INTRODUÇÃO A GN 1 A criação na Bíblia. A importância de uma 1ª página. Algumas características do poema. Esquema do comando. Visão hebraica do mundo.
3 LEITURA DE GN 1,1 – 2,4a
3. LEITURA DE GN 1,1 – 2,4a Estrutura do poema. Conceito de separação. Leitura do texto.
3. LEITURA DE GN 1,1 – 2,4a A) ESTRUTURA DO POEMA Gn 1 é estruturado num esquema paralelístico: Obras de Deus reagrupadas em 6 dias. 1º 2º 3º obras de fundação. 4º 5º 6º obras de ornamentação. Descanso de Deus no 7º dia.
Fundação/separação Ornamentação Luz 1º dia: separação Trevas 4º dia: criação Astros Firmamento 2º dia: separação Abismos 5º dia: criação Peixes e Aves Terra 3º dia: separação Águas 6º dia: criação Animais e Homem
3. LEITURA DE GN 1,1 – 2,4a A) ESTRUTURA DO POEMA O esquema setenário caracteriza Gn 1: a obra de Deus é dividida em 6 dias mais 1 ao descanso. O autor bíblico precisava de um esquema para apresentar o evento da criação. Ele escolheu um esquema litúrgico, já que era acostumado às celebrações litúrgicas do templo.
3. LEITURA DE GN 1,1 – 2,4a A) ESTRUTURA DO POEMA Tais celebrações obedeciam ao ritmo semanal, cada dia possui uma liturgia especial, com as suas orações, os seus ritos, os seus sacrifícios.
3. LEITURA DE GN 1,1 – 2,4a B) CONCEITO DE SEPARAÇÃO O poeta sacerdotal descreve a criação através de uma série de separações de algo já existente: Deus é santo separou Israel dos outros povos, Santidade = separação, delimitação do resto...
3. LEITURA DE GN 1,1 – 2,4a B) CONCEITO DE SEPARAÇÃO Deus estabelece a ordem das coisas, e posteriormente Deus continua separando os povos, os tempos e as estações, os alimentos puros e impuros, etc. É tarefa da classe sacerdotal reconhecer estas separações estabelecidas por Deus e aplicá-las no dia a dia para manter a ordem primordial que Deus estabeleceu na criação.
3. LEITURA DE GN 1,1 – 2,4a C) TÍTULO DO POEMA (Gn 1,1) No princípio, Deus criou o céu e a terra. 1º versículo não é o início do poema, mas o seu título, a síntese do conteúdo teológico. “no princípio” (bere'shît) indica o início da história graças à bondade de Deus. (Jo 1,1) No princípio era a Palavra (lógos), e a Palavra estava junto de Deus, e a Palavra era Deus.
3. LEITURA DE GN 1,1 – 2,4a C) TÍTULO DO POEMA (Gn 1,1) No princípio, Deus criou o céu e a terra. O verbo “criar” (bara’) é exclusivo de Deus! Deus cria com facilidade, produzindo algo de novo; já o homem inventa utilizando algo pré-existente.
3. LEITURA DE GN 1,1 – 2,4a C) TÍTULO DO POEMA (Gn 1,2) A terra estava deserta e vazia, as trevas cobriam o abismo e o Espírito de Deus pairava sobre as águas. A terra é deserta, as trevas a cobrem, a água domina tudo: A VIDA É IMPOSSÍVEL!
3. LEITURA DE GN 1,1 – 2,4a C) TÍTULO DO POEMA (Gn 1,2) A terra estava deserta e vazia. A terra estava “deserta” (tohú) e “vazia” (bohú). Difícil tradução, são palavras que indicam a deformidade, uma realidade vazia e sem nenhuma característica ou ordem.
3. LEITURA DE GN 1,1 – 2,4a C) TÍTULO DO POEMA (Gn 1,2) o Espírito de Deus pairava sobre as águas. Neste caos o “Espírito de Deus” (rùach ’elohim) se movimenta: sopro, respiro, Palavra. Não temos uma apresentação do Espírito Santo, somente Jesus Cristo nos apresenta a 3ª pessoa da Trindade. Espírito de Deus = vento muito forte, uma tempestade
3. LEITURA DE GN 1,1 – 2,4a C) TÍTULO DO POEMA (Gn 1,2) o Espírito de Deus pairava sobre as águas. “pairava” (marachafet) aparece 2x no AT (Jr 23,9) Sinto o coração esmagado no peito, os ossos desconjuntados, pareço um bêbado, cambaleando por causa do vinho. Pairar = cambalear
3. LEITURA DE GN 1,1 – 2,4a C) TÍTULO DO POEMA (Gn 1,2) o Espírito de Deus pairava sobre as águas. (Dt 32,11) Qual águia que desperta a ninhada, voando sobre os filhotes, também ele estendeu as asas e o apanhou e sobre suas penas o carregou. Pairava = águia que voa sobre os seus filhotes. Nesse caos o mais importante é a presença de Deus que respira e fala. O obra de Deus será organizar este caos, esta confusão inicial.
