Rio de Janeiro – outubro/2005

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal de Minas Gerais Coordenadoria de Transferência
Advertisements

WORKSHOP: A LEI DE INOVAÇÃO E AS UNIDADES DE PESQUISA DO MCT
Bem-vindos!.
A ESCOLA DE CONTAS E GESTÃO
Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral Propostas e parcerias Renata Monteiro Rodrigues Outubro/2012 IX Seminário Nacional.
ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ
Propriedade Intelectual e a Lei de Inovação
Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - SETEC Subsecretaria de Coordenação das Unidades de Pesquisa - SCUP Ministério da Ciência e Tecnologia.
Terceirização, prestação de serviços e empreendedorismo
Profa. Adriana Diaféria
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Propriedade intelectual Reflexão e análise de possibilidades de atuação do Forplad Rio de Janeiro, junho de 2004.
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Propriedade Industrial e Meio Ambiente: As Patentes Verdes
LEI DA INOVAÇÃO Lei n o de 2 de dezembro de 2004 Decreto n o de 11 de setembro de 2005 Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica.
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
O Núcleo SOFTEX Campinas
Apresentação do Projeto
Instituto de Tecnologia para o SEMINÁRIO: “Pesquisa Tecnológica”
Rio de Janeiro – outubro de 2005
Avaliação dos Núcleos de Apoio ao Patenteamento e dos Escritórios de Transferência de Tecnologia Rio de Janeiro - 19 a 21 de outubro de 2005 Workshop para.
Universidade de Brasília
Workshop MCT para Avaliação dos Núcleos de Apoio ao Patenteamento e dos Escritórios de Transferência de Tecnologia Projeto ”Aperfeiçoamento das atividades.
Profª. Elza Fernandes de Araújo Rio de Janeiro - Outubro de 2005
Financiadora de Estudos e Projetos
C&T e Inovação: marco legal e reforma institucional Uma Agenda para São Paulo Carlos Américo Pacheco Campinas, 10 de maio de 2007.
Propriedade Intelectual
- FÓRUM NACIONAL - CONSECTI Painel: “O papel dos Núcleos de Inovação Tecnológica nos Estados”
Plano Nacional de Cultura
Centro Regional de Inovação e Empreendedorismo- CRIE
Projeto Inovação Sistêmica para a Área de Saúde em Londrina
Secretaria de Educação Básica
Propriedade Intelectual
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
X Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde- BIREME Natal, 17 de outubro de 2004 BIBLIOTECA VIRTUAL CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO.
Central de Novos Negócios e Empreendedorismo
I SEMINÁRIO LINHAS DE FOMENTO. Mensagem do Prefeito Eduardo Paes à Câmara Municipal em fevereiro de 2009 A Secretaria de Ciência e Tecnologia irá garantir.
PARQUE TECNOLÓGICO DE BELO HORIZONTE BH-TEC
Agência Operacional Descentralizada do Programa TECNOVA no Paraná TECNOVA PARANÁ.
Relação entre Propriedade Intelectual (PI) e a investigação técnico-científica
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Fundação Estadual dos Povos Indígenas
18ª Reunião Ordinária Comitê Temático Tecnologia e Inovação 09 de Abril de 2013.
II SEMINÁRIO DE ACOMPANHAMETO DO PLANO DE GESTÃO Data: 13 de setembro de 2011 Local: Auditório do CCE Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
O papel das Universidades no processo de expansão e consolidação de competências nacionais e no avanço do conhecimento científico e tecnológico nas áreas.
Marcus Julius Zanon Workshop para Avaliação dos Núcleos de Apoio ao Patenteamento e dos Escritórios de T T - Potencialidades Face à Lei.
Consolidação, Capacitação e Integração do
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
Fórum Permanente Comitê Temático “Racionalização Legal e Burocrática”
INCUBADORA DE EMPRESA DA UEA IN-UEA
Financiadora de Estudos e Projetos Ministério da Ciência e Tecnologia 1º. CICLO DE PALESTRAS SOBRE EMPREENDEDORISMO TECNOLÓGICO CPET Centro Acadêmico Santos.
Curso Preparatório Para Desenvolvimento de Pesquisas Voltadas à Inovação Agência de Inovação e Propriedade Intelectual – AGIPI 2012.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL
A Proteção da Propriedade Industrial e o Empreendedorismo Tecnológico.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
1 O Sucesso no Licenciamento Tecnológico Aspectos da Legislação Brasileira Lei de Inovação Lei Nº , de 02/12/2004 Regulamentada pelo Decreto Nº 5.563,
Agência de Inovação e Propriedade Intelectual da UEPG I Simpósio de Pós Graduação 22/09/2008.
FÓRUM NACIONAL DE REITORES DA ABRUEM Rio de Janeiro 27 a 30/05/2015.
Projeto Bancos Comunitários em Rede 12 de maio de 2015.
SOBRE A SUDAM Criação da Nova SUDAM
©Marli Elizabeth Ritter dos Santos Inovação, Propriedade Intelectual e ConhecimentoTradicional M. Elizabeth Ritter dos Santos Coordenadora do ETT/PRPPG/PUCRS.
Encontro Empresarial INOVAÇÃO Kelyane Silva Gerente Técnica Instituto de Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Alagoas - ICTAL 10/04/2014.
III CONFERÊNCIA REGIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA ©Maria Brasil de Lourdes Silva.
NITTE – UNIFEI Núcleo de Inovação, Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo; Criado pela portaria nº 565, de 17/12/2004 (Universidade Federal de.
PROJETO NÚCLEO DE EMPREENDEDORISMO Projeto de Extensão ANO 3/2009.
“Título”. Coordenador: Instituição: Edital: Data da Apresentação: 1.
3ª Conferência Regional Norte de Ciência, Tecnologia e Inovação Ministério da Ciência e Tecnologia Mesa 5: Inovação, Propriedade Intelectual e Conhecimento.
Transcrição da apresentação:

