SOFTWARE DE GERENCIAMENTO DAS ATIVIDADES DA PROTEÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IFTO ESTRUTURA DE DADOS AULA 05 Prof. Manoel Campos da Silva Filho
Advertisements

Parte 2: Compensadores “Shunt”:
UNICAMP Universidade Estadual de Campinas Centro Superior de Educação Tecnológica Divisão de Telecomunicações Propagação de Ondas e Antenas Prof.Dr. Leonardo.
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
Inversor Trifásicos com Três Pernas
Material pedagógico Multiplicar x 5 Clica!
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
Operadores e Funções do LINGO
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
Pesquisa Bibliográfica Disciplina de Metodologia da Pesquisa Profª Tereza Yoshiko Kakehashi 1.
Nome : Resolve estas operações começando no centro de cada espiral. Nos rectângulos põe o resultado de cada operação. Comprova se no final.
Copyright (c) 2003 by Valery Sklyarov and Iouliia Skliarova: DETUA, IEETA, Aveiro University, Portugal.
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
Excel Profa. Cristina M. Nunes.
Relações Adriano Joaquim de O Cruz ©2002 NCE/UFRJ
PERSPECTIVA CONCEITUAL
EXPRESSÕES ARITMÉTICAS
EXPRESSÕES ARITMÉTICAS
Crescimento Econômico Brasileiro : Uma Visão Comparada de Longo Prazo Prof. Giácomo Balbinotto Neto UFRGS.
Crescimento Econômico Brasileiro : Uma Visão Comparada de Longo Prazo Prof. Giácomo Balbinotto Neto UFRGS.
FUNÇÃO MODULAR.
CAP. 2 RESPOSTA EM FREQÜÊNCIA TE 054 CIRCUITOS ELETRÔNICOS LINEARES
HellermannTyton Brasil Sistema de Gerenciamento Integrado HellermannTyton Brasil Sistema de Gerenciamento Integrado Alexandre Martins Consultor de Negócios.
O que é 5(S)? ? 5(S) É a prática de hábitos que permitem mudanças nas relações... É a base de qualquer programa de qualidade. 1.
EXEMPLOS DE ESTRUTURAS PROTENDIDAS
Questionário de Avaliação Institucional
Técnica de Contagem.
Provas de Concursos Anteriores
Instituto de Geociências Universidade Federal de Minas Gerais
SOFTWARE DE GERENCIAMENTO DA MANUTENÇÃO
Instalação e Configuração
Hamburgo, Alemanha Definir o caminho que irá permitir a Lions Clubs International alcançar o seu potencial pleno como organização.
Financeiro - Cadastro de Conta Contábil
Módulo Financeiro Centro de Custo.
Análise Preliminar de Riscos
MECÂNICA - ESTÁTICA Cabos Cap. 7.
MECÂNICA - DINÂMICA Exercícios Cap. 13, 14 e 17. TC027 - Mecânica Geral III - Dinâmica © 2013 Curotto, C.L. - UFPR 2 Problema
Cinemática Plana de um Corpo Rígido Cap. 16
1 António Arnaut Duarte. 2 Sumário: primeiros passos;primeiros passos formatar fundo;formatar fundo configurar apresentação;configurar apresentação animação.
Estruturas de Dados com Jogos
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Plataforma Brasil – Submissão de pesquisa
CONPROVE INDÚSTRIA E COMÉRCIO
Extranet GRD – Guia de Remessa de Documentos
Inserir crédito para cliente
Modelagem Estatística
Software de Coordenação da Proteção na Distribuição
EXERCÍCIOS PARA GUARDA-REDES
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
VI Fórum Banco Central sobre Inclusão Financeira
1- Acessar o site: 2- Realizar o cadastro.
Compras - Pedido de Compra
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
DIEGO RICARDO DE ARAUJO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO INSTITUTO DE CIÊNCIA EXATAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA Seleção de Características.
MATRICIAL CONSULTORIA LTDA. PREFEITURA MUNICIPAL DE GARIBALDI 23/10/ : ATENÇÃO Os locais descritos nas planilhas anexas não correspondem ao total.
WMS Stock Locator Apresentação dos módulos padrões do WMS Stock Locator Sistema Gerenciador de Materiais.
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Máquina de Turing Universal
CE6003 TESTADOR COMPACTO TRIFÁSICO E ANALISADOR DE ENERGIA ELÉTRICA MICROPROCESSADO.
Caminhos da Cana Relatório e show de imagens Marcos Fava Neves Prof. FEA/USP Ribeirão Preto Purdue University (2013)
CE6006 TESTADOR UNIVERSAL HEXAFÁSICO E ANALISADOR DE ENERGIA ELÉTRICA MICROPROCESSADO C/ PROTOCOLO IEC
Módulo Compras Relatórios e Relações 1. Objetivo 2 Conhecer os relatórios e as relações do sistema disponibilizadas no módulo Compras.
TESTADOR UNIVERSAL E ANALISADOR DE ENERGIA ELÉTRICA MICROPROCESSADO
Cadastro de Contas a Pagar
Planilha Eletrônica - Excel
QUIZ - TECNOLOGIA Engenharia e Gerência da Informação Prof. Cristiano José Cecanho.
Financeiro – Contas a Receber
Compras – Planejamento de Estoque
CE6003 TESTADOR COMPACTO TRIFASICO E ANALISADOR DE ENERGIA ELÉTRICA MICROPROCESSADO.
CE 2000 TESTADOR DE INSTRUMENTOS E ANALISADOR DE ENERGIA ELÉTRICA MICROPROCESSADO.
Transcrição da apresentação:

SOFTWARE DE GERENCIAMENTO DAS ATIVIDADES DA PROTEÇÃO

1-A VISÃO DA CONPROVE A Conprove Indústria e Comércio traz mais uma inovação, o software de Gerenciamento da Proteção, que tem por objetivo integrar as atividades das equipes de manutenção, estudos, ajustes e análise de distúrbios. Estruturado para trabalhar em rede o software GERENC permite concentrar em um único computador ("Servidor") o resultado de testes processados em uma empresa e com base neste histórico, analisa os resultados dos testes. Através de índices estatísticos o software traz ao usuário indicadores de desempenho dos diversos modelos de reles, fabricante, etc. A sua proposta é de integrar todas as atividades da área de Proteção, incluindo: ajustes, oscilografias, análises de distúrbios, testes, catálogos e manuais. É uma ferramenta moderna com o desafio de integrar os dados e assim os usuários tirarem proveito da integração.

NECESSIDADES DE ORGANIZAÇÃO E GERENCIAMENTO NOS TRABALHOS DE PROTEÇÃO ANÁLISE DE DISTURBIOS MANUTENÇÃO DE RELÉS AJUSTES DOS RELÉS CATÁLOGOS, MANUAIS E SOFTWARE DOS RELÉS INTEGRAR A BASE DE DADOS OUTROS DADOS IMPORTANTES TC, TP, OSCILOGRAFO DISJUNTOR

CATÁLOGOS, MANUAIS E SOFTWARE DOS RELÉS O DESAFIO DO SOFTWARE: Integrar, automatizar e organizar as diferentes frentes de trabalho AJUSTES DOS RELÉS MANUTENÇÃO DE RELÉS ANÁLISE DE DISTURBIOS CATÁLOGOS, MANUAIS E SOFTWARE DOS RELÉS OUTROS DADOS IMPORTANTES TC, TP, OSCILOGRAFO DISJUNTOR BASE DE DADOS

2-PROPOSTAS DO SOFTWARE Gerenciar e Organizar a manutenção da proteção; Garantir agilidade na entrada de dados usando-se leitor de arquivos com os resultados de testes automáticos (CE600X e Doble); Planejar a manutenção da proteção (preventiva) com base no histórico dos testes; Apresentar dados estatísticos relacionados ao desempenho dos relés, fabricantes, funções de proteção, etc. Organizar Arquivos de Oscilografia e Arquivos para testes transitórios nos relés; Utilizar Oscilografias para análise de distúrbios e planejamento da manutenção; Organizar Ajustes dos Relés, Transdutores, Disjuntores, TC’s e TP’s; Operação em modo Cliente/Servidor. Acesso pela rede da empresa.