3. LEITURA DE GN 1,1 – 2,4a C) TÍTULO DO POEMA (Gn 1,2) A terra estava deserta e vazia, as trevas cobriam o abismo e o Espírito de Deus pairava sobre as águas. A ação de Deus vai iniciar sobre as trevas...
3. LEITURA DE GN 1,1 – 2,4a 1º DIA (Gn 1,3) Deus disse: “Faça-se a luz”! E assim se fez a luz. A primeira ação de Deus é a palavra. “Deus disse” 10x.
3. LEITURA DE GN 1,1 – 2,4a 1º DIA (Gn 1,3) Deus disse: “Faça-se a luz”! E assim se fez a luz. A ação de Deus inicia sobre as trevas que cobrem o abismo (água). O poeta bíblico não possui uma mentalidade científica, devemos saborear a sua linguagem poética.
3. LEITURA DE GN 1,1 – 2,4a 1º DIA (Gn 1,4-5) A luz Deus viu que era bom. DEUS FEZ a separação da luz e das trevas. À luz Deus chamou “dia” e às trevas chamou “noite”. Houve uma tarde e uma manhã: 1º dia. Dar o nome é um sinal de domínio e conhecimento. Deus inicia dando nomes, depois esta tarefa será humana. Autor não cita “sol” e “lua”, mas já diz “dia” e “noite”.
3. LEITURA DE GN 1,1 – 2,4a 2º DIA (Gn 1,6) Deus disse: “Faça-se um firmamento entre as águas, separando umas das outras”. Depois de criar a luz (+) separando as trevas (-), Deus passa para as águas. “Firmamento” (raqi’a) é a cúpula de cristal que separa as águas do oceano superior das águas do oceano inferior: agora é quase possível a sobrevivência!
3. LEITURA DE GN 1,1 – 2,4a 2º DIA (Gn 1,7-8) DEUS FEZ o firmamento. Separou as águas debaixo do firmamento, das águas acima do firmamento. E assim se fez. Ao firmamento Deus chamou “céu”. Houve uma tarde e uma manhã: 2º dia. Firmamentum (latim) indica algo firme e forte, capaz de reger uma enorme quantidade de água que se encontra acima da terra. Cor do céu azul porque o firmamento rege uma grande quantidade de água e a chuva, nada mais é que uma abertura neste firmamento.
3. LEITURA DE GN 1,1 – 2,4a 3º DIA (Gn 1,9-10) Deus disse: “Juntem-se num único lugar as águas que estão debaixo do céu, para que apareça o solo firme”. E assim se fez. Ao solo firme Deus chamou “terra” e ao ajuntamento das águas, “mar”. Deus viu que era bom. Mar Vermelho: as águas se dividem, os israelitas conseguem a sobrevivência. Criação – libertação: duas realidades sempre presentes na história de Israel e nas orações.
3. LEITURA DE GN 1,1 – 2,4a 3º DIA (Gn 1,11) Deus disse: “A terra faça brotar vegetação: plantas, que dêem semente, e árvores frutíferas, que dêem fruto sobre a terra, tendo em si a semente de sua espécie”. E assim se fez. Duas obras: separação da terra e do mar e produção vegetal. Nos primeiros 3 dias temos as obras de fundação, enquanto nos outros 3 dias as obras são de ornamentação. 1ª parte = realidades estáticas 2ª parte = realidades em movimento
3. LEITURA DE GN 1,1 – 2,4a 3º DIA (Gn 1,12-13) A terra fez BROTAR vegetação, PLANTAS, que dão a semente de sua espécie, e ÁRVORES, que dão seu fruto com a semente de sua espécie. Deus viu que era bom. Houve uma tarde e uma manhã: 3º dia. “De sua espécie”: detalhada organização de todo o universo. O homem deve reconstruir esta ordem para administrar o mundo. Classificação dos vegetais em 03 categorias: BROTOS: pequenas plantas sem semente; PLANTAS: plantas com semente/flores, sem frutos; ÁRVORES FRUTÍFERAS: plantas com semente e frutos.