Rio de Janeiro – outubro/2005 Workshop para Avaliação dos Núcleos de Apoio ao Patenteamento e dos Escritórios de Transferência de Tecnologia - Potencialidades Face à Lei da Inovação - Consolidação do Núcleo de Propriedade Intelectual da UEL Prof. Dra. Cleusa Rocha Asanome Coordenadora do Escritório de Proteção do Conhecimento da UEL Rio de Janeiro – outubro/2005

Breve histórico Início em 1998; Aprovação projeto “Consolidação do Escritório de Proteção do Conhecimento da UEL” - Edital FVA/TIB : FINEP/CNPq 01/2002 (9 meses); Aprovação projeto “Fortalecimento do Escritório de Proteção do Conhecimento da UEL” – Edital FVA/TIB 2004 (24 meses).

Breve descrição do projeto Titulo: Consolidação do Núcleo de Propriedade Intelectual da UEL Objetivo Geral: consolidar o Núcleo de Propriedade Intelectual da UEL para aperfeiçoar e ampliar serviços na área de propriedade intelectual, através do desenvolvimento das seguintes atividades: Sensibilização acerca da importância e necessidade da proteção intelectual; Orientação acerca das legislações e tratados nacionais e internacionais sobre propriedade intelectual; Elaboração de documentos de patente; Elaboração de pedidos de registro de marcas, desenho industrial, indicações geográficas, programas de computador; Registro de obras artísticas, científicas e literárias; Fornecimento de informações tecnológicas e incentivo ao desenvolvimento de novas tecnologias.

Breve descrição do projeto Metas Físicas: Atender: 3 IES, 2 Centros de P&D, 1 Escola Técnica e 6 incubadoras do Paraná ; Formar um portal e um banco de dados com 100 cadastros; Efetuar 12 pedidos de proteção intelectual.

Breve descrição do projeto ATIVIDADES DO ESCRITÓRIO Palestras e cursos sobre a propriedade intelectual; Busca em documentos de patente; Orientação na elaboração de documentos de patente, registro de marcas, desenho industrial, direitos autorais e programas de computador; Acompanhamento do trâmite dos pedidos de proteção intelectual.

