DECODIFICAÇÃO DAS TENDÊNCIAS

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Transcrição da apresentação:

DECODIFICAÇÃO DAS TENDÊNCIAS Bianca Clark

AS UNHAS COMO ACESSÓRIOS INDISPENSÁVEIS DE MODA

As cores dos esmaltes, os formatos das unhas e até os desenhos usados nas unhas decoradas acompanham os movimentos da moda de acordo com as estações. Não é à toa, por exemplo, que hoje muitas coleções de esmaltes são desenvolvidas em parceria com estilistas de grifes famosas de roupas.

HITS DESTE OUTONO / INVERNO Preto é a cor mais forte desta estação. Parece uma repetição do estilos punk, dark e gótico, mas segue a direção de um caminho mais luxuoso e elaborado, inspirado na moda vitoriana. Este esmalte preto é seguido pelo vermelho sangue. Já os tons de branco são encardidos e amarelados.

HITS DESTE OUTONO / INVERNO Unhas muito compridas estão fora de moda. O comprimento não deve ultrapassar 3mm, contando a partir da ponta dos dedos. Este é o tamanho que facilita a vida da mulher moderna, que usa computadores, celulares e iPods com teclas cada vez menores. Já o formato ideal das unhas, nesta temporada, é o quadrado. Com relação às cores, a grande aposta para 2007 são os tons escuros, como vermelhos, marrons, violetas e o azul petróleo, sempre puxando para o preto. Outro grande hit será o berinjela com toque acinzentado, uma cor bem arrojada.

HITS DESTE OUTONO / INVERNO Não podemos nos esquecer de cores, como roxo, vinho, amora, rosa envelhecido e outras tonalidades queimadas. Os esmaltes vermelhos também estão no auge, em versões cremosas de carmim, pimenta, rubi, cereja e bordô. Não poderiam faltar os tons de bege e marrom (madeira), que são sempre muito elegantes e, nesta estação, giram em torno do universo do chocolate e surgem em versões metalizadas. Muitos destes esmaltes vêm perolados (principalmente os tons de pele), com fórmulas mais brilhosas, acompanhando as tendências do make-up.

MAS COMO CHEGAMOS A ESTAS TENDÊNCIAS? Vamos voltar até as cores trabalhadas ao longo da Primavera/Verão: nuances rosadas, douradas, alaranjadas e acobreadas marcaram os esmaltes da estação passada. Formulados com pigmentos reflexivos, os produtos de beleza cintilavam e buscavam inspiração nos raios do sol. Agora, vamos comparar com a cartela de cores que será usada até o final deste inverno.

MODA + BELEZA: UMA LIGAÇÃO MUITO ÍNTIMA “Moda não é só roupa. Moda é comportamento, consumo, atitude, inovação e tecnologia. A moda não conhece fronteiras. É uma expressão universal do design. Poucas expressões estão tão intimamente presentes no cotidiano das pessoas como ela. Poucas são as formas criativas que representam e influenciam de maneira tão explícita o comportamento individual. A moda é resultado de um mundo em constante transformação e intensa conectividade.” (Paulo Borges, organizador de dois dos maiores eventos de moda do Brasil, o São Paulo Fashion Week e o Amni Hot Spot)

MAS COMO SURGEM AS TENDÊNCIAS, MESMO? Para chegarmos até as tendências que veremos aqui, dois anos antes, agências especializadas em pesquisas de comportamento avaliam hábitos de consumo e desejos das pessoas nas ruas das principais capitais do mundo. O que elas estão vestindo, que carros estão usando, como estão decorando suas casas, o que estão comendo, etc. Destas pesquisas, surgem idéias que irão influenciar as indústrias do design, vestuário e beleza, meses depois. No caso dos segmentos de moda e beleza, um trabalho mais intenso de pesquisa e elaboração de novas coleções começa com até 8 meses de antecedência da própria estação. Ou seja: quem manda sempre é o cliente. São os consumidores que ditam as tendências da moda.