Fundação Ornamentação Luz 1º dia: Trevas 4º dia: criação Astros Firmamento 2º dia: Abismos 5º dia: criação Peixes e Aves Terra 3º dia: Águas 6º dia: criação Animais e Homem
3. LEITURA DE GN 1,1 – 2,4a 4º DIA (Gn 1,14-15) Deus disse: “Façam-se luzeiros no firmamento do céu, para separar o dia da noite. Que sirvam de sinais para marcar as festas, os dias e os anos. E, como luzeiros no firmamento do céu, sirvam para iluminar a terra”. E assim se fez. Sol e Lua não são chamados pelo nome, pois em todas as culturas próximas a Israel eles eram divindades processo “demitizante”. Dles aparecem só em uma 2ª fase, reduzidos a simples instrumentos temporais.
3. LEITURA DE GN 1,1 – 2,4a 4º DIA (Gn 1,16-19) DEUS FEZ OS 2 GRANDES LUSTRES, o lustre maior para presidir ao dia e o lustre menor para presidir à noite, e também as estrelas. Deus colocou-os no firmamento do céu para iluminar a terra, presidir ao dia e à noite e separar a luz das trevas. Deus viu que era bom. Houve uma tarde e uma manhã: 4º dia. “Luz” (me'orót) indica a sustentação do objeto que produz a claridade, um lustre pendurado no firmamento. Nem perto de uma divindade! Tríplice função: Iluminam a terra; Regulam o dia e a noite; Estabelecem o calendário religioso (festas, dias e anos).
3. LEITURA DE GN 1,1 – 2,4a 5º DIA (Gn 1,20) Deus disse: “Fervilhem as águas de seres vivos e voem pássaros sobre a terra, debaixo do firmamento do céu”. O 5º dia corresponde ao 2º: à criação do firmamento que separa o céu do mar, corresponde a obra de ornamentação do céu e do mar: os peixes e os pássaros.
3. LEITURA DE GN 1,1 – 2,4a 5º DIA (Gn 1,21) DEUS FEZ os grandes monstros marinhos e todos os seres vivos que nadam fervilhando nas águas, segundo suas espécies, e todas as aves segundo suas espécies. Deus viu que era bom. “Os grandes monstros marinhos” (tanninim) para os antigos eram uma realidade concreta: causavam os naufrágios. Os monstros marinhos estão presentes nas antigas tradições sobre a origem do mundo.
3. LEITURA DE GN 1,1 – 2,4a 5º DIA (Sl 74,13-14) Com poder tu dividiste o mar, quebraste a cabeça dos dragões nas águas, ao Leviatã tu esmagaste as cabeças, deste-o como pasto aos monstros do mar. Mais uma vez, ele faz uma demitização e estes monstros são reduzidos a simples criaturas.
3. LEITURA DE GN 1,1 – 2,4a 5º DIA Um elemento novo BÊNÇÃO. (Gn 1,22-23) Deus os abençoou, dizendo: “Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei as águas do mar, e que as aves se multipliquem sobre a terra”. Houve uma tarde e uma manhã: 5º dia. Um elemento novo BÊNÇÃO. Vegetais (3º dia) se multiplicavam esponta-neamente, porque têm a semente (locomoção). Reprodução dos peixes e dos pássaros acontece de modo misterioso [macho+fêmea] = “bênção de Deus” que transmite a vida e conserva a espécie.
3. LEITURA DE GN 1,1 – 2,4a 6º DIA (Gn 1,24) Deus disse: “Produza a terra seres vivos... Alteração no comando inicial: uma realidade criada tem a função de produzir outras: “a terra produza seres vivos”. O poeta expressa assim a “lei natural”: Deus cria um sistema de vida, organiza a realidade para obter uma corrente produtiva; assim, de uma criatura deriva outra, evolução natural?
3. LEITURA DE GN 1,1 – 2,4a 6º DIA (Gn 1,25) DEUS FEZ os animais selvagens segundo suas espécies, os animais domésticos segundo suas espécies e todos os animais pequenos do chão segundo suas espécies. Deus viu que era bom. Animais e vegetais tem uma tríplice divisão: DOMÉSTICOS: animais dóceis ao homem, produzem algo utilizado por ele (leite, lã, carne); PEQUENOS: animais sem pernas ou com pernas minúsculas (insetos); SELVAGENS: animais que vivem longe do homem e que se ameaçados reagem de modo perigoso.
3. LEITURA DE GN 1,1 – 2,4a 6º DIA (Gn 1,26) Deus disse: “Façamos o ser humano à nossa imagem e segundo nossa semelhança, para que domine sobre os peixes do mar, as aves do céu, os animais domésticos, todos os animais selvagens e todos os animais que se movem pelo chão”. Estamos no ápice da obra criadora de Deus: Início: “faça-se a luz” ou “juntem-se as águas”; 6º dia: “a terra produza”; Agora: Deus exorta si mesmo! “Façamos” é uma fórmula especial para sublinhar a importância da última criatura: o homem.
