Plano Nacional de Educação para o decênio (PNE /2020)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Advertisements

Desigualdades no acesso e na qualidade da educação infantil: os dados da PNAD e do Censo Escolar Angela Rabelo Barreto Consultora CGEE Brasília, 7 de março.
Políticas de Educação de Jovens e Adultos
Plano Nacional de Educação Maria Margarida Machado – FE
I EREJASul Metas e estratégias equalizadoras ao PNE II
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Plano Nacional de Educação
Quais os objetivos da discussão do PNE
Políticas e Serviços da Primeira Infância no Brasil UNESCO
DESAFIOS NA ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
Plano Nacional de Educação
PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Secretaria de Estado de Educação.
Aprova o Plano Nacional da Educação-PNE
Seminário Nacional Sobre Educação Contextualizada
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Indicadores sociais e educacionais
Maria Lucia Cavalli Neder Reitora da UFMT
PORQUE É FUNDAMENTAL CONSOLIDAR O ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
1 de abril de 2011 A curricularização da extensão nos cursos de graduação: limites e potencialidades Debatedores: Isabel Cristina Auler Cipriano Maria.
Plano Nacional de Educação
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
O PNE e os Desafios da EDUCAÇÃO SUPERIOR dilvo.
O Plano Nacional de Educação e os desafios da Educação Infantil
Plano Nacional de Educação
05 A 08 DE NOVEMBRO DE 2014, FORTALEZA CEARÁ.. PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO Meta 12: elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% (cinquenta.
METAS PARA OS PRÓXIMOS DEZ ANOS
Alunos: Hebert Coutinho Matheus Z. Goulart Sergio Campos
Quais os objetivos da discussão do PNE
PLANOS DE EDUCAÇÃO CESAR CALLEGARI*
Conferência Nacional de Educação
Secretaria de Regulação e Supervisão do Ensino Superior Ministério da Educação.
ALINHAMENTO DOS PLANOS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO AO PNE
1. Apoio à Universalização do acesso à Educação Infantil (crianças de 4 e 5 anos)
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” PAULO.
Desafios e Propostas do PNE para a educação superior
ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
O NOVO PNE PARA OS ESTADOS E O DF síntese do texto aprovado na Comissão Especial da CD Julho de 2012.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Diretoria de Ensino da Região de Itaquaquecetuba
A EDUCAÇÃO BÁSICA DESAFIOS PARA O FUTURO E O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO Ricardo Martins Maio 2014.
Planejando a Próxima Década
Currículo, PNE e Base Nacional Comum
Resultados do ENEM 2014 à luz dos indicadores contextuais Brasília-DF | Julho 2015.
XXV ENCONTRO NACIONAL DA UNCME
Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
ACESSO À INFORMAÇÃO E DIREITO À EDUCAÇÃO Ananda Grinkraut e Gustavo Paiva.
Como se organiza e estrutura a Educação Básica no Brasil?
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Conheça as 20 metas aprovadas para o Plano Municipal da Educação _PME
DISCIPLINA: POLÍTICA EDUCACIONAL PROFESSORA: Drª Sônia Rodrigues ALUNOS: AMANDA ELLEN DIAS BARRETO ANALICE CRISTOVÃO MORAIS
NACIONAL, ESTADUAL E MUNICIPAIS Marsia Sulzbacher (AE Executivo RS) Contato:
Secretário Municipal da Educação Danilo de Melo Souza Projeto de Lei do Senado nº 255/14 Senador Wilson Matos Audiência Pública.
Integração do Ensino Médio com a Educação Profissional Jul/2015.
3ª Audiência Pública na Comissão de Educação do Senado da República IRIA BRZEZINSKI Brasília, 19 de agosto de.
{ PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretário Paulo Vicente dos Reis Comissão de Elaboração e Acompanhamento.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EAD – POLO BARCARENA DISCIPLINA POLITICA EDUCACIONAL SEMINÁRIO 20 METAS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÂO.
O II PNE: reflexões sobre o projeto e suas metas Maio 2011.
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
Panorama (rápido) da Educação Básica no Brasil O desafio da equidade Brasília, 11 de abril de 2012.
Universidade Federal do Pará Instituto de Letras e Comunicação Faculdade de Letras Disciplina: Política e Legislação Educacional Prof.ª Sônia Rodrigues.
Plano Nacional de Educação. PNE - Plano Nacional de Educação Componentes: Carlânia de Brito Costa Edivan Reis Santiago Florivan Alves da Silva John Lennon.
Currículo, PNE e Base Nacional Comum Atividade complementar 01 Apresentação 01.
Base Nacional Comum Curricular: como fica a educação brasileira?
Senado Federal Comissão de Educação Cultura e Esporte Audiência Pública Marco Regulatório da Educação a Distância Prof. Dr. Luciano Sathler Associação.
Organização do Sistema Educacional Brasileiro
Transcrição da apresentação:

