Projeções Cartográficas – “A arte na construção de mapas”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Cartografia.
Advertisements

PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
Introdução a Geografia e Cartografia
CARTOGRAFIA Prof. Jane Ilce.
CARTOGRAFIA: CLASSIFICAÇÃO E PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
CARTOGRAFIA LINHA DE APOIO
Geografia . Aula 02 Projeções Cartográficas – “A arte na construção de mapas” 2 . Projeções cartográficas 2.1. Como representar figuras tridimensionais.
CARTOGRAFIA - A. NETO.
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
ORIENTAÇÃO.
Cartografia A Linguagem dos Mapas.
Projeções cartográficas
CARTOGRAFIA Elementos para se produzir um mapa
Cartografia É a arte ou ciência de levantamento, construção e edição de mapas e cartas de qualquer natureza. O mapa mais antigo data de a.C., tendo.
unid-2 Representando a terra: como cartografar o planeta?
Projeções Cartográficas
Cartografia Arte ou ciência de compor cartas geográficas
CARTOGRAFIA ELEMENTOS DO MAPA ORIENTAÇÃO COORDENADAS GEOGRÁFICAS
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
EXERCÍCIOS 11- Para um geógrafo foi solicitado um mapeamento de uma trilha ecológica em linha reta de 11 km, que será construída em um parque. Todo o projeto.
Cartografia Arte ou ciência de compor cartas geográficas
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
Sistema de representação cartográfica
Cartografia I G 6; G 7 e G 8 Jeferson C. de Souza.
Cartografia II G 6; G 7 e G 8 Jeferson C. de Souza.
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
Projeções cartográficas Prof: Humberto Miranda
Cartografia II – G 7 Revisão: Projeções; Escala e Anamorfismo.
DISCIPLINA: SR, Geoprocessamento I e II e Cartografia Introdução aos conceitos da Cartografia 12/3/ Aula 5.
Cartografia II Movimento de rotação
Elementos de um mapa Título – tema que é apresentado
Cartografia Cartografia é a ciência da produção e estudo de mapas, tradicionalmente feitos de papel e que, com o aparecimento dos computadores, passaram.
A Moderna Cartografia – parte 1
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
Fusos Horários Cartografia.
A Moderna Cartografia – parte 2
CARTOGRAFIA: Noções Básicas
CARTOGRAFIA A cartografia é a ciência da representação gráfica da superfície terrestre, tendo como produto final o mapa. Ou seja, é a ciência que trata.
Pré-enem/vestibular Frei Seráfico
Verificação de Aprendizagem
COORDENADAS GEOGRÁFICAS
GEOGRAFIA PROFESSOR CÁSSIO.
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
REPRESENTAÇÕES DA TERRA
Forma e movimentos da Terra
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
CARTOGRAFIA PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
Projeções Cartográficas
A representação da Terra
Coordenadas Geográficas
PRP 1 ano Ensino Médio Geografia Gay Lussac
CARTOGRAFIA PROF. ISRAEL FROIS.
Projeções Cartográficas
Projeções Cartográficas
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
A APLICAÇÃO DA CARTOGRAFIA NOS ESTUDOS GEOGRÁFICOS
Projeções Cartográficas
Projeções cartográficas – 1º B Ensino Médio
Fases da Lua Posição dos astros Situação da Lua Eclipse Maré Lua nova (Novilúnio) Sol Lua Terra alinhados conjunção.
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS. processo matemático que permite representar uma superfície esférica (a Terra) num plano (o mapa).
Prof: willian.
CARTOGRAFIA O planeta terra é um geóide, logo a única forma possível de representar a Terra com perfeição é através de um globo terrestre, ocorrendo distorções.
Cartografia.
Cartografia A Linguagem dos Mapas.
Prof. Márcia. GLOBO Representação correta Sem distorções Respeita a forma da Terra Dificuldade de visualização e transporte.
Grande valorização das grandes latitudes; Mantém as formas corretas.
Cartografia A Linguagem dos Mapas.
Cartografia A Linguagem dos Mapas.
Transcrição da apresentação:

Projeções Cartográficas – “A arte na construção de mapas” PROF. André T. Neto

O que são sistema de PROJEÇÕES? Fórmula matemática que transforma as coordenadas geográficas, a partir de uma superfície esférica (elipsoidal), em coordenadas planas, mantendo correspondência entre elas. O uso deste artifício geométrico das projeções consegue reduzir as DEFORMAÇÕES, mas nunca eliminá-las.