3-ORGANIZAÇÃO PLANEJAMENTO E CONTROLE DA MANUTENÇÃO DA PROTEÇÃO MANUTENÇÃO DE RELÉS O programa permite o gerenciamento e controle do processo de manutenção a partir de entradas de testes do tipo manual, automática (CE 600X / Doble) ou a partir de oscilografias. Os dados são organizados em um banco de dados. Além disso, ele também disponibiliza recursos para obtenção de relatórios técnicos e gerenciais das manutenções dos relés e um calendário capaz de prever possíveis manutenções atrasadas. É permitido o cadastramento de unidades de terra, fase e neutro de e todas as funções de proteção como: sobrecorrente, sobrecorrente direcional, diferencial, distância, sobretensão, subtensão trifásicas ou monofásicas.

3.1-ENTRADA DE DADOS DO TESTE- FORMA MANUAL Foi trocado o firmware, etc…

3.1.2-ENTRADA DE DADOS MANUAL Exemplo de inserção manual de um teste de sobrecorrente

3.2-ENTRADA DE DADOS DO TESTE DEFINIDA POR OSCILOGRAFIA

3.2.1-ENTRADA DE DADOS POR OSCILOGRAFIA Arquivo COMTRADE Definição dos períodos de pré falta, falta e pós falta Banco de Dados de resultados de testes Extrair I, V e Ø Verificar Ajustes e Operação. Operou corretamente? Análise de Distúrbios

3.2.2-ENTRADA DE DADOS DEFINIDA POR OSCILOGRAFIA Identificação de canais e extração de dados da oscilografia.

3.2.3-RESULTADO DA ANÁLISE DE UMA OSCILOGRAFIA Tela de resultados de testes empregando a oscilografia

3.3-ENTRADA DE DADOS AUTOMÁTICA-LEITURA DE ARQUIVOS DE MALAS DE TESTE

3.3.1-ENTRADA DE DADOS AUTOMÁTICA Gráfico de Slope com pontos testados na mala de testes modelo CE 600X. Resultado do teste

4-ORGANIZAÇÃO DOS RESULTADOS DOS TESTES: DADOS DOS AJUSTES DO TESTE Clique para visualizar o resultado dos testes Aqui o usuário encontra todas as informações de como o relé estava parametrizado quando foi testado. Clique para continuar.

4.1-ORGANIZAÇÃO DOS RESULTADOS DO TESTE –UNIDADE TEMPORIZADA. Clique para visualizar o gráfico da curva temporizada Aqui estão os resultados de cada unidade do relé testada. Clique para continuar.

4.2-ORGANIZAÇÃO DOS RESULTADOS DO TESTE DE SOBRECORRENTE- ANÁLISE GRAFICA. Nesta tela está apresentada a curva da unidade temporizada do relé, onde os pontos testados são comparados com os valores definidos pela norma que o relé foi construído. Clique para continuar. Clique para voltar a tela principal.

5-TEMPLATES PARA INSERÇÃO DE DADOS DOS AJUSTES DO RELÉ Foram criados templates para inserção de ajustes de relés de modo a contemplar todos os relés comerciais, incluindo as funções de: SOBRECORRENTE DIFERENCIAL DISTÂNCIA SUB TENSÃO SOBRETENSÃO DIRECIONAL

5.1-TEMPLATES PARA DADOS DE RELÉS DE SOBRECORRENTE Unidade de fase (Função sobrecorrente) As abas existentes na janela incluem a definição de ajustes tendo em vista unidades temporizadas e instantâneas de fase, neutro e de terra. A aba tolerâncias inclui os valores toleráveis além do padrão que são permitidos pelo usuário no teste.