3. LEITURA DE GN 1,1 – 2,4a 6º DIA Porque Deus utiliza “façamos”? (Gn 1,26a) Deus disse: “Façamos o ser humano... Porque Deus utiliza “façamos”? Hebreus: Deus está falando com a corte celeste. Cristãos: alguns Padres da Igreja (Basílio, João Crisóstomo, Jerônimo e Agostinho) viram um diálogo entre as pessoas da Trindade. Plural deliberativo: quando Deus fala consigo mesmo, ou qualquer outra pessoa, a gramática hebraica emprega do plural.
3. LEITURA DE GN 1,1 – 2,4a 6º DIA (Gn 1,26) Deus disse: “Façamos o ser humano à nossa imagem e segundo nossa semelhança”. A Bíblia tem 2 autores, Deus e o homem: A Trindade não era intenção do autor humano. Mas, pode ser a intenção de Deus que através de um texto simples vai muito além da compreensão e capacidade de comunicação do homem.
3. LEITURA DE GN 1,1 – 2,4a 6º DIA (Gn 1,27) DEUS FEZ o ser humano à sua imagem, à imagem de Deus o criou, homem e mulher ele os criou. “imagem” (sélem) indica um objeto concreto, construído para reproduzir uma realidade: um quadro, uma estátua, etc.
3. LEITURA DE GN 1,1 – 2,4a 6º DIA Tríplice sentido: (Gn 1,27) DEUS FEZ o ser humano à sua imagem, à imagem de Deus o criou, homem e mulher ele os criou. Tríplice sentido: Título real: cada homem é “imagem de Deus”. Criatura por excelência: o homem é a única criatura a ter este título, a representar Deus Corpo Templo do Espírito Santo. Relação com Deus: a imagem é também o reflexo no espelho, o homem é capaz de dialogar com Deus, de pessoa para Pessoa.
3. LEITURA DE GN 1,1 – 2,4a 6º DIA Homem = servo, rei de toda a terra. (Gn 1,28) E Deus os abençoou e lhes disse: “Sede fecundos e multiplicai-vos, enchei a terra; submetei-a e dominai sobre os peixes do mar, as aves do céu e todos os animais que se movem pelo chão”. Homem = servo, rei de toda a terra. Submeter: possuir, utilizar os animais nos campos. Dominar: controle total (pastorear, guiar), mas não pode fazer tudo aquilo que deseja. Homem = representante de Deus e deve cuidar da criação, não é o dono, mas faz parte da criação e deve zelar pelo seu bem estar.
3. LEITURA DE GN 1,1 – 2,4a 6º DIA (Gn 1,29-30) Deus disse: “Eis que vos dou, sobre toda a terra, todas as plantas que dão semente e todas as árvores que produzem seu fruto com sua semente, para vos servirem de alimento. E a todos os animais da terra, a todas as aves do céu e a todos os animais que se movem pelo chão, eu lhes dou todos os vegetais para alimento”. E assim se fez. A carne é excluída como alimento humano: o alimento pode ser “todas as plantas”, mas não a carne. Todos os animais são herbívoros nesta visão primordial.
3. LEITURA DE GN 1,1 – 2,4a 6º DIA (Gn 1,31) E Deus viu tudo quanto havia feito e viu que era MUITO bom. Houve uma tarde e uma manhã: 6º dia. O nosso poema ao Criador termina com a 7ª citação da fórmula “Deus viu que era bom”, mas com um significativo acréscimo: tudo era muito bom!
3. LEITURA DE GN 1,1 – 2,4a 7º DIA (Gn 2,1) Assim foram concluídos o céu e a terra com todos os seus elementos. “elemento” (seba’ot) = o exército do céu e da terra: Soldados do céu são as estrelas e os astros, Soldados da terra todas as criaturas, A potência de Deus que faz vencer o nosso exército e protege os nossos soldados.
3. LEITURA DE GN 1,1 – 2,4a 7º DIA (Gn 2,2-3) No 7º dia, Deus concluiu toda a obra que tinha feito; e no 7º dia repousou de toda a obra que fizera. Deus abençoou o 7º dia e o santificou, pois nesse dia Deus repousou de toda a obra da criação. “concluir” (shabat) dá o nome ao dia de festa. A celebração do sábado constitui o momento sagrado por excelência, neste dia não são permitidos trabalhos, mas somente o repouso, a paz, a festa e o diálogo com Deus.
3. LEITURA DE GN 1,1 – 2,4a 7º DIA (Gn 2,4a) Essa é a origem (toledót) da criação do céu e da terra.
3. LEITURA DE GN 1,1 – 2,4a Estrutura do poema. Conceito de separação. Leitura do texto.
AMANHÃ Gn 02-03