Plano Nacional de Educação para o decênio 2011-2020 (PNE - 2011/2020) 2º Seminário sobre Educação Plano Nacional de Educação para o decênio 2011-2020 (PNE - 2011/2020)

Projeto de Lei nº 8.035/2010 Plano Nacional de Educação - PNE 2011-2020; Estabelece objetivos, metas, estratégias e ações para orientar a educação brasileira; Enquanto a aprovação do PNE está em trâmite, estados e municípios estão mobilizados na elaboração de seus planos; Seminários, oficinas, reuniões técnicas, estudos, diagnósticos, desenvolvimento de indicadores, entre outras atividades; Gestão da Informação, Gestão da Tecnologia e Gestão do Conhecimento; Articulação subsidiando o processo de planejamento e tomada de decisão no campo da Educação no Brasil; Integração dos Planos Nacionais, Estaduais e Municipais.

Premissas Universalização da educação básica pública, por meio do acesso e permanência na instituição educacional; Expansão da oferta da educação superior, sobretudo a pública, por meio da ampliação do acesso e permanência na instituição educacional; Garantia de padrão de qualidade em todas as instituições de ensino, por meio do domínio de saberes, habilidade e atitudes necessários ao desenvolvimento do cidadão, bem como da oferta dos insumos próprios a cada nível, etapa e modalidade de ensino; Gratuidade do ensino para o estudante em qualquer nível, etapa ou modalidade da educação, nos estabelecimentos públicos oficiais; Gestão democrática da educação e controle social da educação; Respeito e atendimento às diversidades étnicas, religiosas, econômicas e culturais; Excelência na formação e na valorização dos profissionais da educação; Financiamento público das instituições públicas.

Estudo acerca do PNE 2011-2020 Compêndio estatístico com os 85 indicadores subdivididos por metas; Desagregação por município, desde que a informação esteja disponível; Evolução recente 2007-2011, desde que a informação esteja disponível.

Acompanhamento de indicadores 20 METAS 170 ESTRATÉGIAS 85 INDICADORES

Análises Preliminares Censo Demográfico - 2010; PNAD - 2007-2011; Censo Escolar - 2007-2011; Censo da Educação Superior - 2007-2011.

Meta 1: Universalizar, até 2016, o atendimento escolar da população de 4 e 5 anos, e ampliar, até 2020, a oferta de educação infantil de forma a atender a 50% da população de até 3 anos.

Meta 2: Universalizar o ensino fundamental de nove anos para toda população de 6 a 14 anos.

Meta 3: Universalizar, até 2016, o atendimento escolar para toda a população de quinze a dezessete anos e elevar, até 2020, a taxa líquida de matrículas no ensino médio para oitenta e cinco por cento, nesta faixa etária.

Meta 3: Universalizar, até 2016, o atendimento escolar para toda a população de quinze a dezessete anos e elevar, até 2020, a taxa líquida de matrículas no ensino médio para oitenta e cinco por cento, nesta faixa etária.

Meta 5: Alfabetizar todas as crianças até, no máximo, os oito anos de idade.

Meta 5: Alfabetizar todas as crianças até, no máximo, os oito anos de idade.

Meta 5: Alfabetizar todas as crianças até, no máximo, os oito anos de idade.

Meta 5: Alfabetizar todas as crianças até, no máximo, os oito anos de idade. Taxa de analfabetismo da população de 15 anos ou mais: Brasil e estados da região Sudeste – 2001 a 2011 Fonte: PNAD/IBGE 2001 - 2011. Elaboração: CES/IJSN

Meta 5: Alfabetizar todas as crianças até, no máximo, os oito anos de idade. Taxa de analfabetismo por faixas etárias – Espírito Santo – 1999 a 2011 Fonte: PNAD/IBGE 2001 - 2011. Elaboração: CES/IJSN

Meta 8: Elevar a escolaridade média da população de 18 a 24 anos de modo a alcançar mínimo de 12 anos de estudo para as populações do campo, da região de menor escolaridade no país e dos vinte e cinco por cento mais pobres, bem como igualar a escolaridade média entre negros e não negros, com vistas à redução da desigualdade educacional.

Meta 12: Elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% e a taxa líquida para 33% da população de dezoito a vinte e quatro anos, assegurando a qualidade da oferta.

Meta 12: Elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior para cinquenta por cento e a taxa líquida para 33% da população de 18-24 anos, assegurando a qualidade da oferta.

Meta 13: Elevar a qualidade da educação superior pela ampliação da atuação de mestres e doutores nas instituições de educação superior para setenta e cinco por cento, no mínimo, do corpo docente em efetivo exercício, sendo, do total, trinta e cinco por cento doutores.

Meta 13: Elevar a qualidade da educação superior pela ampliação da atuação de mestres e doutores nas instituições de educação superior para setenta e cinco por cento, no mínimo, do corpo docente em efetivo exercício, sendo, do total, trinta e cinco por cento doutores.

Meta 15: Garantir, em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, que todos os professores da educação básica possuam formação específica de nível superior, obtida em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam.

Obrigado www.ijsn.es.gov.br