5.2-TEMPLATES PARA DADOS DA FUNÇÃO DIFERENCIAL MONOFÁSICA Definição dos TAPS, Ajustes do diferencial,ajustes do instantâneo e ajustes do slope.

5.3-TEMPLATES PARA DADOS DA FUNÇÃO DIFERENCIAL TRIFÁSICA Definição das características do elemento protegido (Grupo Vetor e potência). Definição das RTC e do grupo vetor dos TP’s.

5.3.1-TEMPLATES PARA DADOS DA FUNÇÃO DIFERENCIAL TRIFÁSICA Definição das tolerâncias, ajustes do instantâneo e ajustes do diferencial.

5.4-TEMPLATES PARA DADOS DA FUNÇÃO DIRECIONAL Definição das características da proteção de fase

5.5-TEMPLATES PARA DADOS DA FUNÇÃO DISTÂNCIA Definição da sequência de fase, frequência e TAP’s de tensão e de corrente.

Testes da Unidade de Partida 5.5.1-TEMPLATES PARA DADOS DA UNIDADES DE PARTIDA DE RELÉS DE DISTÂNCIA Testes da Unidade de Partida

Testes da unidade de medição 5.5.2-TEMPLATES PARA INSERÇÃO DE DADOS DA UNIDADE DE MEDIÇAO DE RELÉS DE DISTÂNCIA Testes da unidade de medição

5.5.3-TEMPLATES PARA INSERÇÃO DE DADOS DA UNIDADE DE POWER SWING –RELE DE DISTÂNCIA Teste de Power Swing

5.5.4-TEMPLATES PARA INSERÇÃO DE DADOS DE COMPENSAÇÃO DE CARGA –RELÉ DE DISTÂNCIA

5.6-TEMPLATES PARA INSERÇÃO DE DADOS NAS FUNÇÕES DE SOBRETENSÃO

5.7-TEMPLATES PARA INSERÇÃO DE DADOS NAS FUNÇÕES DE SUB TENSÃO

6-ORGANIZAÇÃO DOS AJUSTES E ORDENS DE AJUSTE AJUSTES DOS RELÉS 2 6-ORGANIZAÇÃO DOS AJUSTES E ORDENS DE AJUSTE O software permite a definição de ordens de ajustes, porém tem flexibilidade para que os teste no relé sejam inseridos com dados diferentes do ajuste de trabalho. É tambem possível anexar arquivos do tipo .Doc, .pdf,etc. Anexar Arquivo Cadastro Manual

6.1-TEMPLATE PARA DEFINIÇÃO DE ORDEM DE AJUSTE: DIFERENCIAL MONOFÁSICO

Corrente e tensão instantânea ANÁLISE DE DISTURBIOS 7-ANÁLISE DE DISTÚRBIOS O sistema auxilia na análise de um distúrbio através da extração de dados dos arquivos como: valores de pico das formas de onda de tensão e corrente, valores RMS, potência ativa, potência reativa, potência aparente, impedância total, reatância e resistência ao longo do tempo. Os dados extraídos são levados na característica do relé de modo a verificar a operação. Corrente e tensão instantânea Potência Aparente

RMS da tensão e da corrente Potência Ativa Potência Reativa RMS da tensão e da corrente

Impedância Resistência Reatância

CATÁLOGOS, MANUAIS E SOFTWARE DOS RELÉS 8-ORGANIZAÇÃO DE CATÁLOGOS O programa permite que se faça a inserção dos catálogos e manual de modo a organizar e disponibilizá-lo aos profissionais da área.

Resultado do teste de magnetização OUTROS DADOS IMPORTANTES TC, TP, 9-DADOS DE TC´S E TP´S Resultado do teste de magnetização

INTEGRAÇÃO DA BASE DE DADOS

10.1-INTEGRAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DA BASE DE DADOS: Apresenta uma organização de dados em forma de árvore com possibilidade de escolha do País, Empresa, Regional, Cidade, Estado, Subestação/Usina e Barra ou Transformador para definir onde o relé se encontra alocado.