TIPOS MAIS COMUNS DE PROJEÇÕES A maioria dos mapas é feita a partir da projeção dos meridianos e paralelos curvos da esfera terrestre numa das figuras geométricas abaixo.

Qual é a melhor projeção cartográfica para representar a Terra? 2.3 TIPOS DE PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS: PLANA CILINDRICA CÔNICA A melhor maneira de representar a superfície da Terra é por meio de globos, nos quais se conservam exatamente as posições relativas de todos os pontos e as dimensões são apresentadas em uma escala única.

1 - PROJEÇÃO PLANA, POLAR OU AZIMUTAL Executadas a partir de um plano tangente sobre a esfera terrestre; o ponto de tangência se torna o centro dessa representação cartográfica. As áreas próximas a esse ponto de tangência apresentam pequenas deformações; entretanto, as mais distantes são muito distorcidas.

UTILIZAÇÃO As projeções azimutais são as mais usadas geopoliticamente, pois podem realçar o "status" de um país em relação aos demais da Terra. Os agentes da globalização, como os bancos internacionais e as transnacionais, dão preferência à projeção azimutal, colocando evidentemente o ponto de tangência em suas sedes, nos países centrais.

2 - PROJEÇÃO CILINDRICA Elas apresentam o inconveniente de deformar as superfícies nas altas latitudes, mantendo as baixas latitudes em forma e dimensão mais próximas do real.

PROJEÇÃO CILÍNDRICA Se caracterizam por apresentarem os paralelos e os meridianos retos e perpendiculares entre si. Elas são as projeções mais utilizadas e conhecidas. As duas projeções cilíndricas mais conhecidas são as de Mercator e a de Peters. Entre elas vamos traçar um quadro de diferenciações, embora sejam do mesmo tipo de projeção.

MERCATOR X PETERS DIFERENTES VISÕES DO “MUNDO” São os mapas-múndi mais usados. Ambos feitos a partir de projeções cilíndricas. MERCATOR (1569) PETERS (1973)

PROJEÇÃO DE MERCATOR - CONFORME A projeção de Mercator é a mais antiga. Foi criada no século XVI, quando se iniciou o processo de expansão da burguesia mercantil européia sobre o mundo. Reflete, pois, uma ideologia eurocentrista – para a Europa convergiam os espaços da produção e circulação desde o século XVI até a II Guerra Mundial. Mercator fez uma projeção cilíndrica conforme, isto é, não deformou os ângulos de latitude e longitude, portanto as distâncias angulares e lineares (estas no Equador) são precisas.

PROJEÇÃO DE PETERS - EQUIVALENTE A projeção de Arno Peters surgiu apenas em 1973, durante a Guerra Fria e as crises petrolíferas que abalaram o mundo. Ideologicamente é uma projeção geopolítica de países subdesenvolvidos, ou seja, os países e continentes são representados relativamente com seu tamanho real, expondo uma idéia de igualdade internacional. Na projeção de Peters, as distâncias e as formas das superfícies foram relegadas a segundo plano, a fim de enfatizar os tamanhos das áreas representadas cartograficamente. Os países e continentes situados em baixas latitudes ficam alongados no sentido N-S, enquanto os situados em altas latitudes ficam como que esgarçados no sentido L-O porque as distâncias angulares entre os paralelos são diminuídas gradativamente do Equador para os pólos.

3 – PROJEÇÃO CÔNICA Nesta projeção os meridianos convergem para os pólos e os paralelos são arcos concêntricos situados a igual distância uns dos outros. São utilizados para mapas de países de latitudes médias.

Nesta projeção somente é representada um hemisfério de cada vez. PROJEÇÃO CÔNICA Nesta projeção somente é representada um hemisfério de cada vez.

Propriedades geométricas que caracterizam as projeções Os tipos de propriedades geométricas que caracterizam as projeções cartográficas, em suas relações entre a esfera (Terra) e um plano, que o mapa, são: a) Conformes b) Equivalentes c) Eqüidistantes d) Afiláticas

PROJEÇÕES CONFORMES Conservam as FORMAS terrestres (ângulos) em detrimento da área. Um exemplo é a projeção de Mercator.

PROJEÇÕES EQUIVALENTES Mantém as ÁREAS idênticas em detrimento das formas. Um exemplo é a projeção de Peters.