OS CONCEITOS DA VEZ 1. Atitude Relax ou “nesting”: o universo da casualidade, do conforto e do relaxamento, refletido no contraste entre cores sóbrias e apagadas (como cinzas e beges) com pitadas de tons vibrantes (como roxo e ameixa). O conforto da casa está muito presente nas tendências deste ano. Calma e conforto são itens indispensáveis e aparecem não só na forma de tecidos (com suas texturas suaves e macias) como até no universo das manicures. No exterior, os salões começam a investir em espaços reservados para o embelezamento das mãos e dos pés, com forte apelo sensorial. A idéia é fazer a cliente relaxar enquanto desfruta dos serviços de manicure e pedicure. 2. Pulsação Ativa: outro conceito forte que influencia o mundo dos cosméticos. É o universo do esporte e da tecnologia e da performance. Aqui, falamos de técnicas eficientes de decoração de unhas, esmaltes formulados com princípios ativos protetores, ricas texturas e cores de excelente cobertura e longa durabilidade.

TENDÊNCIAS DA ESTAÇÃO Segundo as passarelas internacionais PODEROSA Nesta tendência, a sedução está na simplicidade. Este é o universo das roupas de linhas finas, delgadas e elegantes. A alfaiataria (clássico do guarda-roupa masculine) ganha um ar mais feminino, graças a revestimentos estruturados que dão forma à silhueta. Exemplo: jaquetas que marcam a cintura e valorizam os ombros, usadas com calças mais larguinhas, para contrastar. Looks fortes e descompromissados, perfeitos para mulheres que confiam no próprio estilo. AS UNHAS: Para as clientes que se encaixam nesta tendência, as unhas também têm uma aparência mais forte. São mais curtas, quadradas e pintadas em tons de vinho, amora, ameixa e vermelho-tijolo (cor que é uma evolução do coral usado no verão).

TENDÊNCIAS DA ESTAÇÃO Segundo as passarelas internacionais ROMÂNTICA Cetins e veludos marcam esta tendência, assim como as blusas volumosas que lembram a moda usada na Paris do século 18. Os punhos são engomados, enquanto jabôs (babados) e franzidos adornam golas mais altas que cobrem colos e pescoços. Sapatos e sapatilhas abertas na frente (chamadas de “peep toes”), usadas com calças justinhas tipo “cigarrete”, assim como as cinturas marcadas e os tecidos franzidos criam a atmosfera ideal para que as mulheres deixem seu lado romântico aflorar. AS UNHAS: As clientes que se encaixam neste universo podem usar as unhas das mãos e dos pés combinando com a cor dos lábios – tudo pintado com tons de chocolate metalizado (um dos grandes hits do inverno em matéria de esmaltes). Texturas ricas valorizam os esmaltes, que ficam ainda mais sedutores e quebram o ar antigo das roupas que usam o passado como referência.

TENDÊNCIAS DA ESTAÇÃO Segundo as passarelas internacionais LOLITA Tendência inspirada na moda jovem e irreverente londrina. São looks perfeitos para as clientes mais descoladas e totalmente antenadas com a moda, cheias de atitude e sempre com seus iPods a tiracolo. O visual é uma mistura total: camisetas desgastadas, calças de brim de cintura baixa, saias desestruturadas e vestidos usados com leggings são suas peças-chave nesta temporada. Nos pés, tênis, claro. AS UNHAS: As clientes que se encaixam nesta tendência gostam de uma beleza mais chamativa, onde pálpebras escuras contrastam com lábios mais pálidos, cor de boca mesmo… Os esmaltes preferidos? Creme, magenta, roxo e azul escuro!

TENDÊNCIAS DA ESTAÇÃO Segundo as passarelas internacionais MIX É a tendência ideal para mulheres ecléticas, espontâneas e de alma apaixonada. Seu estilo muda de acordo com seu estado de espírito, pois elas não são vítimas da moda. Nesta estação, poderão usar saias com leggings e meias coloridas num dia e camisas com babados ou golas orientais (tipo mandarim) no outro. Lenços e laços de cetim são seus acessórios preferidos. Também não temem usar cores fortes. São mulheres que despertam todos os olhares, mas nunca de forma escandalosa. AS UNHAS: As clientes que se encaixam nesta tendência poderão usar esmaltes vermelhos metálicos a qualquer hora do dia. Para variar, um tom de caramelo brilhante será a opção perfeita.