Breve descrição do projeto A metodologia para execução do projeto Capacitação da equipe executora Sensibilização sobre a propriedade intelectual Identificação de produtos ou processos passíveis de proteção Assessoramento “in loco” abordando os aspectos técnicos e legais do processo de proteção Pedido de proteção e acompanhamento Desenvolvimento de um banco de dados

Breve descrição do projeto Resultados Esperados pelo Projeto: 20 consultorias; 02 depósitos de patente; 04 registros de direito autoral; 04 registros de marcas; 02 demais pedidos de proteção (desenho industrial, indicação geográfica). Banco de dados e portal desenvolvidos com 100 cadastros.

Resultados alcançados (desde 2002) 12 depósitos de patente 13 pedidos de registro de marca 2 pedidos de registro de direito autoral 1 pedido de registro de programa de computador atendimento a uma média de 04 consultas / semana (aumento de 300% em 3 anos); aprovação de 2 projetos para realização de eventos em 2003: (FINEP e Fundação Araucária).

Resultados alcançados (desde 2002) Programa de sensibilização a Propriedade Intelectual: 37 eventos (palestras, cursos, workshops e feira da Idéia) Mais importantes : Feira da Idéia – 2 versões; Workshop de Propriedade Intelectual da UEL – 2 versões; Seminário de Propriedade Intelectual – 2 versões

Dificuldades observadas RECURSOS HUMANOS seleção de profissional qualificado e com conhecimento em propriedade intelectual; capacitação dos bolsistas é demorada; impedimento na contratação de antigos bolsistas IS 06 e IS 11 CNPq; CULTURA DE PROPRIEDADE INTELECTUAL NAS UNIVERSIDADES E EMPRESAS ARTICULAÇÃO ESTRATÉGICA NAS UNIVERSIDADES propriedade intelectual ainda não faz parte da política institucional da Universidade; Falta conhecimento da área jurídica das IETs em PI e transferência de tecnologia; Falta apoio institucional; FALTA DE PESSOAL E INFRA ESTRUTURA DO INPI; DIFICULDADE DE SABER QUAL PRODUÇÃO INTELECTUAL VALE A PENA SER PROTEGIDA. CUSTO DA VENDA DE UMA TECNOLOGIA;

Recomendações para aperfeiçoamento Possibilidade de contratação de equipe ou pelo menos o gestor por período mais longo Valoração da patente como uma publicação Problemas na contratação de bolsistas IS 006/2005 e IS 11/2005 Criar um fundo ou uma linha de fomento para avaliação de produções intelectuais passiveis de proteção (as que valem a pena) Criar cursos de capacitação em venda de tecnologia, ou preço na venda de uma patente.

Situação atual Desde a execução do projeto (janeiro de 2005): 2 pedidos de registro de marca e 3 em andamento 1 pedido de registro de direito autoral 3 depósitos de patente e 4 em andamento 5 eventos A Lei de Inovação e Interação Universidade-Empresa com Filipe Teixeira da Embrapa II Feira Da Idéia 3ºseminário de propriedade intelectual: em Curitiba em conjunto com Tecpar, Cefet-Pr, UFPR; II Workshop de propriedade intelectual; Dias 27 e 28 deste mês: equipe do Escritório irá proferir palestras sobre Propriedade intelectual no Cefet de Medianeira e Cefet de Ponta Grossa. participação da equipe em 3 eventos de capacitação em propriedade intelectual

Situação atual comunidade tem um conhecimento substancial do trabalho do Escritório criação de novas técnicas e metodologias de trabalho que possibilitaram a melhora no atendimento melhora da qualidade nos atendimentos e aumento do número de atendimentos e pedidos de proteção Realização de uma pesquisa para avaliar o grau de satisfação dos clientes do Escritório de Proteção ao Conhecimento.

Papel do Escritório na execução das ações decorrentes da Lei da Inovação zelar pela manutenção da política de estímulo à proteção; Auxiliar na instituição de políticas de PI bem definidas, também quanto a sigilo e confidencialidade; estimular incubação de empresas por pesquisadores; estimular as empresas produtoras de bens e serviços a investir em ciência e tecnologia; Facilitar a interação com setor empresarial; Elaborar normas explícitas para administrar a relação universidade/empresas e ressaltar com casos de sucesso as vantagens de tal relacionamento;

OBRIGADA! conhecimento@uel.br 43-3371-5812