Área de Alemão/DLM/FFLCH-USP Profs.: José Simões e Marceli Aquino

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.
Advertisements

Prof. Sergio Medina RESENHA É a apresentação do conteúdo de uma obra. Consiste na leitura, no resumo, na crítica e na formulação de um conceito de valor.
Resenha Científica As resenhas são um fruto típico do desenvolvimento da imprensa. Até há poucos séculos, a quantidade de livros publicados era tão pequena.
Relatório Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa Fernanda Almeida Vita.
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO CONCLUSÃO METODOLOGIA REFERÊNCIAS
Orientação Importante:
Ab COMO FAZER UMA RESENHA ab
TÍTULO DO TRABALHO Autor:.
Metodologia Científica Principais elementos de um fichamento
Seção de resultados em um artigo
RESULTADOS E DISCUSSÃO
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO SUPERIOR DO BRASIL - IDESB
VI Mostra Científica do Campus V de Ensino, Pesquisa e Extensão:
Artigo Científico Disciplina PPGPE: Elaboração de textos, aula e avaliação Graziela Zamponi Maria Auxiliadora Motta Barreto Sandra Giacomin Schneider.
fotos/imagens devem ser em alta resolução
PERCURSO UNIVERSITÁRIO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO CONCLUSÃO METODOLOGIA REFERÊNCIAS
Título do Trabalho a ser apresentado
Referências bibliográficas Resultados e discussões
Titulo do Trabalho (Fonte: Arial Negrito, 60)
24ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
Fichamento acadêmico:
5. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Resumo PARTE 2 Conteúdo: Sumarização
RESULTADOS E DISCUSSÃO Marcas, Siglas de Apoios
Título: deve ser representativo de seu conteúdo, sem ser longo, devendo conter apenas as palavras essenciais. Autores: O primeiro autor é o principal (aluno),
II Encontro de Estágio Supervisionado de Pedagogia/URCA
TÍTULO DO TRABALHO (CAIXA ALTA)
TÍTULO DO TRABALHO Considerações iniciais:
Título do Trabalho Primeiro Autor1, Segundo Autor2 RESUMO
FICHAMENTO Professor Adm. Walter Martins Jr. - CRA/PR Texto original: Professor José Rômulo de Magalhães Filho – com adaptações.
25ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
PROJETO DE PESQUISA Angelo Cataneo
TÍTULO Logomarca do Curso INTRODUÇÃO RESULTADOS
LEITURA CRÍTICA DE UM ARTIGO CIENTÍFICO
MODELO DE APRESENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO-UFSJ CONFORME RESOLUÇÃO Nº. 005/2010 DE 25 DE OUTUBRO DE 2010.
Autor: Prof. Dr. Leonardo Flach (UFSC)
TÍTULO INTRODUÇÃO OBJETIVOS MATERIAL E MÉTODOS CONSIDERAÇÕES FINAIS
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Subtítulo do trabalho (se houver)
26ª Mostra de Pôster – FATEC 2018
TÍTULO DO TRABALHO Autor 1a, Autor 2b, Autor 3c
Pesquisa Bibliográfica
Fonte Arial Black, Tamanho 50
VIII CONGRESSO NACIONAL DE ARQUIVOLOGIA
TÍTULO DO TRABALHO (CAIXA ALTA)
¹Autor. ²Autor 3Autor ;4Autor; RESULTADOS E DISCUSSÕES
TÍTULO DO TRABALHO Autor¹, Autor², Autor³, Autor4
TÍTULO DA APRESENTAÇÃO
Título do trabalho Autores do trabalho
Metodologia da Pesquisa
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO RESULTADOS E DISCUSSÃO METODOLOGIA
TITULO DISCENTE:.
TÍTULO DO TRABALHO Autor¹, Autor², Autor³, Autor4
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO JUSTIFICATIVA OBJETIVOS
Dissertação Gustavo Volpi nº 15 Marina Saffran nº 26 1m2.
Negrito – Caixa Alta - Centralizado Resultados e Discussão
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Nome do autor – Instituição a que se vincula
TÍTULO EM CAIXA ALTA NEGRITO E CENTRALIZADO
TIPOS DE TRABALHO CIENTÍFICO
TÍTULO (Fonte: Arial; Tamanho: 40)
Título: deve ser representativo de seu conteúdo, sem ser longo, devendo conter apenas as palavras essenciais. Autores: O primeiro autor é o principal (aluno),
RESUMO Disciplina de Iniciação à Pesquisa Científica
VII Mostra Científica do Campus V de Ensino, Pesquisa e Extensão:
METODOLOGIA CIENTÍFICA
TÍTULO DO TRABALHO Autor¹, Autor², Autor³, Autor4
TITULO INTRODUÇÃO OBJETIVOS METODOLOGIA RESULTADOS E DISCUSSÃO
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA
Dicas sobre Referencial Teórico
Transcrição da apresentação:

Área de Alemão/DLM/FFLCH-USP Profs.: José Simões e Marceli Aquino Metodologia do trabalho científico Área de Alemão/DLM/FFLCH-USP 2017.1 Profs.: José Simões e Marceli Aquino RESUMO, FICHAMENTO, RESENHA Adaptado da aprentação de José Simões; Juliana P. Perez; Tinka Reichmann 01/04/2011

PROGRAMA DA AULA Apresentação das diferenças entre gêneros (slides 2-3) Trabalho prático 1 – características de um resumo Leitura individual (texto jornal) Grupos : atividades selecionadas Sistematização: passos importantes (slide 5) Trabalho prático 2: redação de resumo (texto jornal) Trabalho prático 3: redação de resumo (texto livro) Discussão/tarefa: fichamento

RESUMO X FICHAMENTO Quem escreve? Quem escreve? Para quem escreve? informação sobre texto longo em espaço curto Quem escreve? Para quem escreve? Para qual meio escreve? O que contém? estrutura clara foco no objeto do texto linha teórica escolhida método adotado resultados atingidos ou desejados Registros de informações, base de dados pessoal Quem escreve? Com qual objetivo? O que contém? obs. tipos de fichas: bibliográficas/de resumo/de citações/críticas) Como está organizado?

FICHAMENTO X RESENHA Posição neutra ou crítica Posição avaliativa Leitura de um texto + avaliação pessoal Referências bibliográficas exatas e completas; Base: leitura analítica Forma: citações ou paráfrases, localizadas em seu contexto Possibilidade: início de análise crítica, percurso do pensamento do autor. Leitura comparativa de vários textos + avaliação pessoal Base: leitura analítica + sintópica! Forma: depende do meio ao qual é escrita

RESUMO: PASSOS IMPORTANTES Sumarização Localização e explicitação das relações entre as ideias mais relevantes do texto Menção ao autor do texto resumido Atribuição de atos ao autor do texto resumido

RESUMO: AVALIAÇÃO (CF. MACHADO, 2004) Está adequado ao objetivo? As informações mais relevantes estão expressas (questão discutida, posição do autor e seus argumentos)? No início do resumo há indicação do título e do autor do texto resumido? Relações entre ideias do texto original estão explicitadas por conectivos e verbos adequados? Está claro de quem são as ideias resumidas pela menção do autor em diversas formas? O resumo pode ser compreendido por um leitor que não conhece o texto original?