OS CLÁSSICOS O ESMALTE VERMELHO: É sexy e glamouroso a qualquer hora do dia, dos jantares de gala às tardes na praia. O tom possui uma infinidade de versões, mas, para não errar, aposte no vermelho cremoso, puxando para o vinho. O look moderno exclui as unhas muito longas. Por isso, aconselhe às suas clientes optarem por deixá-las curtinhas ou, no máximo, médias, sempre bem lixadas e polidas. Muito popular nos anos 20, o famoso “vamp red”, esmalte cor de sangue, quase preto, sempre retorna com a chegada do Outono. Mas como este tom carrega uma “áurea” cheia de dramaticidade, não é qualquer cliente que se sentirá à vontade com ele nas unhas… Para adaptar a cor ao dia-a-dia das mulheres, tornando-a mais “comercial”, o ideal é que as unhas estejam curtas – sem ultrapassar a ponta dos dedos.

DICAS Para escolher o tom de esmalte vermelho que mais combina com o tom de pele de sua cliente, observe a parte interna de seus braços. Se você perceber a presença de pigmentos mornos na pele (puxando para tons de ouro, amarelo, laranja, pêssego ou vermelho), opte pelos vermelhos vivos – ou os vermelhos com pitadas de marrom e dourado. Se a pele da cliente tiver pigmentos frios na pele, você irá perceber a presença de nuances que puxam para o rosa, o azul e o azul-esverdeado. Neste caso, opte pelos esmaltes vermelhos-azulados, como o vinho e o amora. Clientes mais morenas, com peles em tons de oliva, ficam muito bem com vermelhos-alaranjados, como o tomate. Para clientes negras, os vermelhos que puxam para o vinho e o roxo são sempre as melhores opções.

A MANICURE FRANCESINHA Adorada pelas noivas, também é usada por mulheres de todas as idades, estilos e classes sociais, pois deixa as unhas com uma aparência limpa, discreta e elegante, perfeita para todas as ocaisões. Esta técnica de pintura de unhas, muito usada na Europa, consistia, inicialmente, em pintar apenas a ponta das unhas de branco, em forma de meia-lua. Depois, a manicure cobria toda a unha com um esmalte num tom de rosa ou bege quase transparente. Partindo da francesinha tradicional, surgiram outras variações mais estilizadas, com pontas pintadas em cores diferentes e metalizadas, ou trabalhadas com flores, glitter, strass, etc. Para as clientes mais ousadas, no inverno, vale sugerir uma francesinha com esmalte doce-de-leite e pontas douradas. Resultado: um efeito criativo, cintilante e divertido!

CONCLUSÃO Como vimos, moda e unhas caminham cada vez mais juntas, pois das passarelas surgem os tons de esmaltes que brilham a cada nova estação. Vivemos tempos de busca da necessidade de acompanhar o movimento global da moda. Mas também há o outro lado, que puxa as pessoas para o oposto, a contradição, a transgressão – mesmo quando o assunto envolve esmaltes. O que precisamos entender, no meio de todo o excesso da liberdade que a moda nos dá, é que existe uma tendência principal, que lidera todas as outras: a busca pela identidade, pela personalização. É isso que todo cliente quer: ser exclusivo. O desafio, para perceber com clareza todas as tendências que surgem a cada estação, é ter um ponto de partida, uma base. E isso envolve muito trabalho, pesquisa e concentração. Manter-se ligada!

COMO TREINAR O OLHAR? Marcar presença em cursos e workshops; Trocar informações com colegas de trabalho mais experientes; Assistir a filmes, novelas, programas de moda e decoração; Ir ao cinema, teatros e exposições de arte, na medida do possível; Viajar, conhecer culturas diferentes; Observar as clientes que frequentam o seu salão; Olhar as vitrines (não como compradora, mas como formadora de opinião); Observar as pessoas nas ruas… sempre!

CONTATO biancaclark@terra.com.br Revista You Brasil: (21) 2136 3067 Muito obrigada!