11-OUTROS RECURSOS DO SOFTWARE-FILTROS O usuário pode configurar qualquer filtro que desejar utilizando o editor de filtros. Clique para abrir este editor. Os dados da tabela podem ser ordenados por data, nome do relé, modelo, local de instalação etc. Esta é a tela principal do software de gerenciamento. A tabela mostra todo o histórico de testes enviados e cadastrados no banco de dados do software de gerenciamento

11.1-OUTROS RECURSOS DO SOFTWARE-FILTROS Apresenta filtros e ordenação para melhor visualização dos resultados

12-RECURSOS ADICIONAIS DO SOFTWARE-SENHA Permite a inserção de usuários com senha definida, garantindo a segurança na armazenagem dos testes e identificando o autor dos testes.

13-OUTROS RECURSOS DO SOFTWARE- RELATÓRIOS Permite a impressão de relatórios com testes individuais e tabelas de testes

14-OUTROS RECURSOS DO SOFTWARE- CALENDÁRIO DE MANUTENÇÃO Apresenta calendários que informam ao usuário as manutenções atrasadas, as programadas e as já feitas.

15-OUTROS RECURSOS DO SOFTWARE- OPERAÇÃO EM REDE Comunicação do tipo Cliente/Servidor permitindo que o usuário em qualquer regional da empresa, envie o resultado dos testes, oscilografias e catálogos novos para o servidor global.

15.1-OPERAÇÃO EM REDE NÍVEL SERVIDOR: Esta atribuição é dada ao computador que centraliza o banco de dados, de onde serão feitas as análises de desempenho do sistema como um todo. Neste nível, com a devida senha, todas as ações são possíveis tais como: cadastrar, alterar, inserir e excluir dados gravados no sistema. NÍVEL CLIENTE: Similar aos recursos do Servidor mas com uma grande diferença, o banco de dados que ele pode alterar refere-se ao banco local, que se encontra alocado em seu computador, ou seja, do seu trabalho rotineiro. Quando o usuário realizar a sua conexão à rede da empresa, as informações são transferidas por um processo automático e os dados que já foram descarregados anteriormente não são aproveitados em uma nova transferência.

16-OUTROS RECURSOS DO SOFTWARE-ANÁLISE DOS ERROS Análisa a evolução dos erros de uma determinada função do relé, e através de cálculos matemáticos realiza a previsão da melhor data para uma possível manutenção no dispositivo.

17-OUTROS RECURSOS DO SOFTWARE: ANÁLISE DE DESEMPENHO Gráficos de desempenho (pizza) informando ao usúario o desempenho caracterizado por : funções de proteção , modelos de relés e fabricantes. Esse método permite ao usuário ter um controle geral de todo o processo de manutenção.

18- RECURSOS ADICIONAIS DO SOFTWARE Clique para visualizar os ajustes do teste Aqui o usuário pode imprimir as informações deste teste. Clique para continuar Aqui o usuário visualiza os dados da manutenção como inspeções, verificações, ajustes encontrados e deixados e ajuste padrão. Clique para continuar Esta é a tela de resultado de teste para relés diferenciais. Inicialmente são mostrados os dados gerais do teste como: relé testado, sua localização, o funcionário responsável, etc. Clique para continuar.

19- OUTROS RECURSOS DO SOFTWARE- ORGANIZAÇÃO DOS OSCILOGRAFOS e OSCILOGRAFIAS Permite o cadastramento de oscilógrafos e a associação de arquivos de oscilografia no formato Comtrade.

Conprove Indústria e Comércio Ltda. Esta foi uma pequena demonstração do software de gerenciamento. Para mais informações, entre em contato conosco: Conprove Indústria e Comércio Ltda. Home Page : www.conprove.com.br Email: conprove@conprove.com.br Tel.: (34) 3218 - 6800 Fax.: (34) 3218 - 6810 Agradecemos sua atenção.